09-01-2024, 07:28 PM
(09-01-2024, 01:38 PM)Jota Jr Escreveu:(08-01-2024, 08:24 PM)H4nk Escreveu: Fala, galera!
Acabei de me registrar no Fórum, mas tenho contato com aquilo que podemos chamar de “REAL” desde 2006/2007 (mais ou menos).
Sou membro do Fórum Búfalo desde 2016, embora já o conhecia desde 2012. Não sei o que aconteceu, mas parece que o fórum foi desativado.
Acredito que possa contribuir com alguma coisa aqui neste Fórum ou instigar algum ponto de reflexão em algumas pessoas a partir do conteúdo escrito, que se pautará totalmente na minha experiência, abominando qualquer tipo de “mestre dos teclados” – indivíduo constantemente presente nos fóruns, que tem toda a teorização na cabeça (por ter lido, ouvido falar, visto algum vídeo, etc.), mas não viveu nada disso, ou seja, possui uma experiência nula na verdadeira REAL, aquela que, de fato, fará diferença na sua vida.
Quem sou eu? Apenas um cara casado há quase 10 anos, pai de família (2 filhos), que tem certeza que o sucesso advém internamente de cada um, desde que seja feita sua parte, seja no trabalho, na família, no quesito financeiro, nos relacionamentos amorosos, etc.
Esse perfil não é muito diferente de vários colegas aqui do fórum.
Meus comentários vão ser em cima do que você disse de forma reduzida (seriam dezenas de citações), mas um pouco mais pé no chão.
Por um lado, o caminho é esse aí, tente fazer as coisas certas, faça a sua parte, reflita com os problemas e tudo se resolve. Vou te contar uma coisa: Infelizmente nem tudo funciona assim (palavra também de um cara pai de família). Nem sempre você vai ser reconhecido. Nem sempre vai ser respeitado por quem você é.
Você pode até se preocupar em ser o honrado, mas isso não quer dizer que se você estiver em um ambiente competitivo, as pessoas ao seu redor vão ser honradas também.
Digo porque quando vem opinião de papo de coach, é que pareceu ter um tom de que "faça a sua parte e o resultado virá", ao mesmo tempo que complementa com "mas se não vier, reflita e recomece". Logo, você mesmo está dizendo que nem todo mundo vai conseguir o sucesso apenas por querer, ou porque trabalhou bastante.
Eu presto atenção nesse discurso, porque é justamente o que faz criar certo populismo. Por exemplo, estudos. Cara, milhares (talvez milhões) de pessoas não tem base para passar numa faculdade federal, e não tem dinheiro para pagar uma faculdade particular. "Basta querer"... Eu posso falar, terminei o ensino médio, queria fazer uma faculdade particular, no último ano do ensino médio fiz cursinho, e fiz vestibular para essa facul, passei (concorrência mínima), e no ano seguinte comecei, bancado pela minha mãe. Fiz um cursinho "barato". Dezenas de pessoas só tentando faculdade pública porque não tinham condição de pagar facul. Na real fica fácil racionalizar para esse pessoal e falar que se trata apenas de "força de vontade e querer passar".
Claro que não. A pessoa pode estudar para caralho, mas se tiver uma pessoa com nota melhor que ela, essa pega a vaga. Aí alguém vem com esse papo, enquanto vai ter uma turma que vai defender com unhas e dentes que só estudou porque o governo criou cotas. (Tenho uma visão sobre isso, mas não vou me alongar aqui).
No trabalho é a mesma coisa: "Basta dar seu melhor que o resultado vem". Antes fosse. De vez em quando eu até banco o coach em particular para umas pessoas que estão querendo crescer em sua carreira, e algumas ficam chateadas quando eu falo que é obrigação delas fazer o marketing pessoal de alguma forma. Justamente porque elas escutaram que bastava trabalhar bastante que algum dia reconheceriam seu trabalho.
