Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como melhorar sua escrita
A escrita desse fórum nunca antes esteve tão primitiva. Apesar de alguns membros dominarem essa habilidade, ainda é comum ver novatos escrevendo pior do que moleques do primário. 
Por essa razão trago técnicas e hábitos que podem ajudar a desenvolver a escrita. Já aviso que boa parte do conteúdo desse tópico foi gerado por IA (a esse ponto você já deveria estar acostumados com isso). 

1. Leia com frequência
A leitura é essencial para melhorar a escrita. Ao ler livros, artigos, poemas e outros textos, você aprende diferentes estilos, estruturas de frases e vocabulário.
  • Varie os gêneros: leia ficção, não-ficção, artigos científicos e jornalísticos.
  • Observe detalhes: analise como os autores desenvolvem argumentos, constroem diálogos ou criam suspense.
  • Explore: visite  áreas do fórum além dos tópicos mais vistos.
- Isso não deve ser tão complicado. Ponha horas e esforço na leitura. Se você não gosta de livros físicos então compre um Kindle. 

2. Pratique a escrita regularmente
Escrever diariamente ajuda a desenvolver fluência e confiança.
  • Crie uma rotina: estabeleça um horário fixo para escrever.
  • Experimente gêneros: escreva crônicas, contos, resenhas ou reflexões pessoais.
  • Mantenha um diário: registrar pensamentos e eventos do dia é uma excelente forma de praticar.
  • Participe: procure participar do fórum, adicionando seu ponto de vista nas respostas ou criando tópicos novos.
- Não tenha apenas esse espaço como um lugar onde você pode escrever. Se você procurar com certeza irá encontrar algum lugar no Discord ou até mesmo outro fórum de outro assunto onde você pode enviar seus textos para serem analisados ou resenhados.

3. Aprenda as regras gramaticais e de estilo
Dominar as bases da gramática e da pontuação evita erros e torna o texto mais claro.
  • Estude gramática: revise pontos como concordância verbal, regência e pontuação.
  • Use manuais de estilo: como o Manual de Redação e Estilo ou guias de redação jornalística.
  • Aprimore o vocabulário: descubra sinônimos e novos significados de palavras.

- Isso aqui é essencial. Quanto tempo faz que você não dedica um tempo pra estudar gramatica? Aposto que você vem aqui cheio de moral pronto pra descer a lenha nos novatos, mas nem se quer estudou o básico de gramatica. Fique ligado nos comentários desse tópico, provavelmente vou postar algumas fontes de lugares onde você pode ver os erros mais comuns cometidos na hora de escrever.

4. Reescreva e revise
A revisão é tão importante quanto a escrita inicial.
  • Revise com atenção: procure por erros gramaticais, redundâncias ou frases confusas.
  • Reescreva partes problemáticas: melhore a clareza e a fluidez do texto.
  • Peça feedback: peça a outras pessoas para lerem seu texto e darem sugestões.
- Não escreva uma resposta ou abra um tópico sem antes revisar. Clique em 'Pré-Visualizar' e revise.

5. Pratique a concisão
Escrever de forma clara e objetiva é uma habilidade valiosa.
  • Evite floreios desnecessários: vá direto ao ponto.
  • Quebre frases longas: transforme frases complexas em sentenças mais simples.
  • Corte palavras redundantes: elimine aquilo que não agrega valor ao texto.
- Como é difícil ver concisão nos tópicos desse fórum! Meu Deus! O sujeito parece que gosta de dar voltas sem sair do lugar. A esse ponto, você já deve ter aprendido que deve ter excelência no trabalho, certo? Que tal demonstrar tal característica na hora de escrever? 

6. Desenvolva um estilo próprio
Com o tempo, você pode criar um estilo de escrita que reflita sua personalidade.
  • Seja autêntico: escreva com a sua voz, sem tentar imitar outros autores.
  • Use metáforas e analogias: elas tornam o texto mais envolvente.
  • Teste tons diferentes: experimente o humor, a ironia ou a formalidade, dependendo do contexto.
 - Eu considero isso um pouco mais avançado e realmente vem com o tempo. É o tipo de coisa que você deve almejar sabendo de sua dificuldade.

