Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cidade ideal para ir morar no futuro.
#1
Seguinte, minha mãe vai se aposentar final desse ano, a menos que ocorra uma mudança muito brusca na reforma da previdência. E ela nunca gostou de morar na cidade onde mora. Até alguns anos atrás ela pensava em se mudar para a cidade natal dela onde fica a maior parte da nossa família, mas a nossa família anda tão cada um na sua, ultimamente, que nem sei se compensa, e ela compartilha do mesmo pensamento, acho que quando a minha avó morrer, vai cada irmã para seu canto. 

Para vocês entenderem melhor, são quatro irmãs, ela e mais uma vieram da cidade natal delas, no norte do paraná, para trabalhar aqui, no sul de santa catarina, mas hoje, uma não conversa com a outra, e os meus primos que eu cresci na infância, tenho contato mínimo, contato esse que fiz questão de ir abafando aos poucos quando nenhum veio me visitar quando fiquei de cama depois de ser atropelado, quando percebi que só eu os visitava, e que nem no meu aniversário se prestavam a dar um parabéns pessoalmente, o mais novo não boto culpa, é só um garoto, mas como eu teria que visitar minha tia para ir ve-lo, acaba que não convivo mais com ele também, mas a outra, mais velha, poderia ter se esforçado um pouco para manter contato, mas isso não vem ao caso.

Por causa dessas coisas, por mais que minha tia e minha mãe, morem praticamente na mesma rua, com quase metade de um quarteirão entre uma casa e outra, elas praticamente não se falam.

Sempre tive mais contato com o lado de lá da minha família, da cidade natal da minha mãe, com os primos de lá, mas eu sinto que até com eles o contato esfriou, e talvez eu só esteja sendo saudosista, por só ver eles final de ano, e ter mais experiências positivas.

De qualquer forma, eu sinto como se escolher qualquer cidade que fosse para morar, por causa da família, já não fizesse tanto sentido, já que eu sinto que de ambos os lados, eu não tenho os laços fortes que achei que tinha, com nenhum deles, comecei a perceber melhor isso nos últimos tempos, e isso me entristeceu bastante, ou talvez sempre tenha sido assim, mas antes era inocente demais para perceber.

Mas só fiz essa intrudução gigantesca porque, ao que tudo indica, minha mãe está disposta a se mudar para um lugar novo, meio que fui eu que dei essa ideia conversando com ela, e já que família já não é algo que está afetando tanto a decisão, pensei em tentar um lugar que ofereça um estilo de vida agradável, e ao mesmo tempo, oportunidades.

Mas fico pensando se isso não seria ruim para ela, porque tenho medo dela acabar que nem minha avó paterna, completamente sozinha, e enlouquecer por causa disso, eu acho que acabaria sendo bom, talvez, se mudar para a cidade natal dela, para que ela tivesse com quem conversar, eu não sei se posso estar me preocupando a toa, mas a impressão que dá é que, agora, que ela está a alguns anos em uma posição de readapitação, o pouco contato com as pessoas fez ela mudar de alguma forma, mesmo sem admitir, ou talvez nem perceber isso.

As vezes penso em me mudar para alguma cidade que varie entre 50 mil e 200 mil habitantes, e que seja perto do litoral, mas fico pensando se não seria melhor me mudar para a cidade natal dela, ou ao menos perto, porque ao menos lá, eu acredito que ela teria um contato social maior, com as outras duas irmãs dela, e eu acho que seria diferente daqui, onde nem eu, nem ela, temos laços fortes com ninguém, no momento, já cheguei a namorar por aqui, fazer amigos, mas os amigos acabaram sendo sempre superficiais, e o namoro acabou tendo seu fim.

Enfim, o que seria melhor, tanto para mim, quanto para ela? As vezes penso que seria melhor nos mudarmos para cidade natal dela, e de lá, eu poder tomar um rumo na vida mais tranquilo, sabendo que ela tem mais parentes próximos lá, as vezes eu sinto que se mudar para lá seria o mesmo que ficar aqui, ou seja, temos parentes aqui, mas é o mesmo que nada, e estamos por conta de qualquer forma, e acabaria compensando escolher uma cidade mais pelo estilo da cidade, e pelas oportunidades que ela tem a oferecer, do que pelos parentes, meu medo seria se, por algum concursos ou intercâmbio, ela acabasse sozinha nessa cidade, caso eu resolvesse morar sozinho.

