Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ensaio sobre a tristeza
 Recentemente li o livro de Eclesiastes, do rei Salomão, pela segunda vez. É incrivel quanta filosofia há nesse livro, tem um pouco de estoicismo e bastante pessimismo. Mas uma passagem me chamou atenção:''Melhor é ir para a casa onde há luto que para a casa onde há banquete. Porque aí se ve aparecer o fim de todo homem e os vivos nele refletem. Tristeza vale mais que o riso, porque a tristeza do semblante é boa para o coração''(Eclesiastes 7,2-3)
 Mas, o que Salomão quis nos dizer com isto? Basicamente, ele afirma que o sofrimento é mais proveitoso que a alegria, pois:
 O sofrimento promove a reflexão: Durante a alegria, nos queremos sempre dedicarmos a aquele momento toda a nossa atenção, nada mais importa, e passamos a viver somente por meio da emoção. Porém, o sofrimento vem e sempre mostra a realidade nua e crua, como se te acordasse de um sonho, e isso é necessario, pois te poe a pensar sobre si mesmo e sobre a sua vida. Foram durante as fases de maior sofrimento as quais eu tive as mais profundas reflexões e tomei as melhores decisoes, pois minha visão não estava turvada pelos sentimentos fúteis.
 O sofrimento torna-nos mais fortes: Para mim, se não houvesse toda a dor que temos que passar nessa vida, iriamos morrer vazios. A dor é necessaria, cada sofrimento, cada lagrima derramada, cada momento de tristeza foi importante, foi por meio deles que voce cresceu como pessoa, que voce aprendeu novas lições, fortaleceu sua mente. Todo sofrimento é uma oportunidade de evoluir, de aprender com os erros e acertos. A vida é uma dualidade entre sofrer e não sofrer, a felicidade é um estado de espirito onde o individuo aceita essa dualidade e vive para enfrentar os sofrimentos de peito aberto, pois Deus jamais lhe daria uma cruz que voce não fosse capaz de carregar. É como diz o bigodudo: ''O que não me mata me torna mais forte''

(Perdão os erros de acentuação, é que o meu teclado não poe alguns acentos)
A sorte favorece os audazes
Responda-o
Pq você não abre um tópico só pra filosofar ao invés de abrir vários, cada vez que você tiver uma epifania enquanto caga vai abrir um tópico novo?

Fórum é livre, mas na minha opinião acho que você deveria ler mais antes de pensar em escrever, teve que vir pedir tutorial pra começar a ler Nietzsche enquanto abre tópicos com considerações rasas sobre cada coisa que lê, centraliza isso ai num tópico só e seria até interessante acompanhar a evolução mas do jeito que voce ta fazendo ja ta chato.

Tá parecendo aqueles adolescente que pega frases do Pensador pra pagar de erudito nas redes sociais.

E cuidado com esse surubão que tá fazendo na sua cabeça, tem coisa que não é muito saudável.
Responda-o
(16-04-2023, 04:59 PM)Wesley de Mileto Escreveu:
 O sofrimento torna-nos mais fortes: Para mim, se não houvesse toda a dor que temos que passar nessa vida, iriamos morrer vazios. A dor é necessaria, cada sofrimento, cada lagrima derramada, cada momento de tristeza foi importante, foi por meio deles que voce cresceu como pessoa, que voce aprendeu novas lições, fortaleceu sua mente. Todo sofrimento é uma oportunidade de evoluir, de aprender com os erros e acertos. A vida é uma dualidade entre sofrer e não sofrer, a felicidade é um estado de espirito onde o individuo aceita essa dualidade e vive para enfrentar os sofrimentos de peito aberto, pois Deus jamais lhe daria uma cruz que voce não fosse capaz de carregar. É como diz o bigodudo: ''O que não me mata me torna mais forte''

Vc morre vazio, se tiver uma vida vazia. Busque a Deus, leia bons livros (comece pelos clássicos), converse com os mais velhos, construa boas relações sendo seletivo, se dedique no trabalho e no estudo. Sua vida não será vazia.

A dor não é necessária, ela existe e pode fazer parte da sua vida de várias maneiras, em alguns momentos. Vc vai sentir, mas ela passa, e como vc bem disse te ajuda a crescer e te fortalece.

