Postagens: 13
Tópicos: 4
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
0
18-08-2015, 12:00 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-12-2016, 12:59 AM por Mandrake.)
Confrades beleza, estava agora a pouco refletindo sobre coisas de um passado distante e recente, as vezes eu me encontro nesse estado sem alguma explicação conclusiva.
Que todos aqui da real estamos atrás de um bom desenvolvimento integral isto já estamos cansados de saber, não sei até aonde conta há experiencia para estes casos em questão de '' idade '', agora estou com 25 anos e gostaria de uma reflexão e conselhos dos confrades, até por que estamos há todo estante em busca de conhecimento pessoal, e as vezes não achamos explicações para determinados momentos.
Parece besta esta questão, qual é o principal motivo da saudade, saudade da infância, adolescência, das zoeiras, putarias, amigos, pessoas que considerávamos inimigas, entre tantas outras coisas.
Não estou aqui com a intenção de relembrar coisas melosas, ou simples fato de demonstrar fraqueza, pelo contrario a minha intenção e encontrar uma resposta pra isso.
Por exemplo, já tive diversas pessoas que considerava '' inimigas '', em um passado recente, e nunca mais voltei a ver na vida, e por incrível que pareca as vezes bate uma nostalgia, da convivência que tínhamos, será que eu não podia trata-la melhor, será que devia ao menos me despedir melhor.
De uma certa forma isto nos molda para o futuro, a tratar melhor as pessoas que passam pelo nosso caminho, momentos e segundos que jamais irão ocorrer novamente. Todos nos queremos grana, saudê, traquejo social, internalizar a real, e tentamos o máximo possível viver o presente, mais as coisas na pratica não e tão fácil assim, a vida e cheia de falhas em todos os lados.
Mais gostaria de deixar uma reflexão sobre isso ( busco por experiência de vida ), qual o principal motivo da famosa nostalgia com momentos que nem imaginaríamos que seria lembrado.
Seria um erro de desenvolvimento ?
Deveríamos aprender a retirar de vez o ódio do coração ?
Isto e falta de fé ?
Algo normal do ser humano ?
Postagens: 768
Tópicos: 15
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
114
O passado não era melhor que o presente, talvez alguns bons momentos que marcaram, mas a tendência é sempre romantizarmos demais o que já foi, e quanto mais tempo passa, mais "doces" se tornam as memórias, mesmo que na época tenha sido uma bosta, no mais, tu ta muito novo pra ficar sonhando acordado com o passado, talvez o teu caso seja olhar o futuro com um pessimismo exagerado
Oitavo anjo do apocalipse
Postagens: 1,086
Tópicos: 25
Reputações:
92
Acho esse seu questionamento muito nobre.
Mas eu penso diferente, eu acho que meus antigos inimigos são tudo um bando de pau no cú e quero mais é que eles se explodam.
Eu vejo o futuro com olhos esperançosos e vejo o passado com um olhar crítico.
Tenho mais esperança no futuro do que saudade do passado.
Postagens: 675
Tópicos: 125
Reputações:
94
(18-08-2015, 12:12 PM)War Escreveu: O passado não era melhor que o presente, talvez alguns bons momentos que marcaram, mas a tendência é sempre romantizarmos demais o que já foi, e quanto mais tempo passa, mais "doces" se tornam as memórias, mesmo que na época tenha sido uma bosta, no mais, tu ta muito novo pra ficar sonhando acordado com o passado, talvez o teu caso seja olhar o futuro com um pessimismo exagerado
War, o ser humano é nostálgico por natureza...
Postagens: 606
Tópicos: 11
Reputações:
20
Ter boas lembranças e bom. Agora nostalgia melancólica e pura falta de TESTOSTERONA.
Postagens: 263
Tópicos: 12
Reputações:
38
É a vontade de retornar à ignorância.
Quanto mais aprendemos e mais conhecemos o mundo, mais observamos as suas falhas, seus defeitos, sua realidade. Mais precisamos ficar atentos aos que nos cercam pra que não nos passem a perna. Mais subimos, e quanto mais subimos mais gente tem pra puxar o tapete.
É saudade do sossego e da despreocupação que tínhamos quando da infância e adolescência.
É isso que todo o cara quer, viver despreocupadamente e de modo sossegado. Porém, quanto mais a realidade se abre, mais amarga se torna e mais preocupados ficamos. O que fazer? Se armar, pra tornarmo-nos as melhores versões de nós mesmos, por isso o desenvolvimento pessoal, o aprimoramento contínuo e eterno enquanto durarem nossas vidas.