Mas pensando bem, sempre há a possibilidade de fazer outra mudança, mas ainda assim gostaria de ouvir a opinião de vocês em relação a isso, e sobre cidades que ofereçam um estilo de vida tranquilo e pacato, mas ao mesmo tempo, que ofereçam oportunidades de emprego. 

Pensei no interior, perto do litoral de santa catarina, ou em alguma cidade média no norte do parana, mas como meu conhecimento sobre o mundo é minúsculo, se vocês tiverem alguma experiência de cidade que achem interessante, gostaria de ouvir essas experiências.

Ah, e só pra complementar, eu acho que ela acabaria seguindo a decisão que eu tomasse, porque ela não tem um objetivo muito claro do que vai fazer depois da aposentadoria, então ela estaria ok em ir para uma nova cidade, e acho que estaria até mais satisfeita, do que voltar para a cidade natal dela, que ela mesma saiu anos atrás por brigas com a mãe dela.
Responda-o
#2
Foi um pouco difícil entender o contexto da história, por que você ainda está tentando decidir o que é melhor para sua mãe? Quero dizer, você está num ponto da vida em que pode decidir onde morar e está levando em conta a situação da sua mãe, o que é bonito de certa forma, mas por que não deixar ela tomar a decisão dela e você toma a sua?

Pelo jeito você tem um ressentimento sobre como a família tem tratado você e sua mãe, talvez ir para mais perto não melhore tanto as coisas assim. Família é bom em doses, ficar morando parede com parede as vezes piora a coisa.

Quanto a que cidade morar, eu já morei em mais de uma dezena pelo país inteiro, no fim das contas a opção por morar tem mais a ver com sua disposição para fazer as coisas funcionarem do que elementos específicos de uma cidade. Dá para ser mais feliz morando em Florianópolis do que Nova Iguaçu? Provavelmente. Mas se você tiver interesse vai acabar criando laços onde quiser, seja cidade grande, pequena, violenta, pacata, tudo vai ter seus pontos positivos e negativos. Se fosse minha escolha, eu sempre iria para o lugar onde eu consiga ganhar mais dinheiro e deixaria detalhes de cidade em segundo plano até ter a possibilidade de uma remoção ou troca de emprego.
Responda-o
#3
@Navegante  Na verdade EU não estou nesse ponto de vida, ainda, minha mãe vai sair da cidade dela orque nunca gostou de lá, e meio que me deixou ecidir onde seria melhor morarmos, não é como se eu já fosse independente e pudesse escolher uma cidade para morar sozinho, por isso penso dessa forma nesse momento.
Responda-o
#4
(15-09-2020, 10:31 AM)Reale Escreveu: @Navegante  Na verdade EU não estou nesse ponto de vida, ainda, minha mãe vai sair da cidade dela orque nunca gostou de lá, e meio que me deixou ecidir onde seria melhor morarmos, não é como se eu já fosse independente e pudesse escolher uma cidade para morar sozinho, por isso penso dessa forma nesse momento.

Não vejo desvantagens. Você está livre pra escolher pra onde ir, sem se preocupar com ficar próximo de parentes. 

Seja pragmático, pesquise os melhores lugares pra sua área profissional e seja feliz. Guardar mágoa ou ressentimento não serve pra nada, além de te desgastar psicologicamente. Lembre-se que tua mãe se aposentou, mas tu com certeza não esta com a vida ganha (se estivesse, não precisaria morar com sua mãe, certo?), foco em conseguir renda.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
Na minha opinião, esse papo de cidade ideal é Punhetação Mental. Simplesmente porque as pessoas tem uma ilusão que só serão felizes

"Quando morar naquela cidade" " quando tiver aquele carro" e todo mundo sabe que não é assim que coisas funcionam

" A Felicidade está no caminho e não no destino"

Fora isso, para mim, a coisa que mais conta em uma cidade, além da qualidade de vida é a comunidade.
Não há nada melhor que morar em um lugar, onde está seus familiares, amigos e todo mundo te conhece.

Quando você se torna um pilar da sociedade, um homem de respeito, aquela auto-estima naturalmente irá te dar um espirito de realização e felicidade.

Além disso, como diz meu pai " Cidade boa, é cidade que você tem dinheiro"

Nada importa, morar na melhor cidade do mundo, com melhor IDH se você ganha um salário minimo.
Tudo oque te resta é o desenvolvimento pessoal.

Responda-o
#6
@Gorlami vou tentar achar um lugar com um bom clima e que ofereça boas oportunidades.

