Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O tópico da manutenção de carro/moto
#1
[Image: mg_8201.cr2_-e1565631914753.jpg?quality=70&strip=info]

Começando o tópico, porque conheço muitos bostileiros que não sabem o mínimo de manutenção do próprio carro. Se você é um realista e não sabe o básico, esse tópico é pra você, meninão da mamãe.

O vivente possui o carro há anos e não sabe qual o motor que o carro usa, se tem correia dentada ou corrente de comando. Ele também completa o radiador com água da torneira, troca o óleo depois de 15.000 km e se o carro andar a 80km/h o volante vibra mais do que consolo de gorda sebosa. Ele sempre diz que o carro é bom porque não dá manutenção nenhuma, mas é porque ele não faz mesmo.

Eu gosto de entender do meu carro e moto, saber do motor, da transmissão. Saber das manutenções vai fazer tudo durar muito mais e rodar com segurança.

Ultimamente as oficinas estão cobrando muito de mão-de-obra, o custo das peças geralmente é acessível, mas a MO onera o orçamento. Contratar gente no Bostil é a pior coisa que você pode fazer, imagina ter alguns mecânicos merdileiros no seu negócio, que inferno deve ser.

Algumas manutenções como troca de óleo e filtros é o mínimo que você deveria fazer, economiza uma grana e é bacana pra caramba, pra quem tem filhos homens é fenomenal ter seu filho te ajudando nisso. Depois que você pega gosto começa a comprar ferramentas simples para vários serviços automotivos, mas também prediais, para madeira, etc. Todos possuem esse instinto de consertar coisas, desenvolva-o.

Bom, vou falar o básico do básico e gostaria do complemento dos nobres confrades que também conhecem de carro, e se puderem, coloquem serviços que vocês também fazem em seus carros. Os itens abaixo são os itens essenciais para segurança e boa rodagem, além da durabilidade, como falei antes.
 
Pneu: é o custo de manutenção mais barato por km/rodado de um carro/moto, e geralmente o mais negligenciado. O que eu vejo de gente carregando a família com pneu careca, com bolha, remold ou fresado, sim, o bostileiro usa uma fresa para refazer os vincos dos pneus e revendem esse pneu como meia-vida.
Eu nunca compro pneu remold ou chinês, compro pneu bom de marca de no máximo de segunda linha, como Dunlop, Hankook, que são ótimos pneus. É o único contato do carro com o asfalto, ele que garante a aderência, quantos acidentes seriam evitados apenas por esse item. Os pneus que acostumei a usar troco a cada 50.000 ou 55.000 km, daria pra rodar mais, mas prefiro trocar por segurança, e ainda vendo os pneus velhos, “porque estão bons” para muita gente usar.
 
Amortecedores: o bostileiro nem sabe o que é isso, geralmente ele rebaixa o carro cortando as molas e não liga do batende do amortecedor batendo. “Trocar amortecedor é caro”, “só ando na cidade”, “não corro muito”, “vou vender assim mesmo”.
O fato é que a galera só troca quando tá vazando e fazer uma curva simples com o carro é uma aventura. O amortecedor é o que estabiliza a suspensão, é item essencial dela e quando sua função é comprometida permite desgaste antecipado de pneus, terminais de direção, buchas de bandeja, coxins.
Como eu conheço muito o meu carro, não tenho uma KM certa pra troca, ultima troca rodei até os 100.000 km para fazer a substituição. Se ouvir uma batida seca na suspensão, geralmente é amortecedor.

Freios: Outro item que o merdileiro só mexe quando ouve barulho de metal x metal. É o que garante que 1,5 tonelada de aço pare do jeito que você precisa que pare.
Freio traseiro então o pessoal só mexe quando tá fazendo barulho, a imensa maioria das carroças brasucas vem com freio a tambor na traseira, há Enzos que pensam que não há freio traseiro porque não há discos de freio. Geralmente uma limpeza e troca do cilindro - que é o que estraga primeiro e acaba vazando fluido - resolvem. As sapatas duram uma eternidade.
Eu geralmente troco os discos a cada 60.000 km, no Bostil o povo é espirita quando o assunto é freios, e costuma a dar um passe neles, “pra tirar a rebarba”; não façam isso. Um joguinho de discos sólidos de marca pararela boa como Frasle não custa 200 pila. Outra coisa são os fluidos de freio, eu costumo trocar todo ano. Sim, todo ano eu troco os fluidos de freio do carro e da moto, um frasco custa 50 reais. Esse fluido, com o calor, perde suas características, principalmente nas motos custom, grandes e pesadas, já vi muito vivente ficar sem freio porque o fluido esquentou e aí já era.
Pastilhas duram certa de 25.000 a 30.000 km no meu caso, depende do seu uso.

