Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FIXO] Dicas sobre construção civil / Macetes de Pedreiro
(19-03-2017, 11:04 PM)Tyler Durden Escreveu: Coincidentemente, estou estudando sobre fundações na faculdade, se eu fosse você faria sim a sapata, a casa pode ser pequena mas isso não impede de aparecer rachaduras e possíveis imperfeições na obra no futuro, só o que vejo são sobrados pequenos cheios de rachaduras; os gastos com a sapata podem ser salgados para o total investido da obra, mas melhor investir na fundação e se prevenir do que ficar gastando com reparos no futuro, sai muito mais caro.

Valeu. Já que você é da área, poderia citar livros que falem do assunto. Ou melhor ainda, poderia escanear tudo e postar para a gente baixar. Smile kkk. É muito bláblálbá o curso de engenharia civil? Ainda tem vaga no mercado? Vale a pena fazer um curso de edificações?
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Responda-o
(19-03-2017, 11:11 PM)machadation Escreveu:
(19-03-2017, 11:04 PM)Tyler Durden Escreveu: Coincidentemente, estou estudando sobre fundações na faculdade, se eu fosse você faria sim a sapata, a casa pode ser pequena mas isso não impede de aparecer rachaduras e possíveis imperfeições na obra no futuro, só o que vejo são sobrados pequenos cheios de rachaduras; os gastos com a sapata podem ser salgados para o total investido da obra, mas melhor investir na fundação e se prevenir do que ficar gastando com reparos no futuro, sai muito mais caro.

Valeu. Já que você é da área, poderia citar livros que falem do assunto. Ou melhor ainda, poderia escanear tudo e postar para a gente baixar. Smile kkk. É muito bláblálbá o curso de engenharia civil? Ainda tem vaga no mercado? Vale a pena fazer um curso de edificações?

Confrade, o curso que faço é Arquitetura, mas o que posso te dizer é que sempre tem vaga na área da construção civil, tanto pra técnicos em edificações, arquitetos ou engenheiros; é uma área que nunca dorme, olhe a sua volta nas grandes cidades, ou mesmo nos interiores e sempre vai ter uma construção nova, uma reforma, um loteamento em construção, um novo projeto público ou privado, rende pra todos basta ser proativo e bom profissional.

Me identifico muito com desenhos, criação, formas, arte, estética e ambientação isso me fez escolher arquitetura, arquitetura também não se resume a desenhos e arte, tenho cadeiras de cálculos como na engenharia, uma área complementa a outra, ambas não fazem nada sozinhas.

Tenho apostilas sobre fundações, se quiser eu posto aqui no fórum

Responda-o
(19-03-2017, 10:33 PM)machadation Escreveu:
(19-03-2017, 07:10 PM)Awaken Escreveu:
(19-03-2017, 06:55 PM)machadation Escreveu: É bom fazer um alicerce para ter base para construir um sobrado futuramente. Se for algo pequeno não vejo necessidade de fazer sapata, o q os confrades acham? Basta fazer uma gaiola, um quadrado de concreto no perímetro da construção e na coluna colocar uns 80 centímetros. O que vai segurar a construção é a gaiola do perímetro. Só coluna sem gaiola, a coluna tende a ceder se a terra em baixo tiver muito úmida, já com a gaiola isso não ocorre. Também não acho necessário fazer sapata em um sobrado pequeno, como 4x5 metros. É perda de dinheiro, acho que só se deve usar isso em prédios, mas não sou da área.

Eu não faria isso, parece que não mas qualquer desnível ou assentamento do solo devido a qualquer coisa que acontecer na sua área, pode acarretar em rachaduras e consequente desmoronamento.

Tem certeza? Não sei se ficou claro o que eu disse. O perímetro todo será de ferro com concreto, ou seja, 4x5 metros todos de ferro e concreto, mas será fino. O objetivo é justamente esse, evitar o desnível aderindo a maior superfície possível, e economizar dinheiro. ficará assim com seis colunas.

