Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regionalismo.
#1
É sexta feira, eu não sai de casa e acabei de esvaziar o saco, estou em ócio, por que não criar um tópico para espantar o tédio?

Esse será um tópico para discutir de forma descontraída os aspectos de cada região do brasil, claro que cada confrade decide o quanto vai querer especificar a própria região ou não, mas só a título de cursiodade e também, por que não, de planos para o futuro, não que o país como um todo seja um grande lugar para se pensar morar nos próximos 10 anos, mas é mais fácil pensar em qual estado se mudar caso as coisas comecem a ficar mais difíceis do que qual país.

Bem, eu cresci na região sul de Santa Catarina, passei minha vida toda lá, mas de tempos em tempos vinha visitar minha família que era majoritariamente da região norte do paraná, e agora estou a pouco mais de um ano morando por essas bandas.

Ter convivido desde sempre com essas duas regiões me fez notar certas nuances que a maioria das pessoas não notam e gostaria de compartilhar isso em algum lugar.

Clima: aqui é, de fato, muito mais quente do que o sul de SC, mais seco também, chove bem menos e tem bem menos dias nublados, não é um calor insuportável, mas eu sou suspeito para falar, porque sempre gostei de calor, mas é um calor que durante a noite se acalma, de dia pode fazer fácil mais de 30 graus, mas a noite cai para uns 22 nos dias quentes, lá no sul, quando fazia uma temperatura próxima a 28 graus já era considerado quente e era só durante o dia, a noite tornava a fazer seus 15 graus, isso em dias quentes.

Arquitetura: nessa eu realmente não tenho como defender aqui, a arquitetura da região de onde vim era muito mais bonita, claro, se você fosse para os bairros iria encontrar casas mais simples e feias, mas a arquitetura e estética de todo o lugar era algo mais bonito, mais harmônico, bem feito, até as casas simples davam uma agradabilidade no olhar, aqui a maioria das casas, quando bem feitas, são todas muradas, o que dá a impressão que você está andando por presídios de luxo, mesmo casas bem feitas e que são claramente de pessoas com dinheiro são todas muradas, e isso estraga toda a estética, justamente por dar um ar de neurose ao ver todos aqueles muros, no interior de SC a maioria das casas tem muros baixos ou nem tem muros.
Vamos lembrar que eu estou comparando dois interiores, morei no interior de SC, e agora, estou no interior de PR.

Pessoas: acho que esse foi o ponto que eu mais senti um estranhamento, o povo da minha antiga cidade não era necessariamente gaucho, mas se considerava assim e puxava muito da cultura deles, então era um povo, de modo geral, mais bem humorado, não eram necessariamente abertos e receptivos, como nenhum povo de cidade pequena é, mas eu os classificaria facilmente como "neutros", as coisas simplesmente funcionam, você vai na lotérica e a fila funciona direito, as atendentes fazem seu trabalho tranquilamente, sem dores de cabeça, o mesmo para bares e lanchonetes, uma neutralidade que te faz saber que não vai precisar se estressar quando for ter que resolver algum pepino no banco, pagar algum boleto ou simplesmente comer e beber em algum lugar.

Aqui, parece que as pessoas vivem sempre meio estressadas, de mau humor, de mal com a vida, você vai no banco e é uma loteria para ser atendido de forma decente, você vai no bar e parece que quem te atende está prestando um favor a você, você vai em uma lotérica e se não tiver sorte, vai ser tratado que nem cachorro, e se for em um dia bom, ainda vai ser tratado como se estivessem te prestando um favor, e não um serviço.

Lá em SC as pessoas cumprimentavam na rua não importa quem fosse, aqui quase ninguém faz isso, eu entenderia em cidades grandes, mas isso aqui também é interior, quando cheguei aqui me sentia um idiota por conta disso, demorou para eu entender essa dinâmica daqui.

O povo daqui diz que acham os curitibanos exibidos, se isso for verdade, espero não precisar morar em curitiba um dia.

Floripa eu visitei pouco, então não posso fazer muito juízo de valor, o que posso dizer é que, tirando os ubers, as pessoas de modo geral eram muito simpáticas e prestativas.