A saudade da inocência e da burrice nos são boas lembranças, mas esquecemos de que por trás de cada ato besta e inconsequente que tomávamos quando crianças ou adolescentes, em quase todas as vezes haviam adultos ou outras pessoas para nos prevenirem das consequências e quando isso não era possível, minimizá-las. Agora, como adultos, não podemos mais nos entregar a isso. Lembre-se daquela frase do livro O Poderoso Chefão: "Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não." É simplesmente isso, da juventude para a frente a vida do homem é só dele, só depende dele e tanto o sucesso quanto os fracassos deverão ser agora administrados por um homem, e não uma criança descuidada ou um adolescente impulsivo.
Essa saudade é um modo de comparação... Aquela comparação do antes e do hoje, onde tu se pergunta: "Como as coisas mudaram tanto? E porquê eu mudei tanto? Há como voltar ao menos um pouco para isso?"
E a resposta, queira ou não é um grande NÃO. Esse é o fardo da vida, do tornar-se homem. Não devemos fugir disso, mas olhar atentamente para isso e compreender nosso eu atual e do que necessitamos para enfrentar os obstáculos que temos e alcançar o que queremos, sem muitos descuidos, sem impulsividade e deixando de lado o que é ruim na inocência infantil para não nos prejudicarmos e tropeçarmos em nossos próprios pés. Você acha que admira o passado e olha o mundo de cima, está errado. Você ainda está escalando a montanha da vida, há muito o que subir, mas ao invés de andar está parado admirando o que deixou para trás, quando a verdadeira maravilha é chegar ao topo e admirar tudo lá de cima. Por isso não se prenda ao passado, foque no teu objetivo do presente. O que sobrará são pegadas que serão cobertas por neve e das quais somente você lembrará, pois só você as caminhou e viveu. Os outros podem lembrar das pegadas, mas não serão vivas como na tua lembrança.
Postagens: 13
Tópicos: 4
Reputações:
0
18-08-2015, 08:25 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-08-2015, 05:45 PM por Major Lobo Honrado.)
(18-08-2015, 07:43 PM)THOTH Escreveu: É a vontade de retornar à ignorância.
Quanto mais aprendemos e mais conhecemos o mundo, mais observamos as suas falhas, seus defeitos, sua realidade. Mais precisamos ficar atentos aos que nos cercam pra que não nos passem a perna. Mais subimos, e quanto mais subimos mais gente tem pra puxar o tapete.
É saudade do sossego e da despreocupação que tínhamos quando da infância e adolescência.
É isso que todo o cara quer, viver despreocupadamente e de modo sossegado. Porém, quanto mais a realidade se abre, mais amarga se torna e mais preocupados ficamos. O que fazer? Se armar, pra tornarmo-nos as melhores versões de nós mesmos, por isso o desenvolvimento pessoal, o aprimoramento contínuo e eterno enquanto durarem nossas vidas.
A saudade da inocência e da burrice nos são boas lembranças, mas esquecemos de que por trás de cada ato besta e inconsequente que tomávamos quando crianças ou adolescentes, em quase todas as vezes haviam adultos ou outras pessoas para nos prevenirem das consequências e quando isso não era possível, minimizá-las. Agora, como adultos, não podemos mais nos entregar a isso. Lembre-se daquela frase do livro O Poderoso Chefão: "Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não." É simplesmente isso, da juventude para a frente a vida do homem é só dele, só depende dele e tanto o sucesso quanto os fracassos deverão ser agora administrados por um homem, e não uma criança descuidada ou um adolescente impulsivo.
Essa saudade é um modo de comparação... Aquela comparação do antes e do hoje, onde tu se pergunta: "Como as coisas mudaram tanto? E porquê eu mudei tanto? Há como voltar ao menos um pouco para isso?"
E a resposta, queira ou não é um grande NÃO. Esse é o fardo da vida, do tornar-se homem. Não devemos fugir disso, mas olhar atentamente para isso e compreender nosso eu atual e do que necessitamos para enfrentar os obstáculos que temos e alcançar o que queremos, sem muitos descuidos, sem impulsividade e deixando de lado o que é ruim na inocência infantil para não nos prejudicarmos e tropeçarmos em nossos próprios pés. Você acha que admira o passado e olha o mundo de cima, está errado. Você ainda está escalando a montanha da vida, há muito o que subir, mas ao invés de andar está parado admirando o que deixou para trás, quando a verdadeira maravilha é chegar ao topo e admirar tudo lá de cima. Por isso não se prenda ao passado, foque no teu objetivo do presente. O que sobrará são pegadas que serão cobertas por neve e das quais somente você lembrará, pois só você as caminhou e viveu. Os outros podem lembrar das pegadas, mas não serão vivas como na tua lembrança.
Valeu confrades, obrigado thoth por compartilhar um pouco do seu conhecimento.