[Image: 17353156_1855898914690616_77596966752916...e=59664CB2]

VAleu, esse tópico é bom para isso compartilharmos conhecimentos.

Depende de muitos dependes...

Na dúvida a experiência já nos diz, construa na rocha firme...

E quanto a sapata ser só para construções grandes, não.. não é. É até melhor investir em sapatas agora que querer construir depois em cima do sobrado e não ter como porque a base é fina demais pra suportar outro andar.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Mano Tyler, arquiteto falar de dimensionamento de fundações é foda kkkkkkkk
Dê dicas pra ele de orientação do sol para não mofar a casa entre outras dicas extremamente úteis provenientes da arquitetura., deixe o dimensionamento para a engenharia. Leva a mal não.

Vocês tem ideia do custo de 1m3 de concreto? Imaginem o custo pra fazer sapatas pra uma casinha. Totalmente desnecessário e anti econômico pra ele, sendo que o objetivo é economizar.

Se você não estiver construindo no meio de um banhado, o uso de vigas baldrame como fundação resolve seu problema. A dica de ouro para não precisar gastar com avaliação do solo é, pergunte aos seus vizinhos quais as fundações que possuem e utilize algo parecido, para casinhas pequenas dá, e muito provável que você descubra que todos usam viga baldrame. Não esqueça de impermeabilizar a porra da viga!!

E eu tô dando essas dicas aqui, se fosse pra qualquer outro recomendaria um profissional. O que você economiza no profissional você já teria gastado em concreto pra essas sapatas desnecessárias.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Outra coisa sem sentido é fazer pilares (se chama colunas só quando for estrutura metálica), para casas pequenas de 1 pavimento.

Faz viga baldrame, impermeabiliza, levanta paredes, faz cinta de amarração em cima (10 a 15cm de concreto armado), amarra as tesouras e cobre com o telhado. Só não esqueça de colocar o famoso "ferro cabelo" para dar amarração nas paredes, e não utilize argamassa com cal para assentamento dos blocos.

Estamos falando de coisas simples, não tem por que complicar....
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Editado título e fixado tópico!
Responda-o
Bom... quando chegar na parte de esgoto(fossa e cia) e água(pressão) ou alguma coisa elétrica posso ajudar.

Até lá fico observando.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
1. Quando você for rebocar procure colocar um pouco de detergente na massa, para melhorar a adesão. 

2. Procure não usar fios flexíveis quando for fazer instalação elétricas, prefira o fio rígido; eles duram mais tempo e permitem que você organize melhor a rede de sua casa.

3. Uma boa maneira de economizar no telhado é optando por telhas galvanizadas como essas da imagem abaixo; elas vem com isolante térmico. Para instalá-las, você vai utilizar um estrutura metálica que vai durar muito mais tempo e, além disso, é mais barata do que a de madeira.

[Image: telha-termoacustica.jpg]

4. Sempre teste o encanamento antes de passar o reboco em cima. Vai ser mais fácil concertar caso haja algum vazamento. 

5. Evite construir a casa pensando em aumentar mais um ou outro cômodo após o término da obra, isso pode danificar a estrutura; é melhor você ir fazendo a obra em etapas, e terminar com tudo pronto, caso você não tenha dinheiro. Ex.: primeiro o alicerce; depois as paredes; depois os telhados; etc. Você pode deixar a obra parada enquanto junta mais dinheiro. 

6. Uma maneira de drenar a água é fazer buracos fundos no chão (um metro e meio, no mínimo) e enchê-los de pedras. Mas é sempre melhor você colocar calhas.
Em tudo dai graças.

Responda-o
Já tentei rebocar uma parede e foi fiasco total. kkk
Levei 1 dia inteiro para fazer uma parede... o pedreiro levou 4hs para fazer o resto do comodo inteiro. :Facepalm:

Mas de pintura eu até que mando bem... quando chegar nessa parte posso ajudar.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
(17-03-2017, 05:38 PM)Libertador Escreveu: Muito foda! Parabéns!

Não é por acaso que seu nickname é martelo. Poste aqui os macetes de como fazer para construirmos a nossa própria casa também.

