27-06-2023, 09:18 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-06-2023, 09:21 AM por BarbaNegra.)
(27-06-2023, 09:07 AM)Héracles Escreveu: Mais um texto que a muito tempo havia esquecido ...![]()
Meu jovem, meu blog está fora do ar por tempo indeterminado. Um dia se ele voltar eu anuncio aqui no fórum.
Uma coisa que não foi citada nesse texto e que é bastante importante saber, é que quem quer de fato "ficar definido" irá, TERÁ que passar fome a maior parte do dia e da noite. Não há escapatória. Jejuns podem ser úteis para algumas pessoas - meu caso até hoje - mas não são obrigatórios se o seu objetivo for perca de gordura.
Outra coisa importante para quem quer entrar nessa empreitada é que alcool, mesmo que pouco, não é tão "de boa"assim. Vai atrapalhar e bastante, por mais que seja uma taça de vinho ocasionalmente. Eu recomendaria algo como as primeiras 8-12 semanas sem consumir nada de alcool e nenhuma refeição livre... após esse período o consumo RACIONAL pode ser bem encaixada.
Nas primeiras 4 semanas fazendo dieta sem abusar do déficit calórico, tudo vai as mil maravilhas... depois dessas semanas as coisas começam a ficar complicadas pq a fome vem valendo e a vontade das besteiras também. Se você falhar antes de um mínimo de 8 semanas de dieta, é quase certeza que não atingira seus objetivos. Como sempre, falo por experiência própria.
Resumindo:
1- para perca de gordura, déficit calórico é o que conta;
2 - rotina alimentar pouco influencia, desde que o déficit se mantenha;
3 - fome tem um efeito acumulativo, ou seja, quanto mais magro você ficar, mais fome terá;
4 - a fome a noite, depois de algumas semanas de dieta é devastadora e é nessa hora que separamos os meninos dos homens;
5 - quanto mais fome sentir, mais irritado se sentirá... e também mais letárgico ao longo do dia... e é nessa faze que teste psicológico começa;
6 - sabendo disso, comer coisas de baixo valor nutricional estando em déficit calórico seguramente vai deixar você doente, o que fará com que você FALHE mais uma maldita vez... por isso da importância de não ser um completo ignorante em alimentação;
7 - após um período de 8-12 semanas sem falhas, refeições livres serão necessárias se você quiser sentir alguma vontade de fazer outra coisa que não seja ficar deitado, e se quiser manter e sua libido minimamente satisfatória. Deixe para fazer elas depois dos treinas mais pesados (pernas-costas). Quantas refs livres na semana vai depender do seu metabolismo. Digo por experiência que dificilmente será mais que duas. (OBS: não confundir refeição livro com dia livre);
8 - registro fotográfico semanal ajuda muito, sempre tirado no mesmo horário e com a mesma luz. Pq depois das 4 semanas iniciais, você só vai sentir fome e vontade e não verá progresso nenhum, além do fato que a sua força começa a ir embora. Se você já tem alguma massa magra provavelmente vai notar uma regressão, pq você vai ficar no estado que chamamos de "flat". Mas não desista amigo, esse é processo.
9 - emagrecer é antes de tudo, uma guerra psicológica. Vocês que gostam de se intitular "estoicos", se desafiem a ficar com percentual de gordura abaixo de 10%. Vai ser um excelente teste mental, eu garanto.
Valeu @Héracles, essas dicas não poderiam vir num momento melhor.
Bati 20% de gordura recentemente num bulk, já fazem 3 semanas que to em déficit, a meta é 10% a 12%, pelo menos até aparecer os gomos.
Até então tá sendo tranquilo quanto a fome, semana que vem encurto mais os carbos.
Já vejo uma definição melhor e meu rosto tá afinando, mesmo com tão pouco tempo.
É interessante que quando você vai secando e definindo, por mais que tu perca peso, parece que você tá ficando maior por que os músculos vão aparecendo, o ombro vai ficando mais destacado, a pança sumindo, perna rasgando, cintura afinando, peitoral desenhando...