Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A síndrome de Cypher
(02-05-2024, 08:39 PM)A6M Zero Escreveu: O que você faria se estivesse na pele de um homem com esses sintomas?

Bem, vou falar da minha experiência de vida, porque alguns destes pontos eu tive que superar ...

#1 - Expectativas sociais não alcançadas

Estar socialmente muito abaixo de onde eu gostaria e almejava sempre me foi uma espécie de combustível. Psicologicamente eu não me sentia na posição que eu estava, o que me guardou de fazer muita merda e de andar com gente errada. Eu poderia facilmente ter descambado para um vagabundo cheirador de pedra, ladrão ou qualquer outro tipo de marginal, mas mentalmente eu nunca me vi próximo a esse mundo. Nunca fui rico, nem vim de família rica, mas esse posicionamento mental sempre me fez querer saber mais, conhecer coisas melhores, andar com pessoas de maior conteúdo, por isso nunca me aproximei do pensamento comum do chimpanzé bostileiro que se limita a cachaça, música merda e um carro semi novo parcelado em 1000x, consumindo tudo que é jogado pela mídia. Falando de uma forma bastante egocêntrica - a titulo de explicação - eu me via melhor que isso.

Esse trabalho mental para me diferenciar fez com que eu tivesse muito tempo para me aprimorar intelectualmente, fisicamente, psicologicamente...  desenvolveu em mim uma disciplina, que se catalisou em um GOSTO, o que fez a total diferença nos meus trabalhos e na minha retidão enquanto homem, e com isso "ascensão social" foi um efeito colateral. É um sentimento paradoxal difícil de expressar, uma sensação e uma certeza de saber que não se é melhor que ninguém, e ao mesmo tempo sim, eu sei que sou melhor que muita gente...uma espécie de orgulho maturado. Não tenho nenhuma vergonha das fraquezas, mas isso não me faz ser menos confiante... justamente o oposto (paradoxo), ter total noção da sua fraqueza te dá força, retira o medo do desconhecido porque afinal você não tem medo de falhar.

#2 - Solidão e falta de suporte familiar

Eu seria injusto de dizer que não tive suporte familiar... mas eu diria que foi e é um suporte raso. Basicamente eu tenho a minha mãe. Pai nunca tive e a nossa família não é lá muito próxima. Não sou herdeiro de porra nenhuma, que eu lembre desde que assumi o controle total da minha vida nunca ganhei um centavo advindo de família, nunca pedi ajuda para minha mãe pagar nada ... o que dirá do meu pai.

Dada a conjectura da sociedade moderna, eu sou mais um entre muitos, esse é o novo normal ...  mas seguramente as coisas não deveriam ser assim. Eu sabia que não podia contar com ninguém além de mim, não que minha mãe me negasse ajuda, era que ela não poderia ajudar com muita coisa mesmo, e tendo isso em mente fui atrás de criar o meu mundo, desenvolver as minhas regras de valor. Além do mais, meu orgulho nunca permitiu que eu pedisse ajuda para nada. Nessa faze da vida que eu me desapeguei de muitos dogmas, de muitos conceitos pré-determinados que eu percebia que me faziam mal ou que me diminuíam (mais ou menos nessa época foi quando escrevi o texto "O bem só se fode"). Não buscava um propósito mas sim, o meu espaço... eu seria balizado pelas minhas próprias regras e esse senso de individualidade fez com que eu simplesmente vivesse em vez de ficar me lamentando que não era mais um herdeiro ou porque a vida era tão miserável. Desenvolvi a mentalidade de "quanto pior, melhor"... sabia e sei que não sou grandes coisa, mas o senso de competição me faz buscar ser o homem mais completo que eu vejo no meu escopo.

Esse impeto de ver em tudo uma oportunidade de progresso, me fez ter um certo asco e ver o teatro social de forma irônica, porque o teatro social não se preocupa com valor individual de pessoas enquanto humanos reais mas sim, com aparência, com ostentação. Nunca me fiz parte de grupos, nunca me vi representado em lugar nenhum, eu sei do onde o meu sangue veio, do que ele é capaz, e principalmente, sei o que pode estragar ele ... saber isso é um grande diferencial. 

A descendência que eu tenho da minha mãe, a qual eu sou parecido em muitos sentidos talvez seja o motivo de maior orgulho que eu possuo hoje... eu sei do que eu sou feito, sei o que meus ancestrais passaram e por isso mesmo não tenho medo da solidão ou da tragédia. Quando vocês souberem, também não vão ter medo, e definitivamente não võa precisdar de validação social nenhuma ... "um homem consciente de si e de suas raízes, se basta". 

