Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Casa própria: Comprar (financiar) ou construir ?!
Brick 
Saudações, confrade!

Introdução

Estes dias fui arrumar a fiação de alguns parentes, e algo me ocorreu: O quanto o terreno que meu avô comprou e dividiu para os filhos faz a diferença há mais de 40 anos! Não vou entrar em detalhes, mas na época que ele comprou (deve ter mais de 50 anos, já que meu pai tem mais de 60, e ganho a sua parte por volta dos 20 anos), os terrenos eram infinitamente mais baratos que hoje. Fora que ele vendeu muitas partes para gastar com coisas efêmeras, como bebidas. 

Vou chegar na parte dos preços dos terrenos atuais, mas até lá, preciso decorrer mais um pouco aonde que a dúvida de construir ou comprar a casa própria pega demais.

Tempo passando...

Meus 30 anos está chegando. Fato que o homem precisa do seu 'reino', até para ele crescer como pessoa mesmo. Uma casa onde ele é o 'de frente' de tudo, exige demais do cara, respostas que talvez ele ainda não tinha passado, possivelmente o segundo rito de passagem dele, sendo o primeiro o primogenito dele. (Mas isso é papo para outra hora, não quero ser redundante). 

Há anos que já desejo e planejo como adquirir o meu canto, já discuti aqui no fórum mesmo sobre a forma mais rápida de construir uma reserva de emergência e tal, mas o papo não é esse, é como um terreno faz muita diferença, mesmo que não construa toda a casa de uma vez.

x

Como havia tido, arrumando a fiação da casa de alguns parentes, e depois desse video em spolier, fica claro que ter onde dormir, mesmo que seja um cômodo (o que é o caso de alguns parente) vale muito a pena!

Spoiler Revelar
https://www.facebook.com/reel/972378652216372

Neste terreno, têm ao menos 7 casas, isso mesmo, 7 casas. Sendo uma, um puxadinho na verdade. Mas, 2 casas e este puxado foram construídos nestes últimos 10 anos. Não querendo entrar em muito detalhe, este parente meu já foi morar em outro lugar, mas voltou para este puxadinho. Saiu de novo, voltou de novo e agora tá com os filhos lá.

É um puxado, 1 cômodo só. Mas, para o homem da real, com conhecimento da internet hoje, dá para transformar um kitnet muito confortável. 

Acredito que já começaram a pegar a visão.

O porém disso tudo é o bendito terreno.

Nas redondezas, o preço do terreno está simplimente insano de absurdo! Não é zona sul do rio, é baixada fluminense, gente! e nem é nos melhores lugares, só é mais afastado mesmo. 

O pessoal está pedindo 70k, 100k em um terreno. Um verdadeiro absurdo.

Quando tempo o camarada iria levar para pagar isso? (Lembra dos meu 30 anos?! O tempo tá passando...) E para construir? Pagaria o terreno em 20 anos, e levaria mais 10 para construir? 

A casa dos meus pais foram construída por nós mesmo, e levou quase 10 anos. E olha que o meu pai que foi o pedreiro e nós os ajudantes! 

Obra demora demais!!!

Financiar uma casa mais fácil e rápido de conseguir, contudo o valor do imóvel, crédito/financiamento com baixo juros também não é tão fácil de conseguir. Casas de 150k no mínimo, o pessoal aqui não tem noção, e alguns não aceitam financiamento bancário.

Comprar ou construir? Es a questão...

Minha dúvida é: Quero muito ter o meu canto, sair do quarto da casa dos meus pais. Mas começar a financiar uma casa com 30 anos, é complicado. (Porque meio que teria que já financiar uma casa boa, porque tentar trocar depois, maior rolo...) Tentar comprar um terreno longe, mais em conta por uns 50k? E fazer uma kitnet, mas claro, visando já a expansando futuramente? É o caminho?

Tô acho que no final das contas, para o meu primeiro imóvel, será uma casa/kitnet de até 100k aqui perto mesmo. Já procurei e até encontrar umas bem judiadas. Com com reformar, é possível sim morar lá.

