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Princípios básicos de Brooks Kubik
#1
[Image: dinosaurtraining_book.gif]


Existe muita coisa escrita sobre treinamento aí pela internet, e a maioria dessas coisas é uma grande merda, cheia de cientificismo, estatísticas, dados, Ph.D´s renomados, mas resultados reais que é bom, nada. Por isso eu sou um cara que gosta de voltar ao básico, pq o básico sempre funcionou e funcionará. Treinos extravagantes da moda existem a centenas de anos, só foram remodelados com nomes chiques a adaptados para academias modernas e para a condição deplorável do frágil praticante médio, maquiadas com slogam moderno da mais a nova descoberta da ciência do esporte, e claro, a promessa de resultados rápidos com o mínimo de esforço.

Você que está lendo isso agora talvez já tenha sido enganado por alguma conversa dessas, de um treino milagroso, feito não mais que 3x na semana (lembrem-se, precisamos evitar o overtraining) que faria milagres por vc, te tornaria no próximo Dan Green em menos de um ano, vc criaria músculos e força invejáveis. Aí vc seguiu o protocolo a risca e notou que as coisas não aconteceram da maneira como prometido, o shape não veio, a força aumentou muito pouco, e a frustração e o desanimo foram grandes e vc desistiu de tudo, novamente. Logo e única resposta possível era que a sua "genética" não era favorável, por isso vc não obteve bons resultados, fora o detalhe de que lhe disseram que é preciso CAMINHÕES de drogas para conseguir resultados significativos.

Pois bem, essa é a realidade CRUA nas academias pelo brasil e mundo a fora. O praticante médio é uma figurinha caricata, que quer o máximo de resultado, no menor tempo possível, com o mínimo de esforço. Eles querem virar o o próximo campeão do Arnold Classic treinando 40 minutinhos a cada dois dias, fazendo seus treinos majoritariamente em máquinas, esteiras e algum outro equipamento afrescalhado, suando pouco para não constranger os outros frequentadores da academia com ar condicionado. Pois deixa eu dar uma noticia para vcs, ACADEMIA NÃO É UM LUGAR QUE VC DEVERIA IR PARA SE SENTIR CONFORTÁVEL, SE SENTIR DE BEM COM A VIDA, SE SENTIR "FITNESS"! Se vc tem essa ideia, por favor, se atire do primeiro prédio que vc encontrar. Academia é um lugar aonde vc deveria ir sabendo que vc vai SOFRER, PASSAR MAL, USAR O MÁXIMO DE ESFORÇO PARA MUITAS VEZES SER DERROTADO, constrangendo os demais com a sua insanidade e prazer em sentir dor, é uma guerra contra os pesos e contra a vontade inerente do seu corpo e mente de permanecer em repouso e na zona de conforto. Essa é a mentalidade que vc precisa para sair da condição do saco de merda médio que são os físicos das pessoas que vemos por aí, sem músculos, sem força, sem disposição, sem vitalidade, sem nada.

No fundo, qualquer cara que tenha o mínimo de culhões, instintivamente sabe o que é preciso ser feito. É preciso ir lá e erguer o máximo de peso possível em exercícios que usem grandes grupos musculares até onde sou corpo e mente aguentarem, ir pra casa e comer todo o máximo de carnes que conseguir, foder, e ir dormir para começar tudo de novo. Esse ciclo vai desenvolvendo a masculinidade adormecida que está aí, dentro de vc. Cada vez mais vc se tornará mais agressivo contra os pesos, e contra qualquer outro desafio.

Por isso, o básico é o que sempre funcionou e funcionará, pq o básico é exatamente isso. Erguer pesos pesados e desafiadores, sem toda essa frescuragem de merda da ciência atual, pq só o desafio real constrói corpos e força fora da média. Pensando nisso, eu trouxe nesse artigo os elementos primordiais de um dos clássicos do treinamento, o Dinosaur Trainig de Brooks Kubik. Cada ponto vc pode encontrar no livro que eu recomendo que vcs leiam, mas aqui, os comentários em cada item são meus. Esses elementos são o que é necessário para se tornar um vencedor, se tornar um cara que não tem medo de desafios, um cara que realmente gosta de treinar e se desafiar diariamente, por isso, leiam com atenção paspalhos.


[Image: episode26_brooks_kubik.jpg]

Ele está dizendo basicamente: não seja uma maldita cadela cara".




