Postagens: 29
Tópicos: 6
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
9
06-07-2015, 11:23 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 25-12-2016, 04:14 PM por Mandrake.
Motivo: Organizando a estrutura
)
Tópico criado para postagem de Atitudes Honrosas!
Todo mundo sabe que pessoas honradas sempre foram e serão minoria, mas é sempre bom ver notícias de bons exemplos a serem seguidos. Isso sempre me ajudou a não ser vitimista e vou selecionar algumas que também pode ajudar vocês.
Conto com a contribuição dos confrades para enriquecer o tópico.
Mãe do 1º lugar no IFRN conta: "pegava livros no lixo e lia para eles"
A história do adolescente Thompson Vitor, 15, poderia ter passado longe dos estudos. Filho de uma ex-catadora de lixo, o jovem investiu alto na educação e foi aprovado no curso de multimídia do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).
Com a nota 846 -- numa escala que vai até 1.000 --, ele foi o primeiro colocado geral na seleção do instituto.
Link da matéria completa: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015...a-eles.htm
Vejam só esse garoto, tem apenas 15 anos mas conseguiu um feito digno de um homem honrado, mesmo sendo pobre e não tendo recursos escolheu seguir um bom caminho ao invés de ser um mau elemento, sim! Isto é uma questão de escolha. Usou as armas disponíveis e teve uma grande vitória. Eu não conseguiria ter essa determinação, o admiro e torço para que continue sendo um grande homem.
Conservador Machista.
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)
Postagens: 768
Tópicos: 15
Reputações:
114
"E vc ai chorando por que não tem atenção de vadias baladeiras"
Excelente tópico, é sempre ótimo ver que bons valores não estão mortos
Oitavo anjo do apocalipse
Postagens: 29
Tópicos: 6
Reputações:
9
http://oglobo.globo.com/sociedade/histor...gn=O+Globo
O que dizer de um homem que salvou centenas de crianças dos nazistas durante a segunda guerra mundial?
Detalhe que mesmo fazendo algo heroico, nunca fez questão de dizer isso. Fez porque tinha que ser feito,fez porque era o certo e para um homem honrado isto basta, não há recompensa maior do que a do dever cumprido. Felizmente essa história veio a público e recebeu todas as condecorações e prestígios que mereceu. Morreu recentemente ao 106 anos, espero que descanse em paz e que tenha a vida eterna.
Conservador Machista.
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)
Postagens: 606
Tópicos: 11
Reputações:
20
Postagens: 581
Tópicos: 9
Reputações:
188
(06-07-2015, 11:23 PM)ac300 Escreveu: Todo mundo sabe que pessoas honradas sempre foram e serão minoria, mas é sempre bom ver notícias de bons exemplos a serem seguidos. Isso sempre me ajudou a não ser vitimista e vou selecionar algumas que também pode ajudar vocês. Conto com a contribuição dos confrades para enriquecer o tópico.
Mãe do 1º lugar no IFRN conta: "pegava livros no lixo e lia para eles"
![[Image: filho-de-catadora-de-lixo-thompson-vitor...15x300.jpg]](http://imguol.com/c/noticias/2015/02/24/filho-de-catadora-de-lixo-thompson-vitor-15-e-1-lugar-no-ifrn-instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-do-rio-grande-do-norte-1424818298782_615x300.jpg)
http://educacao.uol.com.br/noticias/2015...a-eles.htm
Vejam só esse garoto, tem apenas 15 anos mas conseguiu um feito digno de um homem honrado, mesmo sendo pobre e não tendo recursos escolheu seguir um bom caminho ao invés de ser um mau elemento, sim! Isto é uma questão de escolha. Usou as armas disponíveis e teve uma grande vitória. Eu não conseguiria ter essa determinação, o admiro e torço para que continue sendo um grande homem.
Postagens: 251
Tópicos: 2
Postagens: 35
Tópicos: 7
Ingressou: Dec 2016
muito bom parabéns pelo tópico incrível
Postagens: 12
Tópicos: 0
Ingressou: Nov 2016
Reputações:
1
Adoro ver esses exemplos pois me fortalecem bastante. Na minha familia tá cheio de filho (a) de puta que tem tudo na mão e só reclama da vida. Bando de desonrados(as).
Postagens: 2,050
Tópicos: 102
23-12-2016, 11:36 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-12-2016, 01:35 PM por Libertador.)
Vou contribuir com o tópico também! Esta noticia é de 2013.
