Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] O Valor do Trabalho Duro
#1
O Valor do Trabalho Duro

Essa reflexão foi tirada do tópico Diário de Desenvolvimento Pessoal, lá eu relato como aplico o desenvolvimento pessoal no dia a dia e dificuldades que enfrento ao longo da jornada e como tento fazer para superá-las e posto reflexões.

Achei pertinente tirar essa reflexão para postar aqui na área livre. O relato foi feito em fevereiro desse ano.

Só pra entenderem o contexto, eu relatei no tópico que trabalharia loucamente dando o meu melhor quando conseguisse o emprego em Los Angeles onde tinha acabado de chegar. Queria trabalhar para juntar um dinheiro para pagar a passagem de ida que peguei dinheiro emprestado e para conseguir o dinheiro da passagem de volta e assim a aventura sair de "graça". 

Depois de algumas semanas consegui o emprego em um restaurante muito bom, onde fiquei trabalhando por alguns meses me dedicando ao máximo. Então, decidi pegar o que havia escrito anteriormente sobre o desejo de trabalho duro e comparar com os resultados que obtive aplicando essa filosofia o que gerou essa reflexão interessante. 

Esse trecho de azul acima eu escrevi agora para contextualizar o relato. Agora vamos ao tópico.

(21-01-2020, 09:41 PM)Libertador Escreveu: E também já me decidi seguir o mesmo conselho que passei para meu amigo no final do ano passado quando ele conseguiu um bom emprego e eu queria que ele se desse muito bem na empresa. O que vou fazer é o mesmo conselho que dei a ele: dar o meu melhor no trabalho, vestir a camisa da empresa, trabalhar como se não houvesse amanhã, e se eu já tiver feito tudo que me pediram em vez de ficar atoa no celular eu vou fazer o que precisa ser feito mesmo que ninguém me peça para fazer, antecipar problemas e resolver. Trabalhar como se eu fosse o dono da empresa, economizando gastos desnecessários, utilizando melhor os recursos, procurando formas de aumentar o lucro e eficiência, trabalhando para fazer a empresa crescer. Literalmente dar o meu melhor e vestir a camisa da empresa. Vou ser aquele funcionário que quando tiver que sair da empresa para voltar ao Brasil os chefes vão ficar realmente tristes pela minha partida.

Foi exatamente o que eu fiz. Estou trabalhando pra valer, quando eu faço tudo que tem pra ser feito do meu setor eu vou para o setor de outro funcionário e começo a ajudar ele com as tarefas, ontem a chefe (eu tenho essa chefe operacional e acima dela um gerente da loja que administra tudo) me pediu no final do dia se eu não podia ficar 2 horas a mais para ajudar a limpar o restaurante e o setor melhor depois que fecharem, como a maioria tem vida social e outros compromissos, não podem aceitar pedidos feitos assim em cima da hora, mas eu estou aqui só pra malhar e trabalhar então, eu disse que sim, também mais tarde me procurou porque um funcionário pediu para não trabalhar amanhã e precisavam de alguém para ficar no lugar dele, de novo pedindo em cima da hora porque ele pediu para não ir trabalhar em cima da hora, e hoje era meu dia de folga, mas disse que podia ir sem problema. Então, daqui a pouco estarei saindo para voltar ao trabalho.

Como eu já trabalhei como gerente de uma equipe em um hospital com 11 funcionários, que era até pior e tinha que estar 24 horas funcionando, sei bem como é ter que ajustar o horário de vários funcionários ao mesmo tempo para manter tudo funcionando, é como montar um quebra-cabeças que se desmonta sozinho as vezes, e depender da boa vontade dos funcionários para conseguir cobrir faltas inesperadas que sempre acabam acontecendo, porque se não consegue, vai sobrecarregar o sistema e os clientes vão começar a reclamar da comida atrasando e das mesas sujas e do atendimento de má qualidade, aí vira uma bola de neve. E essa empresa tem 14 funcionários na linha de frente e 15 na cozinha. 

