Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] É preciso ter metas para o proximo ano
#1
Por Morgarten

Se alguém te perguntasse agora, de bate-pronto, como você se vê daqui um ano, qual seria sua resposta? E daqui cinco anos? E em dez anos? O sr saberia responder sem gaguejar? Pare um minuto agora e pense. Qual é a sua principal meta para daqui um ano? Em novembro de 2015, como você PRETENDE estar?

Metas de curto prazo (até um ano, na minha concepção) devem ter objetivos claros e definidos. Para a pergunta que te fiz acima, no meu entender, não cabe respostas vazias, como por exemplo: “pretendo estar mais magro e mais rico”. Cem gramas a menos no teu peso e um real a mais no teu patrimônio já seriam o suficiente para atingir teus objetivos planejados. Ridículo.

Suponhamos que você esteja 5 quilos acima do teu peso ideal. Trace uma meta objetiva. “Morgarten, em novembro deste ao ano, quero estar com 5 quilos a menos do que meu peso atual.” Pronto, agora você tem uma meta clara, definida e objetiva. Eu, por exemplo, tenho uma meta de ler pelo menos 10 livros anualmente. Funciona para todas as outras áreas da tua vida. Inclusive na tua vida financeira. Você tem um patrimônio líquido (ativos que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente: aplicações financeiras, poupança, etc) atual de 2000 reais, ok. “Morgarten, daqui um ano, quero ter aumentado meu patrimônio em 40%, ou seja, quero ter 2800 reais líquidos”. Vejam, aqui sim temos uma meta clara e bem definida e eu vou te ajudar a chegar lá com meus artigos arrombadores. Para desenvolver as outras áreas da tua vida, não deixe de visitar o resto do blog.


Metas: motivação

Estabelecer metas funciona como um motivador na tua vida. É o primeiro passo, antes de colocar a mão na massa. Meu objetivo com esse artigo é fazer você refletir acerca de quais metas você quer atingir na tua vida financeira. Em linhas gerais, sugiro que o senhor foque no aumento e na proteção do teu patrimônio. Esse deve ser o objetivo final, o “prêmio” depois de um longo de um período de disciplina e esforço. “Morgarten, meu objetivo sempre foi reduzir minhas despesas, estou fazendo errado?”. Não, não está. Mas o seu pensamento está errado. Na minha opinião, esse é o principal erro dos gurus das finanças pessoais. Por exemplo, num jogo de futebol, você quer ganhar ou perder de pouco? O seu pensamento, as suas estratégias devem estar focadas na vitória, no prêmio. A redução das despesas é um meio para se atingir uma meta maior: o aumento do seu patrimônio líquido.

Sugiro, então, que o senhor pegue um papel e um lápis ou abra uma planilha no Excel. Avalie, em primeiro lugar, os seus ganhos atuais e teu patrimônio líquido atual. Quanto você ganha por mês e quanto você tem disponível (conta corrente + poupança + aplicações de resgate rápido: ações, opções, cdi, fundos de investimentos. Carros e imóveis não entram na conta) . O ideal dos mundos é que você sempre reserve parte dos teus ganhos mensais para destinar à poupança ou a uma aplicação qualquer. Não há uma porcentagem correta. Pode ser 10%, 20%, 50%, mas sempre reserve parte dos teus rendimentos. Aliás, reserve parte dos teus rendimentos desde que não prejudique na tua qualidade de vida. Isso é importante – de nada adianta você separar 100 reais mensais pra ficar passando fome, entendeu? Seja coerente e tenha bom senso.

Seja prudente, também, ao estabelecer sua meta. Lembre-se que há datas especiais durante todo o ano que aumentam tuas despesas: Natal, dias dos Pais, dia das Mães, dia dos Namorados (Nota: se vc não tem namorada, nesta data vc já economiza) e por aí vai. Em primeiro lugar, estabeleça uma meta sem pensar nessas despesas ocasionais. Depois, faça uma provisão grosseira de quanto vai gastar com essas datas e subtraia da tua meta, pronto! Como a meta é de curto prazo (lembre-se: de até um ano) fica relativamente fácil de planejar esses gastos. Pode ocorrer alguns percalços durante esse período (perda de emprego, começo de namoro, término de namoro, problemas de saúde que seja necessário gastos com hospitais e remédios, por exemplo) – se acontecer, restabeleça sua meta, sem perder o foco e a disciplina.

O importante é você ter um objetivo, uma linha de chegada, um norte. Feito isso, vou junto contigo até a vitória.

Veja, tratamos estritamente de metas de curto prazo. Ao longo do tempo, vamos conversar sobre outras metas, as de médio e longo prazo, além de tratar de aquisições de bem materiais ou imateriais. É perfeitamente normal queremos guardar dinheiro simplesmente para viajar ou comprar uma máquina fotográfica, por exemplo. Trataremos disso também.

De maneira sucinta, como um pontapé inicial, trace uma meta REAL para sua vida financeira. Faça hoje, agora. Não é perder tempo, é ganhar uma motivação. Em 10 minutos, no máximo, você chegará a uma conta simples, um número que será o seu troféu. Você vai colocar esse número (no caso, um valor monetário) na sua cabeça e lutar por ele!



“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” – Ayrton Senna da Silva


Motivação e foco.

Abs,

Morgarten


http://doutrinador.net/2011/10/31/a-impo...ter-metas/


Então, quais as suas metas para o próximo ano?