Honestidade: elogiado o corredor que se negou a vencer líder, que parou por engano
O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross country de Burlada, em Navarra, no último dia 2, mas até hoje está sendo cumprimentado, elogiado, aclamado por sua atitude de honestidade durante o evento.
O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3000m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida. Mas parou no lugar errado, achando que tinha alcançado a linha de chegada.
Ivan Fernández Anaya, o segundo colocado, se aproximou e, em vez de ultrapassá-lo, alertou o líder sobre o equívoco e o conduziu para confirmar sua vitória.
Em outras palavras Ivan negou-se a conquistar a prova.
Ele estava a 10 metros da bandeira da chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer.
Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o levou-o até o fim, Ivan Fernandez deixou o colega vencer a prova como iria acontecer, se ele não tivesse se enganado sobre o percurso.
Ivan, que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse:
“Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado . Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem. ”
Tantos dias depois do ocorrido, a história continua sendo exaltada no noticiário e nas redes sociais.
Neste sábado, em seu blog, Fernández comentou a repercussão de sua atitude, que continua sendo elogiada duas semanas depois.
“Hoje está sendo um dia especial para mim –ou melhor, muito especial– nunca pude pensar que meu gesto com Mutai chegaria aonde está chegando. Estou em uma autêntica nuvem, são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Queria agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por mim”, escreveu.
O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido exceção: a honestidade.
“Eu não merecia ganhar dele. Fiz o que tinha que fazer”, afirmou Fernández em declaração reproduzida pelo jornal ‘El País’, da Espanha.
Com informações do ElPais, Folha e HuffingtonPost
Hoje em dia está difícil achar pessoas que fazem o que é o certo, independente dos prejuizos. Acredito que a grande maioria aproveitaria essa "oportunidade" para ganhar, principalmente se ninguém estivesse vendo.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
23-12-2016, 11:45 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-12-2016, 01:36 PM por Libertador.)
Herói percorre penhascos para salvar suicidas: 500 vidas
04 de outubro de 2016
Depois que se aposentou, após 42 anos de trabalho como detetive do departamento de polícia de uma província no Japão, Yukio Shige decidiu ir ao ‘Cliffs Tojinbo’ – penhascos que são ponto turístico, mas que começaram a ser usados por pessoas que queriam cometer suicídio.
O primeiro encontro de Yukio com pessoas deprimidas e suicidas foi em 3 de setembro de 2003.
Um casal de aparência triste estava sentado sozinho no topo das falésias. Com altas dívidas em seu restaurante, o casal cogitava saltar das pedras.
Após uma longa conversa, Yukio os convenceu a procurar ajuda e aconselhamento. Uma semana depois foi informado que o casal havia se suicidado e deixado um bilhete de despedida para ele.
Foi quando o homem de 60 anos de idade decidiu não deixar que essa situação acontecesse novamente com outras pessoas e começou a frequentar diariamente os penhascos para salvar outros indivíduos suicidas.
Guardião dos penhascos
Agora conhecido como ‘Gatekeeper’ – o guardião dos penhascos, ele trabalha silenciosamente há mais de uma década salvando vidas e convencendo pessoas sobre a importância de continuarem vivas e fazendo-as desistir de saltar.
Yukio Shige calcula que deve ter ajudado mais de 500 pessoas que pensavam em tirar a própria vida.
Em 2004 ele começou uma organização sem fins lucrativos chamada Kokoro ni Hibiku Bunshu Henshukyoku – ou o “espaço coletivo para a coleção de escritos que atingem o coração” – para consolar e encorajar as pessoas suicidas que ele encontra pelo caminho enquanto percorre as falésias.
Yukio também foi a estrela no documentário curta ‘O Gatekeeper’, produzido pelo Field Of Vision e dirigido por Yung Chang.
Com informações: Good News Network ( http://www.goodnewsnetwork.org/man-saves...ffs-watch/)
O documentário está só em inglês. Mas dá para colocar a legenda automática do google em português.
É interessante como o cara trabalhou durante 10 anos silenciosamente salvando vidas, e é assim que muitos heróis agem mesmo, sem esperar fama, recompensas ou tapinhas nas costas.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
24-12-2016, 12:10 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-12-2016, 01:37 PM por Libertador.)
