Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quando você não cuida de você mesmo
#1
Já começando pelo final... homem velho que nem eu serve pra isso mesmo: ficar prestando atenção nas coisas e pessoas, se lembrar da vida e das histórias e contar pros outros.
Isso aqui é um alerta pra você que está na faixa dos 20 anos e pensando como vai ser a vida após os 40 (ou mais até).

Umas 3 semanas atrás conheci um cara na faixa dos 40 anos que me deixou bem chateado... pois ele estava numa situação que eu não consegui encontrar uma saída pro cara.
Minha vida profissional é baseada em solução de problemas e estratégias para o futuro. Talvez tenha pego esse gosto por meu pai me ensinar a jogar xadrez com cerca de 4 anos de idade. Daí em diante eu adquiri um senso analítico pra identificar o problema e pensar numa saída, numa estratégia de passo a passo pra mudar as coisas. Eu apliquei isso na minha vida pessoal com (eu acho que) muitos bons resultados. Por isso minha frustração por não conseguir dar um conselho que preste pro cara, tal era a situação dele.

Enfim, conheci esse cara, o (vamos chamar de) Jonas, amigo de amigo que estava numa situação lamentável. Destruído. Os amigos o estavam levando em churrascos e festas pra tentar levantar o cara e reintegrar ele em algum círculo social. 
O Jonas (que deve estar beirando os 40) é um mecânico de automóveis que deve ter se casado ali pelos 25 anos e tido um filho poucos anos depois.
A merda é que o Jonas NÃO se desenvolveu. Ficou nessa vida de mecânico-empregado, salário ali por volta de R$ 2-3 mil, casou e começou a levar uma vida de trabalhar, churrasco de fds, muita cerveja, carro medíocre e engordar feito um porco. Nada de estudar, nada de cuidar da saúde, do físico. A mulher aparentemente continuou uma mediana e ficou com o saco cheio daquilo, daquela mesmice, daquele gordão. O Jonas acreditou mesmo que era casou e "game over". 
Resultado: cerca de um ano atrás ela pediu divórcio e começou a frequentar baladas, caiu no carrossel de picas. O cara ficou emocionalmente destruído, lar desmanchado (foi morar com a mãe). Com a depressão, o cara emagreceu rapidamente uns 30kg.
Hoje o cara tá assim... 
Parte física: ex-gordo LOTADO de pelancas, os mamilos estão quase na altura da dobra dos braços. Pouca massa muscular, ainda muita gordura localizada... pra resolver isso o cara teria que treinar todo santo dia, fazer uma dieta das bravas, tomar anabolizantes... sendo essa a parte fácil. O duro seria arrumar um saco de dinheiro pra pagar a cirurgia de remoção de pele.
Profissional: sem muita perspectiva, a essa altura do campeonato, de ganhar muito mais dinheiro, já que o trampo de mecânico é muito limitado. A saída é se ele abrisse a própria oficina, mas pra isso teria que ter mentalidade empreendedora (que o cara não tem).
Financeira: zero reservas, carro velhíssimo, quase todo o salário comprometido com auto sustentação e pensão do filho. Não tem força de vontade e mental pra fazer um daqueles treinos e dietas pesquisadas na internet pra quem tem poucos recursos.
Social: o cara simplesmente não tem traquejo pelos anos e anos de casamento (casa-trabalho-cerveja). Mulherada tende a manter distância, pelo que eu notei. Se veste PÉSSIMO, moda mecânico-mano-de-quebrada. Muito carente, por falta de experiência.

O futuro desse cara, na melhor das hipóteses, é esperar (batendo punheta a noite ante de dormir) a ex-mulher dele rodar ANOS pelo carrossel de picas e voltar pra ele toda arrombada, provavelmente chifrando ele com saídas eventuais com os "contatinhos" dos tempos de putaria.

É isso aí. CUIDEM-SE pra não chegar numa situação dessas, praticamente sem saída. Num piscar de olhos o tempo passa e você não vai ter cartas pra jogar. Só as cartas que você mesmo se dá.
Acredite: NINGUÉM vai fazer isso por você, só você MESMO.
Responda-o
#2
Faltou o principal nisso aí: O cara está com Espírito e Alma destruídos, isto é alicerce para tudo!