Também já fui dono de uma empresa, tive que lidar com bastante coisa ao mesmo tempo. Já tive funcionários folgados, complicados, com vícios, funcionários dedicados e comprometidos. Eu sei bem o que a gente busca em um funcionário e qual o perfil que realmente a empresa precisa. E é exatamente assim que tenho sido.

Voluntariamente eu tiro foto de alguns manuais da empresa com explicações detalhadas que fizeram para estudar em casa e entender melhor como a empresa funciona (Depois quero relatar como é o sistema organizacional da empresa que achei muito bem administrado). Mantenho uma boa relação com todos os funcionários, os que trabalham na linha de frente quanto os mexicanos da cozinha e os que ficam só pra lavar pratos. Não fico preso só a minha função ou demorando pra voltar nos intervalos de descanso. Fiz amizade com vários clientes a ponto de chamá-los pelo nome, chegam e converso com eles, ficam empolgados e estão sempre voltando a loja, enquanto tem alguns que vem a meses aqui e os gerentes e funcionários nem sabiam o nome, eu além de chamar pelo nome, ainda peguei o whatsapp com eles para me passarem informações sobre bons lugares que tinham me sugerido conhecer. 

Enquanto os outros funcionários agem de forma formal e automática, sendo cordiais e perguntando algo e fingindo escutar e só dizendo ok e saindo rápido, eu pergunto e realmente converso sobre seus países, troco ideias sobre religião, politica, guerras, conto algum fato engraçado que aconteceu lá que li em um livro, como fiz para uns romenos que conheci pois tinha lido um livro que contava a história de uma família romena fugindo do comunismo e como conseguiram chegar na Áustria, ou algum documentário como o da netflix chamado Winter on Fire, quando estou conversando com alguns ucranianos. Pergunto para os russos que estão achando do inverno aqui na Califórnia, que eles riem dizendo que é mais quente que o verão lá, pergunto o que acham das políticas de Putin. Eu crio uma conexão real com os clientes e alguns, as vezes, quando chegam em outro dia para comer vão lá no meu setor quando estou em outro lugar só para me cumprimentar e depois voltam para suas mesas.

Tenho me esforçado para chegar todo dia um pouco mais cedo e para sair todo dia um pouco mais tarde do horário que me deram. Outro dia o gerente me perguntou se eu podia trabalhar no domingo, aí eu disse que sim, aí ele perguntou qual era a minha disponibilidade, de manhã ou a noite, aí eu disse que podia ficar o dia todo caso precisassem, estava totalmente a disposição para ajudar a empresa. Aí ele deu um tapa na coxa empolgado e disse feliz algo em espanhol que não lembro exatamente, mas era algo como "É disso que eu estou falando!"

O gerente geral da empresa veio aqui essa semana e sabia o meu nome e veio dizer que estava gostando do meu trabalho, fato curioso porque não fez isso com outros funcionários, isso deve significar que o gerente do restaurante andou comentando de mim para ele, para que tivesse sabendo meu nome e do meu trabalho.

Então, eis que o inesperado acontece, a gerente operacional me chamou pra sua sala e me disse que a empresa está crescendo, vão abrir em breve mais uma unidade e que existe a possibilidade de eu crescer na empresa e ser promovido a gerente em breve. Outro fato curioso, pois tem funcionários que falam o inglês e espanhol perfeitamente e estão na empresa a mais de um ano e nunca foram chamados para serem promovidos, eu estou a pouco tempo e falo até bem o espanhol, mas o inglês falo bem mais ou menos e já vieram falar comigo. Qual o diferencial que eu tive em relação aos outros funcionários? Acredito que o trabalho duro, vestir a camisa da empresa, dar o meu melhor no trabalho, e então, os resultados estão vindo. 

