Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[FATO] Queda geral na qualidade da "internet" e no nível de inteligência humana
Mais alguém tem essa percepção que houve uma queda geral, acentuada e rápida na qualidade dos conteúdos publicados na internet?

Desde a popularização dos smartphones em 2014, todo mundo agora tenta viver de conteúdos curtos.

Responda-o
É generalizado mesmo...
Responda-o
Cuidado com armadilha de se achar mais inteligente que os outros, a linha que nos separa não é tão distante.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
Ninguem fala dos boicotes e analfabetização proposital das redes sociais, redes sociais estão cada vez mais incurtando a opção das postagens de texto, por isso que mesmo que aja pessoas inteligentes não poderemos ler seus textos poís não estão tendo tanta opções, basta ver o insta comparado ao face, praticamente nem é possível escrever um texto. Aplicativos com insta, kway e tictoc são a moda dos tempos atuais, para escrever um texto tu precisa ir para blogs, e outros tipos de redes sociais exemplo como o Recanto da letras entre outros.
Responda-o
O próprio post do Keanu acima é exemplo disso.

Ele sempre posta bons comentários, mas não tem ortografia porque escreve no celular. Você vê que o pensamento dele é totalmente desorganizado.

Não consegue usar ponto e vírgula, comete erros ao escrever "incurtando".

É muito difícil para quem passa tempo no smartphone conseguir corrigir o pensamento. A frequência do aparelho celular é muito alta e desorganiza o cérebro.
Responda-o
(16-07-2026, 02:55 PM)Captain Vincent Escreveu: O próprio post do Keanu acima é exemplo disso.

Ele sempre posta bons comentários, mas não tem ortografia porque escreve no celular. Você vê que o pensamento dele é totalmente desorganizado.

Não consegue usar ponto e vírgula, comete erros ao escrever "incurtando".

É muito difícil para quem passa tempo no smartphone conseguir corrigir o pensamento. A frequência do aparelho celular é muito alta e desorganiza o cérebro.

KAKAKAKAKAKA esse forum é muito bom .
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
Não há queda na qualidade da internet, isso é um efeito ilusório que as bolhas da internet causam. A rede social recomenda aquilo que a pessoa pesquisa, por mais que o instagram atualmente ainda mostre videos que seus amigos curtem. O youtube é a melhor rede social de todas porque tem conteúdos mais densos e videos mais longos. Definitivamente tudo que você quiser saber sobre psicologia, filosofia, historia, mecânica, agricultura, qualquer merda você acha no youtube e em videos muito bem feitos. 
No geral a internet tem muito conteúdo fútil, mas para quem sabe pesquisar e tem interesse em aprender, pode encontrar muita coisa boa.
Sobre a queda da inteligência humana, sempre foi assim, não é fenomeno moderno. A pessoas antigamente não podiam estudar, o estudo era para os ricos, então o povão era burro. Hoje o povo pode estudar, mas não querem porque o mundo moderno oferecem muitas distrações. Outra coisa, como o Luiz falou, é preciso tomar cuidado para não se achar mais inteligente que os outros, isso é uma falsa superioridade criada pelo ego. Existem diferentes tipos de inteligência e saberes, por exemplo, eu sei muito de filosofia, psicologia e literatura, mas meu pai é um pedreiro muito bom, sabe levantar uma casa do zero, ou seja, nós temos tipos de inteligência diferentes, e eu diria que a dele é até bem mais útil do ponto de vista prático  Yaoming
Torna-te quem tu és 
Responda-o
Dependo do ponto de vista e do ambiente que o sujeito frequenta. Em alguns aspectos, noto que a qualidade aumentou (canais sobre estudos e aprendizagem devido a alta concorrência por visualização). Já com o povão da internet é o mesmo de sempre: passam o dia vendo besteira.

Porém a dinâmica atual das plataformas mainstream é de conteúdo rápido, curto e cheio de estímulos na tentativa de te impactar a fim de prender a sua atenção o máximo de tempo possível. Vídeos curtos ("reels, shorts") usam vários estímulos audiovisuais combinados (imagem, som, movimento e legendas) porque perceberam que conteúdo efêmero gera muito mais visualização e mais tempo de tela.

Chegaram ao ponto de colocar dois vídeos em um só rodando ao mesmo tempo. Nunca viram aqueles videozinho no Insta ou Tiktok divididos em dois quadros (um em cima, e outro, em baixo) onde uma pessoa fala sobre uma questão polêmica acima e na parte de baixo do vídeo aparece alguém cortando batata com uma faça super afiada ou lubrificando uma engrenagem com muita graxa? Uma técnica que prender atenção.