Oportunidades: posso estar errado, mas aqui as oportunidades parecem bem mais rareadas do que lá, lá, eu procurava emprego e em pouco tempo, tinha alguma coisa pra fazer, algum bico pequeno, ao menos, aqui, absolutamente nada, mesmo não estando com aquela gana de querer um emprego no momento, fui em algumas entrevistas, desde indústria até atendente de loja, em ambos os casos uma fila enorme de pessoas, nunca vi isso em SC, de verdade, tirando alguns concursos regionais pontuais, onde povo de fora vinha fazer também.

Mulheres: para não dizer que só estou falando bem da minha cidade natal, se bem que, como boa parte da minha família é daqui e eu conheço esta cidade desde criança, eu acho que posso dizer que, de alguma forma, eu tenho duas cidades natais, mas para fazer uma mea culpa, as mulheres daqui e as pessoas de modo geral aqui, quando resolvem ser bonitas, são pra valer, mas em compensação, qualquer mediana também tem o ego inflado pra caralho. Lá no sul, era mais difícil achar mulheres realmente bonitas, e eram igualmente metidas, mas as medianas eram mais fáceis de tentar alguma coisa, mas posso não ter tentado o suficiente aqui, vai saber.

Cidades vizinhas: as cidades vizinhas do lugar de onde eu vim também não eram cidades muito grandes, as cidades maiores próximas a que eu morava lá não eram tão grandes assim, e ainda se mantinham mais ou menos naquela bolha gaúcha, com o saldo de perder aquela introversão de cidade pequena, então é cheio de gente meio doida mas de bem com a vida.

As cidades ao redor daqui são pequenas mais tem aos montes e tem algumas boas cidades maiores se rodar um pouco mais, não posso fazer muito juízo de valor, mas pelo pouco que conheci, tinham um povo mais descontraído do que aqui.

Bem, creio que eu falei tudo que era necessário, pode parecer um tópico meio idiota, mas prestar atenção no lugar que você vive, ou que pretende de viver ao meu ver é mais importante do que parece, de verdade mesmo, eu penso em retornar se não para mesma cidade, ao menos para a mesma região de onde eu vim, aqui é a cidade natal da minha mãe, mas vi que não é a minha e morar aqui só me fez constatar isso.

Meu palpite é que o sul não se deixar ser muito influenciado por são paulo e por isso tem um povo mais autêntico, e por isso, melhor de se lidar, enquanto aqui, praticamente fronteira com são paulo, já suga toda a cultura de são paulo, que está completamente degenerada e secularizada. De verdade mesmo, enquanto lá em SC ainda é difícil você encontrar alguém se assumindo gay explicitamente no PR isso tem aos montes, gays e piranhas, em uma quantidade absurda, muito mais explícita, mesmo sendo tão interior quanto lá, chuto que pela influência mesmo indireta, de são paulo.

Por mais que eu tenha passado muito tempo no sul de SC, nunca conheci RS e penso em conhecer um dia, penso em conhecer Minas Gerais também, parece ser um povo divertido.

Queria saber o que vocês acham da região de onde vocês estão e para quem viajou bastante, o que acha de cada parte do país.
Responda-o
#2
Regionalismo no Bostil é ato antidemocratico, o sujeito só pode se declarar algum tipo de minoria para exercer  liberdade de expressão associada ao denuncismo de algum fato que considere ofensivo a identidade/cidadania pré fabricada pelo lixo do ESTADO. 

Em breve o pais entrará em secessão provocada e articulada pelas autoridades do DF com apoio estrangeiro, o colaboracionismo e infiltração existe e está bem embaixo do nariz de todos, até lá irão sangrar, desgastar mais a CF e a economia, falindo municipios e entes estatais, é um caminho sem volta? Enfim poderia ter sido evitado....



Com a demarcação da AMAZONIA para os gringos e institucionalização da NARCOTIZAÇÃO e CARTELIZAÇÃO o país se tornará inabitável e ainda mais inviável....


Quando o povo do interior largou o catolicismo para ser progressista, o interior faliu. Big Grin A desgraça cultural liberal  corroeu foi tudo....
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#3
(09-09-2023, 03:09 AM)Minerim Escreveu:
Em breve o pais entrará em secessão provocada e articulada pelas autoridades do DF com apoio estrangeiro, o colaboracionismo e infiltração existe e está bem embaixo do nariz de todos, até lá irão sangrar, desgastar mais a CF e a economia, falindo municipios e entes estatais, é um caminho sem volta.

Nessas quem mora no rio grande se deu bem, pois poderá ir para o uruguay com mais facilidade GargalhadaGargalhada
Sobre os interiores, notei isso, os interiores mais tradicionalistas sempre tem algum emprego e quase não há mendigos.