Eu tento ser a pessoa mais esforçada do ambiente, mas talvez eu não seja, por exemplo, tem um rapaz lá chamado Mauricio que é da Guatemala, ele trabalha muito, é da cozinha, mas ele tem 3 empregos, além de uma mulher e uma filha, então, imagina a canseira, e nos horários ele ainda trabalha mais que muita gente lá que tem só um emprego. Mas o fato dele ter 3 empregos não o deixa disponível para ajudar a cobrir horários que precisam, ou alguma eventualidade, e eu tenho essa disponibilidade de estar totalmente disponível para a empresa, então mesmo talvez não conseguindo ser o mais esforçado do ambiente, fica claro que estou disponível para ajudar sempre que precisarem, acho que isso pesa também.

Abaixo mais um trecho que escrevi antes de começar a trabalhar sobre meu desejo de vestir a camisa:

(21-01-2020, 09:41 PM)Libertador Escreveu: Cheguei a filosofar sobre essa postura neste texto que postei no tópico "O que elas querem e o que tem a oferecer" que vou chamar de "A Parabola do jogador de futebol".

Spoiler Revelar
Vim aqui comentar algo diferente, para levar vocês a reflexão. Já adianto que eu também concordo que as mulheres estão cada vez mais exigentes mesmo sem oferecer quase nada, mas não é esse o foco da minha postagem. O foco do fórum é mostrar a real sobre mulheres, mas também é fazer uma auto-reflexão e nos fazer melhorar como homens. Quero abordar esse último ponto pois o primeiro já foi bem abordado até agora no tópico.

É fácil reparar como as mulheres estão cada vez mais exigentes mesmo sem merecer e sem oferecer quase nada em troca, mas já reparou que nós, os homens, também estamos?

Muitos homens trabalham em empregos em que ganham pouco, se sentem frustrados e irritados, acham que merecem algo muito melhor, acham que as suas supostas grandes habilidades não são reconhecidas, acha que é alguém especial que não é reconhecido pelo devido valor. Um diamante ofuscado.

Aí com toda essa pretensão eles acham que ganham pouco, que estão em um trabalho muito inferior as suas supostas capacidades e passam a ser péssimos profissionais, chegam tarde, trabalham fazendo só o que o chefe pede, fazem com má vontade, não tem iniciativa própria para nada, porque afinal, esse trabalho está muito aquém das grandes capacidades e talentos que ele acha que tem. Essa é uma das atitudes mais ridículas que vejo nos profissionais. E é uma das atitudes mais comuns também.

Vou fazer um exercício mental com vocês para entenderem perfeitamente o quanto isso é ridículo. Imagine um jogador de futebol de um time pequeno que ganhe só um salário mínimo, ele assim como muitas pessoas, também supervaloriza suas qualidades, acha que é nova estrela do futebol, que não reconhecem seu talento e sua grandeza, e que o salário que recebe é ridículo que é uma ofensa a toda a sua capacidade, e então ele começa a chegar tarde, a fazer gol contra, a atrapalhar o time, faltar treinos, achou ridículo não é? Mas é exatamente isso que os homens estão fazendo no seu trabalho.

Muito melhor não seria ele fazer o oposto? Se acha que merece mais, então ele começa a se dedicar mais, é o primeiro a chegar, o último a sair, treina mais que todos, disciplinado, esforçado, dá o seu melhor em campo, veste a camisa do time, e aí sim, o seu talento vai ser reconhecido, mesmo que o time pequeno não aumente o salário dele, ele será visto em campeonatos por olheiros e crescerá na carreira. E de fato receberá o que merece de acordo com o seu esforço.

Então, porque na área profissional não podemos fazer o mesmo? Porque não vestimos a camisa da empresa? Se você acha que merece muito mais do que tem ganhado, então se dedique e seja bom no que faz como alguém que merece ganhar o salário que você quer. Dê o seu melhor. Chegue cedo, seja pró-ativo, resolva problemas antes de surgirem sem ninguém precisar mandar. Se o seu chefe não reconhecer, pode ser que até mesmo algum cliente vai ver o seu potencial e você poderá ser chamado para uma nova empresa com um salário melhor ou até ser dono da própria empresa.