#3 Pressão biológica e reprodutiva

Esse é um processo pelo qual passo hoje em dia. Todos no meu circulo social próximo já tem filhos e eu não tenho. Não é algo que eu planeje, mas também , não me assusta. Se a minha namorada falar hoje para mim que está grávida, eu vou ficar feliz igual eu ficaria se ela não estiver. Não tenho uma resolução nesse ponto ainda.

#4 Necessidade de propósito e legado

Quanto a mim, tendo a não acreditar em propósito ... essa ideia de que fomos criados com um propósito pré definido me parece uma espécie de presunção muito infantil ... definitivamente não somos especias. Existe um exercício mental interessante a se fazer sobre essa perspectiva: para a natureza como um todo, qual a diferença de um verme ou você que está lendo ai morrer nesse exato instante? Sua morte iria mudar a ordem das coisas? 

O que morre são nossas expectativas e esperanças, e isso nos parece algo muito importante... enfim. 

A questão é que eu entendi propósito como a própria jornada, não um destino. Ter esse ímpeto de sempre se aprimorar como homem sem esperar validação de parte alguma é um comportamento que se retroalimenta infinitamente, o criar espaço, a vontade de poder ... o propósito é aumentar a sua influência enquanto ser humano, esticar cada vez mais a corda que leva a sua individualidade única... o legado vai ser, justamente, os atos dessa individualidade ímpar que foi e é unica na vida de todos com os quais conviveu e é isso que será lembrado. Propósito e legado não são pontos num futuro cinzento, são a sua capacidade de vida, de criação de hoje e a de cada instante.  

# 5 Mudanças hormonais e emocionais

Eu por muitos anos fui o que poderia de chamar de curioso sobre o uso de testosterona. Na época, eu sabia que lá pelos 30 anos já seria interessante eu usar alguma coisa de fora porque nossa vida moderna acaba com os níveis desse hormônio, que praticamente define o que é um homem afinal.  Aprendi tudo que consegui, pus em prática como os Senhores devem se lembrar dos meus tópicos sobre a Testosterona e uso até hoje. Eu poderia dizer que a minha disposição é muito boa, principalmente se comparado com a média das outras pessoas da minha idade (34) que resumindo a minha rotina, temos: acordo as 04hrs da manhã, geralmente faço aeróbico logo cedo, vou para os meus empregos, treino novamente as 17hrs quando dá e nos domingos... raríssimas vezes tenho sono durante o dia ou me sinto letárgico. Sempre que posso leio ou escrevo alguma coisa meio dia. obviamente eu cuido da alimentação também, comendo como homem e não como pirralho. 

Se você não quer usar algo de fora que mude seu cenário hormonal, trate de ter uma vida mais ativa e uma alimentação racional. Não precisa ser afetado retardado achando que tudo da câncer e diminui as bolas ... mas eu garanto que esse cuidado faz toda a diferença depois dos trinta anos. Eu tenho uma cara fechada e com rugas, mas pela minha disposição e vitalidade sempre me dão muitos menos anos de vida, sempre abaixo de 30. 

Tendo um gosto, uma personalidade verdadeira nos moldes conforme mencionei acima, o emocional funciona muito melhor porque com isso você aprende aquilo que é de primordial importância que já disse 1000x por aqui: VOCÊ APRENDE A SE!!! RESPEITAR! Se respeitando, as pessoas sabem os limites delas, pois você os deixa bem claro onde elas podem chegar e elas instintivamente admiram isso. Como mencionado, você se basta e não precisa de muletas emocionais como a aprovação de uma mulher ou de amigos cretinos. o que causa muita confusão emocional nos homens é a tal dissonância cognitiva que é mais ou menos o escrito no primeiro ponto. A realidade do sujeito não condiz com as suas crenças, mas em vez de se auto aprimorar o cara quer ser aceito da forma embrionária (psiquicamente falando) a qual se encontra - afinal é um caminho mais confortável -  assim ele precisa se agarrar em algo mas robusto, mais confiável que si mesmo... tipo dogmas, pessoas, ideologias, etc... e aí é a fórmula do fracasso e da inércia. 

