Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Começando na escalada livre
#1
Fiz uma trilha no meio do mato recentemente e vi um cara escalando um paredão quase reto de pedra de uns 5m de altura.

Admito que fiquei sem entender nada.

Parei e fiquei olhando, me perguntando se conseguiria fazer aquilo e não entendia onde exatamente ele segurava pra pegar impulso, parece um negócio impossível. Em uma determinada parte ele praticamente não usava as pernas, só os dois braços.

Fui lá saber como fazia aquilo. Ele me perguntou se queria tentar ali mesmo e me deu um pouco de magnésio pras mãos não escorregarem. Quando me mostrou onde segurar, não consegui manter nem 10 segundos na posição e quase me estabaquei no chão ainda.

Ele riu da minha cara e eu fiquei irritado. Fui embora e não consegui parar de pensar nisso até hoje.

Acabei percebendo que meu pulso e meus dedos são mais fracos do que pensava. Mesmo fazendo treinos com uma pegada de powerlifting e conseguindo levantar mais de 2x o meu peso corporal no agachamento, supino e levantamento terra, não consigo usar as minhas mãos pra escalar, não aguentei parar nem 10 segundos na porcaria da pedra.

Não sei se depois que comecei a usar hook grip minha pegada enfraqueceu, não tenho menor ideia, mas não estou fazendo nada errado aparentemente. Depois da quarentena minha rotina de treinos mudou bastante.

Comecei pesquisar sobre isso e quero subir aquela pedra de qualquer jeito. Tem uns caras que fazem umas escaladas impossíveis de centenas de metros, não é possível que eu não consiga fazer o mesmo com 5 metros na minha frente.

Mesmo sendo pouco tenho que ter segurança no que estou fazendo, porque se cair dali de cima me quebro todo e se bater a cabeça na pedra é lona.

Comecei a categorizar informalmente o que preciso treinar pra desenvolver mãos fortes e fiz uma série.

Faço um alongamento nos pulsos primeiro. Coloco as mãos na parede e alongo. Depois fecho as mãos e giro em sentido horário e anti-horário. Faço isso até sentir que deu uma boa destravada.

1- Esmagar: Pegar um objeto qualquer nas mãos e esmagá-lo com o máximo de força possível, só com a força dos dedos. Acho que vou comprar um handgrip, mas por enquanto pego uma folha de jornal e vou amassando sem usar a outra mão de apoio. Aperto uma dessas bolas de fisioterapia até não aguentar mais. Fico apertando essa porcaria direto agora, principalmente se estiver vendo alguma coisa no youtube ou um filme.

2- Estender: Mão fechada e algo impedindo de abrí-la, como um elástico por exemplo. Forçar os dedos a se estenderem completamente mesmo com essa resistência. Faço isso com um elástico de estilingue.

3- Pinça: Sustentar um peso com a ponta dos dedos, fazendo uma espécie de pinça com as mãos. Remada cavalinho segurando as anilhas com as pontas dos dedos é um bom exercício que ando utilizando.

Coloco uma toalha enrolada em volta da barra fixa e fico segurando até não aguentar mais. Quando solto, tiro a toalha e faço a mesma coisa sem. Fico pendurado até quando der. Dou algum tempo de descanço, espero o antebraço destravar e faço de tudo de novo, três vezes no total. Gosto de variar com pegada supinada e pronada.

Faço o mesmo exercício em seguida, mas segurando só com as pontas dos dedos.

Depois disso, fico pendurado na barra somente por um braço. Esse aqui é bem difícil, preciso melhorar muito ainda pra aguentar meu peso em um braço só por muito tempo. Repito só com as pontas dos dedos, três vezes.

Melhorou bastante, mas acho que ainda estou longe do ideal. Não voltei na pedra ainda.

Não sei absolutamente nada de musculação além do que eu faço pra mim e nem sou profissional nenhum nisso, mas pratico já faz algum tempo e tenho resultados consideráveis. Se precisar mesmo recomendo que procure alguém que entende do assunto, se alguém conhecer aceito o contato.

Talvez ajude a fortalecer o punho pra praticar jiu-jitsu ou alguma outra luta.

Estou aberto a sugestões, espero que gostem.
Responda-o
#2
Achei que só eu me interessava por escaladas aqui no fórum Yaoming

Bem, não sei aqui no Brasil, mas lá fora esse esporte se chama de Boulder, existem campeonatos indoor e outdoor. Já participei de um uma vez, em uma competição amadora de boulder indoor, com aquelas paredes cheia de lugares pra pegar mesmo. Em pedras ao ar livre nunca fiz, mas o que não falta é vontade.

Recomendo o canal de um alemão (eu acho pelo nome) chamado Magnus Midtbo. acho que em escalada o segredo é ter os antebraços e os dedos mais fortes o possível mesmo, logo depois vem a flexibilidade e o core, isso claro, sem negligenciar o resto do corpo.

Ai um vídeo exemplo de treino:

Spoiler Revelar
https://www.youtube.com/watch?v=YGcuXgYVteE
Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)