Essa quantidade massiva de conteúdo rápido, fútil e aleatório causa fadiga cognitiva e deixa a pessoa impaciente. Certa vez li no fórum um termo que bem descreve isso: a tiktokização do pensamento.

A gente tem que evitar o excesso de conteúdo, ainda mais o inútil que só serve pra plataforma e influenciador ganhar dinheiro disputando a tua atenção, e fazer um detox desse comportamento. A geração alfa (nascidos depois de 2010) não têm paciência nem de escrever um pequeno texto ou ler um parágrafo mais longo. Impossível a pessoa ter disciplina, constância e se dedicar a qualquer atividade cognitiva/intelectual com uma mente impaciente e poluída de vídeos curtos.
Responda-o
Eu também vejo muito mais conteúdos qualificados.
Os canais do Peter Turguniev, que vejo desde 2020, são excelentes e foram recomendação do algoritmo.
Conheço desde antes, Brasil Paralelo, outro patamar.
Até mesmo entretenimento banais, como vídeos de cerca de 30 minutos falando sobre alguma série, possuem essa opção hoje.

Também tem muita porcaria, claro. Deve ter muito vídeo zinco de 30 segundos sem graça e sem qualidade, mas quando aparece algo assim eu clico para não me recomendarem e o algoritmo vai melhorando.
O do YouTube é o que melhor funciona pra mim.
Do Instagram, mais ou menos.
Já o do Facebook é uma porcaria, parece que fazem de propósito, só me recomendam o que eu já deixei claro que não quero ver e não consumo.
Responda-o
(18-07-2026, 09:51 PM)Bruno Padilha Escreveu: Eu também vejo muito mais conteúdos qualificados.
Os canais do Peter Turguniev, que vejo desde 2020, são excelentes e foram recomendação do algoritmo.
Conheço desde antes, Brasil Paralelo, outro patamar.
Até mesmo entretenimento banais, como vídeos de cerca de 30 minutos falando sobre alguma série, possuem essa opção hoje.

Também tem muita porcaria, claro. Deve ter muito vídeo zinco de 30 segundos sem graça e sem qualidade, mas quando aparece algo assim eu clico para não me recomendarem e o algoritmo vai melhorando.
O do YouTube é o que melhor funciona pra mim.
Do Instagram, mais ou menos.
Já o do Facebook é uma porcaria, parece que fazem de propósito, só me recomendam o que eu já deixei claro que não quero ver e não consumo.

O Youtube como a internet em geral é um mar de informação e tem muita coisa boa, se a pessoa selecionar bem o que consumir. Os algoritmos tendem a te mostrar o que o povão vê.

No YT hoje tem tanto vídeos curtos de 1min (com foco principal em te manter preso na plataforma) falando besteira e coisas aleatórias quanto vídeos de mais de 10min que poderiam te explicar ou te passar a informação em 4min, mas estendem o vídeo para mais de 10min porque a plataforma paga mais e dá mais visibilidade para vídeos que te segurem mais de 10min na frente da tela.

Já percebi esse padrão de uns anos para cá e soube que é uma recomendação da própria plataforma. Ou seja, não importa se o conteúdo possa ser informado em 4min ou se precise 1h para ser explicado, a plataforma quer que você faça vídeos curtos de 1min ou entre 10-15min como uma meta. Aí se você quer saber sobre uma notícia tem que optar entre um vídeo de 40 segundos que fala por cima ou um vídeo duns 10min que fica enchendo linguiça para uma informação que poderia ser passada em 2 ou 3min.

A tua atenção é disputada pelas plataformas e influenciadores, a tua atenção é a moeda de troca que você "paga" para usar essas aplicações de graça.
Responda-o
Bem lembrado!

Os canais que ficam só enrolando, enchendo linguiça, fazem clickbait ou tudo com IA, já saio imediatamente e clico para não recomendar mais mesmo. Às vezes, só pela thumb, já dá pra identificar o padrão.
Responda-o
(14-07-2026, 02:27 PM)Captain Vincent Escreveu: Mais alguém tem essa percepção que houve uma queda geral, acentuada e rápida na qualidade dos conteúdos publicados na internet?

Desde a popularização dos smartphones em 2014, todo mundo agora tenta viver de conteúdos curtos.

Com certeza, desde sempre, houve o "nada se cria, tudo se transforma". Mesmo que o outro sujeito, no fundo, não esteja copiando, mas apenas dando seu ponto de vista, como por exemplo, a eleminação precoce da seleção brasileira. As pessoa só usam os mesmo termos, palavras-chaves porque o algoritmo é implacável. Não tem como competir se não fizer o SEO básico. Falo de experiência própia.