A vida é... existem muitas definições. Particularmente, "eu fico com a pureza da resposta das crianças" - Gonzaguinha. 

Deus não dá cruz a ninguém. Ele não prova por coisas más, e por coisas más não pode ser provado (Tiago 1:13).

Não sou bom pra aconselhar, mas vou arriscar: não peça desculpas à toa. Se alguém, aqui, no whatsapp, na faculdade, ou na casa do caralho reclamar da sua acentuação, se limite a mandar a pessoa tomar dentro do cu. Vc estará sendo paciente.

Tema interessante. Melhor do que ficar falando de mulher o tempo todo. Temos confrades aqui experientes e inteligentes pra desenvolver o tópico.
Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo

Responda-o
Leia o livro de Jó pra você ver o que é sofrimento e injustiça. Jó pagou por uma apostinha que Satanás fez a Deus e ele não tinha nada a ver.

Gosto daquela definição:

"A vida é um longo sofrimento com pequenos intervalos de alegria."
Responda-o
(16-04-2023, 06:03 PM)Penoso Escreveu:  abre tópicos com considerações rasas sobre cada coisa que lê

O juvena já foi orientado sobre isso e continua insistindo no erro. Hora de passar pelo corredor.

Espero que não seja mais um vaterano troll querendo movimentar o fórum, mas de qualquer forma.

PARE DE ABRIR TÓPICO PATÉTICO, SEU VERME!
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
O livro de Eclesiastes é o meu preferido da Bíblia. As pessoas no geral o acham depressivo, mas eu o vejo como realista e com muitas reflexões geniais. Já li ele dezenas de vezes. Minha Bíblia é toda marcada neste livro (em outros também). E o tema da morte e da brevidade da vida me chama a atenção de uma forma singular.

Eu já li Seneca e Marco Aurelio que também falam sobre a transitoriedade da vida, mas considero o livro de Eclesiastes muito superior a estes e olha que foi escrito muitos séculos antes deles.

Os realistas as vezes são bem chatos com temas que não curtem. Como eu gosto de ler estou achando interessante os tópicos que você está criando, e você está melhorando nas postagens deles, os últimos que fez já estão bem melhores que os primeiros, e dá pra ir melhorando ainda mais. Não deixa o pessoal te desanimar de postar não, receba as críticas como incentivo para ir melhorando a escrita e as reflexões postadas.

Sobre essa passagem citada em específico eu vejo a importância da reflexão sobre a mortalidade. Ao visitar a casa onde há luto refletimos sobre a natureza transitória da vida e a inevitabilidade da morte. Essa reflexão nos ajuda a manter uma perspectiva adequada sobre nossas próprias vidas e a valorizar o tempo que temos e a concentrar nossos esforços nas coisas que realmente importam.

Também ensina que existe um valor de aprendizado nas provações e dificuldades na vida do cristão, pois elas nos ensinam lições importantes e nos ajudam a crescer espiritualmente. A tristeza e as dificuldades podem nos levar a depender mais de Deus e a buscar força e sabedoria Nele. Pode nos levar também a uma reflexão mais profunda. Também seria importante aproveitar a situação para se envolver em uma autoavaliação honesta.

A passagem também sugere que o riso e a alegria dos banquetes podem ser superficiais e passageiros, enquanto as experiências de tristeza e luto podem ter um impacto mais profundo e duradouro em nosso coração. E isso nos encoraja a buscar a verdadeira alegria e satisfação em nossa relação com Deus e em viver de acordo com Seus propósitos, em vez de buscar prazeres temporários.

Pelo contexto do livro vemos que o sofrimento pode ser uma ferramenta nas mãos de Deus para refinar nosso caráter e nos aproximar Dele. A tristeza do semblante, como mencionado na passagem, pode nos levar a uma reflexão mais profunda e a uma maior dependência de Deus, resultando em crescimento espiritual e fortalecimento de nossa fé. Os realistas que me conhecem pessoalmente já leram uma reflexão muito interessante que escrevi em meu livro sobre isso, fato que chamo de “A escola das aflições” nele. Deus frequentemente usa nossas experiências difíceis para nos moldar e refinar nosso caráter e é importante reconhecer e estar atento pra isso.

