The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.3.33 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Você que está no fundo do poço, leia isso.
#1
Salve confrades.

Recentemente, venho refletindo muito durante esses dias e finalmente decidi criar algo pelas minhas próprias mãos. Escrita não é bem o meu forte, mas decidi tomar coragem e usar esse ambiente aqui para desenvolver essa habilidade. Peço desculpas se em algum momento meu texto fugir um pouco do tema ou ficar disperso e caso isso aconteça, não poupem esforços para apontar erros e críticas, são bem vindas. Dito isso, vamos lá.

Observando um pouco as experiências das pessoas ao meu redor, no meu convívio diário e em uma infinidade de relatos através de vários lugares da internet, me veio um questionamento: Até que ponto é possível medir o tamanho do sofrimento de alguém e no que isso muda quando passamos por situações parecidas ? Há quem consegue dizer um foda-se para isso, como há quem se abate por completo. 

Olhando como o homem é bastante preterido em todo lugar, não me assusta o fato de que há muito mais suicídios de homens do que de mulheres. E ai, eu pergunto aos senhores: qual seria a razão para isso ? Algo físico ou fisiológico, talvez ? As redes sociais ? O fato de estarmos expostos a toda uma gama de estímulos no mundo virtual que fazem o nosso cérebro absorver todo tipo de conteúdo, seja ele bom seja ele ruim ? Difícil dizer.

Há quem esteja tão acostumado a estímulos artificiais que quando vê algo normal, não vê sentido naquilo e logo desiste, acha inútil ou sem graça. Isso talvez seja fruto dos estímulos constantes das redes sociais, ou de uma vida moderna agitada e 'corrida', enfim, há mil explicações e não é o foco desse texto. Talvez para você que estiver lendo isso, se sinta como eu me senti um dia, perdido e sem rumo, em um mundo onde tudo e todos parecem felizes em um cadastro de alguma rede social, mas fora dela é triste e vazio, venho dizer que existe saída para isso. Existe uma luz no fim do túnel, mas para isso, você precisa cavar o túnel até achar a luz, a saída.

Não sou nenhum coach motivacional, longe disso, sei que não são palavras bonitas num texto ultra motivacional que vão tirar você que lê isso de uma situação ruim, de um estado de espírito ruim, enfim, do que quer que você está passando nesse momento. Mas uma coisa eu sei melhor do que ninguém: só você mesmo poderá sair disso. E essa saída precisa vir de dentro para fora, e não o contrário.

Por exemplo: um fim de relacionamento costuma ser bem doloroso, muitas vezes nós homens temos dificuldade de seguir em frente, mesmo após anos e anos de relacionamento. Aprendemos a nos munir contra as artimanhas das espertinhas e a nos solidificarmos contra o jogo psicológico que é o da convivência com o sexo oposto, nos fortalecemos e nos desenvolvemos psicologicamente. E isso é ótimo. 

Mas e quem não consegue seguir com a vida, superar a dor ? 

Quem aí já não deve ter visto aquele caso comum de homem que é traído ou abandonado e que se afunda por completo ? Alguns buscam alguma forma de tapar a dor e buscam algum estímulo temporário, ou se afundam em algum vício, outros vão por um caminho ruim e tentam causar algum mal para a infeliz e por fim, há aqueles que caem em depressão e tiram a própria vida. Certamente alguém aqui deve ter visto isso de perto, ou talvez, você esteja nessa situação acima.

Bem, eu vou listar o que eu fiz para superar o fundo do poço, o fim do mundo, enfim, chame do que quiser. Não é uma receita de bolo e tenho que dizer, é que o caminho da libertação é longo, constante e pode ser difícil, mas não desista. Não foi um fim de relacionamento, no caso foi algo bem mais grave.

 - Não busque empatia das pessoas, muitas não estão nem aí pro seu sofrimento, é capaz ainda de usarem isso contra você. Pode ter também uns e outros que possam te dar algum conselho ou até tentem te ajudar, e digo que essas realmente se importam com você ou já passaram por algo parecido. Mas no geral, o sofrimento alheio é visto como fraqueza por muitas pessoas, portanto, pode ser que você também se depare com alguém que venha a te zoar ou te humilhar, seja por maldade, seja por algum motivo qualquer, enfim. Esteja preparado para isso.

 - Roma não foi construída em um dia. Pílulas antidepressivas não te tiram a dor da depressão, apenas aliviam os sintomas. Mas a dor ainda existe, então, não coloque sua esperança naquilo. A mesma coisa é com a testosterona, inclusive eu acreditei nisso por um tempo, acreditava que se eu enchesse meu corpo de Durateston eu estaria bem comigo mesmo. Não fiquei, o ciclo passou e eu me senti ainda pior depois. O que existe é um trabalho contínuo e constante de buscar algo dentro de si mesmo para continuar. Seja a fé, seja a esperança, seja algum desejo ou sonho, enfim.

 - Só você mesmo sabe da sua dor, então, dê tempo ao tempo, viva um dia de cada vez e faça o trabalho que precisa fazer. Posso dizer que senti meu eu se transformar e as coisas mudarem quando decidi botar a cara a tapa e fazer coisas que eu não acreditava ser possível. Eu mesmo tinha medo de fazer trilhas, via aqueles casos de pessoas que se perdiam no meio do mato e isso me dava medo. Um dia eu decidi fazer e eu nunca me senti tão vivo. Sem celular, sem GPS, somente com a orientação de outras pessoas, fui com medo mesmo, mas fui. Pela primeira vez na minha vida eu pude admirar as obras de Deus e a natureza na sua forma mais pura e bruta.

 - Sei que isso é muito batido por aí, mas a importância dos exercícios físicos não é brincadeira. Mas vou colocar um ponto aqui: você não precisa se limitar a academia e os treinos com pesos. Não me leve a mal, treinar com pesos é ótimo, mas não existe somente isso. Faça aquilo que você gosta ou que nunca pensou em fazer. Artes marciais ? Boxe ? Até dançar sertanejo, pra quem gosta, é uma opção. Mas faça algo.

 - Hobbies, eu nunca tive muito tempo pra fazer algo com o tempo livre. Na realidade eu pensava em me ocupar o máximo possível para ter tempo apenas de comer e dormir, nem preciso dizer que foi um erro. Só não venha fazer do seu hobby a sua ocupação ou vice-versa. Sei que é difícil separar as coisas, mas com dedicação, é possível.

Pra finalizar, eu sei que como tudo na vida, apanhamos e caímos, mas é importante se reerguer e continuar. Pois ninguém vai fazê-lo por você, além de si mesmo.

Forte abraço.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Você que está no fundo do poço, leia isso. - de A6M Zero - 26-05-2024, 03:29 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)