The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.3.33 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
NOSTR - Rede social, comunicação e pagamentos descentralizados
#1
[Image: ?u=https%3A%2F%2Ftse4.mm.bing.net%2Fth%3...ipo=images]
NOSTR - Notes and Other Stuff Transmitted by Relays

O que é e como funciona esse protocolo?

NOSTR é um protocolo descentralizado que permite a criação de aplicativos, bem como redes sociais, sem a necessidade de um servidor, ou seja, totalmente resistente à censura das big techs. O Nostr é um protocolo gratuito e open source capaz de criar uma rede social global sem a necessidade de um servidor central ou de uma empresa controlando as operações.
 
Assim, esse sistema é totalmente resistente à censura e funciona como uma rede social semelhante ao X, porém descentralizada. Nessa plataforma, os usuários têm a capacidade de criar postagens, compartilhar conteúdo e seguir outras pessoas, bem como em outras redes sociais. A ideia por trás desse protocolo é que o NOSTR possa ser a base para criar outros projetos descentralizados, como um tipo de Telegram e uma versão da Wikipedia que ninguém possa censurar.
 
Portanto, resumindo, o NOSTR representa uma revolução 3 em 1.
 
Ou seja, trata-se de um protocolo inovador que combina elementos de rede social, pagamentos instantâneos em Bitcoin (utilizando a rede lightning), e a criação de uma interação mais direta entre criadores e consumidores de conteúdo online, por meio do conceito “valeu4value“.
 
Por que o NOSTR é diferente de outras redes sociais?

O NOSTR se distingue das redes sociais existentes atualmente, pois não requer a inserção de nome, número de telefone ou e-mail ao criar uma conta. Além disso, os usuários têm a capacidade de escolher onde desejam armazenar seus dados, seja em um servidor próprio ou em um servidor de terceiros. Caso escolham por mudar de servidor posteriormente, também têm essa flexibilidade. Agora é o próprio usuário que detém o controle sobre seus dados.
 
Semelhanças do NOSTR com Bitcoin

Assim como no Bitcoin, o NOSTR utiliza chaves criptográficas. Ou seja, cada usuário detém uma chave privada que é usada para assinar e transmitir suas postagens através dos retransmissores, e uma chave pública que funciona como um endereço divulgado para que outras pessoas possam localizá-lo. Há pessoas que incluem a chave pública do NOSTR em suas bios do X, por exemplo. Além disso, a arquitetura do protocolo é relativamente semelhante à do Bitcoin, em que chaves públicas representam os perfis dos usuários na rede social, assim como endereços na rede do Bitcoin. Já as chaves privadas assinam as postagens e as alterações nos perfis, da mesma forma que assinam a propagação das transações na rede do Bitcoin. Todas essas informações são distribuídas pelo mundo em nodes, ou relés, que permitem que cada usuário seja detentor de seus próprios dados, sem depender de grandes empresas de tecnologia. Apesar de muitos pensarem que o NOSTR foi construído sobre a tecnologia do Bitcoin, essa ideia não procede. O NOSTR não opera em blockchain, não depende de consenso distribuído como o PoW, e não possui nem mesmo seu próprio token.
 
Integrações com Bitcoin
 
Sendo um projeto de código aberto, o NOSTR possui várias integrações com o Bitcoin. Uma das integrações é que é possível enviar e receber Bitcoin via Lightning por meio da plataforma, combinando assim duas entidades de grande poder: uma rede social verdadeiramente descentralizada com uma moeda também verdadeiramente descentralizada. É fato que o NOSTR é bastante recente e ainda necessita passar por muitos testes. Contudo, ele representa uma significativa mudança para o nosso ambiente digital atual. Atualmente esse ambiente de redes sociais encontra-se sob o controle de um monopólio de big techs que detêm nossos dados, monitoram todas as nossas atividades online e têm o poder de banir e censurar usuários a seu bel-prazer.
 
Como o NOSTR funciona?
 
A descentralização do NOSTR se baseia em dois componentes essenciais:
 
- clientes;
- e relés (relays).

Para utilizar o NOSTR, é necessário executar um cliente, que é a maneira pela qual a interação com o protocolo é realizada. Os clientes são os aplicativos criados na plataforma (protocolo) NOSTR, como uma rede social, por exemplo. Por outro lado, um relé (ou relay) é um software e hardware que enviam, recebem e armazenam mensagens de texto. Ou seja, esses relés podem ser operados por qualquer pessoa com um computador e uma conexão à Internet. Isso implica que não há a necessidade de armazenar as informações do NOSTR em centro de dados da Amazon ou do Google, por exemplo. E é isso que transforma a maneira como utilizamos a internet. Os relays do Nostr apenas armazenam o que está diretamente ligado a eles, não retêm tudo de todos, ao contrário do que um centro de dados faria. Portanto, não existe um único ponto de falha ou risco de censura; visto que se um relay for alvo de um ataque, outros ainda podem proporcionar acesso à rede.
 
Diferença entre a internet de hoje em dia e do NOSTR

Para publicar no NOSTR, basta compartilhar um texto ou uma foto. O aplicativo que você utiliza então assinará essa postagem com a sua chave e a transmitirá para os relays. E para ler mensagens de outros usuários, o aplicativo que você está usando requisitará atualizações de diferentes relés. Portanto, essa estrutura possibilita que os usuários migrem seus perfis e seguidores de uma rede social para outra, usando o mesmo protocolo, o que torna as redes sociais interoperáveis. Além disso, é viável ter contas em diversos clientes, que são os aplicativos criados no NOSTR. Para isso, basta usar sua chave de acesso para acessar todas essas contas. Não há um servidor central controlando isso, e há privacidade já que nenhum dado pessoal é requisitado para criar sua conta.

Como criar uma conta e usar o NOSTR?

Lembre-se de que o NOSTR é o protocolo, e você pode utilizar os aplicativos construídos sobre ele. O mais conhecido é uma espécie de cópia do Twitter. As formas mais comuns de acessar o NOSTR: O app Damus para iPhone e o Amethist para Android. E para PC, você pode utilizar o Iris ou o Snort. Você cria sua conta sem dados pessoais, é necessário guardar a chave privada para recuperar a conta.
  
Como funcionam os zaps e micro pagamentos de Bitcoin no NOSTR?
 
Os “zaps” são micro pagamentos de Bitcoin realizados através da rede Lightning. São eles que possibilitam que criadores e consumidores de conteúdo online troquem valor e conteúdo de forma descentralizada. Você cadastra uma carteira BTC da rede lightining para recebimento de BTC no NOSTR e estará apto a receber e enviar pagamentos em bitcoin de forma virtualmente gratuita e instantânea. Eu uso a carteira da Wallet of satochi devido à anonimidade, mas você pode usar da Bipa se falta de privacidade não é um problema para você.
  
Conclusão

O NOSTR é uma ferramenta poderosa que combina uma rede social descentralizada com Bitcoin e Lightning em uma única plataforma. Ele traz soberania para o âmbito social e autonomia sobre os próprios dados, algo que Facebook, Twitter e outras empresas nunca ofereceram. O NOSTR introduz uma nova era, demonstrando o poder dos protocolos open source que estão se expandindo, algo que somente as empresas de internet haviam alcançado anteriormente.
 
Este texto foi adaptado de um texto da Área Bitcoin, espaço com muito boa informação a respeito do mundo Bitcoin e projetos descentralizados, eles também oferecem cursos.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o


Mensagens neste Tópico
NOSTR - Rede social, comunicação e pagamentos descentralizados - de Trglodita - 08-04-2024, 04:12 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)