Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orgulho Vazio
#1
No século do narcisismo muito falamos sobre ego inflado, egocentrismo, mas pouco falamos sobre orgulho vazio, um tipo de orgulho cada vez mais presente nessa geração que não respeita o tempo e os processos necessários para realizar, apenas se satisfazem com reconhecimento e com a imagem do que realmente ser.

[Image: 6-sinais-de-um3.webp]

Expressões diferentes que podem até parecer que tem o mesmo significado, a mesma origem, mas nesse artigo quero te apresentar uma nova perspectiva sobre esse problema tão comum que altera nossa percepção da realidade, atrapalha nosso desenvolvimento e evolução como indivíduo, mas antes de se aprofundar nesse problema você precisa entender como ele funciona.

O orgulho vazio é a falsa sensação de satisfação e autoestima que carece de um fundamento real ou substancial, é uma forma de orgulho que não está enraizada em realizações pessoais genuínas, contribuições significativas ou méritos tangíveis. Em vez disso, é baseado em aparências superficiais, comparação social ou conquistas insignificantes.

Pode ser alimentado por fatores externos, como a opinião dos outros, status social, riqueza material ou até mesmo pela ostentação de qualidades que não são autênticas. É um sentimento ilusório, pois não existe uma base sólida para sustentar esse orgulho e as pessoas que possuem esse orgulho vazio geralmente buscam validação externa, mas internamente podem se sentir insatisfeitas e vazias.

Você com certeza conhece um amigo que come todo mundo mesmo todo mundo sabendo que ele é um punheteiro que conta história só para não sair por baixo, ou é programador ganhando trinta trilhões de reais em homme office tendo feito cursinho da udemy e não sabe nem programar html direito, ou aquele que nunca levantou 50kg de peso mas paga de Body Builder com mensagens motivacionais e fotinho no espelho da academia, ou aquele que ostenta riqueza mesmo vivendo de golpe, torrando dinheiro com aparências superficiais mesmo sendo um bosta. Até mesmo aquele amigo que graduou em uma profissão, se gaba de ter um título mas nunca conseguiu engajar uma carreira ou ganhar mais que um pedreiro.

O que esses e mais exemplos tem em comum é um tipo de orgulho que  muitas vezes associado a um desejo de manter uma imagem de sucesso ou superioridade, mesmo que não haja conquistas reais para apoiá-la.

Atalhos para Satisfação

Toda realização nos diferentes campos da vida são resultado final de processos árduos, difíceis que demandam esforço, empenho, paciência, perseverança, disciplina, aprendizado constante que nem todos querem passar, esperam usufruir das conquistas sem passar pelo esforço necessário para obtê-las, então buscam atalhos para obter ao menos sensação e satisfação aproximada sem que necessariamente tenha que enfrentar o caminho até ela. 

Essas pessoas tentam se satisfazer mentindo para si e para os outros em busca de uma validação que torne aquela mentira repetida uma verdade e assim ele consiga colher ao menos a satisfação e o reconhecimento de algo que sequer realizou de verdade gerando assim o orgulho vazio. 

Você é refém da imagem que cria.

[Image: Baiacu775.jpg]

O orgulho vazio pode ser prejudicial tanto para o indivíduo quanto para os outros ao seu redor. Pode levar a uma falta de crescimento pessoal, uma vez que a pessoa se contenta com um senso falso de sucesso, se apegando a essa falsa satisfação e a imagem que criou, quando realmente precisar evoluir dentro de sua realidade, começando pela base ele não conseguirá pois além de convencer a si mesmo que já alcançou aquele sucesso e colheu os louros do reconhecimento de uma falsa conquista, também criou uma imagem a todos ao seu redor que não entenderão quando ele precisar realmente trilhar seu caminho dentro da realidade. Por criar uma mentalidade de superioridade e desdém em relação aos outros que não corresponde a realidade, acaba resultando em isolamento social e relacionamentos superficiais baseados na falsa imagem que a pessoa criou. 