O erro dele não é nem a falta ou omissão acerca de se desenvolver, mas sim uma medíocre relação dele com a existência que o empurrou para este abismo.

Responda-o
#3
Que história complicada...

Apesar de tudo ser passível de reversão, o problema é que nesta altura do campeonato da vida do cara, precisaria de muita força de vontade... como espírito destruído desse jeito, vai ser difícil.

Enfim, a REAL salva vidas.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#4
O cara com estilo de mano beirando os 40 é o fim de carreira mesmo ...

Caso perdido, infelizmente
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
#5
(18-09-2020, 11:37 AM)Bandeirante Paulista Escreveu: Que história complicada...

Apesar de tudo ser passível de reversão, o problema é que nesta altura do campeonato da vida do cara, precisaria de muita força de vontade... como espírito destruído desse jeito, vai ser difícil.

Enfim, a REAL salva vidas.

Foda.


Mas o meu ponto não é resolver a vida do cara, que vai ser uma missão QUASE IMPOSSÍVEL.
A jogada é NÃO DEIXAR A VIDA CHEGAR NESSE PONTO.
Os mais novos têm que entender que a porra do futuro CHEGA.
Não tem máquina do tempo pra voltar atrás e fazer tudo de novo...
Responda-o
#6
Eu entendi a ideia central da mensagem. E vc tem razão, jamais devemos nos descuidar de nós mesmos.

Mas quanto ao teu chegado vocês estão de drama, tem jeito e tem jeito fácil.

Primeiro porque 40 anos não é tão velho assim.

Quanto ao corpo, para quem procura algo modesto pode treinar em casa e já sabemos da dieta para fodidos. Emagrece e ainda economiza dinheiro com menos comida.

Carro velho também não é problema. Manutenção barata, dá para deixar novinho gastando pouco e ainda anda com estilo. Ainda mais que ele é mecânico.

Quanto à profissão, quer o quê melhor que mecânica? SEMPRE terá serviço. Pode ser empregado e fazer biscate à noite.

Pode estudar à noite.

E ainda pode se dedicar ao filho, ser um exemplo de honra e desenvolvimento, coisa que uma vagabunda JAMAIS será.

Basta largar de ser idiota e QUERER isso.

Talvez não consiga ficar milionário, mas quem se importa?
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#7
(18-09-2020, 12:16 PM)Mindingo Escreveu: Eu entendi a ideia central da mensagem. E vc tem razão, jamais devemos nos descuidar de nós mesmos.

Mas quanto ao teu chegado vocês estão de drama, tem jeito e tem jeito fácil.

Primeiro porque 40 anos não é tão velho assim.

Quanto ao corpo, para quem procura algo modesto pode treinar em casa e já sabemos da dieta para fodidos. Emagrece e ainda economiza dinheiro com menos comida.

Carro velho também não é problema. Manutenção barata, dá para deixar novinho gastando pouco e ainda anda com estilo. Ainda mais que ele é mecânico.

Quanto à profissão, quer o quê melhor que mecânica? SEMPRE terá serviço. Pode ser empregado e fazer biscate à noite.

Pode estudar à noite.

E ainda pode se dedicar ao filho, ser um exemplo de honra e desenvolvimento, coisa que uma vagabunda JAMAIS será.

Basta largar de ser idiota e QUERER isso.

Talvez não consiga ficar milionário, mas quem se importa?

Então. Pra quem tem a ATITUDE MENTAL de seguir em frente e enfrentar os problemas UM a UM, claro que dá pra resolver. Mas se o cara tivesse essa força interna, acho que nem teria chegado nesse ponto...
Eu conversei com ele por mais de duas horas (maior parte ele falando da ex-mulher, por mais que eu tesourasse e falasse pra ele esquecer ela).
PRIMEIRA coisa, que foi o treino, entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
Esquece, esses tipos acham que tem uma solução mágica e rápida. Não estão minimamente preparados pra um trabalho de longo prazo.
Responda-o
#8
(18-09-2020, 12:30 PM)Berzerk Escreveu:
(18-09-2020, 12:16 PM)Mindingo Escreveu: Eu entendi a ideia central da mensagem. E vc tem razão, jamais devemos nos descuidar de nós mesmos.