Arrefecimento: O motor do seu carro trabalha em altas temperaturas, manter ele dentro da faixa de temperatura que ele foi projetado é uma das partes mais importantes pra longevidade do carro. Um carro popular comum teve o motor validado pra rodar 300.000 km, mas cuidando bem, vai rodar muito mais. Uma quantidade enorme de carros tem problemas na parte de cima do motor justamente por superaquecimento. Problemas em radiador, mangueiras, vazamentos, mas a maioria dos casos é por pura negligência mesmo. Completa o reservatório do radiador com água da torneira e vai rodando. Nos manuais, dizem pra trocar a cada 80.000 km, mas isso pode levar 5, 6, 7 anos. Então não troque por KM, troque todo ano. Não use água da torneira, use o aditivo específico e água desmineralizada. Eu conheço quem tem desmineralizador de água, então fica mais fácil. Se você conhece alguém que tenha centro automotivo, peça para pegar uns litros. 

Se você cuidar disso, o motor do seu carro vai durar muito mais. Esgote todo o líquido. Dá pra fazer em casa. Tire a mangueira abaixo do radiador, esgote, você pode colocar uma mangueira na boca do reservatório e ligar o carro para limpeza, fazendo passar essa água, esgote, depois complete com aditivo e água desmi.


Óleo de motor: Sim, chimpa, precisa trocar sempre. Entenda a especificação do óleo do seu carro. Não deixe passar o KM para a troca. Se estiver com viagem marcada e falta 1.000 km para trocar o óleo, troque antes de viajar, quem conhece o carro percebe como ele gira melhor logo após as trocas de óleo. Essa é a manutenção que todos podem fazer em casa, eu tenho mini jácaré e cavaletes, que facilitam, se o seu carro não for uma BMW V12, deve ser simples e rápido pra fazer.
Troque sempre o filtro de óleo.
Eu troco a cada 7.000 km. Compro o kit de troca pela internet, da linha da montadora do carro, guarde a NF e ela será o histórico da troca. O kit que eu uso vem:
- 4 litros de óleo sintético;
- 1 filtro de óleo;
- 1 filtro de ar do motor;
- 1 filtro de cabine (do ar condicionado), esse ideal é trocar no mínimo a cada 6 meses, a troca de óleo do meu carro acontece a cada 5 meses;
- 1 filtro de combustível – sim, eu troco sempre, ainda mais com a gasolina do bostileiro;
- 1 oring do bujão do cárter – eu sempre coloco novo, a cada troca.
 
Custo do kit completo já com frete: R$ 230,00. Procure em autopeças da sua região, as vezes fica mais barato, esse kit é o da montadora com peças originais.
 
Mão-de-obra: feita num sábado, criançada ajudando, churrasqueira acesa.
 
O óleo queimado é bom pra passar em madeira, quem tem chácara conhece bem esse tipo de uso.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#2
Excelente tópico. Ficou muito bem dividido e explicado sobre o que fazer e porque fazer.

Está aí uma coisa que eu preciso tomar cuidado para fazer corretamente, até porque a descrição do ser vivente ali do início do tópico me soou familiar.  Yaoming  

Vou me policiar para anotar e realizar essas manutenções dentro das quilometragens adequadas a partir de agora.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
#3
Dois centavos aqui:

- Calibre corretamente os pneus, pelo menos a cada 15 dias. Pesquise no google o modelo do seu carro e o uso (cidade ou estrada, cheio ou vazio) pra saber a pressao;
- Evite o mau costume de andar com o tanque sempre vazio, colocando 50tao quando chega na reserva. A umidade do ar dentro do tanque condensa e escorre pelas paredes, misturando agua com o combustivel.
- Cheque fluido de arrefecimento e oleo do motor umas 2 vezes por semana, antes de sair pela manha;
- Tente comprar as pecas de reposicao pela internet, sai bem mais em conta. Pode ser oleo, filtro, fluidos, disco de freio, palheta, etc.;
- Leve o carro sempre no mesmo mecanico, se possivel;
- Se morar perto do Paraguai compre os pneus la. Ja aconteceu comigo de comprar os 4 pneus pelo preco de 1 no Brasil (e se quiser da pra trazer 10 pneus, um dentro do outro Yaoming );
- Nao ignore ruidos estranhos, pode ser algo simples de resolver que se deixar vira algo grave.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#4
Como sempre digo, pneu, freio e amortecedor (nessa ordem) negligenciados podem custar a tua vida e da sua família.