Tinha um rapaz no material de construção perto de casa que era assim, era só um atendente, por muitos anos o salário dele não aumentou, mas ele fazia tudo que precisava e o que não precisava, era pró-ativo, e o chefe começou a delegar muitas tarefas pra ele porque ele era bom, confiável e dedicado, e ele trabalhava muito, um dia um cliente reparou nele e foi lá e fez uma proposta pra ele, montaram a própria empresa pra vender material de construção, o cliente entrou com o dinheiro e ele administrava tudo, agora ele é empresário e tem um negócio bem sucedido aqui na região. Ele mostrou que merecia mais pelo trabalho duro. Não ficou reclamando de como a vida era injusta com suas supostas grandes qualidades. Foi lá e fez o seu melhor primeiro.

Não façam igual as msols que acham que merecem um príncipe encantado destacado e rico mas continuam gordas, reclamonas e ingratas achando que todo mundo tem que aceitá-las como são, que se recusam a mudar e melhorar. Vivem reclamando de como o mundo é injusto. Não seja como elas. Não seja exigente se você não está oferecendo o seu melhor antes.

Eu citei o exemplo do trabalho pra facilitar a explicação. Mas isso se aplica a tudo. Se você acha que merece ter saúde e força, então não fique reclamando de como a genética é injusta com você, coma como uma pessoa com saúde comeria e treine como um pessoa forte treinaria.

Se quer ter uma conexão forte com Deus, então ore e leia a bíblia como uma pessoa que é próxima de Deus faria.

Se quer ser sábio, pare de perder tempo com porcaria e leia livros bons e reflita sobre eles como um sábio faria.

Se quer ganhar 20 mil reais por mês, trabalhe como uma pessoa que ganhasse 20 mil por mês trabalharia.

Entendeu o que eu quis dizer?

Primeiro que é legal falar de como as mulheres estão exigentes sem oferecer nada em troca, mas que é importante não cometermos o mesmo erro na nossa vida. É fácil apontar os erros dos outros e difícil reconhecer quando também fazemos isso.

E segundo que se quer ser um campeão então comece a viver como um campeão vive.

E tenho dito.

Muitos problemas, muita confusão, muito estresse. Minha solução tem sido simples: Estou me afundando em uma dieta saudável e no treino pesado da academia que o Hércules me passou e lendo bons livros nas horas vagas. Agora vou me dedicar aos estudos para o curso de formação com as apostilas que consegui e vou achar um trabalho que eu consiga trabalhar bastante para não ter tempo para lembrar desses problemas. Porque a solução deles neste momento estão totalmente fora do meu alcance. Não quero ver TV, não quero ficar jogando videogame, não quero beber, não quero usar drogas, não quero ficar atoa, não quero ficar pensando nos problemas da denuncia falsa pela maria da penha, das ameaças de morte, da medida protetiva, dos crimes que cometeram contra mim que a justiça ainda está decidindo e me martirizando, eu quero trabalhar bastante aqui falando em inglês e espanhol com clientes ou com coisas completamente novas que nunca trabalhei antes para forçar bastante a mente, quero ser o melhor funcionário que um dia tiveram, dedicação total, vestir a camisa da empresa, e depois ir na academia treinar como se não houvesse amanhã, como um louco com esses treinos perto de 1RM que o Hercules passou, forçando pra valer os músculos para descansar a mente e cansar o corpo até a exaustão. Depois pegar uma sauna bem quente e depois um banho bem gelado para estimular muito o Sistema Nervoso Central nos dois extremos. E se por acaso ainda sobrar um pouco de fôlego estudar para valer os materiais que consegui do curso de formação da mesma forma que estudava para concursos. E depois dormir que nem uma pedra com aquela sensação de missão cumprida de um dia bem feito e recomeçar tudo no dia seguinte. Esses são meus planos.

Consegui cumprir exatamente tudo que tinha planejado. Estou treinando pra valer, estou trabalhando pra valer e dormindo muito bem também, uma média de 8 horas por noite. Bebendo muita água, comendo muito bem. Só não estou conseguindo estudar as apostilas para o concurso. Mas quando eu voltar para o Brasil daqui algumas semanas eu começo a estudá-las.

