Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O HERÓI DO NOSSO TEMPO!
#1
Esses meses, eu tinha relido os demônios, de Dostoiévski, e eu fico fascinado com o personagem Stavróguin, pois ele tinha uma imponência natural perante os outros, era desejado pelas mulheres, e admirado e temido pelos homens, ele não fazia questão de fazer parte da organização, mas era uma espécie de lider natural do movimento revolucionário, mesmo não sendo o líder real.

Uma cena que me marcou profundamente foi quando Piorth, lider oficial da cúpula revolucionária, corre desesperadamente atrás dele, pulando pelas ruas, pois a calçada era extreita, porem ele não se importava, pois ele precisava ir atrás de seu ídolo, seu so.

Nesse livro, há 3 personagens chaves para entender Stavróguin, Chatov, Kirillov, e o próprio Piorth, todos esses personagens tinha seus próprios dramas e características, de fato, mas de alguma forma, todos eram uma espécie de discípulo de Stavróguin, e todos se sentia de certo modo, abandonado por ele, pois ele era um absurdista, um bon vivant, um degenerado, que tinha essas ideias para logo depois as abandonar, pois ele se via maior que essas ideias.

O final de Nikolai(stavróguin) é trágico, e não é trágico só pelo seu arrependimento, pois não precisava ser trágico, mas por sua constante confusão sobre que caminho tomar, sua constante angustia por não ter, ou julgar não ter, nenhum caminho que se adeque a ele.

Ele cedeu a seus impulsos mais baixos e foi consumido por eles por sua arrogância e confusão mental.

O lado espiritual que ele relata no final do livro foi um dos ponta pés iniciais para eu considerar e levar o cristianismo mais a sério.

Ele era um grande homem, mas não necessariamente um homem moral.

Outro que eu me identifico muito, é miyamoto musashi, um espadachim que através do caminho solitário conseguiu desenvolver seu próprio estilo de luta e se tornou grandioso a sua maneira. Mas ao contrário de Nikolai, não cedeu a seus impulsos baixos e seguiu o caminho da disciplina.

É interessante ver o paralelo do destino de musashi com o destino de seu amigo matahashi. Porém isso eu relato no outro tópico que eu subi agora, e é sobre esse assunto que eu abordo nesse podcast que fiz recentemente, e que tentarei abordar com mais profundidade daqui para frente.




Talvez eu tenha escrito alguns nomes em russo meio errado, pois faz um certo tempo que li o livro.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)