7. Escreva com um propósito claro
Antes de começar, reflita sobre o objetivo do texto e para quem ele é destinado.
  • Defina o público-alvo: um texto acadêmico é diferente de um post em redes sociais.
  • Estruture as ideias: use uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Seja coerente: mantenha um fluxo lógico entre os parágrafos.
- Sim!! Não crie uma resposta ou abra um tópico sem um propósito claro. Alguns membros desse fórum tem o único propósito de infernizar a vida alheia com sua própria revolta e falta de bom senso. Se você se enxerga nesse grupo dedique-se para sair dos extremos da vida e encontrar a temperança. Seu propósito deve ser claro e de preferência não egocêntrico ou perverso. 

8. Inspire-se em grandes autores
Leia escritores consagrados e aprenda com suas técnicas.
  • Estude suas obras: entenda como eles criam personagens, argumentos ou poesia.
  • Analise estilos: perceba o uso de figuras de linguagem, estrutura narrativa e ritmo.
- Isso também vale pra esse fórum. Não perca seu tempo lendo tópicos do fulano ou ciclano. Veja o Hall da Fama e selecione os membros que se destacam. Procure ler o que eles escreveram.

9. Use ferramentas de apoio
Hoje existem várias ferramentas que ajudam a melhorar a escrita:
  • Corretores ortográficos: como o Grammarly ou o LanguageTool.
  • Aplicativos de notas: como Evernote ou Notion, para organizar ideias.
  • Dicionários online: use o Priberam ou o Michaelis para expandir vocabulário.
- Um bom corretor ortográfico é sempre bem-vindo. Porém use com sabedoria e preste atenção nos seus erros. Evite deixar a correção automática (mesmo no celular). 

10. Tenha paciência e persistência
A escrita melhora com o tempo e o esforço constante.
  • Não tema críticas: veja-as como oportunidades de aprendizado.
  • Aceite erros: eles são parte do processo de evolução.
  • Releia textos antigos: perceba o quanto você já progrediu.
- Você não vai melhorar sua escrita do dia pra noite. É como musculação, é necessário dar tempo ao tempo sem esquecer de se dedicar aos exercícios.

Sem falsa modéstia ou superioridade disfarçada eu digo: minha escrita ainda tem que evoluir muito, mas valeu a pena cada hora que dediquei a escrita nos últimos anos. Eu sinto que posso me expressar melhorar numa conversa do cotidiano e meu raciocínio está mais aguçado.
Responda-o
Marcando esse maravilhoso tópico...no meu caso, variar de gênero está ruim, pois só tenho divido leitura para concursos e livros da bíblia.
Responda-o
Como todos aqui sabem eu regularmente complemento essa pauta sobre "escrever minimamente bem"...  está é, sem dúvidas, uma atitude fundamental para nós homens, especialmente nesses tempos sombrios e lúgubres onde reina o terrorismo jurídico e a ardileza interpretativa de textos e falas relativamente simples. Quem aqui já não teve problemas, ou conhece alguém que teve problemas por ter proferido alguma declaração do tipo que poderíamos considerar como "rasa" devido a falta de repertório e o mau uso das combinações de palavras e frases?

Enfim, fico feliz que finalmente mais um membro reforça essa pauta que eu considero angular no tal "masculinismo".

Sobre o assunto do tópico, conforme eu mencionai anteriormente, já escrevi extensivamente sobre isso por aqui, tendo a certeza que falava sozinho pois o descasco com a capacidade de se expressar por parte dos homens é algo que debilita o nosso cérebro  e dói nos olhos de se observar, como foi muito bem apontado. Macacos se comunicam melhor por escrita do que a maioria dos nossos colegas.

Mas isso em específico não vem ao caso agora... alguns trechos me chamaram atenção e eu gostaria de reforçá-los

(02-12-2024, 02:27 PM)The Return Escreveu: 4. Reescreva e revise
A revisão é tão importante quanto a escrita inicial.

Eu considero que a revisão é tão ou mais importante que o próprio objetivo texto em si. Textos mais elaborados, especialmente com conceitos complexos de ampla margem interpretativa DEVEM OBRIGATORIAMENTE ser revisados não apenas uma vez, mas várias vezes. E uma dica que eu dou é: Não revise o texto no mesmo dia que você o escreveu. Espera no mínimo um dia para voltar ao tema. Aprendi isso com a prática, e percebi que revisando depois de alguns dias, você percebe muito melhor não apenas as falhas gramaticais, mas principalmente as falhas de erro lógico e conceitual, redundâncias... você irá notar mais precisamente onde intelecto "trava" e assim consegue retirar muita palavra inútil colocada ali "só pra encher linguiça", entre outras coisas.

