29-04-2026, 05:40 PM
Pessoal, não sou muito de escrever aqui no fórum. Minha visão de mundo mudou bastante de uns tempos pra cá e eu deixei de frequentar o fórum. Mas recentemente ocorreu algo na minha família que vale a pena revisitar a Real para compartilhar.
Contextualizando:
Eu tenho um tio chamado Edval (nome fictício, mas de 'véio' igual o verdadeiro), tem 70 anos, dois filhos, casou cedo, irmão da minha mãe, e sempre foi MUITO trabalhador. Sempre correu atrás do que queria e nunca fez corpo mole pra nada. Nunca deixou a família passar fome e nem faltar nada em casa. Apesar de ser idoso, possui um vigor e uma energia de um jovem, pois ainda continua trabalhando até os dias de hoje, e trabalha muito! Se vocês vissem ele, vocês chutariam que ele tem uns 50 anos. Minha tia (vou chamá-la de Marta) nunca precisou trabalhar na vida, sempre pôde ficar em casa cuidando dos filhos e cuidando de si. Meu tio trabalha autônomo com serviços gerais (móveis sob medida, pintura, construção, consertos, etc), sempre foi esforçado e sempre teve bons clientes (ricos), dessa forma sempre conseguiu MUITO dinheiro, afinal sempre teve uma boa educação financeira, a ponto de ter grana pra construir a própria casa de dois andares, comprar um carro pra um filho e uma moto pra outro filho (veículos de grande valor).
Filhos
Meu tio 'Edval' teve dois filhos, um deles tem uns 24 anos (vou chamá-lo de Junin) e o outro já tem mais de 30 (vou chamá-lo de Hélio). Junin e Hélio foram quase literalmente criados a leite com pera. Nunca trabalharam durante toda a vida deles e sempre exploraram o meu tio.
O Junin, quando precisou se alistar, foi convocado a servir no exército (na cavalaria). Em duas semanas o bicho não tankou a disciplina rigorosa e pegou uma doença grave. A mãe dele (tia Marta) fez uma "Loucurada" para tirá-lo do exército, pois ele era muito franzino e fraco pra continuar lá. O coitado teve até pensamentos suicidas quando saiu. Só estou contando isso pra vocês terem noção do quão beta é esse meu primo.
O Hélio já era mais porra louca. Tankou o exército de boas, saiu, mas vivia nas baladas gastando o dinheiro do pai. Eu não tenho muito o que falar dele, pois o conheci pouco.
Depois que eles fizeram 18 anos, eles nunca buscaram emprego, sempre quiseram depender do meu tio. O Junin eu sei que até chegou a estagiar numa academia, mas não ficou por muito tempo (até onde eu sei). Meu tio, indignado com isso, sempre pegou no pé deles, mandando eles arrumarem algum emprego, buscar seu próprio sustento, mas eles sempre ficaram irritados. A única coisa que importava pra eles era ficar o dia todo em casa jogando video game, ir pra balada e gastar o dinheiro do meu tio escondidos.
Pra vocês terem uma ideia do quão cara-de-pau que eles são, eles sempre tiveram a mania de chamar meu tio de "filho da puta", "vai tomar no cu" e várias outras coisas terríveis.
Meu tio, cansado de ficar sustentando filho vagabundo (e já sendo idoso), deu o ultimato pra eles: "ou vocês arrumam um emprego, ou vocês metem o pé da MINHA casa". Eles não quiseram, então meu tio os quis expulsar, mas adivinha quem ficou do lado deles? Exatamente, a minha tia 'Marta'.
Esposa
A minha tia Marta nunca precisou trabalhar. Sempre ficou em casa cuidando dos filhos e supostamente cuidando da casa.
Sempre que meu tio levava dinheiro pra casa, a minha tia fazia questão de administrar e colocar no banco. Ela quem administrava o dinheiro, ela comprava as coisas pra casa, etc. Meu tio não podia tirar 1 centavo sequer do banco que ela já implicava com ele. Teve um dia que ele tirou uma quantia alta de dinheiro pra comprar materiais pra trabalhar numa obra e a minha tia descobriu. Ela disse assim pra ele: "então tu tá aprendendo a tirar dinheiro do banco, é? Quem tu pensa que é pra fazer isso?". Ele respondeu: "ué, o dinheiro é meu, eu que trabalhei, eu que conquistei, eu faço o que eu quiser com ele!".