O mesmo vai valer para os outros tópicos. Pelo menos para mim, que na parte patrimonial conquistei muita coisa, é fácil falar "Não se endivide, saiba se colocar nas suas possibilidades". Uma vez vi um amigo que vivia sem grana financiando um Gol em 72 meses. Falei para ele a frase de coach: "cara, não era melhor você financiar um Uno em 36 meses, apertar o cinto?". Claro que ele disse que não, que a vida inteira comprou coisa assim.
Para colocar em perspectiva: Você trabalha e termina o mês com 200 reais. Já outra pessoa ganha mais, trabalha, e em um mês economiza 2.000 reais (cenários bem factíveis antes que pensem o contrário). Em um ano economizando, um cara vai ter 2.400 reais. O outro 24.000. Para o cidadão que guarda 2.000, pode parecer fácil falar "melhor juntar o dinheiro e comprar o carro quase à vista meu amigo".
Amizades idem, o que eu já passei de experiências com isso... Mas enfim, como eu disse,
o texto até possui conselhos interessantes de comportamento. Só pecou em colocar o mundo como algo justo e fácil de racionalizar. Não é assim para todos.
Outro ponto é sobre alguns comentários indiretos. Para exemplificar, já ouviu falar da história da MSOL que chega para o menino bom e diz "Está difícil, não tem homem de verdade para me assumir". Parte de seus comentários ali foram nessa linha, onde se o cara fala ou decide coisas que não façam parte de seus valores, o cidadão é infantil. E não é por aí.
O sucesso é fruto de inúmeras coisas, mas a base principiológica é precedente para o sucesso na vida (e em todas as frentes). De nada adiantar ser o cara mais competitivo, mais preparado intelectualmente do lugar se, pra isso, precisa ficar falando mal dos outros ou apontando os erros de terceiros pra se dar bem. Isso pode até servir de atalho para lograr um maior cargo, um êxito em determinado ponto, mas a vida cobrará - mais cedo ou mais tarde, o que ajudará a corroborar com uma ausência de paz interior mais pra frente.
Além disso, o ponto é nunca buscarmos validação externa e nem criarmos expectativas. Focamos naquilo que temos controle e entregamos a Deus aquilo que não nos pertence. Nunca teremos as respostas para tudo...é a famosa dicotomia do controle.
Ademais, não precisamos nos adaptar ao meio para que sejamos diferenciados, por mais que isso possa parecer contraintuitivo no momento, na situação.
Não é tão simples, mas é o único caminho de paz interior duradoura, atemporal.
Sei que cada um possui uma realidade, mas o tópico tratou de mostrar uma direção. Não é um manual e nem receita de bolo.
Infelizmente, você não poderá convencer ninguém na vida real, principalmente porque as pessoas já acham que fazem tudo certo.
O melhor é correr atrás do seu, com muita hombridade, e deixar as pessoas resolverem seus próprios problemas. Fala-se desses assuntos de finanças com poucas pessoas, principalmente aquelas mais próximas apenas (seu pai, sua mãe, irmãos, amigos verdadeiros, etc.), e isso se for perguntado, mas sempre sem criar expectativas. Cada um faz o que quer com seu próprio dinheiro...ainda mais que as pessoas são imediatistas e querem as coisas pra agora. Praticamente impossível vencer isso com uma simples conversa ou argumentação.
A vida real não é um lugar, no geral, no qual as pessoas estão buscando melhorias internas, o que não se aplica a este Fórum.
Por fim, o tópico não tratou de concluir que o "mundo é lindo", o "mundo é cor de rosa e tudo são flores".
O objetivo do tópico foi mostrar que, independente de qualquer coisa, se manter a base de princípios, valores e virtudes ao longo da vida, você terá uma maior possibilidade de se sentir um cara mais completo/realizado durante toda a vida.
Do que adiantar chegar aos 40 anos, ganhando 1 milhão por ano, mas se, pra isso, prejudicou inúmeras pessoas no caminho?
Nesse caso, a pessoa tende a não ser feliz, a entrar em depressão, etc., porque o foco dela sempre esteve nas coisas externas e, na caminhada, ela acabou esquecendo do principal: de si mesma.
Sorte é o último desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente; suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.