Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Parasitas
Só passando para lembrar que no tema parasitas, nem sempre tudo é 8 ou 80. Tem gente que lê algumas recomendações e tenta seguir ao pé da letra, mas na vida real é mais complexo.
Tem gente com perfil de parasita que tem consciência e age de forma estratégica. Falar que um parasita nunca age com reciprocidade é exagerado. Um parasita avalia, e se for questão de esforço mínimo, ele percebe que vale a pena e faz.
Mas enfim, na minha experiência de vida, uma hora a vida cobra desses parasitas.

E nem toda pessoa interesseira é parasita. Para detalhar um relato meu do passado (que eu já disse aqui mas de forma resumida):
Há +-17 anos atrás estava numa posição de liderança de uma determinada equipe. Me propuseram temporariamente eu liderar uma nova área da empresa que estava se formando, e era um pessoal com tempo de casa, mas que estavam meio perdidos por não terem uma liderança.
Enfim, lá, era um puxa saquismo enorme, pessoas me mandando mensagem perguntando se eu estava gostando do trabalho deles, agradecimentos pela minha liderança exemplar, elogios fora de época para falar que o time se sentia muito mais confiante e etc.
Então, 1 ano depois, a empresa teve um facão de 50% do quadro de funcionários, fiquei desempregado, mas ainda tranquilo, tinha uma reserva e indicações para me recolocar no mercado.
Pois bem, desempregado, esses puxa sacos sumiram, não respondiam nem um "Opa, tudo bem?". Andando na rua, vi um cara desse time andando com a namorada, e o cara olhou pra mim, virou a cara e fingiu que não me viu (e era um puxa saco).
Mas e aí? Essas pessoas são parasitas? Não, essas pessoas tem o trabalho delas, trabalham com algum brilho próprio, mas aprenderam na vida que puxar o saco do chefe pode render uma promoção. Só isso. É que esse choque de realidade meio que acontece com a vida mesmo. Digamos, se eu não passasse por alguns meses desempregado, viveria aquela ilusão que "meu networking é gigantesco, se um dia eu precisar de indicações vou até precisar rejeitar algumas, de tanta gente que admira meu trabalho".

Mas para terminar adicionando um ponto... em geral as pessoas mostram mais empatia com o colega que precisa de ajuda SE for algo que a pessoa sinta que possa passar pela mesma situação num futuro próximo, e o motivo é óbvio: A busca de reprocidade...
Responda-o

Mensagens neste Tópico
Parasitas - de Penoso - 02-07-2023, 10:45 PM
RE: Parasitas - de Bilidequidi - 02-07-2023, 11:24 PM
RE: Parasitas - de Penoso - 02-07-2023, 11:35 PM
RE: Parasitas - de MacGyver - 03-07-2023, 02:10 AM
RE: Parasitas - de Gorlami - 03-07-2023, 08:01 AM
RE: Parasitas - de BarbaNegra - 03-07-2023, 08:58 AM
RE: Parasitas - de Penoso - 03-07-2023, 10:14 PM
RE: Parasitas - de João de Barro - 04-07-2023, 09:28 AM
RE: Parasitas - de Jota Jr - 07-07-2023, 11:12 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)