Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
As Revoluções da Modernidade (Por Orlando Fedeli)
Não que eu penso que a definição do Fedeli esteja errada, só discordo dessa análise do comunismo como um aspecto da revolução econômica, na minha leitura o comunismo é uma religião civil; é milenarismo e escatologia .

Ao meu ver se enquadra em um subproduto da revolução filosófica , na qual a premissa básica do comunismo é de que o ser humano deve se guiar na crença de romper com a ordem social vigente, a qual ele está alienado a um conjunto de sistemas e estruturas que o aprisionam dentro do processo histórico.

Conforme citação da época: “Os comunistas pretendem nada menos que um nivelamento da sociedade, de modo a substituir a ordem natural das coisas pela utopia absurda, imoral e impossível da comunidade de bens.”

Para isto bebe da fonte de heresiarcas messiânicos, especialmente dos primeiros revolucionários sociais, dos que acreditavam nas utopias de sociedades perfeita como Saint Simon e Etienne Cabet, além de reviver o ideal da Conspiração dos Iguais de Graco Babeuf e da mitificação da figura de Maximilien de Robespierre, que já era o prenúncio da paixão dos comunistas por ditadores sanguinários dispostos a guiá-los na busca de um mundo perfeito.

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: As Revoluções da Modernidade (Por Orlando Fedeli) - de Fernando_R1 - 08-11-2023, 12:41 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)