Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como educar corretamente um filho?
Salve confrades, bom diorno, tardi ou night. Estava lendo novamente o livro do Jordan peterson, o 12 regras para a vida, e nele tem um capítulo somente sobre criação de filhos, cujo o nome: "Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles", esse capítulo é a regra número 5 do livro.

Em relação a não deixar seu filho fazer algo que te faça gostar menos dele, se retrata a tipo você permitir seu filho pequeno criar uma vergonha alheia para si em algum ambiente e você não fazer nada e depois ficar puto com ele, observamos isso em mercados, restaurantes, almoços de família e etc.

O Peterson fala nesse capítulo também em relação a socialização da criança, que se ela até os 4 anos não socializar ter amiguinhos, ela pode se tornar um adolescente e um adulto solitário e depressivo. Não sei se é basicamente até os 4 anos, mas eu acredito que sim uma criança isolada pode se tornar uma pessoa futuramente mais fechada e é mais difícil de lidar com situações no futuro. Não é atoa que vários livros são vendidos com assuntos em relação a socialização e coisas do tipo.

Imagino que aqui no fórum tenha alguns pais que poderia dar um relato em relação a educação do seu filho, e como imaginaria que fosse uma educação correta. Algumas pessoas por exemplo são defensores ferrenhos da palmada, que hoje já é abolida em relação a antigamente, por isso acha que a nova geração é até mais mimada. Porém tem casos de pais que perderam a mão e o que era para ser uma disciplina vira uma tortura semelhante do arquipélago gulag.

Só para finalizar, eu lembro que tinha um amigo meu que morava na mesma rua, e os pais dele deixaram ele isolado sem sair de casa até os 17 anos, ele só saia para a escola e não se divertia como os outros na rua, não jogava futebol nem nada do tipo. Ele só ficava trancado em casa jogando Xbox, ele só conseguia ter alguma diversão porque levava amigos escondido quando os pais saia para jogar vídeo game com ele, porém acho que isso de isolar a pessoa e querer deixar ela longe de qualquer perigo da vida, faz com que ela torne uma pessoa fraca, porque uma hora ou outra ela vai ter que encarar o mundo e lhe dar com pessoas ruins, manipuladoras e etc.

Enfim criei o tópico só para um debate nesse assunto que veio na minha mente, qual seria a forma correta de educar um filho ( ir comprar cigarro está fora de cogitação ok?)
Responda-o
Não sou pai, mas acredito que para criar um filho, é necessario prepara-lo para a vida real. Na questão da socialização, pequenos habitos podem tornar a criança mais sociavel, por exemplo, pedir para ele chamar o garçom e fazer seu pedido em um restaurante, levar a crianca para lugares com muitas outras criancas, como praças. Para corrigi-lo é necessario ser duro e impor castigos, como ficar sem video game, porem se ele fizer algo bom, como tirar notas boas na escola ou algo do tipo, isso deve ser recompensado com um presente, para motiva-lo a continuar a fazer coisas boas. Se um dia eu for pai, quero ser amigo do meu filho, irei participar de brincadeiras com ele, vou ler livros para ele e criar uma intimidade com meu filho, pois no futuro ele vai se sentir mais confortavel para me relatar seus problemas e vai confiar em mim. Pode ser que eu esteja equivocado em alguma afirmação, se estiver, por favor me corrijam.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
(22-04-2023, 10:30 AM)Myers Escreveu: Salve confrades, bom diorno, tardi ou night. Estava lendo novamente o livro do Jordan peterson, o 12 regras para a vida, e nele tem um capítulo somente sobre criação de filhos, cujo o nome: "Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles", esse capítulo é a regra número 5 do livro.

Em relação a não deixar seu filho fazer algo que te faça gostar menos dele, se retrata a tipo você permitir seu filho pequeno criar uma vergonha alheia para si em algum ambiente e você não fazer nada e depois ficar puto com ele, observamos isso em mercados, restaurantes, almoços de família e etc.

O Peterson fala nesse capítulo também em relação a socialização da criança, que se ela até os 4 anos não socializar ter amiguinhos, ela pode se tornar um adolescente e um adulto solitário e depressivo. Não sei se é basicamente até os 4 anos, mas eu acredito que sim uma criança isolada pode se tornar uma pessoa futuramente mais fechada e é mais difícil de lidar com situações no futuro. Não é atoa que vários livros são vendidos com assuntos em relação a socialização e coisas do tipo.

Imagino que aqui no fórum tenha alguns pais que poderia dar um relato em relação a educação do seu filho, e como imaginaria que fosse uma educação correta. Algumas pessoas por exemplo são defensores ferrenhos da palmada, que hoje já é abolida em relação a antigamente, por isso acha que a nova geração é até mais mimada. Porém tem casos de pais que perderam a mão e o que era para ser uma disciplina vira uma tortura semelhante do arquipélago gulag.

