Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Maturidade e reflexão.
Eu ando reparando em uma tendência das pessoas em não saberem lidar muito bem com o próprio envelhecimento como ocorria no passado. 
Acredito que por causa das redes sociais as pessoas se acostumaram a viver um estilo de vida jovem por mais tempo, e "perdem o bonde" para fazer a transição entre jovens que estão curtindo a vida e adultos responsáveis, e mesmo as pessoas que conseguem fazer essa transição, como eu, ainda sentem que tem algo faltando.
Pelo menos no meu caso, não me sinto 100% adulto, mesmo morando sozinho, tendo um emprego fixo, e pagando minhas contas, e eventualmente até comendo alguma aleatória, me sinto em um limbo, não me sinto mais jovem, e quando saio com os jovens eu percebo essa diferença, mas ao mesmo tempo, não me sinto um adulto pleno, e quando saio com adultos, também me sinto deslocado.

Tenho 28 anos e honestamente acho que estou longe de ser jovem, e o peso do tempo começou e efetivamente surtir seu efeito em mim, cabelos brancos começaram a aparecer, mesmo que de forma tímida, e juntas começaram a doer.

O problema é que se fosse em outra época, nessa idade eu provavelmente já estaria casado e com filhos e talvez nem estivesse preocupado com isso, mas dada as circunstâncias da vida, achar alguém hoje para isso é muito mais complexo do que no passado e é como se uma parte de você não se desenvolvesse por completo sem isso.

Eu vejo muitas pessoas que tem a minha idade ou já passaram dos 30, mas nasceram lá pelo final dos 80 e inicio dos 90, e simplesmente não conseguem  virar de fato, adultos plenos, e eu acho que isso é um fenômeno cultural, por que como estou morando em uma cidade minúscula, aqui ainda há casais que se formam cedo e tem filhos cedo, e por mais que sejam pessoas simples e que ganhem pouco, você sentem que elas de fato atingiram a plenitude da vida delas.

Mas eu vou para uma cidade um pouco maior e tudo que consigo ver são adultocentes que falharam em fazer essa transição, e até eu, mesmo morando sozinho e sendo plenamente responsável por mim mesmo, raramente precisando da ajuda de algum familiar, não me sinto de fato adulto.

Por outro lado, estou ficando velho, como pode eu estar ficando velho se sinto que nem atingi a minha plena maturidade como ser humano? Eu não sei, por isso decidi criar esse tópico para ver as reflexões de quem já teve a minha idade e de alguma forma, passou ou está passando pelo que eu estou vivendo.
Responda-o
Citação:O problema é que se fosse em outra época, nessa idade eu provavelmente já estaria casado e com filhos e talvez nem estivesse preocupado com isso, mas dada as circunstâncias da vida, achar alguém hoje para isso é muito mais complexo do que no passado e é como se uma parte de você não se desenvolvesse por completo sem isso.

Acho que a resposta é isso aqui. Por mais que os tempos tenham mudado, ainda é muito forte a noção de formar uma família como sendo uma fase do ciclo da vida.
Responda-o
Em primeiro lugar, duas perguntas devem ser respondidas. Qual a definição de ser adulto e qual a definição de ser jovem?

Não acho que ter filhos ou constituir familia seja algo estritamente adulto. Basta observar a sociedade em que vivemos, não raro ouvir histórias de crianças de 15/16 anos gerando filhos. Acredito que nos dias de hoje ter filhos com essa idade seja mais um sinal de imaturidade do que qualquer coisa.

O sexo implica bastante na definição de ser adulto também. O que se espera de uma mulher adulta não é o mesmo que se espera de um homem adulto.

Cada pessoa vive em sua realidade e faz coisas a partir desta realidade. Ser adulto é sinônimo de ser independente? Se for, você é bastante, confrade!

Fico muito contente que se preocupe com esse assunto. Vejo muita gente ao meu redor que simplesmente vê a vida passando na sua frente. Sem querer algo a mais, sem ter consciência das próprias escolhas, da própria vida, isso sim é ser verdadeiramente uma pessoa imatura (uso como sinônimo de jovem aqui).

No fim das contas, acho que é muito mais sobre o que quer da sua vida e sobre a sua realidade atual. Ter um filho, uma famíilia, só para se encaixar no imperativo social do "adulto" é um grande indício de infantilidade.