A passagem também nos leva a refletir sobre a eternidade e a realidade da ressurreição. Ao considerar a mortalidade e a finitude da vida na Terra, somos lembrados de olhar além das circunstâncias temporárias e a fixar nossos olhos na promessa de um futuro eterno com Deus.

Teve uma colega de trabalho que o marido dela morreu em um acidente de moto, deixando ela com dois filhos pra criar, ela estava trabalhando comigo na hora que aconteceu e que recebeu a notícia. Alguns dias depois eu e uns colegas fomos visitá-la e todos insistiam para ela voltar a trabalhar imediatamente e parar de ficar pegando atestado, falavam que se distrair trabalhando ia ajudar, ou se não quisesse voltar imediatamente para procurar um médico e tomar remédios controlados para depressão (ou seja dopar ela pra não conseguir pensar em nada). Ela já tinha falado com o médico que insistia em entupir ela de controlados, mas ela estava em dúvida sobre isso. E tanto os amigos quanto os familiares, insistiam de forma enfática  para ela não ficar sozinha de forma alguma, como se fosse algo muito perigoso e errado. E pra se dopar e procurar ficar ocupada com várias coisas e procurar coisas felizes pra fazer o tempo todo até passar o luto. Fiquei impressionado que não deixavam ela “curtir” o luto de forma natural.

Aí eu expliquei pra ela que o luto é um processo saudável e importante. Que eu havia passado por um processo semelhante e ficar sozinho por algumas semanas para assimilar foi extremamente importante e me ajudou a superar tudo de forma bem saudável. Mas a sociedade hoje trata isso como se fosse algo muito errado e incentiva a abafar a todo custo, usando processos que são realmente prejudiciais como entupindo de remédios controlados e tentando forçar a pessoa a procurar meios de ficar sempre alegre pra esconder os sintomas que estão tentando aparecer, o que acaba gerando traumas e problemas emocionais irreversíveis porque o assunto nunca é enfrentado nem superado adequadamente. E ficou todo mundo me olhando com os olhos arregalados, mas ninguém teve coragem de questionar e as insistências sem noção pra cima dela acabaram.

E ela durante esse processo sendo passado de forma natural (que os outros estavam tentando interromper) já estava mais próxima de Deus (inicialmente com muita raiva dEle e questionando o que houve) e sendo levada naturalmente as reflexões citadas acima. E é óbvio que não estou falando de viver em luto o tempo todo, nem glamorizando isso, é necessário equilíbrio emocional. Mas também é importante saber viver cada processo da vida. Como diz o sábio: Há tempo para todo propósito debaixo do sol, tempo de rir e tempo de chorar.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
(18-04-2023, 03:25 AM)Libertador Escreveu: O livro de Eclesiastes é o meu preferido da Bíblia. As pessoas no geral o acham depressivo, mas eu o vejo como realista e com muitas reflexões geniais. Já li ele dezenas de vezes. Minha Bíblia é toda marcada neste livro (em outros também). E o tema da morte e da brevidade da vida me chama a atenção de uma forma singular.

Eu já li Seneca e Marco Aurelio que também falam sobre a transitoriedade da vida, mas considero o livro de Eclesiastes muito superior a estes e olha que foi escrito muitos séculos antes deles.

Os realistas as vezes são bem chatos com temas que não curtem. Como eu gosto de ler estou achando interessante os tópicos que você está criando, e você está melhorando nas postagens deles, os últimos que fez já estão bem melhores que os primeiros, e dá pra ir melhorando ainda mais. Não deixa o pessoal te desanimar de postar não, receba as críticas como incentivo para ir melhorando a escrita e as reflexões postadas.

Sobre essa passagem citada em específico eu vejo a importância da reflexão sobre a mortalidade. Ao visitar a casa onde há luto refletimos sobre a natureza transitória da vida e a inevitabilidade da morte. Essa reflexão nos ajuda a manter uma perspectiva adequada sobre nossas próprias vidas e a valorizar o tempo que temos e a concentrar nossos esforços nas coisas que realmente importam.

Também ensina que existe um valor de aprendizado nas provações e dificuldades na vida do cristão, pois elas nos ensinam lições importantes e nos ajudam a crescer espiritualmente. A tristeza e as dificuldades podem nos levar a depender mais de Deus e a buscar força e sabedoria Nele. Pode nos levar também a uma reflexão mais profunda. Também seria importante aproveitar a situação para se envolver em uma autoavaliação honesta.