Feliz ano novo!
Responda-o
#2
Bom texto, as minhas metas já estão definidas há tempos, se aposentar por conta própria, ter independência financeira, malhar 3x por semana no minimo e ter um shape e uma saúde tranquila, etc...
Responda-o
#3
A minha principal meta pra 2016 é aprender francês.
Fora isso pode ser que eu engata um mestrado em engenharia metalúrgica.
Também quero publicar pelo menos 2 artigos científicos em revistas reconhecidas internacionalmente.
Responda-o
#4
SAÚDE

- Visitar um nutricionista e justar alimentação (quantidade e qualidade) e horários de refeições
- Diminuir ingestão de álcool
- Parar de fumar (mesmo que esporadicamente)
- Aumentar intensidade e frequência de exercícios cardiorrespiratórios


RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

- Me afastar de pessoas tóxicas
- Me aproximar de pessoas com alto potencial e performance (pessoal e profissional)
- Selecionar com mais critério os eventos/festas/atividades a frequentar, baseando-se em benefício agregado


FINANÇAS

- Monitorar e planejar gastos diários/mensais com disciplina
- Guardar MÍNIMO de 30% do salário bruto, e priorizar reserva de fundos para emergências
- Priorizar investimentos (financeiros ou de conhecimento) que tragam retorno efetivo, ao invés de gastos irrisórios.
(Ex: algum curso pontual específico de curta duração ao invés de um bem ou serviço que acrescente padrão de vida)
Responda-o
#5
Recomendo ter apenas 3 metas grandes por ano.

Dividas em várias pequenas tarefas.

Muito difícil conseguir focar e concluir mais de 3 metas por ano.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#6
(04-01-2016, 05:37 PM)destruidor Escreveu: Recomendo ter apenas 3 metas grandes por ano.

Dividas em várias pequenas tarefas.

Muito difícil conseguir focar e concluir mais de 3 metas por ano.

Qual fonte ou sua experiência própria?
Responda-o
#7
Experiência e já vi mais gente dizendo isso também.
Nada cientifico...
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#8
(05-01-2016, 05:38 PM)destruidor Escreveu: Experiência e já vi mais gente dizendo isso também.
Nada cientifico...

Diga metas grandes que tu já cumpriu ou quer cumprir, por exemplo.

E fracionou ela?
Responda-o
#9
(04-01-2016, 05:37 PM)destruidor Escreveu: Recomendo ter apenas 3 metas grandes por ano.

Dividas em várias pequenas tarefas.

Muito difícil conseguir focar e concluir mais de 3 metas por ano.

Menos metas, várias etapas = maior possibilidade de dedicar tempo/recursos para a realização das mesmas. Tô correto?
Those who cannot remember the past are condemned to repeat it.
(George Santayana)

Filho do Paraná, ou melhor, a Rússia Brasileira.  Big Grin
Responda-o
#10
Acho importante dizer q metas financeiras devem começar edificando bases sólidas, por exemplo. Eu ganho muito pouco abaixo de 1.5k então o máximo que conseguiria poupar por ano seria algo 6k e se meu objetivo for ter 1kk isso vai demorar muito. Então ao invés de guardar estou focando em investir na construção de uma renda maior, cursos, faculdades, uma forma de empreender. As vezes a gente fica nessa história de guardar, bolsa, dólar que esquece que viver com um salário merda e que a nossa principal luta é contra isso. Obs: guardar 10% do dinheiro e montar um fundo de emergência é uma obrigação nesse país fodido.

Enviado de meu E2363 usando Tapatalk
Responda-o
#11
(05-01-2016, 06:59 PM)Revan Escreveu:
(04-01-2016, 05:37 PM)destruidor Escreveu: Recomendo ter apenas 3 metas grandes por ano.

Dividas em várias pequenas tarefas.

Muito difícil conseguir focar e concluir mais de 3 metas por ano.

Menos metas, várias etapas = maior possibilidade de dedicar tempo/recursos para a realização das mesmas. Tô correto?

Exatamente.


Teve um ano que minhas metas eram:

1. Conseguir um shape legal
2. Guardar dinheiro
3. Trocar de emprego

Minhas tarefas:
1.1 - Ir na academia todos os dias
1.2 - Comer corretamente
1.3 - Descansar

2.1 - Não gastar com besteiras
2.2 - Comprar apenas o necessário
2.3 - Economizar onde era possível(no ano anterior eu havia gasto quase 1k só no Burguer king)

3.1 - Estudar inglês
3.2 - Estudar requisitos para um emprego melhor
3.3 - Incrementar o currículo e procurar oportunidades

Eu consegui completar todas estas, isso pq como eu tinha poucas metas, eu estava focado. Muitas metas acabam te tirando o foco, ai vc ve que não irá completar alguma e já começa a desanimar com as outras.

Outro item é o tempo, se vc não precisa trabalhar, provavelmente conseguirá focar em mais metas. Mas se vc é semelhante a maioria que tem em média 4hs livres por dia, não terá tempo para mais do que 3 metas.


Um item que eu estava esquecendo, vc precisa ter uma meta grande para sua vida.
Defina como quer estar daqui 1 ano, 5 anos e 10 anos. Faça suas metas anuais com o objetivo de alcançar os objetivos do longo prazo(10 anos ou mais).
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
#12
Up
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)