Devemos estar preocupados com nosso desenvolvimento. Desenvolvimento físico, mental, social... E a partir desse desenvolvimento vamos ser capazes de conhecer pessoas melhores, lugares diferentes e elevar nossa mente para outro nível. O tempo passa e somos o produto do que fazemos com o nosso tempo, ou seja, devemos buscar mais e mais e fazer a vida valer a pena.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
(28-09-2025, 07:51 PM)Ministro Escreveu: Acho que a resposta é isso aqui. Por mais que os tempos tenham mudado, ainda é muito forte a noção de formar uma família como sendo uma fase do ciclo da vida.

Acho que é um bom ponto sim, quando estava morando em uma cidade maior não sentia tanto isso, mas fiquei pouco tempo morando lá e ainda estava me acostumando a vida de adulto pagador de contas, então só pude vislumbrar como seria.

Eu acho que dá para substituir o conceito tradicional de família assumindo uma msol e provendo para os filhos dela, inclusive pagando pensão mesmo quando ela já não estiver mais com você  por uma comunidade onde você tenha algo para contribuir.
O problema é que é difícil achar um local hoje onde você consiga canalizar suas forças, parece que tudo é apagado, nossa cultura está em frangalhos e o único norte sobre ser adulto é a independência financeira e talvez fazer uma carreira em alguma área de prestígio.

Acho que um pouco desse incômodo vem do fato de que apesar de eu conseguir me virar, ganho pouco e trabalho com algo que não é verdadeiramente significativo.

Acho que depois da independência material você acaba, se não for limitado, sentindo a necessidade de uma espécie de elevação que vá além disso, algum propósito maior, algo talvez até espiritual, não sei dizer.

Talvez essa seja a tão famosa crise dos 30 batendo na minha porta com um pouco de antecedência.
Responda-o
Espere até você bater nos 40.
Vai se achar um ancião.
Responda-o
A vida nas grandes cidades é triste e estressante, tem uma hora que você só quer sossego e distância do barulho. Ainda mais quando ganhamos maturidade suficiente para enxergar o egoísmo e superficialidade através das máscaras.

Antes da pandemia via o pessoal do trabalho e amigos se enturmando mais, os grupos de Whatsapp das empresas tinham todo mundo, brincávamos em grupos com Apps como o Cartola. Depois desse evento fatídico parece que cada um se fechou em uma bolha, seu "mundo seguro". A empatia acabou também, mas, agora a maioria das pessoas não tem mais receio de demonstrar isso. O mundo inteiro virou aquele episódio do Hermes & Renato da Legião da Má Vontade.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
Eu tô colecionando carrinhos. Ando de bicicleta. Jogando games pra caralho. Curtindo uma academia também... Ontem cogitei comprar um skate. E olha que tô mais pra 40 do que pra 30.

Quem quiser brincar de casinha em tempos atuais, pode ir na frente, não me importo não Yaoming
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
(30-09-2025, 12:30 PM)Fairchild Escreveu: O mundo inteiro virou aquele episódio do Hermes & Renato da Legião da Má Vontade.

Caralho, tenho essa nítida impressão também GargalhadaGargalhadaha.
Não que antes fosse perfeito, porque tava longe de ser, mas as pessoas eram mais abertas a socialização externa, mas honestamente, eu entendo isso, eu mesmo me tornei muito mais cético e apático com as pessoas de modo geral, ver tanta gente sinalizando virtude na pandemia enquanto fazia um monte de merda por de baixo dos panos me fez realmente ficar bem mais indiferente com a desgraça alheia.

(30-09-2025, 06:03 PM)Merdingo Escreveu: Eu tô colecionando carrinhos. Ando de bicicleta. Jogando games pra caralho. Curtindo uma academia também... Ontem cogitei comprar um skate. E olha que tô mais pra 40 do que pra 30.

Quem quiser brincar de casinha em tempos atuais, pode ir na frente, não me importo não Yaoming

Tu não não tava de namoradinha, mindigo?
Eu não quero me casar não, mas faz falta não ter pelo menos uma namorada pra passar o tempo.

O foda é que com o tempo ela vai cobrar compromisso, e também não tem mais aquela namorada tranquila que só quer ficar de boa, só tem piranha fazendo merda e com a cabeça fragmentada.

E pra comer elas tem que ficar indo em lugares idiotas e ouvir música merda.
É foda.
Responda-o
(02-10-2025, 12:14 PM)Novo Mundo Escreveu: Tu não não tava de namoradinha, mindigo?
Eu não quero me casar não, mas faz falta não ter pelo menos uma namorada pra passar o tempo.

O foda é que com o tempo ela vai cobrar compromisso, e também não tem mais aquela namorada tranquila que só quer ficar de boa, só tem piranha fazendo merda e com a cabeça fragmentada.

É foda.

