31-03-2024, 10:41 AM
(31-03-2024, 12:45 AM)kidesgraca Escreveu: Apesar de não ser da área, sempre fui obcecado por certos tópicos da psicologia, como comportamento e natureza do ser humano, egoísmo pessoal, ego, autoconhecimento, etc.
Seria cômico se eu não disse que em todas as livrarias que vou as obras de Robert Greene e alguns outros autores de desenvolvimento pessoal estão sempre em destaque, sempre com títulos chamativos e propostas variadas de ações no mundo que podemos aplicar. Sem citar também as experiências de várias observações que percebi na minha breve vida: egóismo, constante busca por destaque social, o uso de máscaras, a natureza das mulheres descritas por Nessahan Alita, etc... incríveis confluências.
A primeira vez que eu li as obras de Nessahan eu devia ter por volta de uns 19 anos, quando constatei que estava no inferno descrito por ele pela garota que mais gostei em vida. A cada palavra que eu lia, meu estômago se embrulhava de revolta e ódio... como ele sabia exatamente pelo o que eu estava passando? tudo batia exatamente como ele descrevia!
Eu não tive opção, foi o pior abismo que eu pude cair (não leiam isso numa perspectiva de compaixão ou pena): constantes problemas com minha mãe, com socialização de amigos, com os inexistentes amores... essa pertubação foi constante durante por um bom tempo desde a puberdade até a maturação. Foi então que finalmente me dei conta que o vetor do mundo dos homens é a ação, a guerra, a resistência completa sob qualquer adversidade na vida. A destruição do homem é tão importante quanto a construção.
Esses dias, após muitos anos, resolvi reler as obras de Nessahan, já com certa bagagem de outras obras com propostas similares porém assuntos que não eram mulheres. Fiquei novamente impressionado com a profundide dele e, por felicidade do destino, não tive um reflexo de abalo ou revolta, pelo contrário: Estava hipnotizado pelo ideia de desenvolvimento do homem ideal, de se tornar uma completa fortaleza indestrutível, morte dos egos, etc.
Hoje em dia eu tenho um Mapa mental sobre tudo isso. Como se fosse um guia, baseado nas minhas experiências que confluiam com várias coisas que aprendi, as coisas que nos fizeram absurdamente sagazes. É como se eu observasse um comportamente qualquer e pudesse entender e descrever a sua origem e seu destino final. O autoconhecimento me revelou uma imensidão de coisas também e hoje consigo trata-los. Consegui me desenvolver absurdamente em todas as áreas da vida.
Queria saber de vocês sobre esses temas... tens algumas observações desse mundo com a vida prática ? Tens indicações de textos com abordagens similares em relação a natureza humana ?
Boa reflexão, confrade.
Não tenho nenhuma leitura neste momento (que eu me lembre) para recomendar, mas estendendo e complementando um pouquinho seu texto, posso dizer que o homem encontra sua alma quando AGE e quando CRIA!
Quando colocamos nossa força de ação e nossa criatividade em jogo para CONSTRUIR algo, nossa alma é preenchida!
Já notei a alguns anos depois da Real, que meus momentos de baixa motivação estão diretamente vinculados ao meu nível de criação. Quando estou criando e agindo pouco, normalmente fico mais deprimido e "para baixo".
Mas quando digo isso "CRIAR e AGIR", não penso em algo magnanimo, digo as coisas simples mesmo.
Dieta, treino, estudo, trabalho, relacionamentos, leitura... esses fatores quando direcionados de forma correta, nos completam!
A grande questão é que é "difícil" para os padrões de hoje, pois os jovens são incapazes de se concentrar nas coisas.
É difícil mas é simples, a resposta está na rua!
Siga por este caminho de ação e criação, confrade!
Gostei do texto, apesar de parecer "mais do mesmo", na verdade são lições que precisamos sempre revisitar.
"Paulistarum Terra Matter..."