Sobre a parabola do jogador de futebol, alguns me disseram (@"mindingo"), quando eu escrevi esse texto, que isso era conto de fadas, não acontece no mundo real, só na minha imaginação, na teoria é muito bonito, mas na prática é tudo diferente.

Bom, na prática parece que funciona sim. E até mesmo em outros países.

Depois que a gerente me convidou eu expliquei pra ela que agradecia o convite e possibilidade de crescer na empresa mas que eu não seria gerente, aí ela perguntou "mas, por que?", aí eu disse que passei em um concurso muito bom e voltaria ao Brasil em poucos meses, talvez mês que vem ou daqui mais uns 3 meses, depende de quando me chamarem. A cara de decepção dela foi visível, ficou bem triste, tentou argumentar que o trabalho nessa área é muito arriscado, eu posso morrer, será que compensava mesmo eu trabalhar com isso, aqui dava pra ganhar muito bem, se eu não gostei daqui, aí expliquei que é um concurso concorrido e eu posso ter uma carreira pra vida toda, além de poder viver perto da minha família e ter qualidade de vida, que pra mim é mais importante do que ficar buscando ganhar muito dinheiro longe da família. Ela até tentou sugerir que eu poderia tentar fazer o concurso para trabalhar aqui nos EUA na mesma área também e ficar mais um tempo na empresa enquanto isso. Mas nem tem lógica essa sugestão dela, eu não tenho cidadania nem nada para ser da segurança pública aqui. Expliquei que não tem jeito, vou precisar voltar em breve.

Enfim, ela ficou bem triste, fiquei até com dó, mas eu já vim para cá pensando em voltar. Então, não tem muito o que fazer.

Mais um trecho que escrevi antes do emprego:

(21-01-2020, 09:41 PM)Libertador Escreveu: O que vou fazer é: dar o meu melhor no trabalho, vestir a camisa da empresa, trabalhar como se não houvesse amanhã, e se eu já tiver feito tudo que me pediram em vez de ficar atoa no celular eu vou fazer o que precisa ser feito mesmo que ninguém me peça para fazer, antecipar problemas e resolver. Trabalhar como se eu fosse o dono da empresa, economizando gastos desnecessários, utilizando melhor os recursos, procurando formas de aumentar o lucro e eficiência, trabalhando para fazer a empresa crescer. Literalmente dar o meu melhor e vestir a camisa da empresa. Vou ser aquele funcionário que quando tiver que sair da empresa para voltar ao Brasil os chefes vão ficar realmente tristes pela minha partida.

Consegui cumprir até o ultimo trecho do meu objetivo. Trabalhei tão bem que eles já estão tristes com o fato de saber que eu vou embora em breve. 

Fica essa experiência de reflexão para mim e para você. O trabalho duro vale a pena. E não faça isso para os outros, para tentar ser promovido, para ganhar mais, faça isso por você, como um príncipio, como um estilo de vida, tente sempre dar o seu melhor em tudo que fizer e sua vida será muito melhor, independente de outros reconhecerem isso ou não.

No dia seguinte escrevi essa continuação:

Trabalho duro - Parte 2
Complemento da reflexão anterior



As pessoas levam esse conceito de trabalho duro somente para o trabalho, musculação ou esporte. Agora, imagina se você der o seu melhor em todas as áreas da sua vida como seria. Você dar o seu melhor não só no trabalho e musculação, mas também na criação dos seus filhos, sendo um pai presente, que realmente ouve os probleminhas que eles tem a contar e participa de suas vidinhas a ponto de se tornar confidente deles. Dar o seu melhor na sua religião, não sendo passivo, mas participando e quando o pastor ensina algo você chega em casa e vai na sua bíblia pesquisar se aquilo realmente é verdade e condiz com as escrituras, ser alguém que busca ter uma conexão real e pessoal com Deus, não só esquentar o banco da igreja. Imagina você dando o seu melhor nos estudos, seja para aprender um novo idioma, seja para tirar 10 em todas as matérias da faculdade. Até mesmo quando encontra um bom canal no youtube de algo interessante em que você dá o seu melhor pra aprender e resume os melhores trechos dos videos em um caderno, faz anotações e realmente estuda o assunto nem que seja só por hobby. Dar o seu melhor e manter a sua casa sempre limpa e organizada. Administrando o seu salário e gastos e arquivando tudo corretamente, estudando para investir o melhor que puder. Gerenciando o seu tempo para ter o máximo proveito em todas as áreas. Procurar se alimentar da melhor forma possível e realmente cuidar da sua saúde. E até mesmo na hora de descansar, dormir o melhor que puder, manter o ambiente escuro e silencioso, dormir as horas necessárias para um bom descanso e para acordar bem recuperado. Ser literalmente a melhor versão de si mesmo em todas as esferas.

