05-07-2023, 06:42 AM
O orgulho vazio é mais facilmente visualizado no contraponto da vida real x vida nas redes sociais, onde nas últimas estão a invenção ou ampliação do sucesso e a distorção da realidade, em prol da aprovação alheia.
Tenho um casal de amigos que passou uma viagem internacional comendo fast-food, e correndo o dia inteiro só pra fazer fotos "instagramáveis". Quem vê as fotos imagina que foi a viagem dos sonhos. Mas no particular, me confidenciaram o pesadelo que foi. Todavia... altos likes dos seguidores! Ego e autoestima elevados, baseados numa falsa realidade. Fiz uma viagem pro mesmo país, sendo que nunca postei uma única foto, e por consequência nunca ganhei um like em lugar nenhum, e foi a melhor experiência que vivi na vida.
Esse povo muito carente e que gosta de muito like, esconde essa deficiência das pessoas. Todos nós precisamos de um pouco de aprovação e validação alheia, faz bem; do mesmo modo que a rejeição faz mal, seja vc o cara mais bem resolvido do mundo. Somos seres sociais.
Agora vc pautar a sua vida nisso, é bem diferente. Passa a ser um problema, e falta até de personalidade. Como disse o texto, é a preponderância do egocentrismo e do orgulho, em detrimento da humildade.
Somos pressionados a obter realizações e prazeres de forma imediata (corpo, carreira, formação acadêmica, riquezas, viagens, relacionamentos perfeitos, filhos perfeitos). Só que o caminho pra conquistar as coisas na vida é árduo pra esmagadora maioria, e nada é perfeito. Portanto, é muito mais fácil simular essa falsa realidade. E esse paraíso vc pode viver com uma câmera no celular e uma conta no instagram, ainda que seja de mentirinha.
E o resultado é a pessoa viver no fantástico mundo de bob, e um dia passar pela frustração e decepção qdo vem o choque com a realidade. Vc topa com famílias felizes de verdade, pessoas que fizeram viagens que foram aproveitadas, corpos que são bonitos de verdade, profissionais realmente destacados, gente rica de verdade. Daí vc olha pra si e vê que no fundo vc é um impostor.
O resultado é a depressão e a ansiedade. São as principais doenças da nossa sociedade.
A solução está no texto: cultivar humildade. E só vejo esse estímulo nos valores religiosos, que hoje poucos tem.
Abaixo um link sobre um vídeo do Rica Perrone, sobre algumas verdades inconvenientes sobre redes sociais. Vale a pena ouvir esses 15 minutos.
https://youtu.be/HFEEs3A0YrI
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