Construir?
O bom de construir num terreno é que dar para fazer uma kitnet, para não dizer puxadinho, e já morar lá (até leva umas dengosas p/ lá  Gargalhada ). E se for parar para analisar, hoje, com muito planejamento, não sai tão caro assim. A parada é achar pedreiro e ajudantes bons e nada enrolões, e um terreno num lugar decente e com preço acessível. Com 2 a 3 anos, dá para fazer muita coisa. 

Comprar (financiar)?

Já comprar, é financiar e entrar. Mas conseguir um financiamento ainda é para poucos. Sem contar no tempo que teria que pagar. Porque, seria muita besteira também financiar uma casa em 15, 20 anos, sendo uma casa "provisória", digo, para 1 ou 2 pessoas, casa pequena, sem garagem, espaço para mais nada. A pessoa fica pressa ao financiamento, e meio que não pode usar a renda para outras coisas também não, como viajar, trocar de carro, vai saber o que mais....

Sei que dar para 'repassar' o financiamento, mas é outra dor de cabeça.

Se os confrades puderem dar ideias de como conseguir a primeira casa, tipo leilão, trocas, sei lá, eu agradeço!

Só para aquecer o debate, a visão da IA do Google:

Citação:Visão geral criada por IA

A resposta depende do seu momento de vida, orçamento e disponibilidade. Construir costuma ser de 20% a 30% mais barato a longo prazo e permite total personalização. Comprar pronto é ideal se você precisa mudar imediatamente e quer evitar o estresse da gestão de obras.A decisão envolve avaliar o que é prioridade para você:

? Construir

Vantagens: Economia a longo prazo, possibilidade de personalizar a planta e os acabamentos, além de instalações novas com vida útil zerada.

Desvantagens: Exige tempo para acompanhamento, alto risco de estresse com pedreiros/atrasos e imprevisibilidade de custos (a obra pode ficar mais cara que o planejado).

? Comprar Pronto

Vantagens: Mudança imediata, zero dor de cabeça com materiais ou cronogramas de obra, e você já sabe exatamente o que está adquirindo.

Desvantagens: Geralmente mais caro (já embute o lucro do construtor), pode exigir reformas estruturais futuras e pode não ter todos os detalhes exatamente como você sonhou.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Volto para responder
Responda-o
A melhor opção é construir a própria casa se você tiver condição de pegar um pedaço de terra.

Se conseguir um terreno você pode fazer gato de luz e de água e ainda desenvolver uma profissão em escassez: a de construtor.

Eu evito ao máximo entrar em financiamentos porque considero como pagar 2 casas.

Segue o vídeo:

Responda-o

Responda-o
(24-05-2026, 01:37 PM)Vincent Escreveu: A melhor opção é construir a própria casa se você tiver condição de pegar um pedaço de terra.

Se conseguir um terreno você pode fazer gato de luz e de água e ainda desenvolver uma profissão em escassez: a de construtor.

Eu evito ao máximo entrar em financiamentos porque considero como pagar 2 casas.

Segue o vídeo:

Como já dito, os terrenos por aqui por perto não sai por menos de 50k, sem contar os trâmites de cartório e prefeitura. Muito menos se precisa de aterramento ou remover uma árvore, muro e portão; e claro, o indispensável poço artesiano. Só nessa brincadeira, deve subi mais uns 10 a 20%.

Com certeza, eu pegaria se tivesse condição, mas o povo perdeu muito a noção (se é que teve alguma vez) de precificação. Fora que não arriscaria fazer um rolo desse nível com qualquer um. Essa coisa de "vai me pagando 1000 por mês, compadi", já foi época. Hoje tudo tem que ser 'preto no branco'. Pessoal gosta de dar uma de esperto.