A passagem também sugere que o riso e a alegria dos banquetes podem ser superficiais e passageiros, enquanto as experiências de tristeza e luto podem ter um impacto mais profundo e duradouro em nosso coração. E isso nos encoraja a buscar a verdadeira alegria e satisfação em nossa relação com Deus e em viver de acordo com Seus propósitos, em vez de buscar prazeres temporários.

Pelo contexto do livro vemos que o sofrimento pode ser uma ferramenta nas mãos de Deus para refinar nosso caráter e nos aproximar Dele. A tristeza do semblante, como mencionado na passagem, pode nos levar a uma reflexão mais profunda e a uma maior dependência de Deus, resultando em crescimento espiritual e fortalecimento de nossa fé. Os realistas que me conhecem pessoalmente já leram uma reflexão muito interessante que escrevi em meu livro sobre isso, fato que chamo de “A escola das aflições” nele. Deus frequentemente usa nossas experiências difíceis para nos moldar e refinar nosso caráter e é importante reconhecer e estar atento pra isso.

A passagem também nos leva a refletir sobre a eternidade e a realidade da ressurreição. Ao considerar a mortalidade e a finitude da vida na Terra, somos lembrados de olhar além das circunstâncias temporárias e a fixar nossos olhos na promessa de um futuro eterno com Deus.

Teve uma colega de trabalho que o marido dela morreu em um acidente de moto, deixando ela com dois filhos pra criar, ela estava trabalhando comigo na hora que aconteceu e que recebeu a notícia. Alguns dias depois eu e uns colegas fomos visitá-la e todos insistiam para ela voltar a trabalhar imediatamente e parar de ficar pegando atestado, falavam que se distrair trabalhando ia ajudar, ou se não quisesse voltar imediatamente para procurar um médico e tomar remédios controlados para depressão (ou seja dopar ela pra não conseguir pensar em nada). Ela já tinha falado com o médico que insistia em entupir ela de controlados, mas ela estava em dúvida sobre isso. E tanto os amigos quanto os familiares, insistiam de forma enfática  para ela não ficar sozinha de forma alguma, como se fosse algo muito perigoso e errado. E pra se dopar e procurar ficar ocupada com várias coisas e procurar coisas felizes pra fazer o tempo todo até passar o luto. Fiquei impressionado que não deixavam ela “curtir” o luto de forma natural.

Aí eu expliquei pra ela que o luto é um processo saudável e importante. Que eu havia passado por um processo semelhante e ficar sozinho por algumas semanas para assimilar foi extremamente importante e me ajudou a superar tudo de forma bem saudável. Mas a sociedade hoje trata isso como se fosse algo muito errado e incentiva a abafar a todo custo, usando processos que são realmente prejudiciais como entupindo de remédios controlados e tentando forçar a pessoa a procurar meios de ficar sempre alegre pra esconder os sintomas que estão tentando aparecer, o que acaba gerando traumas e problemas emocionais irreversíveis porque o assunto nunca é enfrentado nem superado adequadamente. E ficou todo mundo me olhando com os olhos arregalados, mas ninguém teve coragem de questionar e as insistências sem noção pra cima dela acabaram.

E ela durante esse processo sendo passado de forma natural (que os outros estavam tentando interromper) já estava mais próxima de Deus (inicialmente com muita raiva dEle e questionando o que houve) e sendo levada naturalmente as reflexões citadas acima. E é óbvio que não estou falando de viver em luto o tempo todo, nem glamorizando isso, é necessário equilíbrio emocional. Mas também é importante saber viver cada processo da vida. Como diz o sábio: Há tempo para todo propósito debaixo do sol, tempo de rir e tempo de chorar.
Excelente texto. Sem contar que essa parte de luto, tristeza, melancolia e etc. Foi onde saiu grandes obras na música, arte, literatura e etc.
Responda-o
Só complementando, sobre o caso da colega em luto, os colegas também tentaram dissuadir ela a mentir para os dois filhos pequenos (cerca de 4 a 7 anos) que ele tinha saído de férias ou a trabalho, e não contar para eles que o pai tinha morrido, ficar mentindo até eles ficarem maiores e se acostumarem com a ausência (que poderia também ser interpretado como abandono pelas crianças). E alertei que isso poderia fazer os filhos perderem a confiança na mãe com o tempo. As pessoas estão sempre tentando se esquivar e fugir das coisas mais sérias e fazer com que os outros façam o mesmo. Mas, ela sensatamente não os ouviu antes e já havia falado a verdade aos filhos, mas estava insegura se tomou a decisão certa. 