Gari banca estudos e realiza sonho da filha de se tornar médica, em GO
Trabalhando na limpeza das ruas de Goiânia, o gari Tales Pereira sempre se esforçou ao máximo para garantir a melhor educação possível para a filha, Aline de Castro Pereira, de 26 anos. Hoje, os dois colhem juntos o fruto de tanta dedicação. A jovem está prestes de se formar médica e credita ao pai a maior parte do mérito da realização desse sonho.
Tales teve de criar a filha sozinho, pois a mãe de Aline morreu quando ela ainda era criança, vítima de câncer no estômago. A doença motivou o desejo da jovem pela carreira médica, que pretende se especializar em gastroenteorologia.
Durante todo o ensino médio, a jovem estudou em colégio particular, bancado pelo pai. O resultado veio com aprovação em três vestibulares: Escola Superior de Ciências da Saúde, no DF, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fez o curso.
Ela se recorda do momento em que soube da aprovação. "Ele [pai] ficou na expectativa com um radinho de pilha, à moda antiga, esperando sair a lista. Quando eu vi na internet, foi muita emoção", lembra.
No convite para a formatura, a foto com o pai tem destaque especial. Uma dedicatória também foi feita. "Ao meu pai, agradeço profundamente por ter vivido cada dia comigo se desdobrando para ajudar a cumprir minhas obrigações e se preocupando com meu bem estar e me amparando com as mais diversas formas de amor. Você é meu maior exemplo de luta e determinação para vencer na vida", diz o texto.
O carinho deixa o gari emocionado. "É muito emocionante. A gente fica todo derrubado. Fiz minha parte e ajudei. Agora ela vai colher os frutos. Ela é uma joia. Para chegar onde chegou, é uma guerreira", elogia.
O vídeo está no Link: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/1...em-go.html
Um pai honrado com determinação, suor e sangue, é capaz de se superar para garantir um futuro melhor aos filhos.
Agora, isso não garante que os filhos realmente vão valorizar esse esforço. Pois a ingratidão está generalizada hoje em dia.
Não sejam filhos ingratos. Temos que valorizar aqueles que se esforçaram pelo nosso futuro.
24-12-2016, 12:21 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-12-2016, 01:39 PM por Libertador.)
Ex-morador de rua vira empresário de sucesso e cria franquia de tapiocaria
04 de setembro de 2012
A história de Durley Soares da Silva, de 31 anos, mostra que é possível sim dar a volta por cima, sair do fundo do poço, recuperar a dignidade e vencer na vida.
O rapaz, que nasceu no interior de Goiás e hoje vive em Brasília, teve uma vida pra lá de dura.
Filho de agricultores, com 10 irmãos e o pai doente, ele precisou trabalhar desde os 6 anos de idade, pra por comida em casa.
Foi engraxate, viveu em albergue… Aos 17 anos decidiu sair de casa pra tentar mudar de vida. E a vida piorou mais ainda.
Durlei acabou virando morador de rua. Foram 7 meses sem abrigo, sob sol e chuva.
A diferença é que ele não aceitava aquela vida desumana, de submundo, e decidiu lutar contra o que mostrava ser um destino cruel.
“Você só é coitando quando você se sente coitado”, diz hoje o mesmo Durley, agora revigorado: um empresário!
Ele conta que seu grande sonho era montar uma tapiocaria e mesmo sem dinheiro, nem crédito, ele foi à luta.
Com o projeto debaixo do braço e receitas deliciosas na cabeça, o rapaz foi presistente: pediu dinheiro a amigos, a bancos…
E Deus, que segundo Durley “guiou sua vida até aqui”, colocou gente boa no caminho do rapaz.
O primeiro a estender a mão foi o dono da Casa JK de Refrigeracao: vendeu os produtos pra montar a loja e aceitou cheques.
O amigo Diego Valadares, musico e jornalista, fez um emprestimo no nome dele pra pagar a reforma e pagar a caução da loja de Durley.
Isso foi em outubro de 2010. Em abril de 2011 nascia a Tapiocaria Raízes do Sertáo, na Asa Norte, bairro nobre de Brasília.
Com novas receitas, novas tecnicas, logo a casa ganhou reconhecimento dos clientes.
Hoje Durley se prepara para inaugurar a primeira filial, no próximo dia 30, na quadra 216 da Asa Sul: uma loja com 270 metros quadrados.
Mais que isso: ele me disse que abriu uma franquia da tapiocaria Raízes do Sertão e já está negociando 17 contratos pelo país.
