(31-10-2025, 04:25 PM)Spextro Escreveu: Não lembrava desse tópico.
Enfim eu acabei virando ateu, mas não fico querendo provar que Deus não existe, eu só mantenho uma neutralidade quanto a fé, não ligo pro assunto, mas também não fico rezando, lendo bíblia nada disso.
É apenas um assunto que ignoro e não ligo. Por isso respeito os que entendem, sei que os argumentos de vocês são infinitamente melhores que os meus. E os saúdo pela fé em Cristo, esse que busquei e no fim era só um hamster gitando na cabeça pra acreditar em algo que não está em mim.
Você nem perguntou nada, então nem vou falar "uuuii, tenha mais fé na vida". Só vou fazer uma análise histórica:
1- No Cristianismo, uma das funções do Espírito Santo é aumentar a fé das pessoas, mais intuição, mais misticismo etc. mas ao longo do tempo Ele foi perdendo destaque.
2- Na Idade Média, existiam guildas e escolas de ofício que ensinavam ciências tradicionais (alquimia, arquitetura etc) e depois foram perdendo espaço. Alguns grupos iniciáticos vão surgindo (Maçonaria, Rosa-Cruz etc) e eles ficam mais restritos.
3- Na Renascença, surge ideias que não ajudam muito na religião (humanismo, imagens de Deus super humanizadas etc).
4- Na Reforma Protestante, surge mais moralismo civil que não ajuda muito.
5- No Iluminismo, surge mais irreligiosidade, ciência materialista, Deísmo (crença de "Deus Relojoeiro") etc. e isso não ajuda nada.
6- No século XIX, o Positivismo ganha espaço, e diz que ciência moderna é uma coisa muito boa e ciências tradicionais antigas e misticismo são coisas ultrapassadas e sem tanto valor. Não está super errado, mas também não está certo. O Comunismo também ganha força nessa época, mas é lixo, então nem vou falar muito disso. O Positivismo é que tem uma influência mais sutil.
7- Entre 1500 e 1900, surgiram vários santos, mas mesmo assim a igreja foi perdendo poder na sociedade.
E depois disso tudo:
8- Na segunda metade do século XIX, surge o Mentalismo, Novo Pensamento, ideias naturalistas, ocultismo etc. e outras coisas que mais tarde iriam gerar as ideias da Nova Era.
9- Ao mesmo, no final do século XIX estava surgindo o Movimento Pentecostal nos meios protestantes, e depois nos anos 50~60 surgia a Renovação Carismática nos meios católicos. Eles focavam mais na pessoa do Espírito Santo. Isso não tem tanta repercussão em meios intelectuais e universitários, e se torna uma coisa mais popular mesmo.
Quando aparece religião na mídia, dificilmente fala de coisas sobrenaturais.
Hoje em dia, as ideias que tem mais destaque na mídia e meios intelectuais são:
- Ciência Materialista
- Espiritualidade e misticismo mais de Nova Era
- Ideologias derivadas do Comunismo (woke, putaria etc). Isso aqui já está virando adubo, mas as outras duas ainda tem mais influência.
- Religião só quando é pra falar moralismo, sentimentalismo etc. e quase nada de milagres, fenômenos sobrenaturais.