Gato de luz? temporário talvez. Evito fazer até como bico, mas pode ser necessário por hora. Pior que concordo que mestre de obra dar muita grana. Já vi conhecido meu trabalhando com um pedreiro. Segundo ele, o mesmo ganha 200 reias por diária e o parente, ajudante, na faixa de 100 reais. Está bem para começar.

Mas como já disse, sei muito bem como é o processo completo de uma obra, pois meu pais também é pedreiro. Fizemos a nossa casa (e a do meu irmão), fora as obras de parentes. O estresse com falta de $$$ (pago mês que vem, passa no cartão, etc) é complicado. Mas como disse, se tivesse que construir para mim, pode ser que eu abrisse tal exceção.

Sim, em um financimanto, o camarada iria pagar dois imóveis, mas parece que esta discurssão é muito parecida com outra até que pertinente: "não alugo porque o dinheiro não volta para mim". 

Se for para entrar no mérito de financiamento não vale a pena porque o valor pago no final é o dobro, será enxugar gelo para mim, pois já sair dela antes mesmo de entrar. Afinal, é o preço que se paga por obter o patrimônio de imediato. E sim, estaria disposto, pois, como disse, 30 anos chegando...

Olha a loucura, já pensei até em pegar um terreno e meter um container kkkk, mas acho que comprar um ao invés de alugar seria bem carinho também. (Vi num site especializado: 69k).

Segurei de olho nas oportunidades que aparecem por aí, já vi em grupos pessoas vendendo seus imóveis por "motivos de pressa". Até leilão pode ser uma opção também.

(25-05-2026, 02:40 PM)Vincent Escreveu:

Fazer sapatas é de boa, mas pagaria alguém para cavar  Gargalhada
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Aqui em SP capital terrenos de 5x25 na quebrada passam de 150k fácil. Construir neles, colocando acabamento simples, pode por mais 200k em mão de obra e material.
Nem citei documentação com o governo e projeto com o arquiteto. Dependendo do lugar você não poderá construir sem alvará.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
Não vou dá nenhum pitaco nesse tópico porque na época que construía as minhas casas começam a cair na cabeça do clientes. Resultado; 3 processos no rabo e um prejuízo sem tamanho. Até adoeci por conta dessa bosta.
"Amante das M$ois, quero" 
Responda-o
(há 4 horas )Velho Gangster Escreveu: Não vou dá nenhum pitaco nesse tópico porque na época que construía as minhas casas começam a cair na cabeça do clientes. Resultado; 3 processos no rabo e um prejuízo sem tamanho. Até adoeci por conta dessa bosta.

Fica tranquilo, confrade. Estou só ampliando os horizontes para a primeira moradia.

(28-05-2026, 10:26 AM)Fairchild Escreveu: Aqui em SP capital terrenos de 5x25 na quebrada passam de 150k fácil. Construir neles, colocando acabamento simples, pode por mais 200k em mão de obra e material.
Nem citei documentação com o governo e projeto com o arquiteto. Dependendo do lugar você não poderá construir sem alvará.

Tá complicado, confrade. Local aqui considerado 'roça', por ser mais afastado e cheio de mata, os terrenos estão na faixa de 60k. Pode ser pela expansão que a região também está sofrendo. Contudo, foi o mais 'em conta' que encontrei por hora. Claro, desconsiderando areas de risco, comunidade, apartamento etc...
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] Alugar ou financiar? Superior 19 633 20-05-2026, 02:59 PM
Última Postagem: Vincent
Question [DEBATE] Qual a melhor forma de construir uma reserva financeira rápido? Libre 73 11,109 05-05-2025, 06:19 PM
Última Postagem: O Incansável
  Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar Filho de Krypton 11 2,711 19-12-2023, 01:11 PM
Última Postagem: Novo Mundo
  [DÚVIDA] Quais ações comprar nesse período de pandemia? SCOLFIELD 23 8,786 07-02-2021, 01:13 PM
Última Postagem: Novo Mundo
Information Ações. Hora certa e errada de comprar Hulk 7 4,467 08-02-2016, 06:55 PM
Última Postagem: Bruno Padilha

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)