27-08-2023, 04:56 PM
(16-04-2023, 12:09 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Quando ingressei no ensino medio comecei a me interessar por filosofia. Já li Descartes, Marco Aurelio, Socrates, Platão, Maquiavel, Tomas de Aquino. Porem o nietzsche me chamou atencao por suas criticas a religiao e a moral. Queria saber como começar a le-lo, que livros começar e como entender sua escrita, visto que ele escreve por meio de aforismos.
Eu recomendo começar pelo Trivium (Irmã Miriam Joseph), para você aprender a ler e compreender, apenas ler não resolve nada.
Verá que é possível ler e entender Nietzsche e Descartes. Ambos tem pontos interessantes (insights) em seus respectivos argumentos. Para entender cada um, é preciso ter em mente que o Homem é o próprio 'deus'. Com este pensamento em mente é possível entender melhor os pensamentos deles. A famosa citação de descartes: "Penso, logo existo" se ler o texto que antecede este trecho verá que ele partiu que a origem dele, é ele mesmo. Ele está na sala, vendo a lareira e começa a remover em seus pensamentos tudo que existe ao redor, inclusive o corpo, até que sobre apenas o pensamento e a partir disso ele diz que existe, ignorando desta forma, o corpo e a alma.
Se você precisa apenas pensar para existir, qual a necessidade do corpo e qual a necessidade da alma? As explicações que ambos tentam dar para isso, levam a pensamentos desordenados o que acaba tornando seus livros difíceis de ler, pois fogem da lógica*.
Nietzsche e Descartes querem medir Deus com a régua deles e não se elevarem (através da humildade, sabendo que são criaturas) para poder compreender Deus. Eu recomendo a leitura deles, como forma de entender o que se passa na sociedade hoje em dia.
Começando pelo Trivium, você vai aprender a usar a lógica*. A primeira pergunta, não é se Deus existe, é por que deveria existir. Se tiver dificuldade, se pergunte o que é a beleza.
Depois de aprender com Trivium, leia novamente todas as obras, que você diz ter lido.
*Irá aprender no Trivium, que a lógica é a arte de pensar.
Faça o que puder, onde estiver com o que tiver.