Ainda dei umas palavras de incentivo pra ela, como que saber a verdade iria os ajudar a enfrentar a realidade da situação e começar a lidar com seus sentimentos de tristeza e perda. Também a ter um desenvolvimento emocional saudável, aprender a lidar com a adversidade, buscar apoio emocional da mãe, que era uma oportunidade de ensiná-las sobre a fé e os valores cristãos, como a esperança na ressurreição e na vida eterna (e foi o que ela já havia feito com eles). Além disso, que iria ajudá-las a desenvolver a resiliência e prepará-las para enfrentar outras perdas no futuro. Ao aprender a lidar com a morte e o luto desde cedo, as crianças estão mais bem preparadas para enfrentar a inevitável dor e tristeza que podem encontrar ao longo da vida. 

Não adianta tentar prender as crianças em uma redoma de vidro para não sofrerem nenhuma frustração ou perda, como alguns pais tentam fazer, porque quando a proteção do pai/mãe acabar, vai ter criado filhos fracos e indefesos completamente despreparados para lidar com as adversidades da vida, em que qualquer vento mais forte derruba toda a estrutura frágil deles. Pessoas assim se suicidam com mais facilidade, não sabem lidar com rejeição, com a perda, com a crítica, ficam aleijados, cheios de problemas emocionais quando são espancados pela realidade da vida. Então, até para crianças o versículo de Eclesiastes 7:2 e 3 é importante. Melhor já ir expondo eles a realidade da vida de forma responsável para irem entendendo como a banda toca.

E o outro complemento, ao que citei na resposta anterior sobre a "Escola das aflições" vou mostrar abaixo um trecho retirado de um tópico meu da seção fechada (e já deixo uma mensagem aos visitantes, quando se cadastrarem vão ter acesso a materiais que não estão disponíveis de se ver apenas como visitantes, e depois de se cadastrar e completar 30 postagens no fórum, é liberado ainda mais seções com tópicos mais sensíveis e aprofundados do que para o público em geral, então se cadastre logo porque todo esse acesso ao fórum e suas seções secretas é grátis), segue abaixo o trecho (está um pouco fora de contexto, mas vale a leitura):

(13-06-2017, 04:53 PM)Libertador Escreveu:  Acho importante ressaltar que é nos momentos difíceis que a nossa força é realmente testada e desenvolvida. É assim que Deus trabalha. Eu chamo isso de a "Escola das Aflições".

Quer exemplo mais clássico do que o Inferno da Paixão? Ninguém se torna um realista de verdade se não tiver passado pelo inferno da paixão. É lá que ele é purificado, que ele é batizado para sair da Matrix, é lá que tiramos lições que mudam a nossa forma de enxergar o mundo para sempre. Quem nunca passou por isso, não consegue entender a Real.

Eu já tinha lido o livro "Como lidar com Mulheres" de Nessahan Alita, cerca de 2 a 3 anos antes de conhecer a minha Bruxa Madrinha, e o livro não fez sentido nenhum pra mim. Mas, assim que eu passei pelo inferno da paixão, eu reli o livro inteiro, e tudo fazia completo sentido naquele novo momento, eu conseguia enxergar e entender tudo que o livro falava, pois eu tinha sido batizado pelo inferno da paixão, e agora eu estava pronto para finalmente assimilar todo aquele conhecimento. Eu só fui compreender de fato a Real depois de ter passado pela Escola das Aflições. Foi doloroso mas foi importante para o meu desenvolvimento como homem.