Aí vai do bonobo cuidar ou não. 90% ou mais da populão mete 50 pila de gasolina e vai rodando, até o carro parar de vez por quebra. Trocar de óleo? Vela? Liquido de arrefecimento? Nunca ouviram falar. Uso soviético mesmo.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
Falando nisso, pedi as velas NGK pela internet, devem chegar em breve. Tá na hora de trocar (a cada 40.000km).

Vou aproveitar que vou trocar óleo e fazer uma limpeza de TBI, limpeza do respiro do óleo e limpeza do sensor MAP.

Para essas limpezas eu uso descarbonizante, limpa contato e WD40.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#6
Tópico bom.

Infelizmente, os carros novos estão sendo projetados para serem descartáveis e nem mesmo uma manutenção boa resolve.

Motores de 3 cilindros e correias banhadas a óleo vão destruir esses carros.
Responda-o
#7
(03-06-2024, 10:45 AM)Vincent Escreveu: Tópico bom.

Infelizmente, os carros novos estão sendo projetados para serem descartáveis e nem mesmo uma manutenção boa resolve.

Motores de 3 cilindros e correias banhadas a óleo vão destruir esses carros.

Mais uma vez, culpa do Estado.

As montadoras não tem tanto lucro quanto alguns podem imaginar. A Ford mesmo estava operando levando prejuízo por muitos anos, hoje importam de fora e lucram mais do que empregar bostileiro.

Trabalho para uma empresa do segmento automotivo, e sei o quanto as empresas sofrem com as cargas tributárias, multas ecológicas e ESPECIALMENTE as regras da Proconve. A Proconve define metas de emissão para os carros, e as montadoras precisam dar um jeito para isso. A resposta do mercado para atingir as exigências é entregar motores cada vez menores, de teconologia questionável e desempenho pífio. 

Assim como após a crise do petroleo nos anos 70 lá nos EUA, que extinguiram os Muscle Cars, hoje o downsizing é tendência. Além disso, o comportamento do bonobo médio obriga as montadoras a pegarem seus modelos sedãs, colocar uma suspensão mais alta, e chamar isso de SUV (vide Nivus, Creta, Duster, etc). SUV era para ser um veículo utilitário, como Wrangler, Defender, Pajero, etc.

Resumo da ópera, por conta de regras de emissão e do gosto merdileiro por SUV (que na real não são SUVs por definição), veremos os bons carros sumirem, abrindo espaço para supercompactos e SUVs de 3 cilíndros que são "baratos" e não poluem.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#8
Excelente tópico confrade. Tenho vontade de fazer pelo menos a troca de óleo do carro em casa. O da moto eu já faço.
Fico em dúvidas com o ferramental, me dá receio de suspender o carro para acessar os lugares das peças que citou.

Pode parecer de junior mas minha dúvida é a seguinte: troco o óleo em mecânica e coloco uma marca para motores de alto desempenho. A zica é que depois da moto rodo muito pouco com o carro.
Raramente passo de 5k anual. Fazia a troca de óleo / manutenção preventiva a cada seis meses, salvo quando percebo algum barulho / comportamento estranho.
Por rodar pouco estava inclinado a trocar o óleo após um ano e não nos seis como dizem.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#9
(03-06-2024, 02:17 PM)Fairchild Escreveu: Fico em dúvidas com o ferramental, me dá receio de suspender o carro para acessar os lugares das peças que citou.

Com um bom jogo da chave de combinada, chave allen, phillips e um alicate de pressão você faz milagre. Depois que inventaram o YouTube só gasta quem tem preguiça.

(03-06-2024, 02:17 PM)Fairchild Escreveu: Excelente tópico confrade. Tenho vontade de fazer pelo menos a troca de óleo do carro em casa. O da moto eu já faço.


Pode parecer de junior mas minha dúvida é a seguinte: troco o óleo em mecânica e coloco uma marca para motores de alto desempenho. A zica é que depois da moto rodo muito pouco com o carro.
Raramente passo de 5k anual. Fazia a troca de óleo / manutenção preventiva a cada seis meses, salvo quando percebo algum barulho / comportamento estranho.
Por rodar pouco estava inclinado a trocar o óleo após um ano e não os seis como alguns dizem.

