Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual o sentido da vida?! / O Estado de Flow
#1





Ao invés de buscar uma explicação para a nossa existência, eu quero lhe propor uma explicação subjetiva, pessoal sobre o significado da vida: O significado da vida é qualquer coisa que seja significante para mim. Se eu amo criar jogos de computador, então esse é o meu barato. É o que dá significado para a minha vida.


Você pode achar perda de tempo, mas é o que preenche a minha vida de significado e eu não tenho como explicar o motivo, apenas, sei que é algo que me traz prazer e posso passar horas e horas, fazendo isso, sem perceber o tempo passar. O que caracteriza essa escolha é um senso de propósito e autoconhecimento.


Nesse caso, o propósito geralmente é algo que transcende nosso interesse imediato. O estado de flow nos deixa mais conscientes de nossa existência e como nos relacionamos com o mundo.


A cultura da era industrial tinha uma clara distinção entre o que era trabalho e o que era prazer. Hoje, cada vez mais, é possível examinar o trabalho realizado por um profissional e nos indagamos se é algo que induz o flow ou não.


Agora, explicarei o que significa o estado de Flow e como atingimos este estado.




O Estado de Flow (Fluxo)



O Estado de Flow ou Fluxo, como queiram,  é o estado que torna qualquer atividade que você faça, altamente agradável. É um estado de concentração tão forte, que a pessoa fica totalmente envolvida na atividade. Por exemplo, um estado em que o corpo atinge o flow se dá nos esportes, na dança, em tocar um instrumento. O estado em que o pensamento atinge o flow se dá em leituras, quebra-cabeças, diálogos profundos sobre ideias Trabalho em flow se dá em estímulos e desafios, todo o tipo de criação.


Em momentos de experiência máxima, sentimos que temos o controle de nossas ações, somos donos de nosso destino, o que dá uma sensação profunda de prazer e satisfação. São momentos lembrados por muito tempo e se tornam um ponto de referência de como deveria ser a vida. Estes eventos ocorrem não apenas quando as condições e externas são favoráveis, como por exemplo, o nascimento de um filho; mas também em condições adversas, como por exemplo, momento de paz no meio de uma situação de risco de vida.


Em momentos memoráveis, corpo ou mente, completamente empenhados num esforço voluntário para realizar algo que vale a pena. Quando acontecem, esses momentos nem sempre são agradáveis, como por exemplo, um atleta que sente os músculos esgotados durante uma prova, mas não vê a hora de participar dela de novo. Esses momentos são memoráveis  porque trazem uma sensação de domínio e controle sobre a vida.


Nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajado de "Flow" - Estado de atenção focado, transe conversacional, campo relacional - ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmo pensar em seus problemas mundanos. Assim, a existência é suspensa temporariamente. O tempo passa a ser atemporal. A existência passa a ser subjetiva, profunda, conectada a nível de alma.


Você fica em um estado de êxtase, de tal modo que sente que nem  sequer existe mais. Na música, a mão do artista parece mover independente do seu corpo, e conscientemente, perde o controle. Atingindo a competência do inconsciente, e a música apenas flui.


É um estado mental que nos dá a impressão de não estarmos mais na nossa realidade, nessa dimensão e tempo. No caso do músico, ele não precisava de uma arena física, pois possui uma arena mental. Ele não precisava se locomover ou pensar, basta um papel onde poderia compor e imaginar sons que não haviam, até então, sido combinados naquela forma especial.

É também um processo espontâneo e sem esforço consciente. Uma descrição parecida como quando Albert Einstein descreve o processo de entender e descobrir o processo da relatividade.


É uma adrenalina, como se você pudesse tocar adiante e nunca quisesse parar, pois está tudo bem, conectado, intenso, mágico. Praticamente como se não precisasse pensar, pois tudo está indo de forma automática.