A tia Marta, pelo que o tio Edval descreve, é uma pessoa ruim e egoísta, além de ser super protetora com os filhos.
Quando houve esse conflito com os meus primos, a minha tia ficou do lado deles, e não do meu tio. Ele ficou indignado com isso e muito triste, pois ele gostava muito da família dele. Os filhos dele o agrediram (sendo ele um senhor idoso). Nesse conflito estava Marta, Junin e Hélio contra meu tio Edval, que sustentava aquela casa e sempre se sacrificou e lutou muito pra construir aquela vida. E agora eles o retribuíram com muita ingratidão.
Separação
Minha tia pediu divórcio. E adivinha quem ficou com a casa que o MEU TIO EDVAL construiu e pagou? Exatamente, a tia Marta e os filhos dela! Ele foi expulso de casa igual um cachorro. Foi agredido pelos filhos, rejeitado pela esposa, humilhado pela própria família e ainda por cima foi PROCESSADO. Mas ele não processado só pela mulher, mas foi processado também PELOS PRÓPRIOS FILHOS!!!
Como a minha tia nunca precisou trabalhar, ela nunca pagou o INSS, não podendo se aposentar. Ela se separou do meu tio, processou ele em 200 MIL FUCKING REAIS, e ainda por cima ele teria que pagar uma pensão para ela e para os filhos (lembrando que os filhos já são adultos). Os filhos processaram ele por danos morais, alegando se sentirem "traumatizados" com o divórcio. ELES SÃO ADULTOS E ESTÃO ALEGANDO "TRAUMINHA"!!! AAA VÁ A MERDA PORRA! VÁ A MERDAAAA AAAA!!!!
Meu tio, coitado, ficou muito mal com essa separação. A primeira coisa que ele fez foi procurar um lugar novo pra viver. Ele é tão íntegro e trabalhador, que a primeira coisa que ele fez na casa nova foi trocar o teclado e pintar a parede. Reformou tudo e conquistou os próprios móveis. Em pouco tempo já arrumou serviço e novos clientes no novo local. Os vizinhos até comentavam que só viam ele duas vezes por dia: de manhã cedo quando saía pro trabalho, e tarde da noite quando voltava do trabalho.
Apesar da idade e do trauma, meu tio nunca perdeu o ânimo e a vontade de trabalhar. Ele mesmo já disse que já poderia ter se aposentado, mas que não consegue ficar sem fazer nada, que precisa fazer algo pra se manter vivo.
Meu tio nunca foi muito de visitar os parentes, talvez por estar muito ocupado com trabalho, e por conta disso, eu só tinha visto ele uma vez na vida, no velório da minha avó, e mesmo assim eu não lembrava do rosto dele. No final do ano passado, após a separação, começou a visitar mais os parentes. Passou uma semana inteira no sítio do meu pai um pouco antes do natal, para não ficar sozinho. A verdade é que ele aguentou todas essas coisas dos filhos e da própria esposa pra não ficar sozinho, tanto é que por isso que ele não processou eles, pra que eles não fiquem com o nome sujo e não percam oportunidades na vida, pra vocês verem a bondade com a qual meu tio os retribuiu.
Um dia, meu tio Edval recebeu uma ligação do banco. A gerente disse o seguinte: "Sr. Edval, o senhor não pode ficar tirando dinheiro da sua conta, se não assim o dinheiro não vai render". Ele disse: "ué, mas eu não tô tirando dinheiro da minha conta. Como que tá saindo?" Tio Edval acabou descobrindo que a tia Marta estava conseguindo tirar dinheiro da conta dele através de um advogado. Eu não sei como isso é possível, mas o advogado conseguia tirar dinheiro da conta sem o meu tio saber.
Prisão
Infelizmente, meu tio não tinha um bom advogado na época. Eu não entendo muito bem o que aconteceu no processo, se ele perdeu ou se ele se recusou a pagar a quantia requerida, mas algo triste ocorreu em decorrência destes fatos.
Meu tio estava trabalhando, como de costume, pintando uma parede. Chegou uma viatura e o colocou no porta-malas. Meu tio foi preso e levado pra uma sela com mais de 30 nego, tudo espremido lá dentro (mesmo ele sendo idoso).
