Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A falácia da auto estima.
(12-11-2023, 10:52 PM)victorbossuet Escreveu:
(12-11-2023, 09:53 PM)DiCaprio Escreveu: @"victorbossuet" poderia explicar melhor o resultado da sua leitura do livro indicado? Pelo que li no prefácio não é um livro de auto ajuda.

Quais pontos nesse livro que você levou para sua vida que fizeram a diferença?
Eu senti que ele é um livro voltados para psicólogos explicando o que é TCC...
Mas foi só a primeira impressão, gostaria de uma opinião de quem leu.

De uma forma bem simplista, a TCC foca na ideia que os padrões de pensamento e as crenças são as raízes de muitos problemas.  Focando em trocar por padrões e pensamentos melhores, o camarada supostamente vai melhorar.

A TCC é indicada pela "comunidade científica" para pacientes com problemas de depressão, ansiedade, sindrôme do pânico, etc.

Psicologia não é um uma área coesa. São várias vertente, na verdade.

Se o cara for fazer psicanálise, leio os livros do Freud antes, tem em português.

Pontos desse livro que eu levei para minha vida? Toda teoria de humanas vive numa área de incertezas, devemos ir direto na fonte em vez de ir primeiro a psicólogos e vê o que presta e o que não presta.

Hoje tenho uma profunda desconfiança com psicólogos. Há um culto à terapia na sociedade. E o problema com terapia é que se você abaixar a guarda, o terapeuta pode te sugestionar a fazer ou pensar coisas que só vão fazer você se ferrar na vida. 

E só perceber isso que a dinâmica da terapia também acaba, porque você começa a prestar atenção no psicólogo e questionar, em vez de ficar lá falando coisas pessoais pra alguém que você nem conhece e nem sabe se tem condições mesmo pra te ajudar.

Exemplo: Uma vez estava com uma terapeuta, falando sobre minha vida. Moleque novo, sabia nada da vida e da Real e falei que tinha terminado um relacionamento de anos e estava querendo superar e seguir em frente. A psicóloga vira e fala:

-Você está precisando mesmo é uma namorada nova, que seja uma menina bacana e legal. Gargalhada

O que eu tava precisando é desenvolver independência emocional e amadurecer e tirar da cabeça a ideia que todo homem precisa de uma "alma gêmea". O que ela fez foi tentar me induzir a entrar em outro relacionamento em seguida. Achei o conselho tão merda que parei de fazer terapia com essa daí

Anos depois, com outra terapeuta, dei outra chance à terapia; chego na sessão chateado com problemas no trabalho, solteiro, meio puto com  familiares e  recebo um conselho parecido. Já mais esperto percebi que aquilo era desperdício de dinheiro e que quem tinha que resolver meus problemas era eu

Se o cara não correr atrás, os outros muito menos.

Entendi, conheço sobre a TCC e entendo que hoje ela a melhor a ser utilizada. A curiosidade mesmo era mais sobre o livro em si.

Já fiz poucas seções de terapia e até que foram boas. A moça me fez mais pensar do que falar. Acredito que como qualquer profissão você tem que pesquisar muito bem com quem você está lidando.

Qualquer médico eu pesquiso a ficha antes, avaliações, métodos de trabalho. Só depois de passar pelo crivo que faço a consulta. Tenho feito assim e desde então tive mais sucessos do que frustrações.

Agora quando ia num médico sem conhecer, a chance de me frustrar era maior. Hoje temos muito acesso a informação. Obviamente não podemos nos auto medicar, auto diagnosticar, etc. Mas conseguimos ter informações suficientes para saber se não estamos caindo na mão de um charlatão ou inexperiente.

Uma psiquiatra que sigo e gosto muito é a Ana Beatriz, já li o livro dela FELICIDADE, muito bom por sinal. Linguagem simples, mas sempre com embasamento técnico.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
A falácia da auto estima. - de Spextro - 10-11-2023, 11:32 AM
RE: A falácia da auto estima. - de Penoso - 10-11-2023, 11:41 AM
RE: A falácia da auto estima. - de BarbaNegra - 10-11-2023, 11:52 AM
RE: A falácia da auto estima. - de DiCaprio - 12-11-2023, 09:53 PM
RE: A falácia da auto estima. - de DiCaprio - 12-11-2023, 11:05 PM
RE: A falácia da auto estima. - de DiCaprio - 12-11-2023, 11:17 PM
RE: A falácia da auto estima. - de Spextro - 13-11-2023, 01:04 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)