Postagens: 768
Tópicos: 15
Reputações:
114
Eu não estou incluso nessa estatística não velho, sinto a menor falta do meu passado rs
Oitavo anjo do apocalipse
Postagens: 3,447
Tópicos: 137
Reputações:
1,044
Nostalgia do que? Você ainda nem teve história, apenas algumas memórias.
A história de um homem resume-se em tradição( religião), família e propriedade, sem isso só resta a guerra e a labuta.
Neste tempo bastardo e inglório de marxismo cultural os homens estão alienados, são seres efêmeros e sem significado, mentes e personalidades desconstruídas. Muitos querem que o tempo passe rápido para morrerem com brevidade,outros renegam o machismo, muitos fogem para as drogas, era de imbecis e frouxos que se permitiram enganar pelos comunistas.
Olha a música estrogenada dos cabaços alienados, frouxos e dispersos.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Postagens: 250
Tópicos: 9
Reputações:
19
19-08-2015, 05:54 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-08-2015, 05:46 PM por Major Lobo Honrado.)
(18-08-2015, 11:58 PM)Minerim Escreveu: Nostalgia do que? Você ainda nem teve história, apenas algumas memórias.
A história de um homem resume-se em tradição( religião), família e propriedade, sem isso só resta a guerra e a labuta.
Neste tempo bastardo e inglório de marxismo cultural os homens estão alienados, são seres efêmeros e sem significado, mentes e personalidades desconstruídas. Muitos querem que o tempo passe rápido para morrerem com brevidade,outros renegam o machismo, muitos fogem para as drogas, era de imbecis e frouxos que se permitiram enganar pelos comunistas.
Olha a música estrogenada dos cabaços alienados, frouxos e dispersos.
Verdade , Tomei tantas porradas no passado que posso dizer de maneira fria que nao sinto saudades nenhumas dele...
Postagens: 26
Tópicos: 2
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
1
03-09-2015, 12:37 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-09-2015, 12:40 PM por D.Conservador.)
http://kdfrases.com/frases-imagens/frase...133822.jpg
Vi essa frase uma vez e nunca mais esqueci dessa frase do Raul Cortez.
Refletindo sobre essa frase penso ser verdade. Por exemplo, será que um jogador de futebol milionário sente saudade de sua infancia pobre? Será que um norte-coreano ou um cubano que conseguiu fugir do seu país sente saudade de voltar pra sua ''pátria'' comunista?
Dificil acreditar. O que me leva a concordar com Raul Cortez.
Postagens: 26
Tópicos: 2
Reputações:
1
03-09-2015, 12:48 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-09-2015, 12:49 PM por D.Conservador.)
[align=justify]Seria um erro de desenvolvimento ?
[align=justify]Deveríamos aprender a retirar de vez o ódio do coração ?
[align=justify]Isto e falta de fé ?
[align=justify]Algo normal do ser humano ?
Batalhador
Nostalgia é algo normal porque como disse o War, tendemos a olhar pro passado como um mar de rosas. Ficamos imaginando como seria se tivessemos feito isso ou aquilo, lembramos de oportunidades.
É comum ver adultos falando '' ah como era bom quando eu era criança'', ''como eu queria voltar a ser criança''.
Ele esquece das limitaçoes da criança e so lembra das partes boas ( brincar, correr , etc) e se esquece por exemplo que quadno era criança nao podia dirigir, nao podia ir pra onde queria, tinha limitaçoes sobre com quem falar, tinha uma vida controlada pelos pais até porque a criança nao sabe o que é melhor pra si.
É um paradoxo : Uma criança morrendo de vontade de crescer pra fazer coisas de adulto e um adulto querendo voltar a ser criança porque era uma época sem responsabilidades. Como dizem , a grama do vizinho é sempre mais verde.
Postagens: 8
Tópicos: 0
Reputações:
0
03-09-2015, 02:35 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-09-2015, 02:36 PM por Foca na Cruz.
Motivo: Complemento
)
Me identifiquei com o autor do tópico.
De vez em quando eu costumo ter esses pensamentos nostálgicos. Não precisei ler o que os irmãos aqui falaram antes de saber que não é uma coisa boa. Eu tendo a ver (aceito explicações) os pensamentos nostálgicos como uma espécie de fuga da realidade presente.
Falando por mim, que também tenho esse problema de nostalgia de vez em quando, esses pensamentos seguem um padrão: eles nunca surgem no meio de um momento divertido do dia-a-dia, quando eu estou distraído com alguma atividade, seja prazerosa ou não. Eles sempre aparecem quando eu tenho alguma preocupação inconsciente e tô meio que "sem fazer nada".