O Estado de Flow também acontece no mundo dos executivos de grande sucesso. Essas são pessoas que definem o sucesso como algo que ajuda aos demais. Normam Augustine, antigo presidente da Lockheed Martin, diz: 

Citação:" Eu sempre quis ser um homem de sucesso. Minha definição de ter sucesso é contribuir com algo para o Mundo, e ser feliz fazendo isso. Você tem que gostar do que está fazendo. Você nunca será bom se não gostar do que faz. E em segundo lugar, você tem que sentir que está contribuindo para algo que vale a pena. Se qualquer desses ingredientes estiver faltando, provavelmente tem falta de significado em seu trabalho. "


Portanto, o Estado de Flow é atingido quando o indivíduo estiver completamente envolvido no que está fazendo: com foco e concentração. Ter um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade no seu dia a dia. Ter maior claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem está fazendo, obtendo assim, feedback imediato. Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa. Ter um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego. Ter a ideia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos. Ter motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz, o flow é a nossa própria recompensa.


A satisfação humana está no processo de trazer ordem, significado e controle para nossas vidas.




Componentes do Estado de Flow


De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, criador do conceito, os componentes de uma experiência de fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos os componentes abaixo caracterizarem o estado de fluxo, não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo:


Citação:
  1. Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
  2. Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
  3. Perda do sentimento de auto-consciência.
  4. Sensação de tempo distorcida.
  5. Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
  6. Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamento simples ou complicada).
  7. A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
  8. A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
  9. Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.





Obstáculos à satisfação



Temos o mito que o Universo foi criado para atender às nossas necessidades. Na realidade, a frustração faz parte da vida. O Universo tem seus processos naturais que não levam em consideração os desejos humanos. Isso faz com que desenvolvamos uma insatisfação crônica, que é quando queremos imediatamente sempre mais, quando alguma necessidade é insatisfeita.


Há também a ilusão de que o avanço tecnológico nos trará felicidade e a sensação de que a vida é fácil. Essa crença favorece a perda de coragem e de determinação nas pessoas, frente aos primeiros obstáculos, gerando ansiedade e apatia.


A superação dos obstáculos ocorre com o controle direto da experiência e a capacidade de criar satisfação, instante a instante, com o que fazemos. Ser feliz depende de como somos presas fáceis de outros, que nos exploram para seus próprios ganhos. O passo fundamental é o controle do conteúdo de nossa consciência, ou seja, "focalizar a atenção conforme o desejo, sem se distrair, concentrando-se pelo tempo necessário para atingir a sua meta. Atenção é igual a Energia Psíquica, ou seja, forma e conteúdo da vida dependem do uso da atenção.


Já a Entropia Psíquica é igual à desordem na consciência, trata-se de uma informação que entra em conflito com nossas metas e desejos, ou que nos impede de realizá-los. Raiva, medo e ansiedade são os nomes que damos a como vivenciamos essa informação. Essa informação contrária desvia a nossa atenção e focamos no indesejável, tornando a energia psíquica ineficaz. Se a entropia for prolongada, a pessoa não consegue mais investir a atenção em suas metas.


Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que, nenhum acontecimento é positivo ou negativo. São apenas informações que interpretamos e rotulamos, de acordo com a influência desse evento em  nossos interesses. "Este evento ameaça minhas metas, as apóia ou é neutro?"






Como acessar seu estado de fluxo?!


Reflita e responda as perguntas abaixo, que irão ajudá-lo a identificar se de fato você tem se conectado com seu potencial pleno:


Citação:Quais atividades fazem você perder a noção de tempo?


Como você se sente ao fazer uma atividade que não lhe agrada?


Quais atividades você possui total controle e se sente relaxado ao realizá-la?


O quanto suas competências e habilidades são suficientes para a realização de suas atividades profissionais e pessoais?


Você é feliz com seu trabalho e vida atual?


Quais atividades você realiza com total espontaneidade?


Em quais momentos você se sente sereno e focado no momento presente?



É essencial que o indivíduo exercite seu estado de Flow, para que possa estar bem consigo mesmo e desenvolva uma postura mais positiva em relação a sua vida, as pessoas com as quais convive e o mundo a sua volta.








