31-03-2023, 11:04 AM
(29-03-2023, 08:31 PM)Joxokhanurs Escreveu: quando fala-se "eles", dá a impressão que são um grupo seleto de pessoas(como uma seita única globalista, a típica visão dos iluminatis), e não projetos de poderes ideologicamente distintos, mas espiritualmente ligados, que vira e mexe estão em guerra entre si.
É bem por aí mesmo. É um grupo difuso de pessoas com interesses diversos, mas que joga mais ou menos na mesma direção.
É como se fosse aqui nesse fórum, temos pessoas muito diferentes, mas que estão agrupados mais ou menos pela mesma lógica de pensamento em alguns pontos comuns.
Normalmente a grande maioria é seguidor da lógica do "Deus Mercado", eu diria, apesar de que o objetivo deles é superar esta lógica. Muitos apostam no que acreditam que lhe dará mais dinheiro, como no establishment, na grande máquina de guerra, ou até mesmo apostando nas crises e derrotas, da mesma forma que George Soros fez fortuna. O problema dessa galera é que eles não tem escrúpulos, fazem o que for para angariar mais poder e grana.
Outro problema é que eles são praticamente inalcançáveis, a gente não sabe exatamente quem manda nas coisas, e muitas vezes esses caras estão a um mundo de distância da gente, em mais de um sentido. São como deuses etéreos, não há como o cidadão comum fazer nada contra eles. Mesmo que você mate um cara desses, o sistema continua do mesmo jeito, pois ao contrário das monarquias de antigamente, o poder não provém da autoridade da pessoa, nem da autoridade concedida no caso de uma república, provém de uma série de outros fatores. Ademais nesses outros modelos você ao menos sabe quem é que manda em você, se ele te desagradar você pode mandar teu governante pra guilhotina e começar do zero, pra esses caras não.
Imagine uma União Europeia, que é o Reino Supremo da Burocracia, você não decide quem o representa, não sabe o que é conversado nem com quem, como nada é elaborado até uma ou outra decisão sair na mídia, mas as decisões de lá afetam a vida particular do cidadão europeu. Agora troque a burocracia pela grana ou pelo sistema de mercados.
Já falou uma vez o velho Olavo, algumas pessoas, numa simples decisão informal junto com um outro camarada desses, tem poder de mudar a vida de muitos milhões de pessoas. Somos menos que insetos na proximidade de gigantes colossais. O velho Olavo podem chamar ele do que for, mas ele tem ótimos textos nessa seara.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)