@gRILO discordo em partes, veja por exemplo, o clima, é algo que você não pode controlar, e eu gostaria de morar em uma cidade quente, pois morei a vida inteira em uma cidade fria, tem a questão do povo também, tem lugares que o povo é mais espansivo, outros, é bem mais retraído.

Acho legal essa questão de viver em um lugar que você se sinta parte de algo, mas acho que isso não é pra mim não, não me sinto parte da minha cidade, e acho que não tem lugar que vá me sentir parte agora,  to velho demais pra me sentir parte de algo. 

Em relação ao dinheiro, eu concordo, mas até eu chegar lá, acho inteligente escolher um lugar, considerando minha situação atual.

Penso muito em uma cidade do litoral, mas que seja interior, para evitar bagunça, alguém tem experiência com cidades assim?
Responda-o
#7
(15-09-2020, 12:29 PM)Reale Escreveu: @Gorlami vou tentar achar um lugar com um bom clima e que ofereça boas oportunidades.

@gRILO discordo em partes, veja por exemplo, o clima, é algo que você não pode controlar, e eu gostaria de morar em uma cidade quente, pois morei a vida inteira em uma cidade fria, tem a questão do povo também, tem lugares que o povo é mais espansivo, outros, é bem mais retraído.

Acho legal essa questão de viver em um lugar que você se sinta parte de algo, mas acho que isso não é pra mim não, não me sinto parte da minha cidade, e acho que não tem lugar que vá me sentir parte agora,  to velho demais pra me sentir parte de algo. 

Em relação ao dinheiro, eu concordo, mas até eu chegar lá, acho inteligente escolher um lugar, considerando minha situação atual.

Penso muito em uma cidade do litoral, mas que seja interior, para evitar bagunça, alguém tem experiência com cidades assim?

Cidade de litoral? Eu trabalho para uma empresa com sede no litoral, povo preguiçoso, não conseguimos achar bons funcionários!

Sem contar que (exceto cidades enormes como RJ), o setor econômico é minúsculo. Vou te dar uma dica que eu uso pra TUDO na vida, ao invés de pesquisar qual o lado bom de algo, ou quais as vantagens, pesquise quais as desvantagens, problemas e defeitos. O sistema por eliminação é mais eficiente.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#8
o Reale é da ALA Goonies do Fórum e já manifestou o desejo de viver isolado...


[Image: 582x0_519ecfa15acd6.jpg]




Ele tem que ir morar com a mamãe numa casa de doces na floresta... e se der sorte ela encontra um lenhador viril para ser padrasto do Reale.

[Image: kaatsheuvel-netherlands-august-sweet-hou...588065.jpg]

[Image: 45c0254098874873d2dc5cb6daf6b233.jpg]

[Image: 27871c099894abf8911be94f0f44f6a6.jpg]
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
Responda-o
#9
Faz sentido @Gorlami, obrigado pela dica, na sua opinião, que estilo de cidade oferece mais oportunidades de emprego?
@Minerim GargalhadaGargalhadaha não seria nada mau hein, quando eu viver de renda passiva vou pro meio do mato, ou do interior do litoral, por hora, ainda preciso de um emprego  Yaoming
Responda-o
#10
(15-09-2020, 01:08 PM)Gorlami Escreveu:
(15-09-2020, 12:29 PM)Reale Escreveu: @Gorlami vou tentar achar um lugar com um bom clima e que ofereça boas oportunidades.

@gRILO discordo em partes, veja por exemplo, o clima, é algo que você não pode controlar, e eu gostaria de morar em uma cidade quente, pois morei a vida inteira em uma cidade fria, tem a questão do povo também, tem lugares que o povo é mais espansivo, outros, é bem mais retraído.

Acho legal essa questão de viver em um lugar que você se sinta parte de algo, mas acho que isso não é pra mim não, não me sinto parte da minha cidade, e acho que não tem lugar que vá me sentir parte agora,  to velho demais pra me sentir parte de algo. 

Em relação ao dinheiro, eu concordo, mas até eu chegar lá, acho inteligente escolher um lugar, considerando minha situação atual.

Penso muito em uma cidade do litoral, mas que seja interior, para evitar bagunça, alguém tem experiência com cidades assim?

Cidade de litoral? Eu trabalho para uma empresa com sede no litoral, povo preguiçoso, não conseguimos achar bons funcionários!