Mas quanto ao teu chegado vocês estão de drama, tem jeito e tem jeito fácil.

Primeiro porque 40 anos não é tão velho assim.

Quanto ao corpo, para quem procura algo modesto pode treinar em casa e já sabemos da dieta para fodidos. Emagrece e ainda economiza dinheiro com menos comida.

Carro velho também não é problema. Manutenção barata, dá para deixar novinho gastando pouco e ainda anda com estilo. Ainda mais que ele é mecânico.

Quanto à profissão, quer o quê melhor que mecânica? SEMPRE terá serviço. Pode ser empregado e fazer biscate à noite.

Pode estudar à noite.

E ainda pode se dedicar ao filho, ser um exemplo de honra e desenvolvimento, coisa que uma vagabunda JAMAIS será.

Basta largar de ser idiota e QUERER isso.

Talvez não consiga ficar milionário, mas quem se importa?

Então. Pra quem tem a ATITUDE MENTAL de seguir em frente e enfrentar os problemas UM a UM, claro que dá pra resolver. Mas se o cara tivesse essa força interna, acho que nem teria chegado nesse ponto...
Eu conversei com ele por mais de duas horas (maior parte ele falando da ex-mulher, por mais que eu tesourasse e falasse pra ele esquecer ela).
PRIMEIRA coisa, que foi o treino, entrou por um ouvido e saiu pelo outro.
Esquece, esses tipos acham que tem uma solução mágica e rápida. Não estão minimamente preparados pra um trabalho de longo prazo.

Por isso que se encontram na merda que estão.

Cada homem cria seu próprio inferno.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#9
Parabéns, @Berzerk , por não desistir do seu amigo.

A luta pode ser infrutífera, mas você fez sua parte.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#10
Desse ponto para uma depressão grave (...se não já estiver!) é questão de tempo e todos nós sabemos como isso acaba, confrade...

Citação:A jogada é NÃO DEIXAR A VIDA CHEGAR NESSE PONTO.

No momento em que o homem perde a sua dignidade, acabou...
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
#11
É lamentável, eu entendo bem o que se passa na cabeça deste infeliz. Não tem espaço nos pensamentos dele pra nada além de buceta. Enquanto não resolver isso, os outros problemas vão se empilhar e acumular.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#12
Esse rapaz está no momento perfeito pra conhecer a Real. O sofrimento é um excelente catalisador para nosso tipo de conteúdo. 

Se ele não mudar seus conceitos, o dia que essa mulher quiser voltar, ele aceita.

Existe muita gente que acredita que depois de certa idade é impossível dar a volta por cima, ou conquistar alguma coisa. Particularmente, discordo. Se ele mudar essa mentalidade e hábitos nocivos, acredito que consiga.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#13
Depois de uma certa idade nem adianta falar...brasileiro mediano tem vida de homer simpson podrão com risco de chifres e divorcio.... o sistema esmaga beta  esmaga a familia classe média também.


@Berzerk  vai lá  na casa dele fazer uma asinha de frango temperado no coloral e linguiça com o brother na churrasqueira portatil, já saca o som das antiga e poe para tocar, abra brejinha skol gelada e troque idéia.... trollface paozinho da padaria, molho de pimenta e farofa também acompanham...















Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#14
Tem solução. E tudo sairá de graça ou mais barato.

1) Tomar sol; 
2) Caminhadas;
3) Dieta;
4) Meditação;
5) Oração.