“Se eu acredito em Deus? Eu sou a prova viva que Deus exite. Ele guiou minha vida até aqui.”, contou o empresário, feliz da vida.
Hoje, o antigo morador de rua tem dignidade, respeito, um negócio próprio de sucesso e ainda ajuda a família.
Tapiocaria Raízes do Sertão
Reportagem de Erika Blayney, no BandCidade:
Link da notícia: http://www.sonoticiaboa.com.br/2012/09/0...ws=display
É isso aí. Em vez de ficar choramingando e se lamentando, o Durley arregaçou as mangas e foi atrás do que queria. Que sirva de inspiração pros confrades e pra mim também!
O garoto que domou o vento: Inteligência e superação
Esta é uma daquelas histórias bacanas de superação, conquistada pela inteligência e pela persistênca. É a história de William Kamkwamba, um menino desacreditado, retirado da escola pela pobreza e pela fome, que cresceu em uma aldeia de Malawi, na África. Lugar que não tinha saneamento básico, água corrente e muito menos eletricidade, onde pessoas percorrem quilômetros a pé para recarregar celulares e rádios, como William fazia.
Mesmo fora da escola ele continuou frequentando uma pequena biblioteca, de um só cômodo, bancada por doações do Governo dos EUA. Lá ele conheceu um livro sobre moinhos de vento. Mesmo sem entender muito bem inglês, percebeu que aquilo era algo que ele conseguiria fazer. Percebeu que eletricidade era a chave para melhorar a condição de vida de sua família. Lá 2% da população tem luz elétrica em casa.
Durante 3 meses ele juntou peças de ferro-velho, bicicletas encontradas no lixo, estudou sobre magnetismo, condutores e dínamos.
Willian aplicou a teoria e construiu um moinho de vento da foto acima. O menino, então com 14 anos, foi ridicularizado quando terminou a engenhoca: “Você é doido, acho que está fumando maconha demais”, diziam.
Porém, o projeto deu certo e começou a gerar energia para televisão, eletrodomésticos, rádio, iluminação, recarregar celulares e o mais importante, bombear água.
Logo o moinho de Kamkwamba se tornou atração turística/funcional. Pessoas vinham de longe para carregar seus celulares, outros começaram a visitar a biblioteca. Até que um jornalista apareceu e publicou a história, e a notícia se espalhou pela internet.
E William resolveu escrever um livro, contando sua própria história de superação: “O garoto que domou o vento”, que já está na lista de Best Sellers do New York Times.
William Kamkwamba ganhou uma bolsa de estudos e está terminando o Segundo Grau em Johanesburgo, na África do Sul, no Kings College. Ele apareceu em diversos programas, como o Daily Show e chegou ao topo se apresentando no TED em Oxford, Inglaterra. Veja abaixo.
Um incentivo pra acreditar nos sonhos, enfrentar as barreiras e nadar com fé contra a maré.
Link da Notícia: http://www.sonoticiaboa.com.br/2011/03/2...ws=display
Achei o video muito bom, é possível colocar a legenda em português. Esse garoto sem conhecimento nenhum, nunca tinha visto a internet, nunca tinha visto um computador, não podia estudar por falta de dinheiro, com apenas 14 anos e um livro em inglês que achou em uma biblioteca, que era em outro idioma para ele, com muito esforço e dedicação conseguiu construir uma maquina com apenas um ventilador de trator, um amortecedor, tubos de pvc, um quadro de bicicleta e um dínamo velho de bicicleta.
E é interessante reparar que o país estava enfrentando um seca imensa na época e muitos estavam morrendo de fome ao redor dele, em vez de ficar se lamentando e chorando, ele arregaçou as mangas e foi procurar uma solução para salvar a família. Que exemplo! Pois hoje em dia nós vemos muito marmanjo chorando e se vitimizando por muito menos.
E também é interessante reparar como muitas vezes as pessoas mais próximas são as que mais tentam puxar a gente para baixo. Os familiares e até a própria mãe o chamavam de maluco por querer construir um moinho para gerar eletricidade para regar as plantações. E os maiores beneficiados pelo projeto as vezes são os maiores críticos. E depois que ficou pronto, as pessoas formavam filas na casa dele para usar a eletricidade.
Dá para tirar muitas lições da história dele.
Engraxate pagou faculdade lustrando sapatos: é advogado!
