20-11-2015, 07:57 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 20-11-2015, 08:10 AM por Diamante.)
Tenha planejamento! Por que a falta dele pode lhe custar muito caro.
- Qual o custo de não planejar?
- Muito de nós, não temos este hábito. É tudo no instantâneo e pra agora. Sem planejar os gastos do futuro. Vou deixar dois exemplos de vários.
Exemplo: Cartão de Crédito.
- Quantos de nós (inclusive eu) já não usamos esta ferramenta como um complemento de salário? Aposto que diversas vezes. Pensamentos do tipo – “Ah, vou comprar no cartão, mês que vem eu pago”. No mês seguinte, o salário virá todo defasado devido a dívida do cartão do mês anterior.Exemplo II: Aquisição de um veículo.
- Quantas pessoas não se “arrebentaram” numa compra deste bem por pura falta de planejamento? Hoje, quaisquer uns de nós podem comprar um carro. E depois? Ninguém (ou a maioria) não pensa sobre os custos provenientes desta compra (seguro, combustível, manutenção, etc...), ou seja, falta de planejamento.Os custos de não planejar.
- Diminuição da Renda própria e/ou familiar: Há pessoas que tem bons salários, mas, não pensam no futuro financeiro do amanhã para aposentadoria. Vai querer confiar no INSS?
- Ser obrigado a trabalhar: Concordo que o trabalho revigora o homem. Porém, trabalhar por pura obrigação depois de uma vida cheia de fartura financeira é broxante. Exemplo: O homem trabalha, tem uma excelente condição financeira, desfruta dos prazeres da vida e depois quando mais velho, não programa a aposentadoria por falta de planejamento. A famosa frase: “Vou deixar pra amanhã”. Conclusão: Voltar a trabalhar para tentar manter o padrão de vida do passado.
- Dependência de outras pessoas: Deve ser uma das sensações mais broxantes na vida de um homem depender de apoio financeiro dos outros. Ou deixar sua família a mercê por causa da falta de um planejamento financeiro.
- Liquidação de bens: Em decorrência das três questões anteriores, caso esta mesma pessoa tenha algum(s) patrimônio(s) herdado ou adquirido (comprado) durante a juventude, será obrigado liquidá-los (em casos extremos) para poder se sustentar.
Faça um planejamento. Não deixe para depois.
Não existe idade para começar, e sim um consenso claro dos objetivos.
Lista básica a seguir:
.: Crie uma tabela para avaliar todos os seus gastos.
.: Não use o cartão de crédito a esmo.
.: Trabalhe, gere renda passiva para não depender do mesmo trabalho amanhã.
.: Crie sua Reserva de Emergência.
.: Não crie dívidas. Principalmente em compra de grande valor sem um planejamento e estrutura financeira adequada.
.: Ganhe, poupe e invista.
.: Estude! Invista em conhecimento financeiro.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?