Responda-o
#2
Texto muito foda! Obrigado por compartilhar conosco.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
Responda-o
#3
- Estavam em "estado Flow" até perder ao tentar ler o nome do psicólogo. Eita nome enrolado.  Big Grin

- Falando sério agora: Me lembro que Ayrton Senna passava por algo assim, em sua época de F1, o cara entrava num tipo de Túnel Temporal de tanta concentração que ele tinha nas corridas. Acredito que seja o estado Flow citado neste tópico.

- No meu caso, tenho que praticar a técnica, minha mente se dispersa muito rápido.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#4
- Um UP. 

Mandrake, só não entendi como seria a técnica para chegar neste estado (ou estou meio burro mesmo). kkk
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#5
Muito bom e interessante este estado.

Entro nisso quando estou tocando guitarra.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#6
(27-02-2016, 09:23 PM)Diamante Escreveu: - Estavam em "estado Flow" até perder ao tentar ler o nome do psicólogo. Eita nome enrolado.  Big Grin

- Falando sério agora: Me lembro que Ayrton Senna passava por algo assim, em sua época de F1, o cara entrava num tipo de Túnel Temporal de tanta concentração que ele tinha nas corridas. Acredito que seja o estado Flow citado neste tópico.

- No meu caso, tenho que praticar a técnica, minha mente se dispersa muito rápido.
Li sobre no site da flatout, também chamado de à hipnose da estrada.
Aliás isso é uma coisa até meio q comum entre os autoentusiastas. Só que essa hipnose pode ser até mesmo prejudicial, como foi o caso do senna q já abria larga vantagem que nem mais via o segundo colocado no seu retrovisor, apartir daí ele começou a correr contra ele mesmo entrando num estado de concentração tão profundo q acabou errando a saída de uma curva e acabou perdendo a corrida ganha.

Tbm já senti algumas vezes jogando jogos de corrida. É sem dúvida uma sensação muito foda.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
Responda-o
#7
(29-02-2016, 12:11 PM)Diamante Escreveu: - Um UP. 

Mandrake, só não entendi como seria a técnica para chegar neste estado (ou estou meio burro mesmo). kkk

Responda as perguntas "Como acessar seu estado de fluxo"...


Retirei a parte do texto que explica como chegar neste estado, não necessariamente todos ao mesmo tempo:


  1. Ter Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).

  2. Ter Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).

  3. Perda do sentimento de auto-consciência.

  4. Ter Sensação de tempo distorcida.

  5. Ter Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).

  6. Ter Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamente simples ou complicada).

  7. Ter A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.

  8. A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.

  9. Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

Você é que determina se quer ou não acessar esse estado. O Foco que faz vc entrar no flow.
Responda-o
#8
Como eu posso acessar o flow fazendo algo chato, como uma tarefa de trabalho da qual não me dá prazer?!?!

Bom, primeiro vc precisa pensar no objetivo que isso vai lhe dar. Depois pensar em desfrutar a recompensa... Por exemplo.... A recompensa pode ser "acabar essa tarefa chata pra vc poder tomar um café e relaxar... " ou então "acabar essa tarefa chata pra terminar seu expediente e chegar na sua casa pra descansar"

Vc precisa pensar no que vc vai ganhar fazendo aquilo, ao invés de pensar no que vc perde fazendo aquilo... Depois disso pra atingir os proximos passos, ficará mais fácil...
Responda-o
#9
Caso não tenha recompensa, cria a sua propria recompensa. Vc determina sua motivação e foco para suas tarefas. Qualquer pessoa entra em flow, depende dela querer.

Claro que é muito, muito mais facil atingir o flow fazendo coisas que te dão satisfação e prazer...
Responda-o
#10
(29-02-2016, 02:52 PM)Mandrake Escreveu: Como eu posso acessar o flow fazendo algo chato, como uma tarefa de trabalho da qual não me dá prazer?!?!

Bom, primeiro vc precisa pensar no objetivo que isso vai lhe dar. Depois pensar em desfrutar a recompensa... Por exemplo.... A recompensa pode ser "acabar essa tarefa chata pra vc poder tomar um café e relaxar... " ou então "acabar essa tarefa chata pra terminar seu expediente e chegar na sua casa pra descansar"

Vc precisa pensar no que vc vai ganhar fazendo aquilo, ao invés de pensar no que vc perde fazendo aquilo... Depois disso pra atingir os proximos passos, ficará mais fácil...