O engraxate Joaquim Pereira, de 26 anos, disse que vai continuar limpando e lustrando sapatos até dezembro deste ano, mesmo tendo passado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A partir do próximo ano, o jovem disse que vai aposentar a caixa de engraxar e vai se dedicar exclusivamente a advocacia.
Nascido em Monte Alegre de Goiás, Joaquim se mudou para Goiânia em 2006 em busca de uma vida melhor. Na capital, se matriculou em uma faculdade particular e pagou as mensalidades trabalhando como engraxate. Entre os principais clientes estavam advogados, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
Depois de tentar seis vezes, passou na prova da OAB e já traça planos para o futuro. “Daqui uns dias, eu irei dizer com muita honra que fui engraxate e que através da caixa de engraxar eu consegui me tornar um advogado. Isso é motivo de orgulho. Em janeiro já quero ingressar na nova carreira. Daqui até lá, acredito que vão surgir várias oportunidades”, conta.
Na última sexta-feira (9), Joaquim foi homenageado por um escritório de advocacia em que ele tinha vários clientes. Agora, todos são colegas de profissão. Na ocasião, ele recebeu uma placa elogiando sua determinação. “Mais que uma bela historia de vida, de lutas e de vitórias, é através do seu exemplo de amor ao trabalho e imensa capacidade de superação que o qualifica não só como advogado, mas a um guerreiro que nos orgulha e nos enche de esperança”, diz o presente.
História
Joaquim sempre teve o sonho de fazer faculdade. “Meu pai e minha mãe, embora não tenham curso superior, sempre me incentivaram a estudar, ter sonho. Se você tiver sonho, um ideal, um objetivo, você pode conseguir qualquer coisa”, disse o engraxate.
Os clientes que ele teve durante todos esses anos também o parabenizam pela conquista. Mais do que um engraxate, Joaquim é um exemplo a ser seguido por muitos. “Muitas vezes eu tenho aqueles desânimos eventuais que a gente tem e me vem na cabeça o Joaquim, a felicidade e a vida que ele tem”, relatou o advogado Ricardo Naves.
O engraxate aprendeu o ofício ainda criança. Ao deixar sua cidade ele não se imaginava formado. Joaquim lembra que, ao chegar à capital, tinha a esperança de logo ser contratado em uma empresa e se tornar um profissional de destaque. Mas viu que não era bem assim. Ele demorou três meses para conseguir emprego em uma fábrica de enxovais. Quando recebeu o primeiro salário mínimo, concluiu que não era o suficiente para se manter em Goiânia. Na época, ele morava com o irmão. “Vim para trabalhar. Depois, vi que precisava estudar para crescer, para ter um emprego melhor”, conta.
![[Image: engraxate2.jpg]](http://s2.glbimg.com/anId8iUToiAPPKrQ_Ed6mIiYRpQ=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/04/25/engraxate2.jpg)
Devido à insatisfação com o trabalho, ele decidiu, em um sábado, ir para as ruas de Goiânia e ver como se sairia de engraxate. “Ganhei R$ 20 e atendi umas dez pessoas. Mesmo não sendo muito, fiz as contas e vi que podia render”, afirma. Segundo ele, em uma segunda-feira, três meses após ser admitido na fábrica, pediu demissão. “Indagaram porque eu retrairia tanto. Pensaram que eu estava revoltado”, lembra. O jovem comenta ainda que não foi uma decisão fácil, pois teve medo de ser rejeitado. “Tive medo da reação dos meus amigos e dos colegas”, diz.
As pessoas para quem engraxou sem cobrar nada nas primeiras vezes se tornaram seus clientes. A simpatia e a abordagem especial atraíram muitos outros e fez com que ele ficasse conhecido nos locais onde trabalha, como na Praça Cívica, onde está o Centro Administrativo do Governo de Goiás. Joaquim conquistou uma clientela fixa. De R$ 20 por dia, ele passou a faturar até R$ 100.
Depois de um ano limpando sapatos, Joaquim decidiu que entraria para uma faculdade de direito. “Vendo o dia a dia dos advogados e conversando com eles, concluí que queria ser um deles”, afirma. A decisão de ingressar em uma universidade foi criticada por muitos conhecidos.
”Falavam que eu não daria conta de terminar, que era muito difícil e caro”, conta. No entanto, ele persistiu com o sonho de se formar, passou no vestibular e começou, em 2008, o curso de direito em uma instituição de ensino particular. “Se a gente quiser ter sucesso na vida, tem que se submeter ao risco”, ressalta.
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/1...ampaign=g1
|