Calcanhar de Aquiles

Não importa o quanto tempo você cultivou a ilusão de conquistas, aparências ou importância e quanta satisfação a imagem criada pelo sujeito orgulho vazio tem validade curtíssima, em alguns casos não passa do momento em que é exposta a outra pessoa, a verdade vem a tona a partir do momento em que a sua ilusão colide com a realidade e com as pessoas que tem consciência dela.

O Orgulho vazio cega, a pessoa acha que consegue mentir para o mundo mas acaba mentindo apenas para ele mesmo. Pode até conseguir convencer um ou outro e vender a falsa sensação de valor superficial, mas o mundo não tem mais tantas pessoas ingênuas, cedo ou tarde colidirá com pessoas conscientes da realidade que o puxarão pelo calcanhar e o lembrarão quem realmente é e o quanto está se enganando apenas para obter uma satisfação virtual e perdendo um precioso tempo que poderia estar respeitando a ordem das coisas e trilhando caminhos rumo aos objetivos dentro da realidade.

Finque os Pés na Realidade

É importante cultivar um senso de orgulho e autoestima saudáveis, construídos sobre conquistas reais, autenticidade e valores fundamentais. Em vez de buscar a validação externa ou a aprovação dos outros, é mais gratificante buscar o crescimento pessoal através da humildade, contribuir para o bem-estar dos outros e encontrar um propósito significativo na vida. A verdadeira realização vem de dentro e é baseada em valores e ações genuínas, em vez de aparências superficiais.

O Poder da Humildade

As pessoas costumam não compreender o verdadeiro significado da humildade, pensam ser algo depreciativo, como submissao ou falta de ambição quando na verdade é a nobre atitude de reconhecer nossas limitações, agir com modéstia e ter uma perspectiva realista sobre nós mesmos, nossas realizações, as pessoas e o mundo que nos cerca.

A humildade nos permite lidar com os desafios e as adversidades com serenidade. Em vez de permitir que o orgulho e a arrogância nos ceguem, a humildade nos ajuda a manter uma perspectiva equilibrada e a enfrentar as dificuldades com resiliência e coragem. Ela nos lembra que todos enfrentamos obstáculos e que a vida é um processo contínuo de aprendizado e superação e nos conecta a algo maior do que nós mesmos. 

Lembre-se sempre, a humildade precede a honra e a arrogância precede a queda, quanto mais alto o coqueiro virtual iluminado que você sobe, maior o tombo.

Se você, jovi, que almeja tanto crescer e aparecer, ser o exemplo, que seja exemplo de humildade, persistência, fé, dedicação, disciplina, honra e possa se orgulhar de conquistas reais e não se limitar por arrogância e ego vazio de pensar que só porque os outros acreditam que você é alguém ou chegou a algum lugar que isso realmente aconteceu e a realidade não te cobrará cedo ou tarde.

Força e Honra.
Responda-o
#2
Humildade, verdade, honra são valores que te elevarão mais do que conversa fiada e orgulho vazio. Não perca seu tempo precioso com atalhos para obter satisfação, tapinhas nas costas e superficialidade para impressionar as pessoas mas na realidade você não deixou de ser um merda.
Não crie uma imagem para si e para os outros que te impeça de começar pelo caminho certo ao desenvolvimento concreto.
Não perca seu tempo masturbando seu ego com satisfações virtuais em coisas que ninguém se importa e não agregarão em nada em sua vida, pode até te trazer uma satisfação momentânea mas a insatisfação real estará sempre presente.
Tudo isso tem o mesmo valor de uma punheta, no fundo você só está tentando conseguir prazer e satisfação através de estímulos autoinfligidos. trollface
Responda-o
#3
O orgulho vazio é mais facilmente visualizado no contraponto da vida real x vida nas redes sociais, onde nas últimas estão a invenção ou ampliação do sucesso e a distorção da realidade, em prol da aprovação alheia.

Tenho um casal de amigos que passou uma viagem internacional comendo fast-food, e correndo o dia inteiro só pra fazer fotos "instagramáveis". Quem vê as fotos imagina que foi a viagem dos sonhos. Mas no particular, me confidenciaram o pesadelo que foi. Todavia... altos likes dos seguidores! Ego e autoestima elevados, baseados numa falsa realidade. Fiz uma viagem pro mesmo país, sendo que nunca postei uma única foto, e por consequência nunca ganhei um like em lugar nenhum, e foi a melhor experiência que vivi na vida.