A sua casa ficou de pé? Kkkkkk kk
Tem rachaduras? Chegou a se machucar feio em alguma etapa? Qual foi a parte mais dificil? O que devemos fazer pra não cometermos os mesmos erros?

Você contratou algum ajudante ou chamou um amigo com experiência pra ajudar?

Pesquisou tudo pela internet? Precisou usar um reboque pra trazer materiais? Quais estrategias usou pra pesquisar preços de materiais?

Conte-nos os detalhes e, se não tiver problemas, poste as fotos do processo.
A casa tá de pé sim, sem rachaduras ou qualquer anomalia.

Machucar feio não, mas pequenos esfolados, marretadas nas mãos foram muitos;

Não diria parte mais difícil, mas sim mais pesada e dura, que foi a estrutural (fundação, pilares e lage), porque não pedi ajuda mesmo, só o concreto da laje que comprei pronto e o caminhão já jogou lá em cima;

Cara, o maior lance que usei foi observar obras no estágio que eu precisava, mas fiz algumas pesquisas na internet também, mas eu já fui marceneiro na adolescência e ajudava meu pai nas obras em casa;

Tem um depósito de materiais lá perto que é o mais barato da região, e o carreto é R$10,00, então eu podia comprar aos poucos o que ia usar e pedia pra entregar, eu só colocava pra dentro.

Valeu pelo incentivo!
Responda-o
A fundação eu fiz exatamente assim, como neste esquema do Machadation.

Pela análise de solo que peguei umas dicas, se trata de solo firme, cavei 80cm para os pilares (nas extremidades de cada cômodo) e 35cm para as valas do alicerce. Após, aluguei um compactador leve e soquei toda a escavação do alicerce, o que deu 1m de profundidade no total nos pilares e 40cm nas valas do alicerce (armei grade em tudo com ferragem, como na foto anexada).

Não achei necessário fazer sapatas, e olha que pretendo construir uma outra casa em cima (pra alugar) ou terraço, vou ver futuramente. Neste mês completou 01 ano e não há nenhuma anomalia estrutural (alicerce, pilares ou nas paredes).

Após, enchi com concreto e acertei bem, deixando tudo isso aí bem plano (como se fosse uma lage, só que no piso).

Obs: Faça um estudo prévio da entrada de água (se for o caso, em regra, não passa pelo alicerce) e saídas do esgoto, pra não ter que sair quebrando concreto desnecessariamente.

Em breve posto a próxima parte..
Responda-o
Up aqui.

Conta mais, Martelo.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
(20-03-2017, 07:20 AM)Tesla Escreveu: Mano Tyler, arquiteto falar de dimensionamento de fundações é foda kkkkkkkk
Dê dicas pra ele de orientação do sol para não mofar a casa entre outras dicas extremamente úteis provenientes da arquitetura., deixe o dimensionamento para a engenharia. Leva a mal não.

Vocês tem ideia do custo de 1m3 de concreto? Imaginem o custo pra fazer sapatas pra uma casinha. Totalmente desnecessário e anti econômico pra ele, sendo que o objetivo é economizar.

Se você não estiver construindo no meio de um banhado, o uso de vigas baldrame como fundação resolve seu problema. A dica de ouro para não precisar gastar com avaliação do solo é, pergunte aos seus vizinhos quais as fundações que possuem e utilize algo parecido, para casinhas pequenas dá, e muito provável que você descubra que todos usam viga baldrame. Não esqueça de impermeabilizar a porra da viga!!

E eu tô dando essas dicas aqui, se fosse pra qualquer outro recomendaria um profissional. O que você economiza no profissional você já teria gastado em concreto pra essas sapatas desnecessárias.