ELEMENTO Nº 1 - TREINAR DURO




[Image: vegeta_training_in_capsule.jpg]
Nível Vegeta de insanidade para treinar



Logicamente, o primeiro ponto seria esse, TREINAR DURO. Mas é preciso ter uma noção básica do que seria treinar duro, pq se vc ir a qualquer academia no mundo e perguntar pro paspalho médio que faz o mesmo trabalho de merda todo cagado e mal feito igual ao da maioria, ele dirá sem apresentar nenhuma sombra de dúvidas que treina pesado. Os "pseudo bodybuildings" que tem espalhados por aí, com todo seus shows pirotécnicos de gritos, falso esforço máximo, e os trajes caraterísticos também podem passar a impressão que treinam duro. Mas ok, o que seria treinar duro dentro do conceito do Dinosaur Trainig?

Sem dúvida ele tem um vertente mais voltada a erguer grandes quantidades de peso, o máximo de vezes possível em boa forma, muitas vezes tentando testar 1RM, mas não somente isso. Treinar duro é escolher um exercício ( multi articular, nada de máquinas) fazer uma ou duas séries de aquecimento já perto do que seria um peso máximo para um determinado número de repetição máximas, seja ela 1, 5, 10, ETC... algo como 80%, logo em seguida carregar a barra tendo como meta superar o seu máximo em reps para aquele peso e aquele exercício, lembrando sempre de manter uma boa forma durante todo movimento. Ou seja, é ter a certeza absoluta que nenhum outro movimento poderia ser feito, e que vc deu o seu máximo do máximo.

É literalmente cair de exaustão após uma série pesada de agachamentos, não conseguir erguer o braço para cima da cabeça depois de uma série de desenvolvimento militar, é perder a consciência depois dos levantamentos terra. Tendo a certeza que vc foi até o seu máximo, todo o trabalho complementar, ou de assistência não será necessário, o que deixará o treino extremamente curto, que é um dos pontos a seguir inclusive. O que vemos é as pessoas martelando as máquinas, tentando "pegar" cada porção de determinado grupo muscular das mais diferentes maneiras e ângulos, mas o reflexo disso nos seus corpos e força é praticamente nulo, pq não desenvolveram a base ainda. Além do mais eles não vão nunca se esforçar ao máximo, e o que dizem que é o máximo normalmente poderia ser feito mais umas 5-7 reps. Quando o desconforto real começa, eles desistem, pq são fracos mentalmente, mas os dinossauros não, eles tem foco e tenacidade para aguentar a dor e ir realmente ao máximo.

Não só tentar o máximo do máximo para repetições, mas quantos caras que vc vê por aí que se desafiam ao ponto de colocar pesos absurdos na barra, pesos que eles não tem a certeza que podem ser movidos e tentar novas 1RM, colocando em risco a própria integridade física? Poucos não é mesmo, talvez vc não conheça nenhum. "Singles" pesados, feitos até onde o corpo aguenta também é treinar como um dinossauro. Treinar dessa forma vai contra a normalidade, e seria uma visão desconfortável para a maioria dos frequentadores, nos seus tênis da moda, celular na mão entre as séries e seu olhar vago e sem brilho durante os exercícios, igual ao de um antílope com o pescoço na boca de um leão.

O dinossauro treinando é uma visão assustadora, de um cara tão focado que para ele não existe mais nada ao redor, foda-se a música de balada na academia, as vagabundas com calção enfiado no rabo, foda-se o frango torcendo para vc não conseguir fazer as séries para não humilhá-lo ainda mais, foda-se o gordo retido metido a freak maromba, foda-se todo o mundo e a única coisa que interessa é vc vencer o peso.

Ou seja, treinar duro é fazer coisas realmente desafiadoras que vc não sabe se consegue fazer de verdade, é se testar, se desafiar usando coisas básicas. Esqueça toda a frescuragem, todo o mimimi, todo os "sistemas de alta performance". O que é preciso é por peso numa barra, e tentar fazer algo que nunca foi feito por vc, seja tantas reps quanto possível, seja erguer um peso absurdamente pesado (sem perder a boa forma, é claro), é LITERALMENTE SAIR DA PORRA DA SUA ZONA DE CONFORTO E FAZER O TRABALHO DURO. Pare de treinar como o macaco médio e comece a fazer o trabalho que homens são programados para fazer, vencendo desafios.