Se você praticar esse princípio de dar o seu melhor, de agir com excelência até nas pequenas coisas do dia a dia, tornar isso um estilo de vida em todas as áreas, como você acha que sua vida se tornará? Pare e reflita sobre isso.

Vou deixar o link de uma reflexão que fiz aqui no tópico alguns meses atrás para complementar essa reflexão de hoje e veja o video do Kobe Bryant no final também que é espetacular. Ele morreu há cerca de 15 dias, jovem, mas acredito que morreu sem arrependimentos e satisfeito com sua vida, porque como ele mesmo disse, o seu maior medo era chegar no final da vida e ver que não tinha dado o seu melhor em tudo, que poderia ter feito mais e não tinha feito. E, então, ele viveu essa mentalidade de ser a melhor versão de si mesmo todos os dias durante toda a vida e isso transformou por completo a sua vida. Um exemplo a se seguir. 

Segue abaixo em spoiler:

Spoiler Revelar
Não pegue atalhos, eles demoram demais

[Image: ws-Long-Road-Fields-Trees-Sunset-1920x1200-C-pia.jpg]

O caminho mais rápido para chegar onde se quer é o caminho sem atalhos. Eu sei que o caminho normal muitas vezes parece ser mais longo e cansativo do que simplesmente ir por um atalho que parece mais fácil e curto. Mas isso é só uma ilusão.

As pessoas buscam o tempo todo um atalho na vida. Muitos são os que querem realizar algo na vida, mas poucos são os que estão dispostos a pagar o preço necessário.

Os seres humanos ao nosso redor sempre falam que querem ser magros, fortes, saudáveis, ricos, empreendedores, sem dívidas ou passar em um concurso foda.

No fundo todos eles querem realmente alcançar isso que dizem, mas apenas se for dado para eles de graça sem esforço nenhum da parte deles, mas se tiverem que pagar o preço, percorrer o caminho longo, não o farão, como eles já não vem fazendo até hoje. Querem o resultado final, mas não querem pagar o preço para chegar até lá.

Você sabe o que é um atalho? É quando você busca um certo resultado sem pagar o preço por ele, sem buscar o desenvolvimento pessoal.

Querem emagrecer comendo como um porco se preparando para ir ao abate. Querem sair das dívidas sem abrir mão de nenhum gasto desnecessário. Querem enriquecer sem precisar aprender a investir. Querem passar em um concurso foda sem precisar ficar 3 anos sentado estudando todo dia. Querem fazer tudo contando que não precisem abrir mão de comer porcaria, de assistir porcaria na TV, de suas festas, e de nenhum de seus prazeres.

Aí apelam para os atalhos da vida. É por este motivo que a mega sena arrecada tanto dinheiro. Que a academia enche de idiotas querendo resultados rápidos pro verão e depois esvazia quando percebe que o processo é mais longo do que queriam. Também é por isso que alguns recorrem a anabolizantes sem orientação médica logo no início dos treinos. É por este motivo que formulas mirabolantes de resultados rápidos como emagrecer 10kg em 2 semanas vendem tanto. Ou aqueles cintos que dão choque para você definir o seu abdominal enquanto assiste TV comendo porcaria. É por este motivo que piramides que prometem lucros astronômicos sem trabalhar atraem tanta gente.