(29-02-2016, 03:02 PM)Mandrake Escreveu: Caso não tenha recompensa, cria a sua propria recompensa. Vc determina sua motivação e foco para suas tarefas. Qualquer pessoa entra em flow, depende dela querer.

Claro que é muito, muito mais facil atingir o flow fazendo coisas que te dão satisfação e prazer...

- Valeu confra, agora deu para pegar a dinâmica da situação.  Cool
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#11
(29-02-2016, 02:37 PM)lyonheart Escreveu:
(27-02-2016, 09:23 PM)Diamante Escreveu: - Estavam em "estado Flow" até perder ao tentar ler o nome do psicólogo. Eita nome enrolado.  Big Grin

- Falando sério agora: Me lembro que Ayrton Senna passava por algo assim, em sua época de F1, o cara entrava num tipo de Túnel Temporal de tanta concentração que ele tinha nas corridas. Acredito que seja o estado Flow citado neste tópico.

- No meu caso, tenho que praticar a técnica, minha mente se dispersa muito rápido.
Li sobre no site da flatout, também chamado de à hipnose da estrada.
Aliás isso é uma coisa até meio q comum entre os autoentusiastas. Só que essa hipnose pode ser até mesmo prejudicial, como foi o caso do senna q já abria larga vantagem que nem mais via o segundo colocado no seu retrovisor, apartir daí ele começou a correr contra ele mesmo entrando num estado de concentração tão profundo q acabou errando a saída de uma curva e acabou perdendo a corrida ganha.

Tbm já senti algumas vezes jogando jogos de corrida. É sem dúvida uma sensação muito foda.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk

Qual corrida foi essa? Monaco?
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#12
(01-03-2016, 07:11 PM)destruidor Escreveu:
(29-02-2016, 02:37 PM)lyonheart Escreveu:
(27-02-2016, 09:23 PM)Diamante Escreveu: - Estavam em "estado Flow" até perder ao tentar ler o nome do psicólogo. Eita nome enrolado.  Big Grin

- Falando sério agora: Me lembro que Ayrton Senna passava por algo assim, em sua época de F1, o cara entrava num tipo de Túnel Temporal de tanta concentração que ele tinha nas corridas. Acredito que seja o estado Flow citado neste tópico.

- No meu caso, tenho que praticar a técnica, minha mente se dispersa muito rápido.
Li sobre no site da flatout, também chamado de à hipnose da estrada.
Aliás isso é uma coisa até meio q comum entre os autoentusiastas. Só que essa hipnose pode ser até mesmo prejudicial, como foi o caso do senna q já abria larga vantagem que nem mais via o segundo colocado no seu retrovisor, apartir daí ele começou a correr contra ele mesmo entrando num estado de concentração tão profundo q acabou errando a saída de uma curva e acabou perdendo a corrida ganha.

Tbm já senti algumas vezes jogando jogos de corrida. É sem dúvida uma sensação muito foda.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk

Qual corrida foi essa? Monaco?

- Foi em Mônaco em 1988. Senna mostrava que gostaria de jogar uma volta em cima de Prost, 2º colocado. Por um simples descuido, perdeu o controle do carro, passou reto na Portier (curva que antecede o túnel de Mônaco) e fim de prova para o brasileiro.

[Image: sennamonaco88-1.jpg]
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#13
ahh sim... imaginei que era essa mesma.

Ele estava quase dando uma volta no segundo colocado(Prost, mesma equipe).

Mas não sei se foi o estado de flow que causou o acidente, acho que ele exagerou mesmo na ânsia de 'humilhar' o adversário.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#14
Ainda não encontrei uma tarefa que eu execute e me sinta em um estado maravilhoso assim mas ao estudar principalmente cálculos e projetos que exigem um foco maior essas características do estado de flow, objetivos, concentração, principalmente de tempo distorcido coisa de passar 3h, 4h e não percebr, principalmente ao realizar provas extensas, aparecem.