Tesla, seu opressor  Yaoming não menospreze as demais áreas da construção civil, a Arquitetura é de fundamental importância para o decorrer da vida nessa biosfera tão mais importante que a engenharia [meme descontinuado]

reconheço teu ponto de vista,  mas modéstia parte entendo de fundações também, portanto mais respeito aí heim porra  fuckyou 

, porém irei mesmo me ausentar a 
dar dicas pois já não estou mais no ramo rsrs.

mas se quiser eu mesmo faço essa fundação, e se precisarem de um projetista elétrico to aí na atividade, faço instalações também rsrs

Responda-o
(10-07-2017, 10:06 PM)Tyler Durden Escreveu:
(20-03-2017, 07:20 AM)Tesla Escreveu: Mano Tyler, arquiteto falar de dimensionamento de fundações é foda kkkkkkkk

Tesla, seu opressor  Yaoming não menospreze as demais áreas da construção civil, a Arquitetura é de fundamental importância para o decorrer da vida nessa biosfera tão mais importante que a engenharia [meme descontinuado]

reconheço teu ponto de vista,  mas modéstia parte entendo de fundações também, portanto mais respeito aí heim porra  fuckyou 

, porém irei mesmo me ausentar a 
dar dicas pois já não estou mais no ramo rsrs.

mas se quiser eu mesmo faço essa fundação, e se precisarem de um projetista elétrico to aí na atividade, faço instalações também rsrs

Desistiu do curso?

Não estou menosprezando amigo, ambas áreas são muito importantes. Porém, do meu ponto de vista existem limitações técnicas de ambos os lados.

Eu não vou sair fazendo projeto arquitetônico, mesmo tendo esta atribuição e podendo inclusive gerar ART e assinar isso. Não faço porque tem arquitetos muito mais capacitados, que estudaram vários anos pra isso.

Da mesma maneira que acho bobagem arquiteto se rotular calculista, de qualquer coisa, sendo que deve ter tido, no máximo 1 ou 2 cadeiras na faculdade inteira, e muito mais easy que na engenharia.

No ramo da elétrica então, tem coisas que nem engenheiro civil pode gerar ART, quem dirá o arquiteto.

"Ah, mas Tesla, você está sendo muito limitado, um bom profissional tem que fazer um pouco de tudo." Até concordo, mas à partir do momento que você é responsável por 50 anos em uma obra que assinar, e ainda responsável pelas vidas que vão habitar ali, a coisa muda. Ou você sabe o que está fazendo, e faz direito, ou nem faz.

Jamais colocaria meu registro no CREA e vários anos de faculdade no lixo por querer bancar o "tocadô di obra faiz tudu".
Responda-o
Cara, esse é um dos tópicos mais legais do fórum. +1 pra vc @Martelo

Não sei muito de construção, mas estou acompanhando.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
E o churrasco quando sai ?
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
(11-07-2017, 11:12 AM)Bean Escreveu: E o churrasco quando sai ?

Ao final da concretagem de cada laje. Lei da obra. Big Grin
Responda-o
Vou deixar meus R$ 0,25 de contribuição postando o link de uma apostila que um amigo engenheiro civil me enviou há alguns anos, é bastante didático não só para fazer você mesmo, mas também para saber supervisionar se o pedreiro está fazendo um bom trabalho.

https://www.4shared.com/office/gaYWY5Ipei/OBRA.html
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
(11-07-2017, 03:00 PM)Senna Escreveu: Vou deixar meus R$ 0,25 de contribuição postando o link de uma apostila que um amigo engenheiro civil me enviou há alguns anos, é bastante didático não só para fazer você mesmo, mas também para saber supervisionar se o pedreiro está fazendo um bom trabalho.

http://www.fileconvoy.com/dfl.php?id=g44895c677ec0cc01999978211b5cc791e9c2a58f6

O link expira em 21 dias.

Aqui deu errado.
Responda-o
Estou com um grande projeto e não sei nem por onde começar... Reformar uma casa antiga, precisa de reforma na faixada, telhado, aumentar o muro, capir o terreno em volta, comprar janelas pro segundo andar que foram saqueadas etc... Não entendo nada de obras, confrades que manjam disso, qual o primeiro passo pra um orçamento aproximado ?
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Tópico do Lote e Construção Civil Minerim 8 1,423 18-04-2024, 07:06 PM
Última Postagem: Trglodita

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)