Meu tio ficou uns 30 ou 40 dias preso, durante todo o período da quaresma. Só foi solto na páscoa. Durante o tempo que ficou preso, nós não conseguimos nos comunicar com ele nem visitá-lo. Tentamos de tudo, pegamos as certidões negativas requeridas pelo nosso estado, fizemos o RG novo, etc., mas infelizmente não conseguimos visitá-lo.
Ele passou por um período muito difícil lá dentro. Ficou no meio de mais 30 ou 40 delinquentes em uma sela apertada. Ele conta que lá dentro só tinha uma janela, e o calor alí dentro chegava até 50ªc, pois foi durante a onda de calor do mês de março. Lá dentro não tinha cama pra dormir, só dava pra dormir sentado, meu tio não pode dormir nenhum dia lá dentro, apenas pequenos cochilos ao longo dos dias. Diz meu tio que lá dentro era comum alguém peidar e ficar um cheiro terrível naquele lugar (lembrando que meu tio é idoso).
Outra coisa que ocorreu lá dentro é que um dos detentos contraiu uma bactéria e os guardas não fizeram nada para o acudir. Um dia tiveram que o socorrer dentro da sela, mas não lembro muito bem como é a história, então não vou me deter muito nesse detalhe.
Naquela sela a única coisa que havia era uma Bíblia. Meu tio passou bastante tempo lendo a Bíblia, e ele diz ter encontrado Jesus no meio de todo aquele sofrimento. Meu tio entendeu aquela passagem que diz "quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga". Ele entendeu que o verdadeiro sentido de seguir Cristo não é a resolução de todos os seus problemas ou algum tipo de recompensa material, mas tomar a própria cruz e segui-lo, crendo e sofrendo, mas sempre entregando o sofrimento a Cristo. Meu tio conseguiu encontrar sentido em meio ao sofrimento, e, segundo ele, isso preencheu o vazio dele.
Enfim, isso foi realmente um trauma na vida dele, pois foi extremamente INJUSTA esta prisão. Os próprios filhos e a mulher o colocaram lá dentro sem dó alguma. Nesse período, nós oramos muito por ele.
Reintegração
Como eu havia dito, ele saiu da cadeia na páscoa. De uma perspectiva espiritual, ele passou pelo seu deserto pessoal e, depois, pela sua páscoa pessoal.
Quando ele saiu da cadeia, foi direto pra casa tomar um banho e dormir. Ele dormiu MUITO, pois não havia como descansar naquele ambiente escatológico. Ele desenvolveu ansiedade e pânico, foi realmente um trauma na vida dele.
Ele comprou um dos sítios do meu pai e se mudou pra lá, pra ficar bem afastado. E como a nossa família é bastante honesta, meu pai vendeu sem documentos, para que a ex-mulher e os filhos não descubram nada. Agora ele está "invisível".
Uma coisa boa que ele faz é pagar tudo em dinheiro físico. Nós, minha família e meus tios, estamos apoiando ele e o ajudando no que é possível, sempre dando suporte emocional e bons conselhos.
Conclusão
Ao meu ver, ele errou em ter sido muito bonzinho com os filhos e a mulher. Desde cedo eles vinham dando sinais de sem-vergonhice. Ele se sujeitou a muita coisa apenas para não ficar sozinho. No fim das contas, foi traído pela própria família e agora está sozinho. Na verdade ele não está absolutamente sozinho, pois pode contar com nosso apoio.
Fica a lição pra vocês: cuidado com quem vocês casam e como vocês criam os filhos de vocês. Eu sou a favor do matrimônio e de ter filhos, mas entendo também que esse tipo de coisa pode acontecer. E bem, por mais que a pessoa com quem você está seja a melhor pessoa do mundo e a mais santinha, ela pode acabar mudando, as pessoas mudam. Eu não digo para que vocês deixem de casar, pois casar é algo bom e querido por Deus, e ao meu ver casar para evitar esse tipo de coisa não é bom. Mas saibam que esse tipo de coisa pode acontecer com QUALQUER PESSOA, e quando acontecer, estejam preparados tanto emocionalmente quanto financeiramente. Por sorte, meu tio estava financeiramente preparado e não teve, por enquanto, todo seu dinheiro roubado, apenas a casa.
Peço que orem pelo meu tio.
Qualquer coisa vou atualizar este tópico.
Que viva Cristo Rei!!!