03-04-2024, 03:58 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-04-2024, 04:03 PM por Wild.)
(03-04-2024, 03:14 PM)kidesgraca Escreveu: Tive o azar de estudar primeiro o Bauman antes de ouvir falar dos outros xd
Sempre tive essa vontade de "ler mentes" e entender como as almas das pessoas "funcionam" (esses termos no sentido figurado). É óbvio que isso é algo utópico e iria contra as bases do estoicismo, dissolução do ego, pensamentos budistas, etc etc... pois você está se neurotizando com coisas que não tem controle, é algo individual da pessoa
Mas é algo fascinante poder compreender o ser humano em sua complexidade. Em detrimento disso, numa perspectiva egoísta, podemos prever seus comportamentos, atacar ou se defender com os mecanismo psicológicos que você mencionou.
A respeito de como as almas das pessoas funcionam... você teria algum insight baseado em experiências vividas?
Aí você me pega no laço por que eu não tenho nenhum modelo amplo de como as pessoas funcionam, se é que dá pra fazer algo assim, e ainda estou nos estudos, não me arrogo ser dono de nenhuma verdade definitiva. Mas há alguns fragmentos que dá pra compartilhar, deixa eu ver se consigo formular aqui.
Primeiro que antes de qualquer nível de consciência e até de inconsciência todos temos um firmware mental já na nossa "memória genética", algo totalmente inato, coisas como os nossos impulsos vitais mais simples, os instintos, nosso imperativo biológico, nosso gene egoísta. É importante entender isso por que esses comportamentos nos moldam profundamente sem ao menos notarmos eles. Agimos por conta disso e depois que nossa mente vai tentar tapar as lacunas, racionalizando isso.
Também diria que próxima a essa camadas que existem os "temores existenciais", ou seja, qualquer coisa que possa ameaçar um dos mecanismos anteriores ou ataque o centro de identidade da pessoa. Quando por exemplo querem fazer alguma lei contra o aborto o que supostamente tiraria das mulheres algum controle sobre o seu imperativo biológico da maternidade, escolher os melhores genes, etc. ou quando você ataca um militante em suas convicções e ambos começam a espumar de ódio de maneira completamente irracional, como se você tivesse ameaçando a vida deles, é aí que você repara que esses mecanismos existem.
A tentativa de racionalizar o absurdo da morte está provavelmente entre essas duas camadas.
Em seguida na camada do inconsciente estariam as motivações que ficam maquinando na cabeça da pessoa sem ela necessariamente estar ativamente pensando naquilo, seria como um tipo de processamento em plano de fundo. Coisas como sentimento de culpa, remorso, inveja, mas também os sentidos de obrigação moral, o senso de certeza, esse tipo de coisas que nos permeiam mas novamente não temos controle 100% racional, mas que são impulsos que vão muito além de ser apenas questão biológica de sobrevivência do indivíduo ou da espécie.
Há muitas motivações que podem surgir daqui, e essa é uma camada difícil de adentrar por que as pessoas não conseguem falar a respeito dela muito bem, é preciso de muito esforço pra trazer a tona e explorar essas motivações mais profundas, pois muitas delas derivam dos nossos desejos ou traumas ou experiências pessoais mais profundas, e nisso cada pessoa é um universo de diferença da outra. Nessa camada também é onde surgem os problemas psicológicos. Dá pra entender algumas motivações gerais por aqui, mas acho que isso só serve como tentativa breve de entender outra pessoa (ex.: sua parceira) e no máximo entender você mesmo, não convém desprender muito tempo nesse vespeiro.
E por último temos a camada mais racional do pensamento, onde as motivações são claras e conseguimos pensar nelas objetivamente. Em geral nossas necessidades mais imediatas estão aqui, pois os sensores do seu corpo estão te avisando, se você está com fome, com sono, com dor, etc. As necessidades mais abstratas e pessoais, como atenção, cuidado, a bateria social do cara podem estar aqui, mas se essas e outras necessidades ou modelos psicológicos não forem atendidos na infância (ex.: filhos sem modelo de masculinidade, órfãos, etc) ou se esses são ignorados pela pessoa, eles são jogados pra camada de trás e podem se tornar problemas psicológicos também.
Agora pra quê toda essa teoria? É muito simples dizer que o que move as pessoas é "X", por exemplo o dinheiro. O que move as pessoas podem ser muitas coisas, o que não é mentira, mas essas são explicações simplistas e incompletas. A verdade é que as ações e reações das pessoas são como uma composição de várias variáveis nessas camadas, na reação delas com outras pessoas, com o ambiente. Daí a complexidade da coisa.
O que eu acho interessante de conhecer um pouco das possíveis motivações profundas das pessoas, você pode prever sim algumas ações, descobrir falhas de caráter, saber se aquela pessoa tem alguma afinidade de pensamento com você, ao invés de se focar apenas nas palavras das pessoas, que passam por muitos filtros e dificilmente correspondem ao que a pessoa realmente é. O que as pessoas precisam, o que as pessoas desejam e o que as pessoas dizem, são todas coisas ímpares muito diferentes uma das outras.
Espero que isso seja de alguma ajuda. Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)