Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A respeito da psicologia e da natureza humana
(02-04-2024, 04:08 PM)Fernando_R1 Escreveu: O auto-conhecimento é importante. Acho que a leitura de autores que estudam o comportamento humano pode te ajudar a complementar alguma coisa. De sapatada já cito uma porrada: Nietzsche, John Watson, Jacques Lacan, Sigmund Freud, Karl Gustav Jung, Schopenhauer, Albert Camus, etc.

N.A para mim foi uma leitura acessória, o que eu retirava gostava era dos relatos e da "confrontação" do que era descrito com as experiências ao meu redor.

Você enxergará o mundo de forma diferente ao perceber que esta modernidade quer tirar toda a auto determinação do ser humano especialmente do homem, no sentido de conrolar e criminalizar os seus impulsos inatos, mesmo que usados para fazer coisas positivas.
Cara, uma coisa que eu gostei bastante do Nessahan foi em relação ao desenvolvimento individual do homem. Aquele lance de magnestimo pessoal e morte dos egos é um negócio extraordinário. 

Pelo magnetismo que ele aborda, a ideia de se encantar por algo/alguém parte do pressuposto de aquilo ser algo fascinante, muito superior a nós mesmo... e eu acrescento algo relacionado ao ego, a identificação. Então se unirmos o Fascinio (advindo da nossa superioridade e desenvolvimento) + identificação (a pessoa enxerga nuances da vida dela mesma em você) então aí teremos o encantamento/paixão. 

Outra coisa que eu vejo muito hoje em dia é sobre o Ego. "Ah, você tem o Ego muito elevado", "Ah você tem que se valorizar mais", "Ah você tem que ser mais humilde, não deixar o ego te cegar", "Ah você tem se por em primeiro lugar". Sempre dois lados, um querendo satisfazer e o outro querendo reprimir... mas no final das contas os dois atuam como um bloqueio e não como enfraquecimento (que seria o ideal).

a morte dos egos (e o estoicismo) me ajudou muito em relação com as pessoas e desapego. Principalmente quando eu tava interessado numa mulher e ela estivesse com aqueles comportamentos ambíguos descritos pelo nessahan. Meu ego/interesse estava identificado nela. Hora, se a morte dos egos consiste em se disassociar-se  de algo/alguém (e não erroneamente bloquear e reprimir essa vontade) então bastaria que eu não me enxergasse numa situação nojenta a qual eu estava submetido. A mãe divina faria o resto do trabalho e mataria meu interesse/apego por aquela coisa/pessoa.... É incrível e aliviante como isso me ajudou a ir de interessado a indiferente (ou menos apegado)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: A respeito da psicologia e da natureza humana - de kidesgraca - 03-04-2024, 12:04 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  As Leis Básicas da Estupidez Humana Libertador 9 1,866 19-02-2024, 04:11 PM
Última Postagem: Callahan
  [DÚVIDA] Como se ganha respeito? brolyX13 31 11,600 09-10-2020, 07:00 PM
Última Postagem: lokoman
  Por que a espécie humana está emburrecendo? Dallas 21 11,023 07-11-2018, 09:15 AM
Última Postagem: joaodfmota

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)