Agora, desde os primórdios da internet, do youtube nesse caso, eram muito escasso pessoas falarem de certos assuntos. Lembro que acompanhava o danizudo . Falava de rituais escondidos em músicas, mensagens subliminares muito antes deste assunto se popularizar. Sempre foi um canal pequeno. Inclusive, Canais maiores como "Assombrado" e "Ambuplay", o recomendavam. 

Fazer certos tipos de conteúdo na rede, mais "cabeça" ou "desperto", o youtube corta o alcance na hora. O público também já não curte discuti a 7° camada do céu, a não ser, estar ali por curiosidade. Gostaria eu de chegar e lançar as minhas teorias malucas ou dar uma aula básica sobre qualquer coisas que domíno um pouco, mas é literalmente nadar contra a maré do algoritmo, ir contra essa nova leva (e massa) de espectadores de conteúdo de 30 segundos "six seven".

Não será no youtube onde desenvolverá um debate intelectual sobre qualquer coisas se quer! Acredite, já procurei por grupos, fóruns, até clube de livros (alias, até achei um do banco do brasil, mas vai ver os livros...) Ironicamente, cada vez mais os baluartes dos respectivos assuntos são calados, mal conhecido, se escondem em lugares muitos dificies da massa os encontrar.

Veja N.A., por exemplo, se não fosse a iniciativa dos confrades fundadores da real, não estariamos aqui. Não ironicamente, a internet que poderia aproximar mais estas pessoas, por meio do anonimato, acaba afastando ainda mais. É muito fácil se perder na rede, se não houver um centro e quem o lidera (comunidade online). 

Hoje em dia vejo muito pouco conteúdo brasileiro, não só por que são poucos que conseguem ter autenticidade, mas porque são poucos que de fato têm experiência vivida, na pele, emocional, do assunto específicio. Não é teoria de livros que 100 influencers estão indicando, são pessoas que sofream, perderam muito para ter aquele 'minuto de sabedoria'. 

Então, muitos assuntos lá na gringa (para variar) estão anos luz das daqui. Claro que tem muita redundância por lá, ou 'esoterisimo barato', com venda de cursos ou e-book. Enfim, a internet não carece de conteúdo mais inteligente porque as pessoas não sabem, até mesmo se expressar, mas sim porque muitos são poços de sabedoria, coisa de 60, 70 anos e não vão começar um canal sobre, sei lá, saúde mental masculina. Mas porque isso é coisa de xovem que só quer contéudo de 30 segundos, fácil de entender e digerir. 

O público que deseja um conteúdo mais 'cabeça' não paga as contas dessa big tech. Também não estão interessados nesse tipo de assunto, falo por conta própria kkk  Joinha
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(19-07-2026, 01:54 PM)Libre Escreveu:
(14-07-2026, 02:27 PM)Captain Vincent Escreveu: Mais alguém tem essa percepção que houve uma queda geral, acentuada e rápida na qualidade dos conteúdos publicados na internet?

Com certeza, desde sempre, houve o "nada se cria, tudo se transforma". Mesmo que o outro sujeito, no fundo, não esteja copiando, mas apenas dando seu ponto de vista, como por exemplo, a eleminação precoce da seleção brasileira. As pessoa só usam os mesmo termos, palavras-chaves porque o algoritmo é implacável. Não tem como competir se não fizer o SEO básico. Falo de experiência própia.

Agora, desde os primórdios da internet, do youtube nesse caso, eram muito escasso pessoas falarem de certos assuntos. Lembro que acompanhava o danizudo . Falava de rituais escondidos em músicas, mensagens subliminares muito antes deste assunto se popularizar. Sempre foi um canal pequeno. Inclusive, Canais maiores como "Assombrado" e "Ambuplay", o recomendavam. 

Fazer certos tipos de conteúdo na rede, mais "cabeça" ou "desperto", o youtube corta o alcance na hora. O público também já não curte discuti a 7° camada do céu, a não ser, estar ali por curiosidade. Gostaria eu de chegar e lançar as minhas teorias malucas ou dar uma aula básica sobre qualquer coisas que domíno um pouco, mas é literalmente nadar contra a maré do algoritmo, ir contra essa nova leva (e massa) de espectadores de conteúdo de 30 segundos "six seven"...