Para explicar melhor, NA disse mais ou menos isto, em algum livro, "a dor emocional é resultado da oposição entre desejo e realidade". É exatamente nessa situação que eu, particularmente, começo a ter algum pensamento nostálgico, e é por isso que eu falei no início que vejo esses pensamentos como uma espécie de fuga. A preocupação acaba sendo resultado dessa oposição entre desejo e realidade (erro meu), e pra tentar lidar com a situação eu começo com esses pensamentos, tentando achar algum lugar de conforto, no caso, no passado.
Como disse o War, "A tendência é sempre romantizarmos demais o que já foi, e quanto mais tempo passa, mais "doces" se tornam as memórias, mesmo que na época tenha sido uma bosta". Não tem muita coisa no meu passado que eu olhe sem críticas quando estou bem, como agora, mas quando emocionalmente eu vacilo, aí eu começo a olhar pro passado como se tivesse sido mil maravilhas, buscando conforto.
É dessa forma que eu encaro esses momentos nostálgicos.
(18-08-2015, 12:12 PM)THOTH Escreveu: "É saudade do sossego e da despreocupação que tínhamos quando da infância e adolescência. É isso que todo o cara quer, viver despreocupadamente e de modo sossegado. Porém, quanto mais a realidade se abre, mais amarga se torna e mais preocupados ficamos." Eu lembrei de um texto que eu tinha salvo aqui, achei o ponto de vista interessante e salvei:
"Diz a psicanálise que o projeto inconsciente do ego (!!) , o impulso que vai empurrando a gente pela vida afora, esta infelicidade e insatisfação indefinível que nos fazem lutar para ver se, depois, num momento futuro, a gente volta a rir..., sim, diz a psicanálise que este projeto inconsciente é a recuperação de uma experiência infantil de prazer. Redescobrir a vida como brinquedo."
Resistir sempre, até que os cordeiros se tornem leões
Postagens: 5
Tópicos: 0
Reputações:
0
(18-08-2015, 07:43 PM)THOTH Escreveu: É a vontade de retornar à ignorância.
Belíssimo comentário, Thoth.
Postagens: 37
Tópicos: 1
Reputações:
0
eu fui feliz, mas também sofri muito, não vou entrar no merito de descrever o que houve...tenho saudades de várias coisas e me sinto bem por estar livre de outras...passado é passado, tá lá, não tem como mexer...
Postagens: 1,899
Tópicos: 43
Reputações:
565
Eu só tenho a agradecer por meu passado, eu fui inocente quando já não era pra ser mais, acreditei quando já não era pra acreditar mais. Aí de mim que conheço o mal e estou ciente das mesmas coisas.
Ser adulto é o que todos queriam não é? Tomar conta de si .mesmos...
No fim ninguém deseja mesmo é responsabilidade nenhuma, por isso nossos jovens crescem cada vez mais espelhados em pessoas que nunca tiveram.
Isso é síndrome de south Park, crianças inocentes, adultos imaturos.
The absence of virtue is claimed by despair
Postagens: 569
Tópicos: 6
Reputações:
58
Tenho esse pensamento saudosista quando ouço alguma música que me remete a época dos fatos ocorridos. Após umas horas, isso passa, continuo focando em meu desenvolvimento e ouço um som que remete aos fatos importantes que ocorrem agora.
Postagens: 400
Tópicos: 10
Ingressou: Aug 2017
Reputações:
317
18-10-2017, 10:41 PM
Eu tenho muito a agradecer ao meu passado, não o mudaria em nada e também não fico remoendo. Sei que poderia ter começado meu desenvolvimento pessoal mais cedo, talvez hoje teria o dobro do que tenho, mas nao faço disso um martírio, os inimigos do passado são meus inimigos até hoje, tem gente que eu não falo nem bom dia por briga de futebol na adolescência, fodam-se pra lá, tem pessoas que me cumprimentam na rua e eu só vou lembrar quem era dias depois, o passado me serviu pra adquirir experiência de vida, muita mesmo (mulher, farra, amigos,família, honra, respeito, etc) tenho muita estória pra contar, ja fiz de tudo um pouco, e cada fase um aprendizado; as coisas boas trago comigo as ruim deleto da memória e assim vida que segue.
Acho que quando você perde tempo remoendo coisas do passado é porque está sem foco e metas para o futuro, isso é um tanto preocupante.
Postagens: 189
Tópicos: 1
Ingressou: Sep 2017
Nostalgia = passado idealizado.
A sua mente lhe prega peças e faz com que você veja o passado de uma forma muito melhor do que realmente foi.
É claro que todos nós tivemos bons momentos no passado e que gostaríamos de voltar a essa época, mas nem sempre podemos confiar na nostalgia.
Postagens: 2,306
Tópicos: 12
Reputações:
352
Saudades do passado ? Nenhuma.
A vida é bela demais pra ficar olhando no retrovisor distorcido.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
|