Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Considerações sobre os anseios e desejos.
#1
Olá a todos! Faz um bom tempo que não crio um tópico nesse digníssimo fórum, então hoje vou aproveitar que boas ideias me vieram a mente e irei deposita-las em breves palavras.

 O ser humano é desejo, vive para buscar e aspirar os mais variados objetivos. Entretanto, o desejo, logo após satisfeito, vem acompanhado do tédio, como descreve Schoppenhauer. Assim, as pessoas vivem em um constante looping entre o desejo e o tédio, ciclo vicioso que nunca será satisfeito. Muitos pensam: "Se eu tiver isso serei feliz", porém, é uma crença errônea, pois não importa seu objetivo, depois de cessado, sempre virá o tédio. É um aspecto natural da vida.

 No entanto, há uma maneira de minimizar isso. A vida não é uma corrida, na qual possui uma linha de chegada. Não viva em prol do objetivo, mas da jornada. Aproveite o caminho, aprenda a amar o processo, porque se você não ama a jornada, de nada vai adiantar seu objetivo final. Deve-se sempre amar aquilo que se faz.

 E para ilustrar essa ideia, vou contar-lhes a história de um matemático russo, que conseguiu resolver um dos 7 maiores problemas da matemática, e com isso teve por prêmio 1 milhão de dólares. Entretanto, ele recusou o prêmio. E muitos agora devem estar julgando-o, pensando talvez que esse homem não é tão inteligente quanto parece. 

 Porém, na verdade esse homem é um dos mais ricos do mundo, pois ele ama o que faz, e não precisa de riquezas nem de holofotes. Para ele, a matemática não é um meio para alcançar um fim, mas um fim em si mesmo, algo que ele faz por puro amor e gosto. E essa é a maior riqueza da vida. 
 Como já dizia o grande mestre: "Para que acumular tesouros na terra, onde as traças corroem?".

 Que possamos acumular tesouros no coração, fugindo da dicotomia da ânsia e do tédio!
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#2
Um dos ditados mais verdadeiros que tem é "mente vazia é oficina do Diabo"...

O cara não se ocupa com alguma atividade boa, logo começa a pensar merda, ficar cultivando bosta na cabeça, neurose, tédio etc. Mesmo quando o cara já tá ok na vida, é bom continuar aprendendo.
Responda-o
#3
Mermão, nessa guerra e estudos contra e sobre o ego percebi que um dos segredos é não desejar nada, e nem tou falando de mulher tou falando de vida, mas eu especificamente me sinto bem mais produtivo e feliz desejando algo mesmo que não consiga, e ai , será que eu consegui me libertar do desejo em mulheres mas não consigo desapegar dos desejos da vida em si.
Será que isso vem com o tempo? mais alguém?
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#4
Para Schoppenhauer a vontade tem um significação metafísica, não sei como ele sustenta isto filosoficamente mas me parece não ser de todo um absurdo.

Responda-o
#5
(29-05-2024, 12:58 AM)Luiz Escreveu: Mermão, nessa guerra e estudos contra e sobre o ego percebi que um dos segredos é não desejar nada, e nem tou falando de mulher tou falando de vida, mas eu especificamente me sinto bem mais produtivo e feliz desejando algo mesmo que não consiga, e ai , será que eu consegui me libertar do desejo em mulheres mas não consigo desapegar dos desejos da vida em si.
Será que isso vem com o tempo? mais alguém?
Creio que não é possível abandonar os desejos da vida. Mas você não deve dar tanta importância a eles. Tem gente que não tem controle, estão sempre querendo mais e mais bens fúteis. A questão é voltar seus desejos a coisas mais elevadas e ligadas a sua vocação na vida.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
#6
(29-05-2024, 06:50 PM)Wesley de Mileto Escreveu:
(29-05-2024, 12:58 AM)Luiz Escreveu: Mermão, nessa guerra e estudos contra e sobre o ego percebi que um dos segredos é não desejar nada, e nem tou falando de mulher tou falando de vida, mas eu especificamente me sinto bem mais produtivo e feliz desejando algo mesmo que não consiga, e ai , será que eu consegui me libertar do desejo em mulheres mas não consigo desapegar dos desejos da vida em si.
Será que isso vem com o tempo? mais alguém?
Creio que não é possível abandonar os desejos da vida. Mas você não deve dar tanta importância a eles. Tem gente que não tem controle, estão sempre querendo mais e mais bens fúteis. A questão é voltar seus desejos a coisas mais elevadas e ligadas a sua vocação na vida.

pior que é possível, no oriente o povo faz isso já tem um tempo, mas por N motivos não me parece uma vida que eu desejo não ter desejo algum na vida, Enfim.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)