Lá no sul povo ainda nutri algum resquício de tradicionalismo e quase não há mendigos lá, ao passo que o povo aqui já se rendeu a putaria e ignorância e qualquer rua um pouco mais perto do centro já é um risco de encontrar algum mendigo.
Responda-o
#4
Spoiler Revelar
Regionalismo.
Responda-o
#5
(09-09-2023, 12:43 AM)Novo Mundo Escreveu: O povo daqui diz que acham os curitibanos exibidos, se isso for verdade, espero não precisar morar em curitiba um dia.

Floripa eu visitei pouco, então não posso fazer muito juízo de valor, o que posso dizer é que, tirando os ubers, as pessoas de modo geral eram muito simpáticas e prestativas.

Sou de Curitiba, minha família toda veio do interior do PR, ambos os lados. No interior o povo te julga muito mais pelas posses...te trataram mal pois vc não é um fazendeiro herdeiro de Hilux, viram que tu é pé rapado e viraram a cara. São bem utilitaristas.

Por outro lado o certo é certo e errado é errado, povo é intolerante com vagabundo (que geralmente faz merda em cidades vizinhas).

A richa com a capital é antiga e política, não cultural. Se achou o pessoal do interior "fechado", aqui é muito pior. Mas ao contrário do que os chimpas pensam, isso é algo bom. Ninguém te incomoda ou se mete na sua vida, é cada um na sua. Dentro do ônibus é um silêncio delicioso.

Até por isso, você identifica claramente os forasteiros pela baderna, conversas altas e patifarias do tipo. Dito isso, esse perfil sulista nos faz o povo mais trabalhador em relação aos festeiros gabundos que estão mais próximos do Equador.

(09-09-2023, 03:09 AM)Minerim Escreveu:
Quando o povo do interior largou o catolicismo para ser progressista, o interior faliu. Big Grin A desgraça cultural liberal  corroeu foi tudo....

Sonho das mocinhas da roça é ir pra capital bancada pelo pai, tingir o cabelo de azul neon e pegar HIV de um chimpa.

O mito da novinha prendada morreu a mais de 30 anos.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#6
(11-09-2023, 10:30 PM)Gorlami Escreveu: Sou de Curitiba, minha família toda veio do interior do PR, ambos os lados. No interior o povo te julga muito mais pelas posses...te trataram mal pois vc não é um fazendeiro herdeiro de Hilux, viram que tu é pé rapado e viraram a cara. São bem utilitaristas.

Por outro lado o certo é certo e errado é errado, povo é intolerante com vagabundo (que geralmente faz merda em cidades vizinhas).

Não tinha parado para pensar por esse lado, realmente deve ser isso.
Mas eu tenho um primo aqui que é isso ai que você falou, herdeiro e tem caminhonete, só não é hilux, é outra menor, mas mesmo ele não anda com muito sucesso, mesmo sendo conhecido do pessoal daqui.
Tá certo que ele andou fazendo e falando umas boas merdas ao longo dos anos por beber demais.

Mas o que eu reparei, é que até mais importante do que grana, o povo daqui parece valorizar demais status, no estilo likes no insta e os caralhos.

Lá no sul de SC tinha sim interesseiros, é claro, tem em qualquer lugar, mas ao menos, mesmo você sendo um zé ruela, as pessoas te tratavam com neutralidade, sem má vontade.

Porém um amigo meu lá de SC é outro grande herdeiro, e pude ver como as coisas para ele eram mais fáceis, desde conseguir furar a fila do banco até comer mulher.

Bem, talvez eu até gostasse de curitiba, o que me pega é que falam que além de frio, as pessoas de atendem muito mal nos estabelecimentos de lá, não sei se procede.

De qualquer forma, espero passar em um concursinho no interior de são paulo, creio que será uma qualidade de vida bem melhor.
Responda-o
#7
(12-09-2023, 03:20 AM)Novo Mundo Escreveu: Bem, talvez eu até gostasse de curitiba, o que me pega é que falam que além de frio, as pessoas de atendem muito mal nos estabelecimentos de lá, não sei se procede.

De qualquer forma, espero passar em um concursinho no interior de são paulo, creio que será uma qualidade de vida bem melhor.

É verdade, atendimento aqui é uma merda. Mas já me acostumei, não ligo muito.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)