Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Carreira indo pro ralo?
#1
Confrades,

Peço que me critiquem com o máximo de ênfase possível. Tô tentando me re-erguer depois de um péssimo ano (Profissionalmente falando). Tenho 24 anos e sou formado em Comunicação Social há três anos. Devido à instabilidade do mercado de trabalho (Levando em conta apenas minha área), estou desempregado desde abril do ano passado. De lá para cá fiz alguns freelas, mas nada prolongado. Por contenção de gastos, voltei a morar com minha mãe e colaborei financeiramente até mês passado, quando minha reserva financeira acabou. No momento estou procurando algo fixo (Mesmo fora da minha área de atuação - Preciso colaborar com as contas da casa), estudando para concursos e praticando atividades físicas (Academia de terça à sexta - O dono é meu amigo e me deixa treinar de graça até eu arrumar um emprego - E futebol aos finais de semana - Em quadras gratuitas). Conheci a real faz pouco tempo, logo ainda estou interiorizando os principais aspectos (Principalmente o desapego).

Em relação as mulheres estou tranquilo. Mesmo estando na pindaíba financeira consigo pegar uma ou outra de vez em quando. Não fico desesperado por causa disso. Uma boa punheta já alivia nos piores momentos. Sei que minha fase de 'vacas magras' vai melhorar quando eu me recuperar profissionalmente. Causa e consequência, certo?

Situação da família: Meus pais são separados. Meu pai, quase aposentado, vive de pequenos serviços que faz na área de administração. Minha irmã casou recentemente e está em uma situação financeira complicada (Ela e o marido alegam ter poucas condições de ajudarem). O irmão da minha mãe também disse que está 'enrolado' financeiramente.

Alguns pontos com dúvidas/frustrações:

- Minha experiência profissional se resume, somente, a trabalhar em veículos de comunicação de pequeno/médio e grande porte. Meu último emprego fixo foi no departamento de jornalismo de uma das principais afiliadas da TV Globo no interior de São Paulo. Como não consigo nada na área na minha região e arredores (Não quero ir para longe no momento pois minha avó materna está doente, com alzheimer em estágio avançado, e minha mãe cuida sozinha dela. Estou ajudando nisso) estou procurando algo fora da minha área, nem que seja como atendente de loja. O que preciso agora é gerar renda.

Minha inexperiência pesa em contratações? O que os confrades acham que eu deveria fazer nesse caso?


- Minha mãe me apoia nos meus estudos de concurso e na minha procura por emprego, mas desde que minha reserva financeira acabou ela me cutuca diariamente, com ironias, discussões e até gritos. Quando eu ajudava nas contas ela era bem mais tranquila. Vejam, não estou me desviando da minha responsabilidade, pois estou morando com ela debaixo do teto dela. Minha obrigação é ajudar e ponto.

Porém como relativizar a maneira que ela me cobra? Moramos em um imóvel pequeno. Logo eu ouço os berros dela de qualquer cômodo da casa. Isso tá me deixando maluco. Dicas?


Aguardo o conselho dos confrades.

Abraços.
Responda-o
#2
- Você está muito tempo desempregado, você deu mole nesta situação caso sua cidade tenha uma demanda de emprego razoável em outras áreas.

- Ao perder o emprego e está morando num lugar no qual você usufrui da casa (de terceiros ou parentes) e de seus recursos, seria interessante arrumar qualquer fonte de renda digna para que depois você com com paz de espirito e dinheiro (mesmo que seja pouco) ajudar seu familiares, estudar e evoluir profissionalmente até você se acertar definitivamente.

- Sobre sua mãe, é até natural o comportamento sobre você neste caso. O jeito é você correr atrás do seu para mudar este cenário.

- Dê uma lida nestes tópicos abaixo: 

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=596

http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=792

OBS: No primeiro tópico, preste atenção principalmente na parte de relacionamentos no geral. 

OBS II: No segundo tópico, leia e reflita.

PS: Se esforce para mudar esta situação.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Atendente de telemarketing ou pegue algo para vender.

Nem preciso dizer qual é a com mais futuro... (e mais difícil também).
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#4
Confrades,

Arrumei um emprego. Ou pelo menos a perspectiva de ter um. Desde que voltei a morar com minha mãe retomei meus contatos na cidade, inclusive com um amigo de infância que tornou-se funcionário de confiança na Prefeitura daqui. Ele me colocou em contato com a liderança partidária (Situação no governo) e hoje, depois de semanas de espera, fui chamado para implantar e manter uma estrutura de comunicação interna e externa para o partido. Eles querem avaliar meu trabalho para, quem sabe, levantarem grana para me pagarem. Os dirigentes alegam que não tem grana em caixa no momento. Como meu pai diz: "O que tenho para hoje?". Darei meu melhor para agarrar essa oportunidade.

Diamante, agradeço pelas dicas. Lerei os dois tópicos com calma e darei meu feedback assim que der.

Quando surgirem mais novidades irei publicá-las aqui.
Responda-o
#5
Trabalhar sem certeza de receber? Hmmmmm....... cuidado, hein? To com a impressão que querem tirar proveito de vc, espero estar errado.

A inexperiência costuma pesar bastante nas contratações, é um porre mesmo. Querem prática, mas não dão oportunidade. Se sua área for muito difícil de encontrar uma oportunidade, talvez vc pudesse fazer um pé de meia até encontrar algo efetivo, pelo menos não ficaria sem grana e poderia ajudar em casa. Ser visto é importante, fazer contatos é muito conveniente.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#6
O mais importante você está fazendo, se movendo, não se conformando com a situação, já é 50% do caminho. Pegue essa oportunidade e dê o seu melhor, mas se notar que estão só se aproveitando, caia fora. Vai fazendo contato com outras pessoas enquanto isso, uma porta abre outra.
Responda-o
#7
(13-01-2016, 09:56 PM)SurfistaPrateado Escreveu: Trabalhar sem certeza de receber? Hmmmmm....... cuidado, hein? To com a impressão que querem tirar proveito de vc, espero estar errado.

[2] ainda mais sendo algo do governo

Regista seu horário de entrada e saída de alguma maneira na empresa (seja por e-mails enviado com seu nome/assinatura, por imagens no sistema interno de monitoramento ou por alguém que assine seu relógio ponto feito por conta própria: tem modelos na internet, abaixo um de exemplo), se eles não te pagarem no futuro, pode processar e ganhar uma grana boa com isso...teve um cara que fez isso no condomínio do meu prédio (trabalhava sem contrato nem nada, recebia por recibo o salário) e depois de 1 ano processou o condomínio e conseguiu mais de 200 mil R$...processo trabalhista é uma carreira no Brasil de tanta coisa ilegal que acontece, para ter ideia, dá para processar até por empresa não pagar insalubridade porque você fica o dia todo abaixo de luz fluorescente e/ou na frente de PC...

http://ccentral.com.br/web/folha-de-pont...vidual.doc
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)