Com videos aulas e estudos em pdf/livros/apostilas acredito que não atinjo um estado de foco necessário para tal estado mas ao realizar exercícios, provas é plenamente possível, pretendo chegar a este estágio.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#15
Thoth perguntou no antigo Mundo Realista:


Citação:Sobre o estado de Flow, há algum modo de induzi-lo ou torná-lo mais fácil de ser atingido direcionando-o para tarefas complicadas/espinhosas?



Resposta:


Salve Thoth!



O Estado de Flow é um estado de concentração total, estar completamente envolvido em uma atividade. É Um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade do dia a dia, devido à uma atividade prazerosa.


Thoth, o Estado de Flow gera uma maior claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem estamos fazendo o que deve ser feito. Temos feedback imediato. Vc sabe que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa. Lhe dá um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego. Lhe dá uma idéia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente.


As horas parecem passar como se fossem minutos e a motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz o flow, é a nossa própria recompensa.


Cada pessoa encontra o flow quando está fazendo aquilo que realmente gosta. Quando temos controle, temos um bom domínio do que estamos fazendo, mas não nos sentimos muito desafiados. A apatia é o ponto mais negativo de todos.



E as atividades que geram prazer, como comer, dormir, que estão na primeira camada da Piramide de Maslow?!?!?!


Thoth, a resposta é que estas atividades são prazerosas, mas elas envolvem pouca determinação e força de vontade consciente. Assim, não promovem nosso crescimento. O desafio é muito baixo e portanto essas atividades de puro prazer que exigem pouca habilidade nos levam ao relaxamento, tédio ou, pior: apatia.


Segundo Mihaly (quem definiu este estado), se o ser humano for passivo, as chances dele alcançar a felicidade são baixas. É como se o ser humano não fosse naturalmente construído para encontrar felicidade como estado padrão.


Mihaly propõe pensarmos no universo em termos de ordem e caos (ou entropia/desordem). Em sua teoria, os seres humanos acham que a organização é prazerosa por si só. Esta constatação é peça fundamental da Teoria do Flow: a satisfação humana está no processo de trazer ordem e controle para nossas vidas.


O trabalho de Mihaly tem muita influência de Carl Jung e de Sigmund Freud. No caso de Freud, a idéia do “id” é a representação dos desejos animais e instintivos do corpo, enquanto o “superego” representa o mundo externo que modela nossa própria imagem.


É o ego que representa a consciência que possui autonomia apesar de nossos instintos e dos mecanismos de controle da sociedade.


Portanto, Mihaly aponta para a autodeterminação como o caminho para que a consciência seja livre e feliz. Uma pessoa que faz aquilo que entende ser o correto vai adquirindo experiência e, com isso, mais habilidades.


A cada momento que superamos nossos desafios, evoluímos e adquirimos maior complexidade, ficando prontos para desafios maiores.


É uma espiral virtuosa.


Continuando esse processo, estamos na rota de tornarmos indivíduos extraordinários.


Assim, as oportunidades que permitem atingir o flow são "viciantes": sem elas, a vida seria chata, sem sentido ou cheia de ansiedade.



Para Mihaly, a felicidade pode ser aumentada ao fazermos aquilo que amamos. O propósito geralmente é algo que transcende nosso interesse imediato. O próprio flow nos deixa mais conscientes de nossa existência e como nos relacionamos com o mundo.


O Mihaly acredita em uma sociedade em que a população está altamente engajada e apaixonada por aquilo que faz.









Palestra de Helder Kamei,

Pesquisador e professor de Psicologia Positiva. 

Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, pesquisador em Ciências do Bem-Estar e Relações na Natura, professor de Psicologia Positiva no programa de MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano na Franklin Covey Business School. 

É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com. Desde 2006 dedica-se ao estudo de temas da Psicologia Positiva, tais como: felicidade, bem-estar, flow (estado de fluxo), motivação, engajamento, emoções positivas, forças e virtudes do caráter, sentido de vida e desenvolvimento do potencial humano.







Responda-o
#16
Uma dica aos confrades que auxilia bastante a alcançar este estado é praticando meditação.