A maior parte das pessoas segue conteúdo de massa que são veiculados nas redes mainstream. Aí quem quer maior profundidade num determinado assunto acaba buscando por nichos mais específicos, por isso plataformas como Discord e Telegram ganharam espaço porque foi nesses ambientes que muitos encontraram uma comunidade mais coesa e interessada no assunto em questão, sem ter moralistas wokes militantes ditando o que pode ser dito e mostrado (lacradores odeiam Discord, Telegram, fóruns online porque eles não têm nenhum controle sobre isso). Mas são espaços mais difíceis de achar porque estão escondidos em plataformas alternativas.

Um exemplo prático é a minha própria experiência ao encontrar esse fórum. Tive um primeiro contato com a "redpill" (manosfera) no Youtube enquanto acompanhava canais sobre desenvolvimento pessoal em geral (principalmente soft skills, finanças e relacionamentos), canais sem teor "redpill". Logo os algoritmos do YT passaram a me recomendar canais como do Trunks, Raccoon e aí foi um caminho sem volta...
 Conforme fui conhecendo e me interessando mais, passei a buscar comunidades nas plataformas tradicionais (Facebook, grupos de Whatsapp etc) e eram comunidades dispersas e inativas com poucos membros realmente interessados.

Já tinha ouvido falar dos fóruns redpill (por detratoras feministas e lacradores em noticiários falando sobre "machismo/misoginia"), geralmente apresentado como algo negativo ou cabulo pelos militantes. Então resolvi procurar no Reddit e não achei quase nada lá. Quando achava alguma comunidade, era daquelas do incelismo blackpill onde passam o dia se lamentando por não terem nascido "chad/alfa" e reclamando da vida, além disso eram em inglês com gente de países e realidades aleatórias. Não era algo que eu procurava. Nesse meio tempo ouvi que o Reddit tinha feito um expurgo das grandes comunidades ativas do desenvolvimento masculino e desarticulado tudo para se alinhar à política das grandes empresas de viés woke que patrocinam a plataforma.

Então passei a digitar na busca do Google por palavras-chave sobre fórum, redpill, desenvolvimento masculino e jargões da manosfera brasileira (msol, beta provedor, mediana, bonzinho etc) até que apareceu alguns sites, blogs e numa dessas vi uma postagem dum fórum em português, que no caso era esse fórum. Entrei na postagem e comecei a navegar pelo fórum LR até que criei uma conta. Encontrei uma comunidade online que buscava, mas tive que fuçar nas entranhas do motor de busca.
Responda-o
Verdade! Percebo que a mídia detesta os assuntos que eu acompanho, os criadores deste tipo de material estão transformando seu material conteúdo pago, seja no próprio YT ou em um canal particular.
O problema é que mesmo pagando, é necessário garimpar, e às vezes arriscar pagar a plataforma do criador por um tempo para avaliar o material. 

Existem até alguns produtores que estão dizendo para guardarmos nossos livros, jogos físicos, material físico de conteúdo valioso como eletrônica, música, etc pois irão sumir da rede, com esta se tornando um ambiente controlado e idiotizante, como a programação da TV aberta. 

(19-07-2026, 01:54 PM)Libre Escreveu: Não será no youtube onde desenvolverá um debate intelectual sobre qualquer coisas se quer! Acredite, já procurei por grupos, fóruns, até clube de livros (alias, até achei um do banco do brasil, mas vai ver os livros...) Ironicamente, cada vez mais os baluartes dos respectivos assuntos são calados, mal conhecido, se escondem em lugares muitos dificies da massa os encontrar.

Veja N.A., por exemplo, se não fosse a iniciativa dos confrades fundadores da real, não estariamos aqui. Não ironicamente, a internet que poderia aproximar mais estas pessoas, por meio do anonimato, acaba afastando ainda mais. É muito fácil se perder na rede, se não houver um centro e quem o lidera (comunidade online). 
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
(18-07-2026, 09:51 PM)Bruno Padilha Escreveu: Eu também vejo muito mais conteúdos qualificados.

Não, man. Esse é o velho ANCAPSU.

Um dos maiores propagadores de mentiras e manginismo na internet.

Fique longe desses canais de política porque são praticamente todos um lixo.

Acho que nenhum vale a pena.
Responda-o
(há 7 horas )Captain Vincent Escreveu:

Acho que nenhum vale a pena.

Pouco me importa a política do dia a dia.

O ANCAPSU é UM DOS CANAIS do Peter Turguniev.
Existem outro, específicos sobre cinema, sobre guerra, sobre game, de memes, o caralho a quatro. Primeiro vídeo que eu vi dele foi, em 2020, sobre o filme O Poço sob uma perspectiva anarcocapitalista.