Citação:Eis que Eu mesmo te refinei; Eu te provei na fornalha da aflição. Isaías 48:10 - Bíblia Sagrada

Então, eu acredito que alguns são postos por Deus na fornalha da aflição para que eles próprios possam ser purificados e para que seu exemplo possa inspirar outros. É no calor da fornalha que a escória se separa do verdadeiro ouro do caráter. Então, se você está passando por um severo sofrimento amoroso, dificuldades financeiras imensas, ou está passando por uma grande aflição emocional e não entende o porquê, deixa eu te dizer uma coisa que eu aprendi:

Deus sabe o que é necessário para purificar a gente, a fornalha é para purificar, não para destruir. Ele vê que alguns têm capacidades que poderão ser utilizadas para grandes obras no futuro e põe tais pessoas a prova, e por meio de sofrimentos severos, decisivos, que somos disciplinados.

De forma que prove nosso caráter, que revele defeitos e fraquezas que têm estado ocultas ao nosso próprio entendimento. E assim, obtemos oportunidades de corrigirmos tais defeitos e sermos preparados para desempenhar grandiosos propósitos no futuro para o qual nos foram dadas as nossas capacidades.

Citação:Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Hebreus 12: 5-10

As mesmas provações que da maneira mais severa provam a nossa fé, e fazem parecer que Deus nos abandonou, devem levar-nos para mais perto de Cristo, para que possamos depor nossos fardos a Seus pés. O Senhor está disposto a ajudar-nos, a fortalecer-nos e abençoar-nos, importa, porém, que passemos pelo processo de purificação até que todas as impurezas de nosso caráter sejam consumidas. O fato de ser-nos pedido que suportemos aflições, prova que Jesus vê em nós alguma coisa muito preciosa, que quer desenvolver. Se não visse em nós coisa alguma, não gastaria tempo em refinar-nos. Ninguém se dá ao trabalho de podar espinheiros. Cristo não lança em Sua fornalha pedras sem valor. É o minério valioso o que Ele prova. Assim como o ferreiro põe no fogo o ferro e o aço a fim de lhes aumentar a dureza e a resistência. Lembre-se disso quando tiver passando por grandes aflições.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Responda-o
(18-04-2023, 03:25 AM)Libertador Escreveu: O livro de Eclesiastes é o meu preferido da Bíblia. As pessoas no geral o acham depressivo, mas eu o vejo como realista e com muitas reflexões geniais. Já li ele dezenas de vezes. Minha Bíblia é toda marcada neste livro (em outros também). E o tema da morte e da brevidade da vida me chama a atenção de uma forma singular.

Perfeitas observações. Venho percebido esse padrão na sociedade atual, as pessoas não sabem mais lidar com o sofrimento, quando enfrentam a menor das dificuldades na vida já começam a reclamar e querer desistir de tudo, não entendem que sempre há um proposito no sofrimento.
Responda-o
(18-04-2023, 09:28 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Venho percebido esse padrão na sociedade atual, as pessoas não sabem mais lidar com o sofrimento, quando enfrentam a menor das dificuldades na vida já começam a reclamar e querer desistir de tudo, não entendem que sempre há um proposito no sofrimento.

Ihhh la vem

Tá, mas e ai? Qual a novidade? Vai perceber muita coisa ainda na sociedade até se ligar que está além seu controle e perceber não muda porra nenhuma.

Ainnn mas é melhor saber do que não saber... Boa sorte ai com seus conflitos internos.

[Image: indignation-jump.gif]

Deixo essa nova safra de pensadores da sociedade atual com vocês Yaoming

To ficando velho demais pra isso.
Responda-o
(18-04-2023, 10:13 PM)Penoso Escreveu:
(18-04-2023, 09:28 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Venho percebido esse padrão na sociedade atual, as pessoas não sabem mais lidar com o sofrimento, quando enfrentam a menor das dificuldades na vida já começam a reclamar e querer desistir de tudo, não entendem que sempre há um proposito no sofrimento.

Ihhh la vem

Tá, mas e ai? Qual a novidade? Vai perceber muita coisa ainda na sociedade até se ligar que está além seu controle e perceber não muda porra nenhuma.

Ainnn mas é melhor saber do que não saber... Boa sorte ai com seus conflitos internos.

[Image: indignation-jump.gif]

Deixo essa nova safra de pensadores da sociedade atual com vocês Yaoming

To ficando velho demais pra isso.

Ai que está amigo, eu gosto de aprender pelo erro dos outros, então a percepção nesse processo é fundamental. Mas enfim, cada um pensa do jeito que quer...
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)