Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Morar na Itália
Smile 
Olá. Apesar da conta ter sido criada há pouco tempo, acompanho movimentos realistas faz tempo. 
Bom, antes de tudo, gostaria de fazer uma breve apresentação. 
Tenho 17 anos, moro no interior do PR e terminei o ensino médio ano passado. Fui aprovado no curso de Engenharia Elétrica em uma universidade federal, porém, acabei largando o curso. Meu objetivo era tentar Medicina. 

Nos últimos dias estou vivendo um dilema interno e gostaria de compartilhar com os confrades. 
Sou descendente de italianos. Inclusive, tenho parentes que, apesar de não conhecer, moram lá na Itália. Assim que eu completar 18 anos irei atrás da minha cidadania. Já tenho os documentos necessários selecionados. 
Não consigo ver um bom futuro aqui no Brasil. Violência, corrupção e promiscuidade são coisas que me deixam desmotivado. 
Sou novo e inexperiente. Por conta disso, quero a opinião dos confrades. 

Tentar a vida na Itália e posteriormente em algum país europeu ou tentar a vida no Brasil ? 

Grande abraço !
Responda-o
Saudações Benjamin, 

Caso consiga controlar o apego devido ao vínculo a sua familia que vive aqui, vá ! As coisas aqui não estão nada animadoras e quem tem oportunidade, está vendo que não á outra maneira, se não, vazar dessa terra tupiniquim. 

Fique um tempo por lá, aprenda muito e absorva. Boa sorte e aguarde que confrades mais experientes darão conselhos perfeitos sobre sua ideia.

Responda-o
O problema do brasileiro é achar que o mundo lá fora é perfeito, a Terra sempre foi em suma um ambiente hostil para nós humanos e hoje não é diferente, onde quero chegar?, nenhum lugar é perfeito, em todo lugar desse imenso globo você irá encontrar problemas, porém existem sim lugares menos piores para se morar, vá a procura deles...

Se pretende morar na Itália, faça uma pesquisa profunda e realista com esses seus parentes e pessoas que já moram por lá, e veja se corresponde a suas expectativas, se sim, pule pra dentro. Pelo que percebi em seu pequeno texto posso sugerir que tente retornar aos estudos para Medicina se realmente é isso que quer(acho que sim, pelo que li), lembre-se não abandone seus sonhos, não importa se o Brasil está um caos, putaria pra todo lado, promiscuidade..., o que importa é você correr atrás de seus sonhos e não se importar com essas trivialidades, desvie de obstáculos e siga seu caminho, foda-se a situação do país, foque no seus objetivos, você não pode mudar o país, mas pode mudar a si mesmo.

Responda-o
Se der, vá.
Em tudo dai graças.

Responda-o
Vai se manter de que forma? Seus pais vão bancar ou vc pretende trabalhar?

Outra coisa, em qual região da Itália vc pretende morar? Recentemente um conhecido meu que mora lá há um bom tempo, vem tentando voltar para o brasil, pq a região que ele mora (sul, próximo a Nápoles) está com sérios problemas de falta de emprego. Ele mesmo está há um bom tempo sem trabalhar. Fora que lá, os ideais separatistas estão bem fortes, assim como na Espanha.

Muito provavelmente qualquer cidade de merda lá, deve ser bem melhor que aqui, mas se pretende trabalhar, é bom escolher bem o lugar que vc vai.

Mas considerando sua idade, eu imagino que isso não passe de mais um daqueles devaneios adolescentes romantizados de imaginar ter uma vida incrível num lugar legal, mas que na prática nunca se concretizam por falta de ação.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
Primeiramente, gostaria de agradecer pelas respostas. 

Sei que nenhum lugar é perfeito. Entendo que grande parte da Europa esteja passando por uma crise, tanto economicamente, quanto na questão ideológica. 

Já respondendo o comentário de Héracles, digo que é um plano de médio prazo. Caso eu siga esse plano, irei ficar no mínimo dois anos me preparando. A ideia é me preparar financeiramente, culturalmente e emocionalmente. Não é inteligente sair do país sem o mínimo necessário. 
Sobre os parentes, a grande maioria mora na região de Vêneto, no norte da Itália. Como faria um "pé de meia" aqui no Brasil, ficaria um tempo usando esse dinheiro até conseguir emprego. Acredito que os parentes que lá residem poderiam me ajudar com isso. 
Na verdade, ficar na Itália seria algo provisório. Usaria a cidadania italiana como porta de entrada para outros países da Europa. 
Enfim, é apenas um esboço. Ainda há muitas coisas para se levar em conta. 