Quando escrevemos sobre um tema, nosso cérebro se concentra profundamente naquele tema e acaba por não perceber as voltas que dá no mesmo lugar se você insistir em corrigir o texto logo após ter feito o rascunho. Suas ideias precisam esfriar, pensar em outras coisas, e aí sim voltar com outra cabeça... quase como se fosse outra pessoa lendo. Erros ficam muito mais EVIDENTES fazendo isso, podem confiar.

(02-12-2024, 02:27 PM)The Return Escreveu: 5. Pratique a concisão
Escrever de forma clara e objetiva é uma habilidade valiosa.

Na minha opinião, concisão vai muito da personalidade do sujeito. Tem pessoas que são tediosamente verborrágicas e chatas na apresentação das ideias. Isso também tem haver com uma necessidade oculta do sujeito de querer passar uma imagem de intelectual que consegue desenvolver uma ideia por milhares de caracteres a fio, sem se perder. O que como sabemos, é apenas uma ilusão do próprio sujeito. É nítido quando a pessoa está tentando falar sobre uma coisa que não entende ou entende muito superficialmente.

Não se preocupem em usar muitas palavras, deixem isso para quem tem repertório... usem as palavras certas e da maneira mais limpa possível, é muito mais bonito e "estiloso". Só não caiam no outro extremo de ser simplista e tacanho. Deixem as ideias fluirem livremente quando forem escrever, depois organizem o texto conforme a dica de cima, é fácil.

Entrementes, concisão e um estilo fluido e rápido de ler, também são coisas que levam TEMPO para desenvolver.

(02-12-2024, 02:27 PM)The Return Escreveu: 6. Desenvolva um estilo próprio
Com o tempo, você pode criar um estilo de escrita que reflita sua personalidade.

Acredito que com a prática de escrever todos os dias, você vai notando qual seu estilo, por isso, invistam nisso. E discordando do nosso nobre Hyoga, ter uma referência literária bem clara ajuda a chegar em um estilo próprio por meio da comparação. Mas repetindo, ter UMA REFERÊNCIA, e não querer abraçar o mundo todo e copiar tudo que se acha legal, pois assim você acaba se perdendo no meio de um mar de formas de escrita diferentes. Deve-se conhecer de tudo, sim... mas como referência de fato restrinja seu horizonte a um ou dois autores.

Penso eu que para se achar uma referência literária deve-se levar em conta o estilo e os temas do autor, é claro, mas também a própria biografia de vida e seus interesses mais ordinários. Porque eu acho isso é assunto para outra hora, observando-se o ponto sobre concisão.

(02-12-2024, 02:27 PM)The Return Escreveu: 7. Escreva com um propósito claro
Antes de começar, reflita sobre o objetivo do texto e para quem ele é destinado.

O óbvio que precisa ser dito. Se você não sabe direito o que quer dizer, pratique em um papel antes de tornar pública a sua ideia e acabar passando vergonha. Se você conhece superficialmente conceitos melindrosos como por exemplo "niilismo", não tente discorrer de uma maneira empolada que eu garanto que você também está passando vergonha. Aprenda mais, amplie seu repertório antes de tentar expor considerações sobre conceitos complexos.

No mais, exponha o que se passa na sua cabeça, suas ideias e suas impressões sobre o mundo a sua volta, sobre os seus sofrimentos, enfim. Isso é muito mais preciso e inclusive mais interessante do que um zé bundão que quer pagar de intelectual que não trata de "trivialidades" mas acaba se perdendo em um lamaçal filosófico e só escreve abobrinha. Lembrem-se, pessoas honestas são mais interessantes sempre.

(02-12-2024, 02:27 PM)The Return Escreveu: mas valeu a pena cada hora que dediquei a escrita nos últimos anos

Assino em baixo, mais uma vez. Repetindo o que eu já disse uma vez: nossos pensamentos são palavras na nossa cabeça, ou seja, sabendo manejar melhor as palavras de uma maneira prática como em um texto, aprendemos a pensar melhor e mais claramente e inclusive, mais rápido pois criamos o hábito de remover a gordura das ideias.

