15-12-2023, 09:23 PM
(15-12-2023, 08:19 PM)Spextro Escreveu: Existem livros que tem um cunho mais de auto ajuda pautada no catolicismo?
Estou lendo Chesterton, e estou extraindo muita coisa boa (antes eu lia livros por pura soberba, pra meter a real praticamente, pra me achar melhor que os outros) mas queria saber de mais obras que engrandecem a alma.
Eu estou com a vida intelectual pra ler, parece ser muito bom.
Por "auto ajuda" imagino que vc queira livros de ciencia pratica, pra guinar a sua vida pra estudos mais altos. Ortodoxia e o Homem Eterno do Chesterton sao muito bons, e esse do Sertillanges tbm. Surigio A Educacao da Vontade do Payot depois desses.
Livros praticos de direcao espiritual sugiro tres: Filoteia de Sao Francisco Salles, Abando a Divina Providencia do P. Caussade e Imitacao de Cristo do Thomas de Kempis. Pode ler esses tres seguidos, numa passada, e depois voltar lendo um a um meditada e detidamente, anotando suas impressoes e reflexoes. Pode levar um ano nessa releitura, sem problemas.
Enquanto isso, tambem leia muitas biografias de santos. Santo Antao, Atanasio, Agostinho, Cupertino, Pe Pio, Pio X, Santa Tereza d'Avila, Terezinha do Menino Jesus, Gemma Galgani, etc. Sera muito bom para enriquecer o seu imaginario, e falo por experiencia propria. Nossa cultura eh muito pobre, nao fornece as imagens humanas necessarias para se guiar no cristianismo. Vc precisa buscar isso por conta propria, e as biografias dos santos sao excelentes pra isso.
Fora isso, tente ler um evangelho por mes, ciclicamente. Em um ano tera lido cada evangelho 3 vezes, o que tambem enriquecera seu imaginario. E nao desista!
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."