Está ligando o carro ao menos uma vez na semana? Isso previne borras de óleo parado/velho e problemas no arrefecimento (uma sujeira de ferrugem pode entupir os canais no bloco e queimar uma junta ou tricar o bloco nos piores casos).
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#10
(03-06-2024, 02:17 PM)Fairchild Escreveu: Excelente tópico confrade. Tenho vontade de fazer pelo menos a troca de óleo do carro em casa. O da moto eu já faço.
Fico em dúvidas com o ferramental, me dá receio de suspender o carro para acessar os lugares das peças que citou.

Pode parecer de junior mas minha dúvida é a seguinte: troco o óleo em mecânica e coloco uma marca para motores de alto desempenho. A zica é que depois da moto rodo muito pouco com o carro.
Raramente passo de 5k anual. Fazia a troca de óleo / manutenção preventiva a cada seis meses, salvo quando percebo algum barulho / comportamento estranho.
Por rodar pouco estava inclinado a trocar o óleo após um ano e não os seis como alguns dizem.

Faz certo em ter receio, muita gente já morreu embaixo de carro.

Comprei um mini jacaré na shopee (150 pila).
Comprei dois cavaletes de 2 toneladas pra colocar embaixo, NUNCA confie no macaco.

Carro parado é muito ruim. Que roda por pouco tempo em curtas distâncias tbem, pois a temperatura do óleo nunca chega na ideal, seu uso é severo. Aprenda a fazer e continue trocando a cada 6 meses.

Troque o óleo do câmbio também. É bem fácil de fazer em casa. (Exceto automáticos).
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#11
(03-06-2024, 03:06 PM)Trglodita Escreveu: Faz certo em ter receio, muita gente já morreu embaixo de carro.

Comprei um mini jacaré na shopee (150 pila).
Comprei dois cavaletes de 2 toneladas pra colocar embaixo, NUNCA confie no macaco.

Carro parado é muito ruim. Que roda por pouco tempo em curtas distâncias tbem, pois a temperatura do óleo nunca chega na ideal, seu uso é severo. Aprenda a fazer e continue trocando a cada 6 meses.

Troque o óleo do câmbio também. É bem fácil de fazer em casa. (Exceto automáticos).

Toglodita, a respeito do óleo de câmbio esse que é ponto, você já me alertou disso e os caras que conversei ninguém sabe do que eu tou falando.
Acho que nunca fiz isso pelo visto, tenho um Gol G6 MSI. 
Já vi um cara trocando o óleo de um G5 uma vez colocando ele perto de uma beirada da casa, usando um galão cortado e extraindo o óleo, sem levantar.
Queria tentar algo nessa linha.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#12
(03-06-2024, 03:19 PM)Fairchild Escreveu:
(03-06-2024, 03:06 PM)Trglodita Escreveu: Faz certo em ter receio, muita gente já morreu embaixo de carro.

Comprei um mini jacaré na shopee (150 pila).
Comprei dois cavaletes de 2 toneladas pra colocar embaixo, NUNCA confie no macaco.

Carro parado é muito ruim. Que roda por pouco tempo em curtas distâncias tbem, pois a temperatura do óleo nunca chega na ideal, seu uso é severo. Aprenda a fazer e continue trocando a cada 6 meses.

Troque o óleo do câmbio também. É bem fácil de fazer em casa. (Exceto automáticos).

Toglodita, a respeito do óleo de câmbio esse que é ponto, você já me alertou disso e os caras que conversei ninguém sabe do que eu tou falando.
Acho que nunca fiz isso pelo visto, tenho um Gol G6 MSI. 
Já vi um cara trocando o óleo de um G5 uma vez colocando ele perto de uma beirada da casa, usando um galão cortado e extraindo o óleo, sem levantar.
Queria tentar algo nessa linha.

Carro manual depende da linha, mas em geral você esgota por baixo da caixa, na lateral da caixa de câmbio tem o local onde você coloca o óleo. No meio mecânico falam assim: tira o parafuso de cima, coloca o dedo e abaixa, se molhar de óleo a ponta do dedo tá no nível certo.

Mecânico é complicado. Ou é puro desconhecimento ou preferem que ninguém troque pra dar manutenção. É um óleo específico. Troco a cada 40.000 km. Na maioria dos câmbios manuais se usa 3 litros. 

Do gol acho que é o 75W90 semi, linha Renault 75W80 sintético. Uns 400 pila, pensando que leva de 2 a 3 anos pra trocar não é nada. E é notória a diferença de troca de marchas depois. 

Veja no YouTube como que troca do Gol, esse eu desconheço. 