Mesmo problema aqui. Tem horas que a tal "solitude" enche é o saco, mas tá hard achar uma mulher tranquila.
Só aparece esfarelada da mente, rodada, m$ol ou puta arrependida.
E você é obrigado a fazer programas de normies e isto tira sua saúde mental e financeira.
Responda-o
Cu do mundo esta com a sindrome do BALZACAO CARENTE, sem grana procurando alguém para transcender junto e casar...

Bem vindo a Terra arrasada progressista do DF ,onde só funça, narcofunça, comunista e associados se dao bem via licitos e ilicitos.... Big Grin

[Image: 56020358-bearded-man-in-a-woman-s-weddin...a-veil.jpg]

Aqui nao é o NEPAL , os filhos dos funças e politicos e o juridico são o mais puro suco burocratico das FACÇOES
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
(02-10-2025, 12:14 PM)Novo Mundo Escreveu:
(30-09-2025, 12:30 PM)Fairchild Escreveu: O mundo inteiro virou aquele episódio do Hermes & Renato da Legião da Má Vontade.

Caralho, tenho essa nítida impressão também GargalhadaGargalhadaha.
Não que antes fosse perfeito, porque tava longe de ser, mas as pessoas eram mais abertas a socialização externa, mas honestamente, eu entendo isso, eu mesmo me tornei muito mais cético e apático com as pessoas de modo geral, ver tanta gente sinalizando virtude na pandemia enquanto fazia um monte de merda por de baixo dos panos me fez realmente ficar bem mais indiferente com a desgraça alheia.

(30-09-2025, 06:03 PM)Merdingo Escreveu: Eu tô colecionando carrinhos. Ando de bicicleta. Jogando games pra caralho. Curtindo uma academia também... Ontem cogitei comprar um skate. E olha que tô mais pra 40 do que pra 30.

Tu não não tava de namoradinha, mindigo?

É foda.

To sim, faz alguns anos já....
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
Acho que é importante em cultivar o hábito de pensar na morte todo dia. Aí a gente vai olhando a vida com certo distanciamento.Cada dia é uma luta e os momentos bons são normalmente simples.

Matar as horas ruins e aproveitar as boas sabendo que não vão durar mesmo.

A gente acorda e faz as obrigações e o dia que passa é só mais um dia vencido.

Aí a gente vai ficando velho e tenta se concentrar no que é importante pra ter a melhor qualidade vida possível.

Mas a gente tem que aprender a lidar com o fato que o mundo é uma merda, etc.

Se aparecer uma mulher "boa", ótimo, seja grato e fique enquanto o negócio estiver bom e saudável. Não deu, foda-se.

Uma frase boba que tem certa sabedoria pra lidar com essas coisa é: "É o que temos pra hoje". Serve pra muita coisa na vida.
Responda-o
(Ontem, 08:15 PM)eremita_urbano Escreveu: Acho que é importante em cultivar o hábito de pensar na morte todo dia. Aí a gente vai olhando a vida com certo distanciamento.Cada dia é uma luta e os momentos bons são normalmente simples.

Aí a gente vai ficando velho e tenta se concentrar no que é importante pra ter a melhor qualidade vida possível.

Se aparecer uma mulher "boa", ótimo, seja grato e fique enquanto o negócio estiver bom e saudável. Não deu, foda-se.

Uma frase boba que tem certa sabedoria pra lidar com essas coisa é: "É o que temos pra hoje". Serve pra muita coisa na vida.

Dá uma sensação estranha pensar desta forma, apesar de ser a realidade.

Nosso cérebro tende a funcionar como se fossemos viver pra sempre.

As vezes me pego pensando nisso e de certa forma sinto um alívio. Nada dura para sempre, nem a tristeza, nem a felicidade. Nada nos pertence de fato, estamos aqui somente de passagem.

Tendo uma vida considerada boa ou ruim, não importa, um dia todos teremos o mesmo destino.

Por isso eu sugiro aproveitar a vida, edificar, fazer o bem, e tentar deixar algo de bom com essa passagem por aqui...

Bom ponto eremita, me fez refletir bastante
Responda-o
(Ontem, 08:15 PM)eremita_urbano Escreveu: Acho que é importante em cultivar o hábito de pensar na morte todo dia. Aí a gente vai olhando a vida com certo distanciamento.Cada dia é uma luta e os momentos bons são normalmente simples.

Entro no fórum pra dar uma bizoiada, uma distraída, e o cara me dá uma pedrada dessa na cabeça.

Eu odeio este lugar!
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: Wesley de Mileto, 11 Visitante(s)