A meditação busca o enfoque no seu eu interior usando como ferramenta para alcançar isto a concentração na respiração. Não deixamos de pensar, mas tão pouco de respirar, e tentando focar na inspiração e expiração apesar de qualquer pensamento que surja, que alcançaremos a leveza mental para aquela rotina exaustiva ou para aquela resposta que tanto queremos. Buda dizia que devemos combater qualquer pensamento que seja nesse momento, até mesmo se sua imagem surgisse em seus pensamentos, pois naquele momento era a sua ferramenta pra meditar (a respiração ou qualquer outro ponto que seja real, não imaginativo, como aquelas músicas de relaxamento ou aquelas visualizações de lugares lindos e fofos.) e alcançar uma resposta, qualquer que fosse a pergunta.

É algo da cultura Oriental buscar simplificar através do desenvolvimento de suas filosofias como o Taoismo ou o Budismo resolver qualquer questão complexa, porque partindo dos pressupostos da mesmas, para qualquer pergunta feita, já existe uma resposta, pois a base de ambas é a mesma, que é o universo, o movimento do universo de união e cisão, o Eros e o Caos. Independente de qualquer movimento, seja ele a destruição ou a criação, o universo sempre buscará o equilíbrio.

Quando eu era criança, este momento de flow vinha naturalmente, as vezes viajava na questão inquirida na escola ou mesmo observando a natureza esquecendo todo o resto. Conforme fui amadurecendo, fui, digamos perdendo este ato que creio que seja natural do homem, mas com o passar dos anos, a rotina e o crescimento alimentado por ansiedades e expectativas infundadas, eu retroagi. Voltando a estudar estes temas, e meditando, melhorou bastante a minha concentração, seja lidando com pessoas, com estudos ou com problemas.
Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#17
Uma dica para estudos e concentração nos mesmos.

Esse rock psicodélico é do carilho para quem quer viajar estudando.


Citação:Semper Fidelis

"Seu coração deve ser como uma espada, assim você não perderá. É um longo caminho construído com o valor de muitas vidas, nunca se esqueça..." El Cid de Capricórnio para Tenma de Pegáso
[Image: latest?cb=20130329182556&path-prefix=pt]
Responda-o
#18
Quando eu era mais novo uma atividade que eu acredito que executava em flow era desenhar, eu passava horas, rascunhando, finalizando, via se a simetria estava correta, eu só me concentrava no andamento do que estava fazendo, esquecia problemas da família, no trabalho, causados por mulher. Era uma das melhores épocas da minha vida. Hoje já não prático mais, com essa vida adulta, pressão social e distração das mídias modernas não tenho o mesmo amor e paciência para fazer aquilo.

Agradeço por esse material Mandrake, pois o que eu encontrei sobre o assunto ou está relacionado a uma paradas quase esotéricas, bem resumido ou material em inglês.
Responda-o
#19
(27-02-2016, 09:23 PM)Diamante Escreveu: - Estavam em "estado Flow" até perder ao tentar ler o nome do psicólogo. Eita nome enrolado.  Big Grin

- Falando sério agora: Me lembro que Ayrton Senna passava por algo assim, em sua época de F1, o cara entrava num tipo de Túnel Temporal de tanta concentração que ele tinha nas corridas. Acredito que seja o estado Flow citado neste tópico.

- No meu caso, tenho que praticar a técnica, minha mente se dispersa muito rápido.

Ayrton Senna descreveu um profundo estado de flow de maneira muito interessante no GP de Mônaco em 1988.

Citação:– De repente, eu era quase dois segundos mais rápido do que todo mundo, inclusive do que o meu companheiro de equipe com o mesmo carro. Então eu percebi que não estava dirigindo o carro conscientemente. Eu estava dirigindo por instinto, enquanto eu mesmo estava em outra dimensão. Era como se eu estivesse em um túnel.

Assistam apartir dos 25 minutos até os 27 minutos comentam sobre isso



"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Responda-o
#20
Esse topico existe <3 caraio tava precisando dessa informacao, valeu negada
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)