Sem contar que (exceto cidades enormes como RJ), o setor econômico é minúsculo. Vou te dar uma dica que eu uso pra TUDO na vida, ao invés de pesquisar qual o lado bom de algo, ou quais as vantagens, pesquise quais as desvantagens, problemas e defeitos. O sistema por eliminação é mais eficiente.

Via negativa.


Recomendo Tristão da Cunha, no Atlântico Sul.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#11
Uma coisa te digo: se esta habituado com cidades menores, ainda mais no Sul do pais: evite capitais como RJ e SP, pois irá ter uma diferença brutal no estilo de vida que conhece
Eu sou do RJ capital e não gosto, particularmente não gosto do Brasil num todo: mas se tivesse que escolher, ficaria com SC ou PR ai no Sul, pois aparenta ter cidades com uma estrutura ainda razoavel...
Como a principio ela esta prestes a se aposentar, então cabe a voce ver se nesse novo lugar, tera pelo menos uma estrutura que no minimo mantenha os padrões que voces ja estão habituados, e no seu caso, um lugar onde não tera problemas de ganhar dinheiro
De resto, se tiver que ficar no Brasil - eu ficaria ai no sul mesmo: a proposito, deveriamos criar um topico com as melhores cidades nesse país para um Realista morar
Spoiler Revelar





Responda-o
#12
https://viagemlenta.com/as-melhores-cida...-sua-fire/
Responda-o
#13
Music 
Pesquisa o ranking de qualidade de vida das cidades no Brasil (educação, segurança etc). Esse ranking existe, só pesquisar, 
Analise o custo de vida (exemplo: visitar sites de imobiliária da cidade alvo para ver custo de aluguel, entrar em grupos de Facebook da cidade alvo), 
Analise o tipo de clima que gosta (montanha, praia etc),
Analise a rede de comércio e serviços (aposentados demandam cidades com boa rede médica e hospitalar),
Analise o mercado de trabalho na cidade alvo (indústrias, renda per capita) 
Visite a cidade pra ver se te convém, a sua mãe principalmente (fundamental, não dê tiro no escuro, não seja aventureiro), 
Como ela é a pensionista, até onde entendi, o dinheiro é dela. Então, a princípio, é preciso ver qual é a cidade que sua mãe sempre sonhou morar. A você cabe conciliar com seu desenvolvimento pra sair de casa o mais rápido possível. 
Se for vegano/crossfit analise se existe academia de crossfit Gargalhada

Bônus masterclass: Ao visitar a cidade de interesse, baixe o Tinder e Badoo para analisar suas chances de ser marmitado por coroa rica Gargalhada

Bônus MASTERCLASS II: Muito cuidado com o custo de vida. Como pensionista, é certo que o padrão de vida de sua mãe vai cair com o passar dos anos (reajuste da pensão pelo índice de inflação oficial +aumentos com despesas com medicamentos e plano de saúde muito acima da inflação).

Bônus MASTERCLASS III: Caso entre na academia, nunca confie num homem que passe o dia inteiro malhando o bíceps e o bumbumceps Gargalhada
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#14
(16-09-2020, 07:26 PM)System Error Escreveu:
Spoiler Revelar
Uma coisa te digo: se esta habituado com cidades menores, ainda mais no Sul do pais: evite capitais como RJ e SP, pois irá ter uma diferença brutal no estilo de vida que conhece
Eu sou do RJ capital e não gosto, particularmente não gosto do Brasil num todo: mas se tivesse que escolher, ficaria com SC ou PR ai no Sul, pois aparenta ter cidades com uma estrutura ainda razoavel...
Como a principio ela esta prestes a se aposentar, então cabe a voce ver se nesse novo lugar, tera pelo menos uma estrutura que no minimo mantenha os padrões que voces ja estão habituados, e no seu caso, um lugar onde não tera problemas de ganhar dinheiro
De resto, se tiver que ficar no Brasil - eu ficaria ai no sul mesmo: a proposito, deveriamos criar um topico com as melhores cidades nesse país para um Realista morar
Sim, é isto, eu quero continuar em uma cidade pequena para média, atualmente moro em uma cidade com menos de 35 mil habitantes, quero morar em uma, talvez, um pouco maior, mas que não passe dos 200 mil, que é onde as coisas começam a adquirir aquele aspecto claustrofóbico de cidade grande, ao meu ver.
Poderia relatar como é o estilo de vida em uma cidade de capital? Agora fiquei curioso, eu imagino que deva ser caótico e estressante pra qualquer um, já visitei São Paulo, e a minha experiência é a de um lugar onde você não consegue ter, nunca, um pingo de privacidade em um lugar que não seja a sua casa, ou, se morar com alguém, seu quarto. E olhe lá

