Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sentindo o músculo vs. Movendo o Peso
(27-10-2017, 03:11 PM)Melâncton Escreveu: eu tenho entao que subir e abaixar o peso rapidamente pra ganhar força?

Isso é meia verdade. Produção de força se dá por meio do estímulo do SNC e unidades motoras. Força MÁXIMA (só para constar, existem vários tipos de força) deve ser estimulada com sobrecargas altas (altas %de 1RM) focando na velocidade do movimento, como é dito no artigo. Lógico que existem várias metodologias de treinamento, que vão usar faze concêntrica e excêntrica lenta, uma rápida outra lenta, isometria, etc, etc.  

(27-10-2017, 03:11 PM)Melâncton Escreveu: nesse caso, pra ganhar musculo é levantar o peso rapido e abaixar devagar

Esse é um bom método para hipertrofia sim. Principalmente se vc tem pouca consciência corporal. Mas não acho válido usar em todos os exercícios.

(27-10-2017, 03:11 PM)Melâncton Escreveu: acho que vou fazer os dois, do primeiro jeito pra recrutar mais fibras e do outro jeito pra ganhar mais musculos e aprender a executar

Isso é o mesmo papo do gordo tetinha baconzitos que nunca sai do mesmo lamaçal de banha e estrogênio diz quando fala que quer perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo. Pedala, pedala, pedala e não sai do lugar e acha algum motivo aleatório para desistir e culpa a genética. Vc não sabe fazer nem um e nem outro direito e já vai querer fazer os dois juntos. Óbvio que não vai dar certo. Escolha uma metodologia e permaneça nela por algum tempo, até aprender coisas na prática pelo menos. Se vc é mais impaciente, dinâmico, gosta de desafios e não se dá muito bem com programações rígidas, treine para força. Se funciona melhor seguindo um plano rígido pré estabelecido, não tem dificuldade com rotina, não se importa muito em sentir dor e monotonia, treine hipertrofia. A questão é que em ambos vc vai ter que se foder erguendo peso e sofrendo pracaralho se quiser resultados reais e sólidos, e em ambos dá pra vc ficar grande com um corpo maneiro. Mas vc precisa escolher algo que tenha mais haver com a sua personalidade, assim não se desmotiva de ir treinar nunca mais. 

Treinos de força fazem com que vc ative e crie mais unidades motoras nos músculos, ou seja, fazem vc conseguir inervar mais a sua musculatura, que consequentemente melhora e muito a sua consciência corporal (sentir bem os grupos musculares trabalhando). Consciência corporal é FUNDAMENTAL para gerar hipertrofia, pois como já vimos, nessa metodologia é importante a conexão mente-músculo e se concentrar no músculo alvo na hr do exercício, gerando o pump e o H+ que queima por dentro. Ou seja, vc precisa de um certo nível de consciência para ter bons resultados na hipertrofia. Alguns naturalmente tem mais facilidade com isso, outros nem tanto.

Por isso eu prefiro treinos de força, com movimentos básicos multi articulares para novatos, antes de embarcar num treino tradicionalzão de hipertrofia. Lógico que esse mesmo novato eu não vou botar para agachar com 100% de 1RM na saída e treinar com altas porcentagens toda semana. A metodologia que eu uso com iniciantes é de macrociclos girando em torno de 10-6RM, com meso ciclos com 3-4rm. Dependendo da evolução e condição do aluno, micro ciclos com testes de 1rm. Nos primeiros meses full body, exercícios com barra principalmente, e muito trabalho de peso corporal para assistência. Séries nos aparelhos e exercícios mais isoladores girando em torno de 15RM, justamente para acostumar o aluno a sentir queimação e o músculo alvo, coisa que é difícil de conseguir em novatos com 6-8RM.

Esse é um exemplo de um método comum que eu uso bastante, mas bastante eficiente para iniciante, claro que todos essas aspectos variam de pessoa para pessoa e etc e tal.

(27-10-2017, 03:11 PM)Melâncton Escreveu: pra ganhar força, qual deles é o melhor jeito?

Só pode estar de brincadeira né?  Facepalm

(27-10-2017, 03:30 PM)V-Power Escreveu: Parabéns ao autor pelos tópicos em evidência e pelas dicas!!

Esse tópico também serve para alertar algumas pessoas que não largam o celular para "puxar ferro", acabam não atingindo o objetivo e ainda atrapalham as outras pessoas.

Se eu te contar que vai uma menina na minha academia que fica FAZENDO LIVES PRO MANGINA DO OUTRO LADO ENQUANTO "TREINA". Nem eu consigo acreditar nisso até agora. O desgraçado tem que ter uma vida muito de merda e sem significado nenhum para se sujeitar a isso, e a vadia eu nem vou comentar a respeito...  Facepalm
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)