29-03-2023, 03:10 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 29-03-2023, 03:23 PM por Héracles.)
(29-03-2023, 02:45 PM)Wild Escreveu: Eu vou sugerir novamente que a gente faça uma revisão desse artigo, no mínimo.
Boa ideia. Pode começar aí meu caro, estamos no aguardo ...

Bem, eu li o artigo admito que meio por cima... o uso excessivo de terminologia e conceituações sociológicas deixa a compreensão das ideias muito confusa e descaracterizada - fora que a leitura fica chata pracaralho, mas essa é a tendencia dos nossos nobres "pesquisadores". Notei uma espécie de esquiva por parte da autora, devido ao fato do uso dessa linguagem. Não tem nada de original por assim dizer, e é uma forma de se evitar responsabilizações caso elas ocorram. Sabendo disso, julgo que empreender uma campanha de "resposta" bem fundamentada se torna meio desnecessária, ainda mais se considerarmos que toda a "educação" do país está tomada pela esquerda.
Você argumentou acima do pq ninguem nos meios acadêmicos tomar partido da "nossa" causa, ou melhor, da nossa visão da realidade. Ora isso é simples: qualquer discurso ou mesmo argumentação sem um viés fortemente marxista é descartada pela banca, ou seja, quem quer se formar precisa fazer vista grossa a essas questões ideológicas partidárias. Lembro que um professor universitário meu falou exatamente isso quando eu estudava na estadual. Hoje deve estar bem pior. Eu acredito que a nosso papel maior, ou melhor, nossa maior ARMA, dada as circunstâncias, seja ensinar pelo exemplo. Por exemplo, eu trabalho num lugar onde 90% dos funcionários são mulheres - área da saúde - e nunca tive problemas com relação a acusações de machismo e afins, simplesmente pq ajo em conformidade com a real e todos percebem isso. Inclusive uma mulher que me ajudou muito - por incrível que pareça - em várias situações complicadas vivenciadas aqui, era declaradamente feminista. Mas perto de mim, não era tanto ... ou seja, o realista precisa saber viver, saber transitar nas situações da vida pq a nossa "filosofia" de vida não é algo simplesmente conceitual ou ideológico, mas sim humano.
Numa coisa eu concordo contigo: essas argumentações toscas e baseadas simplesmente na emoção que a maioria faz, dão mais embasamento ainda e funcionam como "confirmações" aos olhos de leigos sobre as fundamentações tendenciosas, generalistas, exageradas e descabidas que essa galera faz, e em todo caso, não ajudam em nada.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)