Esse povo muito carente e que gosta de muito like, esconde essa deficiência das pessoas. Todos nós precisamos de um pouco de aprovação e validação alheia, faz bem; do mesmo modo que a rejeição faz mal, seja vc o cara mais bem resolvido do mundo. Somos seres sociais. 

Agora vc pautar a sua vida nisso, é bem diferente. Passa a ser um problema, e falta até de personalidade. Como disse o texto, é a preponderância do egocentrismo e do orgulho, em detrimento da humildade. 

Somos pressionados a obter realizações e prazeres de forma imediata (corpo, carreira, formação acadêmica, riquezas, viagens, relacionamentos perfeitos, filhos perfeitos). Só que o caminho pra conquistar as coisas na vida é árduo pra esmagadora maioria, e nada é perfeito. Portanto, é muito mais fácil simular essa falsa realidade. E esse paraíso vc pode viver com uma câmera no celular e uma conta no instagram, ainda que seja de mentirinha. 

E o resultado é a pessoa viver no fantástico mundo de bob, e um dia passar pela frustração e decepção qdo vem o choque com a realidade. Vc topa com famílias felizes de verdade, pessoas que fizeram viagens que foram aproveitadas, corpos que são bonitos de verdade, profissionais realmente destacados, gente rica de verdade. Daí vc olha pra si e vê que no fundo vc é um impostor.

O resultado é a depressão e a ansiedade. São as principais doenças da nossa sociedade.

A solução está no texto: cultivar humildade. E só vejo esse estímulo nos valores religiosos, que hoje poucos tem. 

Abaixo um link sobre um vídeo do Rica Perrone, sobre algumas verdades inconvenientes sobre redes sociais. Vale a pena ouvir esses 15 minutos.

https://youtu.be/HFEEs3A0YrI
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
#4
O individuo só alcança a verdadeira liberdade pessoal e social quando se livra de quaisquer estereótipos. 

Por que ao invés de você tentar emular o macho alfa insensível, o cafajeste caça calcinha, o malandrão envolvido, o conhecedor da Real com textos antigos do Diomedes e do Freebird, você não é apenas quem você é?

Claro que sempre teremos pontos a corrigir na nossa personalidade, as vezes você se incomoda com certas atitudes que você toma perante determinadas situações e é normal isso, nunca estaremos satisfeitos conosco enquanto não chegarmos perto de uma autenticidade que seja agradável para si mesmo. Porém se tentarmos emular uma personalidade que não nos pertence, como enxergaremos os pontos que precisam ser melhorados em nós mesmos? Afinal de contas você estará encarnando outra persona, reconhecerá os erros dessa persona e não da sua original.

O indivíduo que vive de aparências é um condenado aguardando o momento de sua morte, imagina só sua felicidade e satisfação de vida depender da quantidade de likes e validações de pessoas que nem lembram de sua existência. Imagina chegar no fim da vida e perceber que viveu da maneira que os outros achavam "legal" e não do que você verdadeiramente achava.
Responda-o
#5
Ótimo tópico, e bela analogia com suas solas.

É triste o quanto as pessoas se tornaram tão ególatras nos tempos atuais, ainda mais com a inclusão das redes sociais como mencionado acima.
Muito patético ter uma vida marcada em irrealidades para apenas satisfazer o próprio ego. Sendo que vai ser tudo momentâneo, igual uma punheta...
uma vida pautada em uma falsa idealização criada no intuito de se sentir superior, mas você nunca vai se sentir melhor. E isso só vai ocasionar em mais
tentativas de tentar se sobrepor em uma sociedade que tá pouco se fodendo pra você, entrando em um ciclo vicioso, escravo da atenção.

viajei, mas vou deixar fds
Responda-o
#6
Vivemos na era do narcisismo e da egolatria. Tudo que importa hoje é parecer bem sucedido, por cima, feliz e realizado.

Muitos falam do instagram ou tiktok como ferramentas que estimulam esses comportamentos mas vou citar outra rede que também contribui e muito: Linkedin.

