Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
FdB - Construindo uma irmandade
#2
Esse texto pode parecer besta, mas confras, olhando as coisas nos dias de hoje, ele se faz muito importante.

Estamos numa era onde as tribos urbanas não existem mais. Há uma enorme massa disforme e indistinta de um monte de gente sem nenhuma individualidade, consumindo os mesmos produtos, tais como filminho da Marvel ou o que for mais rentável naquele momento, e esse fandom meio que dá uma validação grupal pro juvena.

Os antigos nerd clássico, o valentão, o reggaeiro, o roqueiro, o emo, o pagodeiro, o carinha da gangue, etc, todos esses estão sumindo e morrendo e dando lugar a um jovem genérico, que assiste Miss Marvel, acompanha TikTok, compra iPhone, produtos da moda e consome Felipe Neto. 

Antes as tribos urbanas não eram essas flores todas, mas davam experiências reais e com sorte pessoas próximas com quem se identificar. Só que hoje só temos a casca de uma identidade grupal vendida pelos influencers da mídia.

Tirando essa camada exterior, por dentro o cara é vazio, o vazio só o empurra ainda mais a aderir com cada vez mais força à essa validação externa de estar consumindo o que for "a coisa atual" pra tentar tapar esse buraco existencial. 

O cara assistiu 34234235 séries e filmes de modinha, sabe apontar cada detalhe de bastidor das produções, mas é incapaz de formar um laço verdadeiro de amizade com uma pessoa próxima, pois as únicas experiências que tem pra dividir não são reais, com pessoas reais, mas sim essa pura fantasia vendida por famosinho de Instagram.

De uma certa forma, eles estão presos em um tipo de Matrix, muito diferente da que muitos aqui se acostumaram ao crescer.

E essa Matrix afasta as pessoas ainda mais cruelmente da realidade os jovens, que não tem mais objetivos de vida, vivem cheios de problemas de saúde mental, niilismo e os caralhos a 4. Aí tá a origem. Falta "mundo real" nessa galera, aprender a lidar com as adversidades, com a frustração.

Tudo isso seria resolvido se o jovem ao invés de procurar essa validação da própria identidade nesses meios, procurasse se entender em primeiro lugar, entender quem ele realmente é através de reflexão; achar uns 2 ou 3 bons amigos de verdade da qual pudessem contar, e fosse ter experiências reais no mundo real.

As coisas seriam muito diferentes.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o


Mensagens neste Tópico
FdB - Construindo uma irmandade - de Guardião - 22-04-2024, 04:06 AM
RE: FdB - Construindo uma irmandade - de Wild - 25-04-2024, 01:21 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)