Colocar em barranco funciona, mas levantar em casa e colocar suporte é outro nível.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#13
Falando nisso, pedi as velas NGK pela internet, devem chegar em breve. Tá na hora de trocar (a cada 40.000km)

Importei a vela Iridium japonesa com a promessa de desempenho e durabilidade (80 mil km) mais 5 cavalos.... no 50 mil ja estavam cheio de zinabre. Big Grin hj uso a que tiver,  as velas da Bosch ainda não testei...


Sem tutorial e didática dos sensores Undecided ....quem costumava consertar pau véio e postar  era o user  Tigre Branco do antigo Fórum Homens Honrados. 

 A cada 50 mil inspeciono os cabos eletronicos e troco o que dá, ainda não adquiri as ferramentas necessárias para manutenção caseira...  









Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#14
(03-06-2024, 07:14 PM)Minerim Escreveu: Falando nisso, pedi as velas NGK pela internet, devem chegar em breve. Tá na hora de trocar (a cada 40.000km)

Importei a vela Iridium japonesa com a promessa de desempenho e durabilidade (80 mil km) mais 5 cavalos.... no 50 mil ja estavam cheio de zinabre. Big Grin hj uso a que tiver,  as velas da Bosch ainda não testei...


Sem tutorial e didática dos sensores Undecided ....quem costumava consertar pau véio e postar  era o user  Tigre Branco do antigo Fórum Homens Honrados. 

 A cada 50 mil inspeciono os cabos eletronicos e troco o que dá, ainda não adquiri as ferramentas necessárias para manutenção caseira...  











Coloquei na moto: velas de iridium e cabos de vela especiais, mas o que fez diferença mesmo foi o remap com filtro de ar big sucker. No carro sempre as NGK originais.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#15
(03-06-2024, 08:10 PM)Trglodita Escreveu:
(03-06-2024, 07:14 PM)Minerim Escreveu: Falando nisso, pedi as velas NGK pela internet, devem chegar em breve. Tá na hora de trocar (a cada 40.000km)

Importei a vela Iridium japonesa com a promessa de desempenho e durabilidade (80 mil km) mais 5 cavalos.... no 50 mil ja estavam cheio de zinabre. Big Grin hj uso a que tiver,  as velas da Bosch ainda não testei...


Sem tutorial e didática dos sensores Undecided ....quem costumava consertar pau véio e postar  era o user  Tigre Branco do antigo Fórum Homens Honrados. 

 A cada 50 mil inspeciono os cabos eletronicos e troco o que dá, ainda não adquiri as ferramentas necessárias para manutenção caseira...  











Coloquei na moto: velas de iridium e cabos de vela especiais, mas o que fez diferença mesmo foi o remap com filtro de ar big sucker. No carro sempre as NGK originais.

Trocar vela achando que vai ganhar 5 cv é inocência demais, no mesmo nível de achar cuie virgem de 25 kkkk

O que aumenta desempenho é REMAP, fazer intake e escapamento diretos, taxar o cabeçote ou meter turbo. Mas aí começa a dar problema e beber pra cacete. Pros tiozões que querem emoção na crise da meia idade é melhor pegar um carro turbo de fábrica tipo Jetta de uma vez.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#16
(04-06-2024, 08:28 AM)Gorlami Escreveu:
(03-06-2024, 08:10 PM)Trglodita Escreveu: Coloquei na moto: velas de iridium e cabos de vela especiais, mas o que fez diferença mesmo foi o remap com filtro de ar big sucker. No carro sempre as NGK originais.

Trocar vela achando que vai ganhar 5 cv é inocência demais, no mesmo nível de achar cuie virgem de 25 kkkk

O que aumenta desempenho é REMAP, fazer intake e escapamento diretos, taxar o cabeçote ou meter turbo. Mas aí começa a dar problema e beber pra cacete. Pros tiozões que querem emoção na crise da meia idade é melhor pegar um carro turbo de fábrica tipo Jetta de uma vez.

Nas motoca o remap melhora desempenho, consumo, aquece menos, melhora torque em baixa rotação. 

Vontade é meter um comando também.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#17
A cultura de led e buzina na Tailandia, Indonesia Malasia, Filipinas  é bem forte e até rivalizam com os Indianos.... 

Deu até vontade de importar umas buzinas cornetas com compressor a ar e processador de audio...eu vi muito BRs   Gargalhada  atrás desses equipamentos nos tópicos de exibição.... a cultura da busologia no estado da BAHIA pegaria fácil Exclamation

O bahiano não descobriu corneta musical buzina a ar de a baixo custo, processadores mid de audio, fora os acessórios e soluções led...











Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)