O principal é que ele tivesse um exemplo para seguir. Tem pessoas que aprendem só por estímulos. Ter um amigo para iniciar essa rotina com ele seria um estímulo. Um norte. Nessas tarefas gratuitas a intensidade do tempo dedicado a elas deve começar de forma gradativa. A saber:

1) Tomar sol; 20 minutos diários (sol forte e sem protetor solar)  
2) Caminhadas; 30 minutos diários
3) Dieta; (começar monitorando duas refeições)
4) Meditação; (15 minutos por dia)
5) Oração. (pai nosso, ave maria e missa aos domingos)
6) Doar as roupas de mano para um brechó. (caridade)

Claro. São exemplos. Depois com o tempo intensifica a rotina e impõe novos hábitos. Das caminhadas passsa para academia. Da oração para um terço. Dieta total. etc.



Aos poucos isso vai incutindo na mente dele e dando um BOOOM para verdadeira mudança;



FORÇA E HONRA!


GKTL
Responda-o
#15
Em relação isso, pode ficar tranquilo, chegar na Real, no mínimo, estanca eventuais decadências.
Responda-o
#16
"(batendo punheta a noite ante de dormir)" - o último consolo dos derrotados, GargalhadaGargalhadaa
se fosse um cara com disciplina nem ficava desse jeito
com a mente já ferrada desse jeito só com milagre
o jeito é correr de sutiã


p.s.: verificar se o SUS tá fazendo cirurgia pra tirar as pelancas, caso nao juntar dinheiro pra isso
Responda-o
#17
Esse é um dos casos que comprovam uma afirmação tão usada por nós: a Real, de fato, salva vidas.

Eu compreendi o ponto de vista dos camaradas e concordo.
Quem disse que é difícil o cara querer mudar de vida a essa altura, está correto.
Mas o Mindingo também está certo quando diz que é possível sair dessa.

Ou seja, pela situação é bem provável que o sujeito se afunde cada vez mais na merda, mas sempre há tempo para mudanças.
Foi na dificuldade que encontramos a Real. Pelo menos a maioria.

Vamos torcer para o cidadão não entrar numa depressão mais aguda e atentar contra a própria vida.
Mateus 21:22
Responda-o
#18
Não tem como ajudar esse tipo de cara, até duvido que ele consiga pedir por ajuda. Para falar a verdade, até entendo o fato de a mulher dele ter pedido o divórcio.

Tenho um tio alcoólatra, que só consegue sobreviver a esse mundo porque meu pai ajuda financeiramente e com mantimentos. Nunca teve mulher. De vez em quando faz uns serviços pesados para ganhar um dinheiro, que gasta com bebida e cigarro. Não sabe conversar, não tem dentes na boca, e o comportamento demonstra claros sinais de uma vida depressiva. É o tipo de pessoa que é impossível de ajudar, o cara vive assim desde a adolescência. 

Nos sentimos mal quando vemos esse tipo de situação, pensamos em ajudar, mas a verdade é essa, alguns caras estão acostumados a serem medíocres.
Responda-o
#19
@Berzerk, presenciei uma situação inversa...

Ele: feioso, pançudo e assalariado.

Ela: bonita e (era) gostosa.

Tá certo que ela deveria pegar todo o salário dele... porém ela engordou a ponto de ficar quadrada (tipo geladeira) e o cara caiu fora.

Por isso que tanto homens quanto mulheres não devem se intrometer em relações alheias, pois as pessoas só pensam em si.
Responda-o
#20
(18-09-2020, 07:32 PM)Minerim Escreveu: @Berzerk  vai lá  na casa dele fazer uma asinha de frango temperado no coloral e linguiça com o brother na churrasqueira portatil, já saca o som das antiga e poe para tocar, abra brejinha skol gelada e troque idéia.... trollface paozinho da padaria, molho de pimenta e farofa também acompanham...


KKK.. descreveu à PERFEIÇÃO o " Jonas" 
Se chamar ele pra um programa de churras-de-mano desse aí, os olhos do cara vão se encher de lágrimas de felicidade na mesma hora...
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [REFLEXÃO] A REAL: Quanto mais sucesso você alcança, mais "inimigos" você consegue Loki 34 15,486 08-03-2019, 02:42 PM
Última Postagem: Astuto

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)