Só para finalizar, eu lembro que tinha um amigo meu que morava na mesma rua, e os pais dele deixaram ele isolado sem sair de casa até os 17 anos, ele só saia para a escola e não se divertia como os outros na rua, não jogava futebol nem nada do tipo. Ele só ficava trancado em casa jogando Xbox, ele só conseguia ter alguma diversão porque levava amigos escondido quando os pais saia para jogar vídeo game com ele, porém acho que isso de isolar a pessoa e querer deixar ela longe de qualquer perigo da vida, faz com que ela torne uma pessoa fraca, porque uma hora ou outra ela vai ter que encarar o mundo e lhe dar com pessoas ruins, manipuladoras e etc.

Enfim criei o tópico só para um debate nesse assunto que veio na minha mente, qual seria a forma correta de educar um filho ( ir comprar cigarro está fora de cogitação ok?)

Como você deve imaginar, não existe resposta fácil.
Passar casos isolados de vergonha alheia com crianças no começo é algo normal. 

Mas se é recorrente, é porque a criança está vendo vantagem nisso. Se toda vez que ela faz escândalo alguém faz o que ela quer, a criança aprende rapidamente o que precisa fazer. E ela vira aquilo que chamamos de "criança mimada".

Quando falam do problema das palmadas, é que muitos pais tentavam conseguir o respeito na base da violência. Ao invés de perder tempo querendo educar, explicar que a criança está errada, impor um castigo comportamental, iam para as palmadas. Obviamente, palmadas não são todas iguais com a mesma intensidade (apesar de criminalizarem todas como se fossem). Mas falando no caso de ser uma atitude violenta, isso é basicamente pode virar uma aula para que seu filho cresça entendendo que a violência para obter respeito pareça algo normal, ao invés de enxergar como deveria: Algo errado.

O problema é achar que todas as famílias possuem a mesma estrutura. No meu caso, posso dizer, meu filho vive em um ambiente onde tem o pai e mãe do lado dele, e entrando em acordo sobre a educação dele.
Um acordo que eu fiz com minha mulher é de nunca um tirar a autoridade do outro na frente do filho. E é normal às vezes um pai querer tirar a autoridade da mãe, e o contrário também, da mãe querer tirar autoridade do pai. Em geral são pequenos atos, do tipo, a criança fazendo escândalo com o pai ou com a mãe, e um dos lados resolve ceder, criticando o(a) parceiro(a) querendo resolver a situação logo.

As situações sempre vão variar muito de família para família. Famílias com e sem recursos: Às vezes é fácil falar "evite palmadas, dê punições como tirar um brinquedo por um tempo, proibir desenhos ou usar tablet por um dia". E como faz com famílias mais pobres que o moleque divide o quarto com 3 irmãos, onde nenhum tem nada, nem brinquedo, nem TV, só uma bola de futebol e olhe lá? Ou quando pai ou mãe ficam fora de casa 14 horas por dia? Tem gente em SP que se desloca por 2 horas em transporte público, + 10 horas de trabalho com intervalo + 2 horas pra voltar pra casa. Parece fácil dizer, depois de um dia difícil: "viu, faça um plano de como educar seu filho direitinho". É possível? É. Mas é bem mais difícil.

E com família de pais separados? O desafio é outro. São raríssimos os casos onde os pais (pai E mãe) separados conseguem se policiar para não cair na tentação de jogar a culpa dos problemas de comportamento do filho, um no outro. "É o pai que "estraga" o menino". "É a mãe que fica mimando, se não fosse isso o filho seria mais comportado". 

----------------

Mas enfim, minha recomendação, diante das possibilidades que você vive, da estrutura familiar que você tiver, faça seu filho crescer respeitando os pais como autoridade da casa, que decidem o que pode ou não fazer. No meu caso, se trata apenas de um filho, e com recursos, então nunca precisamos de "palmadas", sempre tivemos punições alternativas, e sempre deixamos claro que não é a vontade dele que mandava. Fez muitos escândalos, sim, mas em público era muito raro. Sobre pai super protetor, cada filho tem sua história.
 Não crie uma ilusão que você vai conseguir controlar tudo o que ele vai escutar ou ver na internet. Não se iluda que vai ter controle total sobre o grupo de amigos dele. Fazemos o possível para filtrar conteúdo que façam jus a cada fase da criança, mas eventualmente algumas coisas vão passar, e isso faz parte. Fazer o controle opressivo (como mencionado em um caso acima, do rapaz que vivia de forma controlada dentro de sua casa), com toda a certeza é atrapalhar o desenvolvimento da maturidade emocional de seu filho.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)