Tida como uma rede social voltada pro lado profissional, Linkedin também acumula um festival de narcisismo e orgulho vazio. Perfis e nomes de cargos em inglês para parecer fluente, textões relatando como é maravilhoso trabalhar no local x e aquela chatice de encerramento de ciclos, agradecimentos a colegas falsos, sorrisos forçados.

E principalmente os da área de tecnologia, todo mundo parece que mente o cargo e as funções. Chove "senior software engineer" pra todo lado e eu sei que o cara só faz copiar e colar código o dia inteiro. Inglês não é usado pra nada, talvez pra ler documentação e mal, mas quase todo perfil é nesse idioma.

Tudo isso sem contar outras bobagens atuais como demissões "humanizadas" com direito a chocolate e cartinha de agradecimento pro demitido, videos de gente dançando no escritorio, exibicionismo de diplomas e titulos, etc.

Linkedin é só outra ferramenta de narcisismo corporativo, orgulho vazio e afirmação de virtudes.
Responda-o
#7
Sei que seria mais apropriado falar sobre leituras no tópico sobre livros, mas acredito que é oportuno falar sobre uma leitura que contribui muito com este tópico.

Ontem comecei a ler "O ego é o inimigo", de Ryan Holiday, onde aborda-se exatamente os efeitos do ego, que não devemos negligencia-lo mas saber controla-lo.

O autor apresenta alguns exemplos práticos de como e onde o ego atua, e como nos prejudica.

Acredito que que o assunto "ego" ou simplesmente o "eu" já é bastante discutido a anos (inclusive pelo próprio N.A, que sugere a morte do mesmo) mas mesmo assim ainda não conseguimos agir de maneira racional 100% do tempo, por isso conversar consigo mesmo é tão importante, acredito que o autoconhecimento pode ser uma ferramenta pra frear o ego.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
#8
(05-07-2023, 12:06 AM)Penoso Escreveu: Você é refém da imagem que cria.

O orgulho vazio pode ser prejudicial tanto para o indivíduo quanto para os outros ao seu redor. Pode levar a uma falta de crescimento pessoal, uma vez que a pessoa se contenta com um senso falso de sucesso, se apegando a essa falsa satisfação e a imagem que criou, quando realmente precisar evoluir dentro de sua realidade, começando pela base ele não conseguirá pois além de convencer a si mesmo que já alcançou aquele sucesso e colheu os louros do reconhecimento de uma falsa conquista, também criou uma imagem a todos ao seu redor que não entenderão quando ele precisar realmente trilhar seu caminho dentro da realidade. Por criar uma mentalidade de superioridade e desdém em relação aos outros que não corresponde a realidade, acaba resultando em isolamento social e relacionamentos superficiais baseados na falsa imagem que a pessoa criou. 

Calcanhar de Aquiles

Não importa o quanto tempo você cultivou a ilusão de conquistas, aparências ou importância e quanta satisfação a imagem criada pelo sujeito orgulho vazio tem validade curtíssima, em alguns casos não passa do momento em que é exposta a outra pessoa, a verdade vem a tona a partir do momento em que a sua ilusão colide com a realidade e com as pessoas que tem consciência dela.

O Orgulho vazio cega, a pessoa acha que consegue mentir para o mundo mas acaba mentindo apenas para ele mesmo. Pode até conseguir convencer um ou outro e vender a falsa sensação de valor superficial, mas o mundo não tem mais tantas pessoas ingênuas, cedo ou tarde colidirá com pessoas conscientes da realidade que o puxarão pelo calcanhar e o lembrarão quem realmente é e o quanto está se enganando apenas para obter uma satisfação virtual e perdendo um precioso tempo que poderia estar respeitando a ordem das coisas e trilhando caminhos rumo aos objetivos dentro da realidade.

Formidável! Achei formidável o texto principalmente por essa parte. Tenho um conhecido que se apaixonou por uma msol abaixo dos 30 anos e está em um relacionamento sério com ela e essa descrição que destaquei parece que foi escrita exatamente pra ele pq é exatamente como esta agindo.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [REFLEXÃO] O Lugar Vazio Raynor 5 959 14-05-2024, 07:09 PM
Última Postagem: Raynor

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)