ELEMENTO Nº 2  - EXERCÍCIOS BÁSICOS COMPOSTOS



[Image: lxrfkZabTpkpDDV2FiKx_cRSAWVTmWc07lv46rn2YEA.jpg]
409kg sem cinto. É disso que estamos falando



Como já foi dito no ponto acima, ESQUEÇA AS MÁQUINAS. Para treinar como um dinossauro vc vai usar coisas pesadas e estranhas (falarei num ponto adiante) barras, anilhas, halteres e colhões. Máquinas isolam o trabalho de determinada musculatura, colocando o sujeito ou parte do sujeito numa posição "anatomicamente segura", impedindo que vc adapte e desenvolva sua percepção cinestésica, e os benefícios de usar agressivamente grandes quantidades de músculos ao mesmo tempo, diga-se melhor condicionamento e coordenação motora, estímulo do SNC e hormônios anabólicos como a T.

Para vc começar a escutar o seu corpo de dentro para fora, ou seja, desenvolver a famosa consciência corporal, vc precisa fazer exercícios compostos que envolvam maior parte dos seus músculos ao mesmo tempo e precisem de concentração real para serem realizados corretamente, e isso vc só conseguirá fazendo exercícios compostos, usando cargas desafiadoras. Pq só com cargas pesadas próximas a 1RM é que vc poderá perceber onde está errando, quais são seus pontos fortes e fracos, o quão ruim é sua técnica e capacidade motora e de auto ajuste. Fazer exercícios sempre com pesos de papel não dará essa resposta, simplesmente pq o seu corpo consegue lidar com aquilo tranquilamente e vc poderá assim, fazer um exercício errado por anos e desenvolver um vício que será muito mais difícil de modificar no futuro. De repente vc desenvolve uma hérnia e acha que a culpa são os agachamentos pesados, mas na verdade a culpa é da sua falta de colhões e preguiça de fazer as coisas direito. Isso que os treinadores cretinos atuais não sabem, eles acham que pesos pesados e compostos são o próprio demônio e evitam ao máximo. Evitam pq são uns imbecis que não sabem nada sobre treinamento real, e nem ensinar o movimento corretamente, tem preguiça de trabalhar e normalmente nem treinar treinam.

Só os exercícios compostos pesados podem fazer com que vc aprenda com seu corpo e com seus erros, pois seus erros ficam evidentes assim. Desenvolva força real e funcional para além do smith da academia, e se transforme num dinossauro. Por isso, esqueça toda essa baboseira de "exercícios perigosos", aprenda o movimento correto com quem sabe e coloque deu traseiro para suar.


ELEMENTO Nº 3 - TREINAMENTO ABREVIADO



[Image: texting-in-the-gym.jpg]


Treinar abreviadamente faz todo o sentido uma vez que vc tem a certeza que deu tudo de si em determinado exercício composto. Depois de quase morrer fazendo agachamentos com uma carga considerável (para sua condição é claro) não há a necessidade de fazer mais infinitas séries no leg press, passadas, mesa flexora, cadeira extensora, simith, hack 45, etc, etc, etc, pq mesmo se vc quisesse fazer tudo isso dificilmente conseguiria. Por isso o treinamento para dinossauros é breve, não mais que 3-4 exercícios por treino.

Há uma diferença enorme entre a brevidade do treino proposto aqui, do que é ensinado pelo "mainstrean" fitness por aí que diz que se vc treinar mais de 50 mim por treino seu corpo entra em estado de auto destruição devido ao "overtraining". Essa abordagem fitness nada mais é do que uma forma das academias poder comportar mais alunos em menor tempo, por isso vc precisa treinar rapidamente, usando muitas máquinas para evitar lesões e com um "profissional qualificado" para lhe instruir corretamente. Chega a ser cômico essa merda mas é exatamente isso que vc encontrará por aí.

Principalmente se vc é iniciante, não precisa fazer mil exercícios  para cada centímetro quadrado diferente do seu peitoral para "gerar hipertrofia". Vc precisa aprender a fazer exercícios compostos corretamente, que envolvem toda a musculatura, de forma realmente intensa. A medida que aprender com seu corpo, poderá adicionar algum movimento mais específico para cobrir algum ponto fraco, mas a base precisa permanecer. Por isso o treino é rápido, pq é retirado toda a basteira inútil. Por exemplo, alguns singles realmente pesados no supino reto, seguido de umas 100 rps nas paralelas com pesos já seria um excelente treino para "peito" ou melhor, para parte superior do corpo. Tire toda a besteira e faça o que realmente dá resultados.


