Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Afinal, O QUE ACONTECEU EM 1971? Por Caleb Isaac
Camarada Trglodita, suas contribuições sobre economia no fórum são de extrema importância, parabéns.

Por coincidência, eu terminei de ler ontem o livro O que o Governo fez com o nosso Dinheiro, do Murray N. Rothbard.
No final do livro, ele explica exatamente o que foi a conferência de Bretton Woods e como o governo Nixon, nos EUA, em 1971, pela primeira na história americana, acabou de vez com qualquer relação entre o ouro e o dólar, literalmente assaltando a população.

É inacreditável (ou não) como os governos são tiranos e autoritários. Eles pegam o seu dinheiro. Emitem moeda. Geram inflação. Para combater a inflação que eles mesmos criaram, tomam mais ainda o seu dinheiro. E por aí vai. É um absurdo qualquer pessoa com mais de dois neurônios não perceber - e até apoiar - esse tipo de abuso. 

Trecho retirado do livro citado acima, pg. 87, 1ª edição:

Citação:No dia 15 de agosto de 1971, ao mesmo tempo em que impunha um congelamento de preços e salários em uma vã tentativa de controlar a explosiva inflação de preços, o presidente Nixon impôs um estrondoso fim ao sistema de Bretton Woods.  Como os bancos centrais europeus estavam ameaçando restituir em ouro o máximo possível de seus inchados estoques de dólares, Nixon acabou completamente com o que restava do padrão-ouro.

Pela primeira vez na história americana, o dólar era totalmente fiduciário, sem qualquer lastro  em ouro.  Mesmo aquele tênue elo com o ouro, mantido desde 1933, estava agora definitivamente cortado.  O mundo estava novamente mergulhado no sistema fiduciário dos anos 1930, só que com um agravante: nem mesmo o dólar possuía mais qualquer ligação com o ouro.  Novamente surgia no horizonte o temível espectro dos blocos monetários, das desvalorizações artificiais, dos conflitos econômicos e do colapso do comércio internacional e do investimento, com a depressão mundial que tais atitudes gerariam.

Relaxa pessoal, aqui é o governo, confiem em mim, eu vou tomar todo seu patrimônio, gastá-lo, me endividar, e depois tomar seu patrimônio de novo para desfazer a cagada que eu fiz fazendo mais cagada GargalhadaGargalhada

É simplesmente revoltante essa merda toda.

Evolução do índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (gráfico retirado também da obra mencionada):

[Image: grafiaco.jpg]

No ano passado, 2023, a arrecadação federal foi de 2,318 TRILHÕES de reais.
Você pensa, "caralho, pelo menos o nosso governo tá com dinheiro pra caramba, vai fazer várias coisas".
Só o setor público, também em 2023, teve déficit de 249 BILHÕES de reais.

É a maior sodomização da história da terra, com requintes de crueldade, todas a majorantes possíveis e um detalhe completamente sórdido: o sodomizado - povo - quando faz ideia disso, não faz questão nenhuma de deixar de ser sodomizado.

Em todos casos, fiquem tranquilos, o Haddadão nos salvou e criou o IVA, chancelado pelo congresso nacional, lotado de traidores de terno e gravata que receberam 3 bilhões em emendas parlamentares, inclusive os isentões do Movimento Bosta Livre - MBL que votaram a favor da reforma.

O Bostil terá a MAIOR ALÍQUOTA DO IVA DO MUNDO, PELO MENOS 70% MAIOR QUE A MÉDIA MUNDIAL.

Não reclamem, lembrem-se de que o amor custa caro, muito caro.
Mateus 21:22
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Afinal, O QUE ACONTECEU EM 1971? Por Caleb Isaac - de Subsolo - 26-04-2024, 11:30 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Afinal, que porcaria é essa de MACHO SIGMA? Texugo Real 22 4,327 15-12-2023, 08:43 PM
Última Postagem: Texugo Real

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)