#6 Falta de habilidades sociais e relacionamento

Essa parece meio óbvia para mim. É preciso dar a cara a tapa. Eu sempre fui e sou um sujeito introvertido, mas absolutamente ninguém me acha tímido... essa confiança veio desse processo que eu enumerei acima, mas um fato me é bem marcante quanto a minha trajetória para melhorar o traquejo social: Numa apresentação na Universidade no primeiro semestre, um professor ao qual e tinha muita estima simplesmente me humilhou depois de uma apresentação ridícula que eu fiz. Ao invés de ficar putinho a achar ele um arrogante do caralho, peguei aquele crítica e prometi que nunca mais ia ser um fodido cagalhão que não consegue falar dez minutos em público sem se borrar nas calças. E assim eu fiz. 

Ai que eu desenvolvi melhor a noção de como é importante ler e se inteirar dos assuntos de interesse justamente para saber o que falar quando precisar. Leituras de coisas superficiais sempre vão fazer você passar vergonha (inclusive aqui no fórum como vemos diariamente). Vá a fundo. Outra noção nesse aspecto que me foi fundamental, e essa eu aprendi de um livro, foi: OS MELHORES TIPOS SEMPRE VÃO A FRENTE, SEMPRE SÃO OS PRIMEIROS! Qualquer um aqui que já teve alguma educação do tipo militar ou viril de fato pode confirmar esse ponto. 

Não espere que façam, FAÇA. Não espere que te ensinem, APRENDA; Não espere que aconteça, CRIE ... essa talvez é a característica mais importante para os homens pq ensina, em suma, a ser homem. ninguém vai rir de tua cara se você for o primeiro que tentou enquanto todos hesitavam... e se rirem, será pelas costas ou por receio, além do mais, se rirem por rir, que se foda ninguém se importa. Seja o tipo dionísico que se alegra dizer: "eis me aqui, riam o quanto puderem enquanto eu vivo" ... não devemos nada a covardes, não se nivele por baixo, por isso você deve ser o primeiro SEMPRE.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o

Mensagens neste Tópico
A síndrome de Cypher - de Trglodita - 29-04-2024, 11:51 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Libre - 29-04-2024, 01:13 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 02:23 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Gorlami - 29-04-2024, 03:12 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 03:20 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Gorlami - 29-04-2024, 03:30 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 03:50 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Spextro - 03-05-2024, 12:07 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 03-05-2024, 03:40 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Temujin - 27-05-2024, 06:44 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 03:27 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Matuto Paulista - 29-04-2024, 04:05 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 04:15 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 29-04-2024, 04:27 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 29-04-2024, 04:35 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Héracles - 30-04-2024, 08:23 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Matuto Paulista - 30-04-2024, 10:09 AM
RE: A síndrome de Cypher - de candango - 30-04-2024, 12:31 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Matuto Paulista - 30-04-2024, 12:42 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 30-04-2024, 02:30 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 01-05-2024, 02:36 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 30-04-2024, 10:24 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Matuto Paulista - 30-04-2024, 10:53 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Gorlami - 30-04-2024, 11:45 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Wild - 30-04-2024, 12:52 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Crispim Soares - 11-09-2024, 10:49 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Bean - 30-04-2024, 01:38 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Fernando_R1 - 30-04-2024, 03:22 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 30-04-2024, 03:53 PM
RE: A síndrome de Cypher - de A6M Zero - 02-05-2024, 08:39 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 03-05-2024, 10:06 AM
RE: A síndrome de Cypher - de Fernando_R1 - 03-05-2024, 04:26 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Héracles - 03-05-2024, 03:19 PM
RE: A síndrome de Cypher - de A6M Zero - 26-05-2024, 03:55 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Trglodita - 26-05-2024, 05:01 PM
RE: A síndrome de Cypher - de A6M Zero - 26-05-2024, 05:24 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Temujin - 27-05-2024, 06:55 PM
RE: A síndrome de Cypher - de kidesgraca - 27-05-2024, 10:25 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Fernando_R1 - 28-05-2024, 06:31 PM
RE: A síndrome de Cypher - de kidesgraca - 28-05-2024, 07:06 PM
RE: A síndrome de Cypher - de Joxokhanurs - 30-05-2024, 04:09 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Homens e a Sindrome de Ursulão (Por Doutrinador ) Vital 3 999 22-08-2024, 07:27 PM
Última Postagem: Minerim
  [REFLEXÃO] Síndrome de Herói Morphix304 5 4,114 25-06-2020, 09:44 AM
Última Postagem: Berzerk

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)