ELEMENTO Nº 4 - PESOS PESADOS



[Image: 153780116.jpg]
Essa princesinha ...




[Image: Screen-Shot-2017-10-21-at-9.32.29-PM.png]
É mais durona e treina muito mais pesado que vc! Lide com isso.


Dinossauros sempre treinam com pesos desafiadores, seja para uma única repetição ou para algumas pré determinadas. Esse negócio de treinar com pesos de papel tendo a certeza que consegue finalizar a série sem gigantescas quantidades de esforço e concentração não existe aqui. Dentro da academia, só existe um único objetivo para os dinossauros: VENCER OS PESOS! Por isso é necessário usar cargas pesadas e verdadeiramente desafiadoras para que essa batalha valha a a pena e tenhamos algum mérito e satisfação quando vencermos, ou que sobre um pouco de dignidade quando formos derrotados.

Além de toda essa questão filosófica e de auto desafio, cargas pesadas são melhores para nossos hormônios mais importantes, como a T e para o estímulo do SNC. A testosterona é liberada em maiores quantidades quando grande quantidade de esforço está sendo exigido, e principalmente quando nosso organismo entende que determinada atividade é potencialmente perigosa a nossa sobrevivência. Terminar algumas repetições com altas porcentagens do que seria a sua repetição máxima, ou conquistar um novo record, algo que seu organismo não tinha a certeza que conseguiria, liberará quantidades absurdas de T na sua corrente sanguínea, te deixando mais agressivo, com menos sensibilidade a dor e com mais vontade de vencer. Já tive ereções poderosas antes e após séries pesadas de agachamento. Ou seja, homens treinam com pesos de verdade, independentemente de qual seu nível de treinamento.

Todos estes elementos buscam uma coisa fundamental, que norteia a ideia central do Kubik ter escrito o livro que é não apenas construir corpos grandes e musculosos, mas funcionais, construir força real que possa e deve ser usada fora da academia. É uma tendência muito comum na era moderna se preocupar excessivamente com o rótulo, com a aparência das coisas, mas não com a função e a utilidade. "Homens" andam fazendo a mesma coisa, se preocupando de mais em "meter o shape", ficar bonitinho com regata, baby look e calças skinny para pegar todas na balada mas esquecem da funcionalidade do corpo masculino, ou seja, ser capaz de produzir força, gerar resistência em qualquer situação adversa. Treinar para meter o shape pode te dar um corpo bonito e harmonioso, mas fraco e pouco resistente, principalmente se vc precisar de força para fazer algo que não seja um supino na smith machine ou roscas concentradas.

Por isso o treinamento de dinossauros gira em torno de exercícios básicos que usam o corpo todo de preferência e pesos PESADOS, pq pesos pesados estimulam o SNC e melhoram a sua capacidade motora, e isso é o que fará vc conseguir produzir força em qualquer situação adversa, não apenas nos aparelhos da sua academia da moda. Homens buscam ter força bruta, útil em qualquer situação, um corpo funcional que tenha músculos poderosos não apenas para exibição fútil e materialista, mas que possam fazer grandes coisas, desde trabalhar mais pesado fazendo coisas importantes até te tirar de enrascadas. Essa é a ideia básica do treinamento de dinossauros e por isso vc DEVE começar a treinar com pesos pesados desafiadores agora mesmo.




[Image: 2015-01-28-13.21.50-768x1024.jpg]
Só pra não perder o costume...





CONTINUA ...
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

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#2
MUITO FODA!
"Paulistarum Terra Matter..."
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#3
Excelente texto.

A estratégia é bem direta: Exercícios básicos e treinos rápidos com alta intensidade.
A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.
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#4
Isso, tem mais elementos básicos, mas basicamente sempre que possível, dificulte o treino.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

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#5
Héracles sempre postando qualidade! Parabéns.
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#6
Só não entendi o porque de não terem colocado as 5 estrelas ali em cima neste excelente tópico. Portanto, feito.
"Apego corporal, desapego emocional"
Pragaklan 
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#7
Download do Livro -> https://onedrive.live.com/?cid=D93411DA0...03&o=OneUp
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
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#8
Obrigado @vovô, digo, @Gângster

trollface Yaoming
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

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#9
PARTE 2

"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

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