Hoje, nós vivemos em um momento único da história do mundo em que temos um smartphone e internet na palma da mão que nos permitem acessar conteúdo ilimitado que qualquer rei a poucos seculos atrás jamais imaginou ter mesmo com todo o seu dinheiro e sábios a disposição dele, isso mesmo, um cidadão comum, tem acesso a mais informação e conhecimento que reis, do que Shakespeare, do que Sun Tzu, do que Maquiavel já pensaram em ter um dia durante toda a vida deles. 

Hoje podemos aprender conhecimentos novos e específicos de qualquer assunto sem sair de casa. Coisas que a menos de 100 anos atrás só se conseguia aprender se conhecesse pessoalmente alguém que soubesse, se pagasse caro para te ensinarem, se passasse em uma faculdade renomada ou fosse em uma grande biblioteca e tivesse a sorte de ter um livro escrito sobre o tema. Hoje está tudo na palma da mão e de graça. E podemos ler e aprender esses conhecimentos em qualquer idioma porque temos tradutores online gratuitos e instantâneos nos navegadores, é possível aprender coisas até que estão em outros idiomas atualmente. Não existem mais barreiras geográficas ou linguísticas com a internet.

Vivemos em uma época de oportunidades sem igual e muita gente está desperdiçando esse potencial usando isso para buscar a ilusão dos atalhos, live hacks, e gastam muito tempo buscando por respostas fáceis nos buscadores, procurando aplicativos que facilitem a vida, porque atrás desse comportamento tem a crença de que tem uma resposta fácil para o nosso objetivo, um jeito de alcançar o que quer sem precisar pagar o preço (E eu nem estou mencionando os que nem tentam se desenvolver, aqueles que ficam o dia inteiro no facebook e instagram tentando chamar a atenção, esses já são um caso mais sério ainda).

Hoje nós temos recurso ilimitado para alcançar os nossos objetivos, mas esse excesso de recurso está causando paralisia nas pessoas que querem se desenvolver.

[Image: dbec05e7-eb12-4161-b783-e7e04f6198161111.jpg]

A melhor alternativa ao meu ver é trilhar o caminho correto. E dar tudo de si mesmo nisso. Não perca tempo procurando atalhos. Os atalhos demoram muito. Você acha que esses atalhos são realmente sustentáveis? Você acha que é possível alcançar a maestria em algo sem muito esforço? Acha que dá para alcançar um corpo forte e saudável sem uma dieta boa? E sem ter disciplina e regularidade nos treinos de musculação? Acha que dá para enriquecer de verdade com truques mirabolantes que vê na internet sem precisar entender a administrar o seu dinheiro, sem entender os diferentes tipos de investimentos?

Entenda que você pode e deve acelerar o seu aprendizado estudando melhor, você pode se alimentar melhor, aprender a fazer musculação melhor, investir de maneira mais inteligente, mas tem que se lembrar que para trilhar o caminho certo, tem que pagar o preço, colocar o devido esforço, ter a dedicação de fazer por merecer. Isso é trilhar o caminho longo de forma inteligente.

[Image: 126d5b1e-3c25-42c5-991c-13563942c741.jpg]

Imagine o que acontecerá se você desistir de pegar atalhos?

Desistir por completo de procurar atalhos e for atrás dos seus objetivos firmemente pelo caminho certo. Você não acha que isso não vai ser mais rápido no final das contas do que uma eterna busca de ficar procurando o atalho mágico, o grande truque? Imagina que no final do atalho se descobre que era uma ilusão e aí passa a busca outro atalho e depois outro atalho? As pessoas estão sempre voltando a estava zero porque os atalhos são sem saída, e quando descobrem isso elas ficam pulando de um atalho para outro na busca incessante de ir mais rápido e fácil que o caminho certo, enquanto elas não saem do lugar. 

Agora, imagina a economia de tempo que você terá se você for direto pelo caminho certo.

