11-04-2023, 12:53 AM
A palavra "aprovação" tem sua origem no latim "approbatio", que significa "aprovar, confirmar". O termo é composto pelo prefixo "ad", que indica proximidade ou movimento em direção a algo, e pelo verbo "probo", que significa "aprovar, julgar bom, correto". A partir daí, a palavra passou a ser utilizada em diversas línguas, incluindo o português, com o mesmo significado de avaliar positivamente algo ou alguém.
Discordo do ilustrissimo @Libertador que argumenta que aprovação seja algo infântil.
Discordo do ilustrissimo @Libertador que argumenta que aprovação seja algo infântil.
Para mim a aprovação não é algo infantil em si, apesar de que a necessidade de a ter por indivíduos específicos demonstra sim uma tendencia de infantilidade. A meu ver é necessário saber balancear a necessidade de aprovação, a aprovação e a rejeição. Acredito que todos precisamos de aprovação ao mesmo tempo que evitamos a rejeição. Não queremos ser rejeitados assim como queremos ser aprovados. Do meu ponto de vista, ambos os conceitos são essenciais para nosso desenvolvimento e a maturidade e o tempo são essenciais para que cheguemos num equilíbrio onde a rejeição, aprovação e necessidade de aprovação estejam em equilíbrio.
Um sujeito com alta necessidade a aprovação fora da fase infantil é geralmente rejeitado ou muito aprovado por determinado grupo. Mas dificilmente terá neutralidade entre rejeição e aprovação. Ele estará desequilibrado. Não excluo o cenário onde há grande a aprovação e baixa necessidade de aprovação. Esse também, como no cenário de equilíbrio demonstra maturidade do indivíduo. A contrapartida um indivíduo que tem a necessidade de aprovação negativa, passa a ser arrogante e desvirtuoso, passa a subir um degrau na escada que leva a sociopatia e psicopatia.
Um exemplo seria de um navio em alto mar, o sujeito tem necessidade de aprovação e da aprovação em si e se afasta da rejeição. A aprovação é o retorno positivo dos demais membros sobre suas atividades e a rejeição é a mesma, porém negativa. E a necessidade de aprovação é a carência de se ter feito algo aceitável dentro do grupo. Imagine alguém que esteja responsável, em um navio movido a carvão, fornecer combustível a esse motor, caso ele falhe em sua responsabilidade será rejeitado, mas se obter sucesso terá a aprovação, mas não necessariamente a terá de forma explicita. Caso ele tenha necessidade a aprovação buscará a mesma, mas se ele for maturo o suficiente ficara satisfeito mesmo não obtendo a aprovação.
Em suma, a aprovação é conceitualmente algo positivo é natural, porém a necessidade de aprovação, especialmente em demasia, é algo que demonstra a não maturidade do sujeito.
A busca insaciável de aprovação pode levar o sujeito a cometer loucuras ou até mesmo entrar em depressão. O fato é que a aprovação é relativa ao grupo que o indivíduo faz parte, e seja lá qual grupo ele esteja, a necessidade aprovação em demasiado sempre será nociva. Por esse motivo deve-se ter maturidade. Sabe aquela coisa que você faz e que os outros não sabem que faz e mesmo assim o faz por ser justo? Apenas Deus aprovará essa ação. E há casos que nem mesmo sua autoaprovação saciará sua necessidade de aprovação então não se preocupe com a aprovação e tenha fé.