Pensem nisso.

PS: Não revisei por falta de tempo ... Yaoming
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
A escrita de alguns membros novos que apareceram realmente está precária.

É complicado... vivemos num país de aprovação automática no ensino médio, onde os jovens saem com 17/18 anos da escola e não têm a capacidade de ler um texto minimamente complexo e interpreta-lo. Além disso, redes sociais como Instagram e Tiktok transformam os jovens em ratinhos viciados em tiros rápidos de dopamina. Ou seja, qualquer tarefa que dure mais de 5 minutos é extremamente extenuante para eles.

O que podemos fazer é instruir e dar uma esculachada (óbvio). Se não zoar o gordo ele não emagrece. Temos que fazer os mancebos se sentirem burros e incomodados ao ponto de serem forçados a pegar um livro, ler, fazer resenha, escrever redações etc. Só assim que se melhora. Quem teve um ensino fundamental ou médio ruim tem que correr atrás ou continuará um chimpanzé.
Responda-o
2. Pratique a escrita regularmente
Escrever diariamente ajuda a desenvolver fluência e confiança.

Crie uma rotina: estabeleça um horário fixo para escrever.
   Experimente gêneros: escreva crônicas, contos, resenhas ou reflexões pessoais.
   Mantenha um diário: registrar pensamentos e eventos do dia é uma excelente forma de praticar.
   Participe: procure participar do fórum, adicionando seu ponto de vista nas respostas ou criando tópicos novos.

- Não tenha apenas esse espaço como um lugar onde você pode escrever. Se você procurar com certeza irá encontrar algum lugar no Discord ou até mesmo outro fórum de outro assunto onde você pode enviar seus textos para serem analisados ou resenhados.

Isso aqui me ajudou demais, recomendo papel e caneta pessoal, escrever não é digitar.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
Confrade The Return, você citou aí o Kindle.

Pra ler livros em pdf qual aparelho os confrades recomendam mais? Um Tablet ou um Kindle?

Outra pergunta, pra não precisar abrir um tópico pra isso: Vale a pena ter um Tablet?  Quais são as funções desse bicho?

Tô pensando em comprar um, mas essa porra ficou caro pra caralho, está na casa dos R$ 1.000 já, me lembro que essa porra custava no máximo R$ 400/500 conto.

Os confrades que tem esses aparelhos aí, se puder, falem um pouco sobre eles aí.

Valeu.

Força e Honra.
Responda-o
(07-12-2024, 11:11 AM)Moisés Escreveu: Confrade The Return, você citou aí o Kindle.

Pra ler livros em pdf qual aparelho os confrades recomendam mais? Um Tablet ou um Kindle?

Outra pergunta, pra não precisar abrir um tópico pra isso: Vale a pena ter um Tablet?  Quais são as funções desse bicho?

Tô pensando em comprar um, mas essa porra ficou caro pra caralho, está na casa dos R$ 1.000 já, me lembro que essa porra custava no máximo R$ 400/500 conto.

Os confrades que tem esses aparelhos aí, se puder, falem um pouco sobre eles aí.

Valeu.

Força e Honra.

Acho que isso já foi debatido à exaustão em outros tópicos, mas se quer ler sem distrações e sem cansaço visual, Kindle, sem sombra de dúvidas. 

Tenho um há muitos anos e foi sem dúvidas uma das melhoras compras que fiz. Ainda carrego N.A. e inúmeros outros autores para ler e reler sempre nele.

Se quiser appzinho de rede social, ficar desenhando, joguinhos e notificação te enchendo o saco a cada 20 segundos, vai no tablet.

Quanto ao tópico, excelente, nem vou falar muito para não incorrer em textão.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
Como novo membro e publico alvo desse tópico, o reconheço como de extrema valia.
Responda-o
Fantástico, confrade! Ler ajuda muito. Devemos nos cercar de leitura de qualidade e expansão do vocabulário.
E aos colegas que desejam aprender um novo idioma, caso seu português seja ruim, isso refletirá muito negativamente nessa jornada.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)