Outra opção, talvez mais realista, porém mais arriscada, seria conseguir minha cidadania italiana e me profissionalizar aqui no Brasil. Assim, só iria para lá com emprego em vista. O problema é validar a profissão em outro país. Além de ser algo difícil, é algo bem demorado. Há casos de pessoas que levaram anos para conseguir validar a profissão e mesmo assim não obtiveram êxito ao tentar exercer a profissão fora. 

Novamente, muito obrigado pelos comentários. Qualquer crítica, experiência ou algo do tipo, será muito bem vinda.
Responda-o
Vale a pena pelo passaporte da UE, que abrirá mais portas para você em relação ao nosso passaporte brasileiro que muitas vezes recebe torcida de nariz de agentes de imigração em aeroportos pelo mundo.

Mas viver na Itália... olha, eu já visitei a Itália duas vezes e isso foi há mais de 5 anos. Naquela época já não era assim tão maravilhoso, agora deve estar pior, com a enxurrada de islâmicos e africanos desembarcando ali todos os dias, vindos pelo Mediterrâneo. Caso você queira viver na Itália, escolha o norte. Milan, Firenze, Torino, Bologna, Genoa, Verona... evite Roma, Napoles e tudo que estiver mais ao sul.

Vale a pena, apesar dos pesares, mesmo na merda que a Europa está, ainda é melhor do que o Brasil.

Quanto a estudar aqui pensando em ir pra lá depois, não perda tempo, já estude lá mesmo. A única coisa que vale a pena ficar aqui no Brasil pra depois ir pro exterior é juntar dinheiro, mas isso está cada vez mais difícil. Só empreendendo e pouquissimas profissões te permitem juntar montantes que valem a pena.

Bom, essa é minha opinião.
Responda-o
Aqui você pode fazer faculdade de Medicina de graça. Duvido que terá essa moleza lá na Itália.

Meu conselho é que você faça medicina na Federal aqui no Brasil e depois valide seu diploma lá.

E sua decisão de abandonar o curso de engenharia pra fazer medicina foi corretíssima. Todo lugar do mundo precisa de médicos.
Depois de me foder na indústria cheguei na conclusão que existem 2 escolhas corretas que o sujeito que não quer empreender pode fazer na vida: Medicina e concurso público.
Responda-o
Não sendo venezuela ou cuba, qualquer lugar na atual conjuntura está melhor que o brasil. Se eu fosse você, iria.
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)

Responda-o
A Itália é o mesmo antro de corrupção BR, só pra te desanimar um cado.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Passei quase um mês na Itália. Rodei MUITO por lá e posso contribuir com o seguinte:
- O nível de corrupção é alto, mas não chega nem perto do existente aqui. O norte de Itália é menos corrupto.
- Diferentemente de outros países europeus, lá tem comida boa
- O custo de vida lá não é tão alto como na França/Inglaterra/Alemanha, mas também não é baixo como em Portugal/Grécia.
- Um passaporte italiano, enquanto durar o tratado de Schengen, te dá acesso a toda União Europeia. Para morar e para trabalhar. Só isso já vale à pena.
- O italiano de maneira geral não é intolerante, mas no mercado de trabalho, imigrantes podem passar um certo perrengue no início.
- A Itália é talvez o único país europeu que faça frente ao Brasil no quesito de diversidade de climas e beleza naturais. Não que isso seja relevante, mas um lugar bonito ajuda.
- O clima italiano também é bem diverso. Desde o "clima dos Alpes" aos pés da face italiana do Mont Blanc em Courmayeur (sim, é na itália e fica no estado de Aosta) até o calor bacana das belas praias do sul.
- É um país onde o transporte público funciona, seja em Roma, seja em Turim ou Nápoles.
- É um país que não é amigo dos carros, embora tenha inúmeras fábricas fodas, me inúmeras cidades o acesso ao centro é grandemente restrito por meio do que eles chamam de ZTL (zona de tráfego limitado).
- As estradas italianas não ficam devendo nada às alemãs. Muito boas!

Eu penso bastante em morar lá quando me aposentar, emigrando na condição de investidor, comprando uma fazendinha na região da Emília-Romana e vivendo uma velhice tranquila sem o medo constante de ser vítima de violência ou escorchado pelo governo.

No seu lugar, não pensaria duas vezes em tirar o passaporte e pelo menos tentar passar uns 6 meses por lá. É jovem, nada tem a perder e uma experiência fora do país, mesmo que não dê certo, agrega uma puta experiência.
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 7 Visitante(s)