(16-09-2020, 08:46 PM)Sagitario Escreveu:
Spoiler Revelar
Pesquisa o ranking de qualidade de vida das cidades no Brasil (educação, segurança etc). Esse ranking existe, só pesquisar, 
Analise o custo de vida (exemplo: visitar sites de imobiliária da cidade alvo para ver custo de aluguel, entrar em grupos de Facebook da cidade alvo), 
Analise o tipo de clima que gosta (montanha, praia etc),
Analise a rede de comércio e serviços (aposentados demandam cidades com boa rede médica e hospitalar),
Analise o mercado de trabalho na cidade alvo (indústrias, renda per capita) 
Visite a cidade pra ver se te convém, a sua mãe principalmente (fundamental, não dê tiro no escuro, não seja aventureiro), 
Como ela é a pensionista, até onde entendi, o dinheiro é dela. Então, a princípio, é preciso ver qual é a cidade que sua mãe sempre sonhou morar. A você cabe conciliar com seu desenvolvimento pra sair de casa o mais rápido possível. 
Se for vegano/crossfit analise se existe academia de crossfit Gargalhada

Bônus masterclass: Ao visitar a cidade de interesse, baixe o Tinder e Badoo para analisar suas chances de ser marmitado por coroa rica Gargalhada

Bônus MASTERCLASS II: Muito cuidado com o custo de vida. Como pensionista, é certo que o padrão de vida de sua mãe vai cair com o passar dos anos (reajuste da pensão pelo índice de inflação oficial +aumentos com despesas com medicamentos e plano de saúde muito acima da inflação).

Bônus MASTERCLASS III: Caso entre na academia, nunca confie num homem que passe o dia inteiro malhando o bíceps e o bumbumceps Gargalhada

Valeu, tem coisas ai que eu realmente nem tinha me atentado a pesquisar, mas como é algo só para 2022, provavelmente, não estou com pressa, até os bônus são coisas importantes a se pensar Gargalhadaha.
Responda-o
#15
Me mudaria pra alguma cidade do Sul. Falam que Curitiba é um ótimo lugar pra se morar, bom custo benefício. Um lugar que nunca moraria é no Rio, ali é tenso pra quem não tá acostumado.
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
#16
(18-09-2020, 05:40 AM)Bilidequidi Escreveu: Me mudaria pra alguma cidade do Sul. Falam que Curitiba é um ótimo lugar pra se morar, bom custo benefício. Um lugar que nunca moraria é no Rio, ali é tenso pra quem não tá acostumado.

Eu já moro no interior do sul, e pretendo ficar no sul, só quer me mudar para uma cidade mais quente, e um pouco maior, não muito, por isso pensei no litoral, mas qualquer cidade perto do litoral, que não seja necessariamente litoral, ta valendo.
Responda-o
#17
Curitiba é uma excelente cidade . Povo fica de mimimi que ninguém fala com ninguém .... na verdade ninguém se mete na sua vida ! Florianópolis virou lixo, se vc não for funfa que ganha mais de 20k por mês e anda ostentando é tratado que nem lixo ! Nunca vi lugar com gente mal educada ...mesmo os professores da IES, funfa de alto cargo são estúpidos e mal educados ! Comum em florianópolis e vc ter carro riscado ou batido em shopping e mercado ... não é ocasional, é sempre ! Sem contar o custo, para viver lá, no mínimo 10k por mês !

Acho que vou me mudar para Santos devido o trabalho, algum confrade pode dizer como é a vida nessa cidade ?
Responda-o
#18
Santos é derrota, cidade intransitavel mesmo fora de temporada, alugueis na lua, povo arrogante
Responda-o
#19
Indico Maringá. É uma cidade excelente, com boa segurança.
Em tudo dai graças.

Responda-o
#20
(18-09-2020, 12:21 PM)Monarca Escreveu: Indico Maringá. É uma cidade excelente, com boa segurança.

Cidade relativamente grande, vai ter tudo que o cara precisa e é quente. Excelente opção.

Curitiba está ficando feia, suja por conta da quantidade massiva de migrantes.

Se você for branco, loiro ou similar, iria pra SC (Cidades como Blumenau, Brusque, Gaspar...)
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [REFLEXÃO] Cuidados especiais - Cidade pequena x Cidade Grande Vaqueiro 8 4,226 23-01-2017, 09:13 PM
Última Postagem: PaulValery

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)