17-10-2023, 08:51 PM
(17-10-2023, 07:55 PM)O Incansável Escreveu: Empréstimo ao meu ver tem que estar autenticado em cartório ou em contrato. No seu caso sugiro dar o dinheiro sem esperar retorno, porém diga que espera o retorno a ele, mesmo sem esperar de verdade.
Se esse dinheiro minimamente for fazer falta para você, não empreste, independente do que seu amigo acha.
SE o dinheiro não fizer a mínima falta, aí beleza, empresta como fundo perdido.
Como sempre teve amigo que achava que eu era rico, e longe disso, em alguns momentos vivi como classe média alta e olhe lá, muita gente já veio pedir dinheiro para mim. Emprestei em 3 ocasiões:
- Um colega passou por um assalto (não vou detalhar aqui) mas precisava de 300 reais para cobrir a parte de responsabilidade dele. Passaram-se 3 meses, nada de pagar. Aí esse mesmo cara comprou moto nova e notebook novo, quando fui cobrar a grana, ele se fez de ofendido, do tipo "amigo não fica cobrando dívida de amigo". De certa forma aí comecei a cortar o contato com o cidadão.
- Um amigo que administrava uma pequena empresa, a empresa estava meio mal das pernas, e ele não sabia administrar bem, pediu 500 reais para pagar conta de luz e comprar o básico de comida: arroz, feijão e frango. Emprestei 1000 reais, combinei dele devolver em 3 meses. Bom, levou 4 meses, mas devolveu, muito agradecido, ele e a esposa. Inclusive bons amigos até hoje.
- Um amigo que tinha acabado de ficar desempregado, mas pagava uma alta pensão (e ainda não tinha conseguido diminuir judicialmente), pediu 1000 reais para ajudar a pagar as contas. O cara passou um perrengue daqueles, mas no primeiro sinal que já tinha se realocado, e com salário bem decente, no mês seguinte devolveu o empréstimo (mas levou uns 6 meses).
Opinião pessoal da história do OP: Não é regra que seu amigo nunca vai devolver o dinheiro, mas o cara não tem grana nem para parcelar um telefone celular, então a chance é que você fique, no mínimo, muito tempo sem ver esse dinheiro de volta.