O Peter até tem.algumas opiniões um pouco manginas às vezes, mas também é ateu e isso é muito mais importante, nem por isso deixam de ter valor todas as outras coisas que ele posta.

Paulo Kogos era muito, mas muito mais mangina. E deixou de sê-lo!

O que une o anarcocapitalismo é somente uma coisa: respeito pela liberdade individual! Senso de justiça para cada pessoa fazer o que quiser e coler os frutos de suas decisões sem o Estado se metendo. Ou seja, há muitos pontos em comum com a Real, pois também não queremos o Estado protegendo as mulheres e prejudicando os homens só por serem homens.
Responda-o
(há 7 horas )Captain Vincent Escreveu:

Exatamente. Esses autores de conteúdo ancap via de regra são adultos mimados bancados pelos pais a vida toda (vide o Paulo Kogos), não cresceram, não têm experiência real, nunca trabalharam e ficam trancado no quarto consumindo ideologias radicais de fracassado pra tentarem parecer descolados. Assim é com lacrador comunista e assim é com ancap ou monarquista. Aí eles opinam sobre assuntos diversos como se tivessem qualquer autoridade no assunto e acreditam em solução simples para problemas complexos. Se você passa o dia ouvindo fracassado que não conhece o jogo e tá imerso em ideologias, a tendência é que você siga o mesmo caminho.

Concordo com eles na questão da defesa da liberdade individual, de expressão e na limitação da atuação judicial woke em questões que não inflijam direitos nem ameace pessoas e o coletivo.

Mas de resto falam muita asneira. Defendem a privataria desenfreiada, são masoquistas econômicos. Na Argentina, aquele presidente maluco "ancap", um barbado que nunca trabalhou e que sempre viveu às custas dos pais, ao chegar a presidência cortou um monte de gastos e vendeu/privatizou vários orgãos e recursos públicos com a promessa que isso acabaria com a inflação, resolveria todos os problemas e seriam felizes para sempre... só que não, a inflação não só continuou como acentuou ainda mais. Uma ideologia falsa não precisa de muito tempo para ser refutada na prática, só que o estrago pode ser gigantesco. Resultado: hoje a moeda argentina vale menos que moeda de joguinho como Roblox e Fortinite e vender patrimônio público a preço de banana não adiantou nada. Pelo contrário, agora eles terão menos retorno ainda dos impostos, que eles continuarão pagando, porque essa turma "ancap" quando chega no poder e têm acesso ao dinheiro público, o discurso e principalmente a conduta deles sobre a arrecadação de impostos muda radicalmente... 

Na internet é muito fácil a pessoa cair em discursos e ideologias de fracassado (seja comunista ou ancap), as mais radicais são as que chamam mais a atenção e que parece ter a solução mágica pra tudo.
Responda-o
Cada papo de isentao, ainda escrevendo de uma maneira imatura como se fosse um adolescente revoltado.

O Peter Turguniev deve ter uns 50 anos, sendo que há 30 anos ele já escrevia livro e dava aula sobre programação segurança e tecnologia da informação, por exemplo, além de ser formado em Direito e já ter trabalhado na área. Ele é que banca os filhos dele e desde muito antes de ser youtuber.

Você chamaria Murray Rothbard de "feacassado sustentado pelosnpais"?
Você pensa que está debatendo com quem: idiotas em.comunidsde do Orkut?

Ainda que o ad hominen contra alguma pessoa tivesse efeito e fosse real, isso não invalidada suas ideias, porque eu não estou defendendo ou atacando pessoas e sim teoria política, algo um pouco mais complexo.

"Ain privativa desenfreada"
Vá pra Cuba, petista. Não falo mais com camisinha de esquerda.

Ora, TUDO é naturalmente privado. O que ocorreu foi a ESTATIZAÇÃO da vida, empregos, leis e decisões que deveriam ser individuais.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Porque Redpill são mal-sucedidos no geral? gRILO 70 13,974 17-06-2025, 03:16 PM
Última Postagem: Texugo Real
  A respeito da psicologia e da natureza humana kidesgraca 25 3,982 06-04-2024, 04:19 PM
Última Postagem: Vital
  As Leis Básicas da Estupidez Humana Libertador 9 2,176 19-02-2024, 04:11 PM
Última Postagem: Callahan
  Reddit: o fórum mais mangina da internet Captain Vincent 12 4,705 11-12-2023, 10:27 AM
Última Postagem: Jota Jr
  COMO NAO SER UM BOSTA E NAO FALAR MERDA EM CONVERSAS(EM GERAL) MAGRINHO DE FIRMA 15 3,747 28-11-2023, 08:54 PM
Última Postagem: Bean

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)