Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que Deus é apenas um
Existe um clássico argumento ateísta, que diz o seguinte: Por que o Deus bíblico é verdadeiro e os outros deuses são falsos? Por que não acreditar nos outros deuses?

Vamos lá. Primeiramente, iremos fazer algumas definições, para facilitar a argumentação posterior:
-A bíblia é o único livro onde é presente o monoteísmo. As demais religiões são politeístas (Por exemplo, hindus, umbandistas, nórdicos e gregos. Todos esses são politeístas, e várias outras religiões são também.)

Além disso, precisamos compreender algumas atributos de Deus:
-Deus é perfeito, absoluto e infinito, ou seja, é completo por si mesmo. (Apocalipse 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o inicio e o fim)

Tendo em vista tais definições, agora iremos provar porque Deus é uno:
-Em primeiro lugar, vamos tentar conceber a existência de mais de um deus. Supondo que existam dois deuses, então todos os dois são perfeitos, absolutos e infinitos, portanto completos por si mesmos, como foi descrito anteriormente. Sendo assim, então todos os atributos que um deus tem o outro tem de forma igual, visto que ambos são completos, e não lhe faltam nada, tem seus atributos infinitos e perfeitos. Assim, os dois deuses serão o mesmo ente, à medida que possuem os mesmos atributos. Para que sejam diferentes, um deveria ter algum atributo menor que o outro, e, por consequência, este não seria considerado um deus. Desse modo, prova-se que é inconcebível a possibilidade de haver mais de um deus.

Conclusão: É impossível a veracidade do politeísmo.

Referências: Suma teológica, de Tomás de Aquino

*Isso é uma simplificação do argumento do teólogo e filósofo Tomás de Aquino. Caso queiram se aprofundar mais em tais argumentações, leiam seu livro que foi supracitado. Além desse, há diversos outros argumentos em favor do Deus Uno, porém achei esse argumento mais fácil de entender.
*Esse argumento eu havia preparado para postar em um grupo bíblico que participo no telegram. Porém achei interessante posta-lo aqui também, pois há muitos cristãos no fórum. Usem esse argumento como forma de fortalecer e defender sua fé. 

Se vocês tiverem gostado, eu posso trazer aqui mais argumentos a favor da fé bíblica. Se houver algum erro de lógica me corrijam imediatamente. Obrigado por ler, Deus te abençoe.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
O Corão também apresenta um Deus único. A religião primordial do homem era monoteísta, sendo o panteísmo e o politeísmo degradações.

Entendo a vontade de explicar a natureza divina abstratamente, principalmente quando se começa a aprender sobre religião, mas cuidado com isso. Pode-se facilmente substituir o Deus real por uma mera imagem recortada das várias abstrações, uma espécie de idolatria. Nisso acretito que os ortodoxos tenham certa razão, Deus se conhece mais por experiência.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o
A lógica é limitada, chega até certo ponto. Deus não pode ser compreendido por completo. Não vamos compreender a causa de tudo que existe (Deus), mas podemos por seus efeitos, chegar a causa. Então nesse caso, a lógica seria uma ferramenta para tornar possível a existência de Deus para os incrédulos. Acho que houve uma interpretação equivocada de sua parte. A questão não é compreender Deus por completo, mas torná-lo logicamente possível.
Responda-o
(30-07-2024, 06:32 PM)Wesley de Mileto Escreveu: A lógica é limitada, chega até certo ponto. Deus não pode ser compreendido por completo. Não vamos compreender a causa de tudo que existe (Deus), mas podemos por seus efeitos, chegar a causa. Então nesse caso, a lógica seria uma ferramenta para tornar possível a existência de Deus para os incrédulos. Acho que houve uma interpretação equivocada de sua parte. A questão não é compreender Deus por completo, mas torná-lo logicamente possível.

Mas aí tem outra questão, logicamente também é possível afirmar a inexistência de Deus.. Acho válida a tentativa, mas no final acaba sendo infrutifero. Além de que pra discutir logicamente, acaba-se enquadrando Deus numa espécie de "ideia", sempre muito aquem da realidade.

Tem um episódio da vida de Santo Antão que é muito interessante. Ele estava pregando em Alexandria em plena perseguição do império romano no inicio do seculo IV, o período mais sangrento da história para os cristãos. Os filósofos alexandrinos, herdeiros da tradição ateniense, relutavam em se converter dizendo algo do tipo: "seus argumentos são bons, mas o cristianismo em breve vai acabar porque voces estao morrendo como moscas". Então o santo fez o sinal da cruz e curou uma porção de doentes que estavam próximos, e nisso converteu uma multidão. 

No final não sao os argumentos que convertem os descrentes, afinal há bons argumentos contra também, mas sim a vida do cristão e sinais prodigiosos.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."

Responda-o
Com certeza, o mais importante é dar um bom exemplo aos outros. Porém, nessa sociedade cada vez mais materialista é melhor usar da lógica para converter os descrentes.
Responda-o
Com toda certeza se o paganismo nao tivesse sido devastado a força teriam também bons argumentos.
Religião é empirica.

Não sei porque alguns aqui querem vomitar religião na cara dos outros.
Responda-o
(02-08-2024, 11:29 AM)Spextro Escreveu: Com toda certeza se o paganismo nao tivesse sido devastado a força teriam também bons argumentos.
Religião é empirica.

Na verdade o paganismo dos germanicos, eslavos e escandinavos caiu de podre diante do cristianismo. E hoje alguns néscios querem retomá-lo...

Responda-o
Eu não gosto de empirismo quando se trata dessas questões bíblicas, eu gosto de ter certeza, de ter base naquilo que creio. Foi buscando respostas as minhas dúvidas que voltei a seguir a Bíblia. Claro, isso tudo não é mais importante do que de fato viver aquilo que se acredita, algo que falta em muitos "cristãos", que aparentam mais do que são.
Responda-o
(02-08-2024, 11:57 AM)Wissen Escreveu:
(02-08-2024, 11:29 AM)Spextro Escreveu: Com toda certeza se o paganismo nao tivesse sido devastado a força teriam também bons argumentos.
Religião é empirica.

Na verdade o paganismo dos germanicos, eslavos e escandinavos caiu de podre diante do cristianismo. E hoje alguns néscios querem retomá-lo...

O paganismo não necessariamente era ruim, mas aqueles cultos antropofágicos eram terriveis.
Agora esses cultos pagãos que estão ressurgindo são pura modinha esquerdista e feminista.
Responda-o
Não existem outros Deuses, o que existem são anjos caídos e a descendência de Caim que foi amaldiçoada.
Então se você fala com espirito, recebe ze ´pilitra, psicografa carta com morto, é guiado por espiritos do bem, sinto muito informar, estão lhe enganando.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)