Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como começar a ler Nietzsche
Muito bem meu nobre, deixemos de lado toda essa punhetação inútil pautada na emoção das próprias crenças dos nossos colegas do fórum e voltemos ao assunto do tópico. 

Muitos estudiosos de Nietzsche recomendam iniciar a leitura por: "Genealogia da Moral" e "Crepúsculo dos Ídolos" ... ambos os livros são uma crítica, uma negação das crenças e moral dominante no mundo moderno, o que pode ser dificil de ler para alguém que esteja "perdido", como parece que é o seu caso. Mas a questão de iniciar por esses livros talvez se dê pelo fato de eles serem relativamente fáceis de entender. Há uma linguagem poética e o uso de conceitos próprios do autor, mas da para ter compreensão boa mesmo sem ter maiores conhecimentos de como a filosofia nietzschiana funciona de fato. Além do mais, são bastante interessantes para lhe apresentar uma nova perspectiva sobre como funciona a moral que é ovacionada pelo nosso pensamento judaico-cristão. 

Porém, eu mesmo já recomendei a algumas pessoas que começassem a ler Nietzsche por "Ecco Homo" (um dos últimos livros que ele escreveu antes de perder a sanidade) que já possui conceitos e afirmações de difícil compreensão e muitas coisas que podem parecer contraditórias. Eu recomendei esse livro para inicio pq é uma autobiografia do autor, onde ele mesmo comenta os livros que publicou, o que se passava em sua mente na época e considerações pertinentes sobre coisas que não constam nas obras em si. Mas como eu disse, é de difícil compreensão, e talvez seja apropriado você talvez começar por ele se realmente quiser ler a sua bibliografia completa mais profundamente...se for apenas a título de curiosidade talvez não compense o esforço e os dois citados no inicio te sirvam melhor como introdução. 

Também já recomendei que se começasse por "Gaia Ciência" ... um livro escrito mais na juventude literária de Nietzsche onde ele começa a desenvolver mais profundamente a ideia dos seus grandes conceitos - eterno retorno, amor fati, vontade de poder, dentre outros - porém esse livro segue fielmente a característica já bem conhecida do filósofo de não ser linear, tratar de diversos assuntos de maneira aparentemente desconexa, diferentemente dos dois primeiros citados que seguem um tema bem definido do inicio ao fim. 

Na realidade, é bastante difícil dizer "por onde começar", especialmente pq a compreensão dos seus conceitos vai depender muito de como funciona o seu modo de pensar, em quais crenças acredita e por qual nível de vivências ruins você passou ... em suma, em quanto você tem potencial de conseguir abandonar seus ideias sem se perder completamente no caminho. Pegando um gancho no que você citou, eu posso te afirmar por exemplo de antemão que Descartes e Nietzsche estão em polos diametralmente opostos, assim como praticamente todas as suas "fontes' citadas nesse e em outros tópicos. Dito isso, muito provavelmente vai ser difícil você entender ou aceitar algum dos conceitos do filósofo, simplesmente pq vai ser um choque muito grande para sua visão de mundo. 

Citando meu exemplo, o primeiro livro que eu li dele foi "Assim falou Zaratustra" o que talvez devesse ser um dos últimos, e isso numa época que eu lia com muito afinco e dedicação Chesterton que é um dos críticos mais incisivos de Nietzsche ... bem, eu mudei completamente a minha visão de mundo, pq eu senti que o que o filósofo falava eram coisas as quais eu sempre acreditei lá no fundo do meu ser, ele externalizou em palavras muitas coisas que eu não saberia expressar mas sempre senti... ou seja, senti que ele escrevia para mim ...  o como talvez você verá, ele mesmo afirma que o que ele escreveu não é para todos, é para poucos, muito poucos... ele não escreveu para fazer você se sentir melhor ou coisas do tipo, na verdade e muito provavelmente você vai e sentir bem pior depois de terminada alguma obra dele. 

Importante dizer que Nietzsche pode ser divido em duas fases, uma afirmativa e uma negativa. Sua fase afirmativa termina justamente em Assim Falou Zaratustra que seria uma espécie de método para ter uma vida com mais significado... após essa obra inicia-se a sua fase negativa, onde todos os lugares que poderíamos considerar como pontos de apoio seguro são destruídos e negados. Os dois livros do inicio pertencem a sua fase negativa e o grande ápice desse período seria "Além do Bem e do Mal" que é disparado o meu livro preferido e talvez um dos mais impactantes - ao lado de Anticristo - .  É importante saber disso pq eu acredito que os mais jovens não deveriam se aprofundar demais na parte negativa de Nietzsche justamente pq a chance de se perder é bastante grande. Dando um exemplo característico, talvez lhe seja doloroso perceber que Deus nada mais é que uma construção, uma falsificação humana, e talvez seja ainda mais doloroso saber que certos tipos de pessoas NECESSITAM no fundo do seu ser dessa falsificação para conseguir viver minimamente decentemente. É difícil aceitar que o ser humano precisa de falsificações e invenções para viver, e que a realidade é dura de mais e seria impossível viver sem, usando um termo do filósofo, sem a cunhagem de moedas falsas. 

Gostaria de salientar também que qualquer tentativa de fazer de Nietzsche uma espécie de auto-ajuda, é uma tentativa de quem não entendeu absolutamente nada, pois hoje é comum ver aforismos dele sendo citados aleatoriamente  como forma de "motivação". Sinal claro de pessoas que absolutamente não sabem o que estão fazendo. E se é esse seu objetivo, ler Nietzsche como uma espécie de muleta emocional ou por pura curiosidade eu te aconselho honestamente desde já que abandone essa ideia.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Awaken - 16-04-2023, 12:21 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de OneShot - 16-04-2023, 12:42 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Wissen - 16-04-2023, 03:30 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Awaken - 16-04-2023, 05:11 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Myers - 16-04-2023, 05:04 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Myers - 16-04-2023, 08:39 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Per Onore - 17-04-2023, 11:29 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Per Onore - 16-04-2023, 07:41 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Awaken - 16-04-2023, 09:36 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de OneShot - 16-04-2023, 10:40 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Awaken - 17-04-2023, 09:11 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de OneShot - 17-04-2023, 09:38 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Awaken - 17-04-2023, 07:06 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Penoso - 17-04-2023, 08:06 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Gorlami - 17-04-2023, 01:06 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Subsolo - 19-04-2023, 01:48 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Temujin - 17-04-2023, 03:05 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de OneShot - 17-04-2023, 08:59 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Héracles - 19-04-2023, 08:49 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Minerim - 19-04-2023, 02:38 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Héracles - 20-04-2023, 08:14 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Héracles - 20-04-2023, 11:00 AM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Ale - 27-08-2023, 12:51 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Ale - 27-08-2023, 01:14 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de OneShot - 27-08-2023, 02:36 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Kojack - 27-08-2023, 05:52 PM
RE: Como começar a ler Nietzsche - de Kojack - 27-08-2023, 04:56 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)