Eu acredito que não vale a pena pegar atalhos porque eles demoram muito. E o recado que eu tenho para os que continuam perseguindo atalhos fáceis para não precisar pagar o preço é:

Continuem perdendo o seu tempo correndo atrás de atalhos fáceis e "rápidos". Eu estarei trilhando o caminho longo e difícil e garanto que vou chegar antes de vocês.
Continuem gastando todo dinheiro de vocês em investimentos milagrosos com retornos rápidos e fugindo de cursos e livros financeiros. Eu estarei lendo livros de investimentos, estudando e aprendendo a investir de verdade.
Continuem gastando tempo vendo TV e programas lixos, comendo que nem um porco indo pro abate, gordos e sedentários e culpando a genética e os outros, e assim, vivendo doentes e tomando remédios. Eu estarei cuidando da minha saúde, seguindo a minha dieta e fazendo musculação e assumindo a responsabilidade pela minha vida.
Continuem procurando shakes e produtos milagrosos para resultados rápidos sem esforço. Eu estarei seguindo um dieta e estilo de vida saudáveis.
Continuem fazendo um serviço porco no seu serviço só para cumprir o horário. Eu estarei dando o meu melhor e vestindo a camisa da empresa.
Continuem só esquentando o banco da igreja e acreditando nas mentiras que o padre e pastor podem estar contando e levando um fé sem sentido. Eu estarei estudando o que dizem e comparando com a bíblia e buscando uma ligação pessoal e viva com Deus.
E assim por diante em todas as áreas da vida.




Observação: esse video acima foi feito dois meses depois que o tópico foi criado, achei muito pertinente e acrescentei aqui.
Observação 2: Acrescentei imagens que encontrei posteriormente para deixar a reflexão mais ajeitada porque vou postar um tópico dela no fórum.

Para finalizar, eu indico este vídeo excelente que exemplifica isso de forma perfeita:




Kobe era uma criança de 11 anos que não marcou nenhum ponto no jogo de basquete. Era o pior jogador do time, mas decidiu percorrer o caminho longo e difícil. Decidiu que iria treinar pesado os fundamentos do basquete enquanto seus amigos treinavam técnicas específicas ou se esforçavam em dribles e outras coisas mais superficiais, se baseavam em suas habilidades naturais e capacidades físicas. Ou seja, seus colegas buscavam atalhos no basquete. O Kobe não, ele buscava dominar a base, os fundamentos do basquete, seguia pelo caminho mais difícil e cansativo. E em apenas 3 anos, aos 14 anos, ele se tornou o melhor jogador do estado. Mas ele não parou aí como você vai ver no vídeo, porque ele continuou seguindo o caminho correto e se dedicando pra valer nisso. Veja o que é uma vida focada em trilhar o caminho certo e que não se desviou buscando atalhos em momento nenhum.

Ele prometeu a si mesmo que iria treinar, todos os dias, o mais duro que pudesse, para que quando se aposentasse não tivesse nenhum arrependimento. E foi o que ele fez. E se tornou um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

Para alcançar um objetivo, não busque atalhos, eles demoram demais, trilhe pelo caminho certo e dê o seu melhor todos os dias e você poderá ir muito mais longe do que já imaginou.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
#2
Ótimo relato, Libertador. Ironicamente tive o trabalho duro de ler tudo isso na madrugada, mesmo cansado eu disse que leria antes de dormir, assim o fiz.

A primeira pessoa que me vem à mente ao ler o título é o David Goggins, a mentalidade daquele sujeito é surpreendente, nunca existe tempo ruim, corpo mole, enrolação. Outra coisa que me lembrei foi de um trecho do @Héracles em seu blog: "[...]convença pelo exemplo e faça com que todos na sua volta sintam vergonha da própria preguiça e burrice quando presenciarem a sua virilidade[...]

A satisfação de ter feito o melhor possível é prazerosa - ainda que ninguém tenha notado. Desde comandar uma multi-nacional a varrer a rua: se você tem que fazer de qualquer forma, que faça pra valer, não é mesmo?

Sucesso!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)