03-04-2024, 03:14 PM
(03-04-2024, 02:45 PM)Wild Escreveu: Excelente, @kidesgraca , vejo que está aproveitando bem as reflexões de Nessahan. Por isso a leitura é tão importante, ela abre portas pra muitos outros conhecimentos, até ressaltei isso recentemente: https://legadorealista.net/forum/showthr...#pid111057
Agora, cara, como lhe falei, só lendo as teses dos autores clássicos que você vai pegar mais nuances. Eu recomendei J.P. e Olavo por que a leitura deles é bem acessível, e abre ainda mais portas, mas olha isso aqui:
(02-04-2024, 04:08 PM)Fernando_R1 Escreveu: O auto-conhecimento é importante. Acho que a leitura de autores que estudam o comportamento humano pode te ajudar a complementar alguma coisa. De sapatada já cito uma porrada: Nietzsche, John Watson, Jacques Lacan, Sigmund Freud, Karl Gustav Jung, Schopenhauer, Albert Camus, etc.
N.A para mim foi uma leitura acessória, o que eu retirava gostava era dos relatos e da "confrontação" do que era descrito com as experiências ao meu redor.
Você enxergará o mundo de forma diferente ao perceber que esta modernidade quer tirar toda a auto determinação do ser humano especialmente do homem, no sentido de te controlar e criminalizar os seus impulsos inatos, mesmo que usados para fazer coisas positivas.
Essa postagem daqui é o ouro. Leia isso aqui, ou se a leitura não agradar (alguns dos livros desse nobres senhores são chatos pra caralho, admito, mas insista na leitura), pega vídeos com explicações das suas teses psicológicas e sociológicas. Pra fechar com chave de ouro recomendaria Zygmunt Bauman, @kidesgraca. Mas só veja no final pois não desce muito bem com todo mundo.
Use a psicologia como ferramenta pra entender as motivações profundas das pessoas, como suas almas "funcionam", como se dá o aprendizado e como encaramos as bizarrices e contradições da vida.
Aprender Nessahan permite a gente "desviar" de mecanismos psicológicos que as moçoilas nos usam para causar dor e aflição, e também dá as ferramentas pra entender os comportamentos delas (e de nós) por meio de uma rápida pincelada de psicologia evolutiva, e de quebra com o trio oração/reflexão/PNL para poder nos safarmos de sofrimentos mais persistentes, mas lembre-se o mundo não se limita a isso.
As palavras-chave estão grifadas aí, vou te passar elas de bandeja pra você poder expandir em cima das mesmas.
Contudo... Nessahan é um grande passo, mas não se limite a isso, Kid. Vá aí na dica do @Fernando_R1 que é sucesso.
Tive o azar de estudar primeiro o Bauman antes de ouvir falar dos outros xd
Sempre tive essa vontade de "ler mentes" e entender como as almas das pessoas "funcionam" (esses termos no sentido figurado). É óbvio que isso é algo utópico e iria contra as bases do estoicismo, dissolução do ego, pensamentos budistas, etc etc... pois você está se neurotizando com coisas que não tem controle, é algo individual da pessoa
Mas é algo fascinante poder compreender o ser humano em sua complexidade. Em detrimento disso, numa perspectiva egoísta, podemos prever seus comportamentos, atacar ou se defender com os mecanismo psicológicos que você mencionou.
A respeito de como as almas das pessoas funcionam... você teria algum insight baseado em experiências vividas?